A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roteirização Roteirização LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO 12.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roteirização Roteirização LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO 12."— Transcrição da apresentação:

1 Roteirização Roteirização LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO 12

2 Roteirizador : Roadshow Produzido pela Roadshow Internacional Inc. atuando no mercado internacional de Roteirizados desde1985com sede em Roteirizados desde 1985 com sede em Maclean, Virginia, USA. Distribuído no Brasil pela Routing System desde 1993.

3 Roteirizador: Roadshow Comercializa um produto baseado em PC, Que fornece imagens de mapas em cores Possibilitando o manejo da distribuição por tempo ou distância. por tempo ou distância.

4 Roteirizador : Roadshow Trabalhando com as variáveis, reflete os custos reais de distribuição, servindo de ferramenta importante para um planejamento estratégico.

5 Roteirizador Reduz os custos dos transportes e também melhora o serviço ao cliente, utilizando os melhores trajetos que um veículo deve percorrer através da malha rodoviária.

6 Roteirizador : o monitoramento da carga O SERVIÇO AO CLIENTE É HOJE O FOCO DO O SERVIÇO AO CLIENTE É HOJE O FOCO DO TRANSPORTADOR. TRANSPORTADOR. TORNA-SE NECESSÁRIO SUPERAR IMPREVISTOS. TORNA-SE NECESSÁRIO SUPERAR IMPREVISTOS. É NESTE MOMENTO QUE ENTRA O ROTEIRIZADOR.

7 Roteirizador: o que vai ajudar reduzir o tempo entre o pedido, a saída do caminhão e a garantia da entrega da mer caminhão e a garantia da entrega da mer cadoria ao cliente. cadoria ao cliente. em operação em todo o país, o roteirizador aparece ser o melhor instrumento encontrado aparece ser o melhor instrumento encontrado pelas empresas transportadoras. pelas empresas transportadoras.

8 Opção por um roteirizador VERIFICAR : qual o sistema que melhor se adapta às suas operações. a melhor forma de gerar informações em tempo real. proporcionar aos clientes bons resultados.

9 Baseia-se suas rotas : horários em que o cliente pode ou não receber a mercadoria. número de veículos disponíveis. custo de operação por veículo. volume de carga. qualquer tipo de demora que possa ocorrer. roteirizador

10 Roteirizador Com o equipamento é possível agrupar a distribuição dentro de uma seqüência lógica, o que possibilita fazer maior número de entregas dentro de uma área determinada.

11 Cada roteiro de visitas é constituido por: um percurso desde o depósito até a zona de entrega. percursos diversos entre pontos de parada sucessivos dentro da zona de entrega. paradas nos endereços dos clientes para coleta ou entrega dos produtos. percurso de retorno desde a zona de entrega até o depósito.

12 Zona de distribuição Percurso do do depósito depósito da daZona Regiãoatendida Clientes

13 Tipos de Rotas Itinerário Homogêneo ou por Bloco : grupos de clientes com visitas similares. : Itinerário Seletivo : clientes mais importantes em termos de potencial de compra. : Itinerário Circular : clientes colocados em uma lista sequenciada de atendimento em rota de forma circular.

14 : Entrega de Emergência : clientes fora dos dias fixados de visitas. : Entrega Particular : atendimento através de itinerário especial. Tipos de Rotas

15 Roteirizador Após receber as informações sobre quais clientes serão atendidos no dia, informa rua por rua como o caminhão pode chegar ao destino da forma mais econômica e no menor tempo. O equipamento informa a velocidade média de cada trecho de rua, a mão de direção e quanto a velocidade cai em horários de congestionamento.

16 Roteirizador Permite a personalização da malha viária de acordo com as condições de trabalho de cada cliente. Leva em conta restrições de trânsito devido ao tamanho dos veículos. Possibilidade de simular roteiros e custos de transporte.

17 Roteirizador A partir da distância com seus clientes, a empresa pode definir, qual o melhor lugar para abrir uma nova fábrica ou um novo depósito.

18 Roteirizador Traz na tela do computador um mapa da malha viária do Brasil, o que permite visualizar melhor o roteiro e modificá-lo quando necessário com mais facilidade.

19 Roteirizador Caso ocorra a interdição de uma ponte, o roteiro pode ser refeito facilmente, pois o usuário tem um mapa na tela para ajudá-lo.

