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Habitação e Mídias Integradas: Interfaces para Comunicação Intra-grupo

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Apresentação em tema: "Habitação e Mídias Integradas: Interfaces para Comunicação Intra-grupo"— Transcrição da apresentação:

1 Habitação e Mídias Integradas: Interfaces para Comunicação Intra-grupo
Nomads.USP Núcleo de estudos de habitares interativos Pesquisadora: Priscila Maria Capobianco Vieira Orientador: Professor Assoc. Dr. Marcelo Tramontano

2 A pesquisa consiste na coleta e análise de peças e projetos de mobiliários e equipamentos com mídias integradas desenvolvidos em grandes centros de pesquisa de Design do mundo e na posterior sistematização dos exemplos coletados num banco de dados.

3 A consulta a sites da Internet de Institutos de Pesquisa em Design permitiu coletar informações dos projetos e equipamentos com mídias integradas desenvolvidos nesses centros, construindo assim, o conteúdo base do banco de dados. O processo de coleta de Material se deu basicamente por pesquisa em revistas e internet.

4 Produtos da pesquisa Banco de dados Tidia Questionário

5 Banco de dados

6 ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS [1] Dados básicos de Identificação:
 Imagens  Nome do Objeto  Palavras-chaves  Frase-chave  Homepage do Objeto  Instituição e contato  Pesquisadores e contato  Parcerias e contato  Período de Desenvolvimento  Objeto  Finalidades  Aplicabilidades  Funcionamento  Projeto Inicial e contratempos  Processos de Projeto  Resultados  Auxílios Fornecidos por Profissionais de Outras Áreas de Atuação  Bibliografia

7 [4] Interações entre Objeto e Usuários:
[2] Prototipagem e Produção:  Prototipagem e Relações Posteriores  Produção e Relações Posteriores. Identificando também, Localidade da produção, Localidades de Alcance das Vendas e Opinião dos Usuários. [3] Informações Relativas ao Design do Objeto:  Design do Objeto  Materiais  Tecnologias [4] Interações entre Objeto e Usuários:  Caráter das Mediações Envolvidas: descrição das distintas interações que ocorrem entre o objeto e seu usuário.  Estímulos do Input: caracterização da natureza dos estímulos do usuário sobre o objeto. Visual, Sonoro, Tátil, Movimentos e Outros.  Estímulos do Output: caracterização da natureza dos estímulos do objeto em resposta a seu usuário. Visual, Sonoro, Tátil, Movimentos e Outros.  Descrição das Sequências de interações possíveis: relação das possíveis seqüências de atos do usuário sobre o objeto e as respostas deste caracterizadas e exemplificadas.

8 [5] Experiências Cotidianas Potencializadas:
 Caráter das Experiências Cotidianas Atingidas pelo Mobiliário: descrição das experiências que ocorrem entre o objeto e seu usuário destacando sua repercussão sobre cotidiano deste último. Comunicação, Informação, Lembrança, Ausência/Presença, Dormir, Acordar, Comer, Higienizar (-se), Jogar, Relaxar, Aprender, Discutir, Sociabilizar (-se). [6] Relações do Objeto com Ambientes Domésticos e Mobiliários Convencionais: [7] Relações do Objeto com seus Usuários:  Interferências que o objeto pode causar sobre o Cotidiano de seus Usuários. [8] Observações Relevantes:  Outras Informações  Análise dos Pesquisadores (Idealizadores do objeto)  Análise da Bolsista

9 Nuage Vert HeHe.org

10 TIDIA Introdução de conceitos com textos e indicações de bibliografia
Sistematização do Material Coletado Sites Relacionados

11 TIDIA - vestíveis (escala do corpo) - mobiliário (escala de objetos)
- casa como interface (escala do edifício)

12 TIDIA - vestíveis (escala do corpo)
Organização do material coletado, textos Sites relacionados, Projetos Exemplo de sites:

13 TIDIA vestíveis 3-D virtual maps for the blind

14 TIDIA vestíveis Scientific American is reporting that a team of researchers at the Aristotle University of Thessaloníki in Greece have created a system that can convert video into tactile, three dimensional maps designed to help blind people navigate. So called “haptic maps” have apparently been developed before, but the new system works with standard video camera equipment. These maps are created by using software that maps a series of points to a virtual 3D space: a special glove and wand then apply forces to the fingers to simulate these virtual space points. The system can also simulate 3D street maps where the user can “run a finger or wand down the grooved roads of the virtual map” and have street names spoken to them using speech synthesis. This isn’t the end of the problem however, as visually impaired people will still need a guide dog or cane to avoid smaller obstacles like potholes. There’s also a great deal of potential here for fully sighted people: Dan Jacobson, co-chair of the International Cartographic Association’s commission mentions that it could convey information about things that are not in view, and with a growing minority of sighted people trusting their gadgets more than their eyes, we’d tend to agree.

15 TIDIA vestíveis 3-D virtual maps for the blind

16 TIDIA - mobiliário (escala de objetos) Light Brix
Function: Modular light system for architecture, which reacts to the electromagnetic fields generated by touch

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18 TIDIA - casa como interface (escala do edifício)

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20 Questionários 01 e 02

21 Questionário 01 1- Onde você costuma realizar seu processo de trabalho ou a criação de seus projetos? [ ] casa [ ] escritório [ ] oficina [ ] centro de pesquisa [ ] qualquer lugar, desde que conectado a rede [ ] qualquer lugar, estando ou não conectado a rede

22 Questionário 02 Propostas de questões
01 - Qual o uso da interface? Institucional, privado, empresarial... 02 - Quais as ferramentas (softwares) utilizadas para sua execução? 03-O que gerou o desenho final da interface? 04-Qual a influência da interface no espaço concreto?

23 QUESTÕES A SEREM DISCUTIDAS NO FLASH!01
Reflexões sobre a questão do design da experiência Prototipagem e produção (metareciclagem) Bibliografia para montagem das 3 pastas que organizarão material para o Tidia. -Sugestão de questões para as entrevistas a serem feitas com diferentes designers, colaboração com a pesquisa de Jorge Oliveira.

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