20 Roteirizador Calcula a hora da chegada do caminhão em cada local de entrega, permitindo saber quantas vezes será possível visitar o cliente no mês ou na semana, além de permitir a entrega com hora marcada.

21 Roteirizador Características básicas: decisões baseadas em custos ( tomada de decisões baseadas no custo real ). resposta imediata ( permite despachar no mesmo dia, com troca imediata das rotas de acordo com as emissões de contra-ordem ou de horários de entrega ).

22 Roteirizador Características básicas: cria rotas completas em poucos minutos. pode mostrar a localização do veículo em determinado momento da rota, assim como a localização exata de cada cliente através de mapa.

23 Roteirizador Características básicas: cria rotas que levam em conta fatores como zonas de carga, horário de entrega, velocidade de manejodireção das vias, condições climáticas do local.

24 Roteirizador Características básicas: oferecer localização de ruas e delimita as áreas de código postal.

25 pode-se conectar o sistema com terminais de bordo dos veículos da frota e localizar o veículo em tempo real.

26 Roteirizador Características básicas : facilidade de us o e complementação ( proporciona imagens de mapas a cor e em alta resolução; permite fazer troca de rotas diretamente sobre a planilha; recebe e transmite informações a outros sistemas ).

27 Roteirizador Características básicas: oferece expectativas realistas e documentadas de desempenho dos motoristas da frota.

28 GPS – Sistema de Posicionamento Global conhecido no Brasil como rastreador, que transmite informações através de 24 satélites km de altitude. é um dos sistemas mais confiáveis, com uma precisão de 30 metros. é preciso na localização do veículo.

29 Rastreamento por Satélites Os sistemas permitem o controle total dos Ciclos operacionais, o fim dos desvios de rotas, o acompanhamento de carga e descarga, dos tempos de parada, além da interface com roteirizadores.

30 DADOS HISTÓRICOS DO CDD Centro de Distribuição Direta – NE Uma empresa fabricante de bebidas, possui um CD de Logística e Distribuição na cidade de Olinda – PE onde realiza a distribuição fisica nos municípios localizados no mapa

31 FLUXO LOGÍSTICO DA FÁBRICA PARA OS CDs GARRAFAS VAZIAS VAZIAS GARRAFAS CHEIAS CHEIAS

32 CDD Olinda Porto de Galinhas Suape Cabo de Santo Agostinho Jaboatão dos Guararapes São Lourenço da Mata Recife Olinda Aldeia Paulista Igarassu Itapissuma Itamaracá Camaragibe CDD OLINDA Moreno Abreu e Lima

33 Financeiro Chegada dos pedidos Armazém Corte de estoque Financeiro Critica de pedidos Entrega Roteirização Armazém Separação dos mapas para carregamento Armazém Carregamento Financeiro Entrega das NFs Armazém Viagem dos caminhões para os PAs Armazém Liberação dos caminhões Armazém Chegada dos caminhões nos PAs Armazém/Entrega Saída dos caminhões para Rota Entrega Entrega de produtos Entrega Retorno da rota Armazém Procedimento de conferencia, Troca e refugo Financeiro Acerto físico e financeiro Armazém Ajuste da carga para retorno ao CDD Armazém Lacre e registro do caminhão Armazém Saída do PA para o CDD Armazém Chegada ao CDD Armazém Conferencia do Lacre e da carga Armazém Descarreg. do caminhão Armazém Estaciona-mento Vendas Desc. Palmtop / VD NAF Armazém Gestão de Estoque Armazém Grade de Estoque Vendas Digitação do Pedido Financeiro Emissão das NFs e Boletos Processos Críticos Armazém Processos Críticos Entrega Processo de Distribuição

34 Objetivo: Objetivo: Redução dos Custos Operacionais de Entrega. Redução dos Custos Operacionais de Entrega. Roadshow é ferramenta fundamental para captura das lacunas e aumento de produtividade na entrega. O Roadshow é ferramenta fundamental para captura das lacunas e aumento de produtividade na entrega.

35 Como funciona? Como funciona? - Otimiza a carga do caminhão (peso e volume) obedecendo regras da região, horário dos PDV, tempo de trabalho no PDV, jornada de trabalho da equipe de entrega e limites de peso e volume dos caminhões.

36 Como funciona? Como funciona? É um software que precisa ser informado da localização e horários dos PDV, das características das ruas, da frota da Revenda / CDD e dos pedidos a serem entregues no dia seguinte. É um software que precisa ser informado da localização e horários dos PDV, das características das ruas, da frota da Revenda / CDD e dos pedidos a serem entregues no dia seguinte.

37 Processo de Roteirização: Processo de Roteirização:

38 O roteirizador utiliza um mapa digitalizado como pano de fundo (nível regional, nível de ruas e avenidas). O roteirizador utiliza um mapa digitalizado como pano de fundo (nível regional, nível de ruas e avenidas).

39 Roteirizador Composição : Composição : Entradas no banco de dados do roteirizador é composto por : é composto por : malha viária ( avenidas, ruas, velocidades empregadas, mãos de direção e convenções de trânsito ). localização de cada cliente na malha viária.

40 Composição : Composição : Entradas no banco de dados do roteirizador é composto por : informações de cada cliente ( horário de abertura, fechamento, horários de incoveniência, tempo de espera, tempo de conferência do pedido, tempo de recebimento do valor da entrega). capacidades de peso e volume de carga.

41 COMPOSIÇÃO MALHA VIÁRIA. MALHA VIÁRIA. LOCALIZAÇÃO DO LOCALIZAÇÃO DO CLIENTE NA MALHA. CLIENTE NA MALHA. INFORMAÇÕES DE INFORMAÇÕES DE CADA CLIENTE. CADA CLIENTE. CAPACIDADES DE CAPACIDADES DE PESO E VOLUME PESO E VOLUME DE CARGA. DE CARGA.

42 LOCALIZAÇÃO DE DE CLIENTES CLIENTES NOME NOME ENDEREÇO ENDEREÇO HORÁRIO HORÁRIO TEMPO DE ESPERA TEMPO DE ESPERA OUTROS OUTROS

43 Roteirizador Composição Composição Entradas no banco de dados do roteirizador é composto por : cadastro dos produtos comercializados pelo CD ( respectivos pesos e volumes relativos ). parâmetros de roteirização ( condições da jornada de trabalho, custo por km do caminhão, custo por hora da equipe de entrega, custo da hora extra ).

44 Roteirizador Entradas diárias Entradas diárias Diariamente, o roteirizador é informado sobre : alterações no Cadastro do Cliente. consolidado dos pedidos do dia. horário de atendimento de cada ponto de venda.

45 Os roteirizadores contemplam : Os roteirizadores contemplam : velocidades das vias. velocidades das vias. tempo de serviço no PDV. tempo de serviço no PDV. critério de ocupação dos caminhões critério de ocupação dos caminhões ( tempo em rota, capacidade de volume ( tempo em rota, capacidade de volume do caminhão, capacidade de do caminhão, capacidade de peso do caminhão ). peso do caminhão ).

46 Os roteirizadores contemplam : Os roteirizadores contemplam : escolha otimizada do tipo de caminhão escolha otimizada do tipo de caminhão a ser utilizado em cada rota. a ser utilizado em cada rota. atendimento aos PDV em horários atendimento aos PDV em horários personalizados. personalizados. otimização do itinerário de acordo com otimização do itinerário de acordo com os PDV a serem atendidos. os PDV a serem atendidos.

47 Os roteirizadores contemplam : Os roteirizadores contemplam : facilidade de inclusão de novo PDV na roteirização. facilidade de implantação em mercados com mais de 3000 PDV. facilidade de simulação de diferentes estratégias de distribuição.

48 Resultados obtidos : Resultados obtidos : maior ocupação dos veículos. otimização do número de veículos. menor quilometragem rodada ( até 30% de redução, devido o consumo menor de combustível e manutenção). equalização da carga de trabalho das equipes de entrega( maximizando entregas ).

49 Resultados obtidos : Resultados obtidos : redução de horas extras das equipes de entregas ( horários racionalmente planejados ). redução de devoluções ( planejamento das rotas de acordo com os horários dos PDV ). maior produtividade do CD devido a maior ocupação dos veículos.

50 VISITE O SITE : VISITE O SITE :www.marciliocunha.com.br


Carregar ppt "Roteirização Roteirização LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO 12."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google