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Verba Descentralizada e Diretrizes para as Ações em 2012 63ª Reunião Ordinária do FORNATUR ABAV, 20 de outubro de 2011.

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1 Verba Descentralizada e Diretrizes para as Ações em ª Reunião Ordinária do FORNATUR ABAV, 20 de outubro de 2011

2 Verba Descentralizada

3 POSIÇÃO EM

4 Em 2012 os critérios de distribuição da verba descentralizada serão revistos.

5 Proposta Para as Feiras 2012

6 A partir de JAN/2012: - Itensifica-se a promoção do destino Brasil associado à Copa do Mundo/ 2014 e Jogos Olímpicos/ 2016 e a necessidade da readequação do estande prevendo: Comunicação modernizada (destacando o verde e amarelo) e sem barreiras visuais; Exploração da comunicação visual no espaço aéreo; LAYOUT DOS ESTANDES PROPOSTA INICIAL

7 Estruturas elaboradas em módulos permitindo a adequação do estande de acordo com o propósito do evento e perfil de seus visitantes; Exemplos: Módulo Copa do Mundo, Módulo Imprensa, Módulo de Reuniões, Módulo Gastronômico... Área exclusiva para atrações culturais, considerando a interlocução com os Estados brasileiros para apresentação legítima da cultura do país; Maior Uso de recursos tecnológicos; Participação como País em destaque (EM NEGOCIAÇÃO) nas feiras de grande porte: País Convidado - BTL 2012, FIT 2012, FITUR 2013, WTM 2013 e ITB LAYOUT DOS ESTANDES PROPOSTA INICIAL

8 Exemplificação de como a aplicação das cores e celebração de parcerias podem melhorar e potencializar a imagem do Brasil nas Feiras de Turismo

9 Layout do bar até1°sem/2011

10 Layout do bar a partir do 2°sem/2011

11

12 SUGESTÃO DE AGENDA DE FEIRAS 2012

13 1º SEM MÊSFEIRACIDADEPAÍSSEGMENTOPÚBLICO ALVOMETRAGEM (m²)PARTICIPAÇÕES JANEIRO VAKANTIEBEURSUtrechtHolandaMultiprodutos Trade, imprensa e público final 8012 FITURMadriEspanhaMultiprodutosTrade e público final84816 THE TRAVEL AND ADVENTURE SHOW NEW YORK Nova IorqueEUAAventuraTrade e público final LOS ANGELES TIMES TRAVEL & ADVENTURE SHOW Los AngelesEUAEcoturismoTrade e público final364 FEVEREIRO BITMilãoItáliaMultiprodutosTrade e público final15216 ANATOBogotáColômbiaMultiprodutosTrade e público final62,428 BTLLisboaPortugalMultiprodutosTrade e público final481,416 MARÇO THE NEW YORK TIMES TRAVEL SHOWNova IorqueEUAMultiprodutosTrade e público final55,796 MITTMoscouRússia Trade e público finalx0 EXPOMAYORISTAS Diversas cidades do México MéxicoMultiprodutosTrade e público final63 ITBBerlimAlemanhaMultiprodutosTrade749,416 SEATRADE CRUISE SHIPPING MIAMIMiamiEUACruzeirosTrade111,516 TURGotemburgoSuéciaMultiprodutosTrade9811 ABRIL MUNDO ABREULisboaPortugalMultiprodutosPúblico Final1508 ATMDubaiEmirados ÁrabesMultiprodutosTradex3 EMIRATESDubaiEmirados ÁrabesMultiprodutosTrade274 MAIO SITLimaPeruMultiprodutosTrade e público final608 IMEXFrankfurtAlemanhaMICETrade305,259 NAFSAHoustonEUAIntercâmbioTrade74,423 JUNHO AIBTMBaltimoreEUAMICETrade92,91 EXPOEVENTOSBuenos AiresArgentinaMICETrade151

14 2º SEM MÊSFEIRACIDADEPAÍSSEGMENTOPÚBLICO ALVOMETRAGEM (m²)PARTICIPAÇÕES SETEMBRO TOP RESAParisFrançaMultiprodutosTrade18017 LEISUREMoscouRússiaMultiprodutosTrade9812 THE TRADE SHOWLas VegasEUAMultiprodutosTrade366 JATATóquioJapãoMultiprodutosTrade729 OUTUBRO TTGRiminiItáliaMultiprodutosTrade20012 IMEX AMERICALas VegasEUAMICETrade92,91 ANNUAL WORLD MEDICAL TOURISM & GLOBAL HEALTHCARE CONGRESS Las VegasEUASaúdeTrade452 ITB ÁSIACingapura MultiprodutosTrade904 FITBuenos AiresArgentinaMultiprodutosTrade e público final77816 NOVEMBRO WTMLondresReino UnidoMultiprodutosTrade679,416 EIBTMBarcelonaEspanhaMICETrade21616 FITPARAssunçãoParaguaiMultiprodutosTrade e público final488

15 Campanha Publicitária 2012

16 Campanhas Publicitárias Verão brasileiro na America Latina - 2º semestre 2011 (reforço de R$ 4 milhões ao atual plano de midia); Lançamento novo site Embratur - veiculação em sites dos países priorizados com foco no publico-final, no ar entre janeiro e março 2012; Resultados - março resultados entrada de divisas como prestação de contas à sociedade brasileira - principais jornais midia brasileira e do trade brasileiro; MICE - fonte ranking ICCA - veiculação abril a dez veiculos especificos do segmento MICE no mundo e jornais trade brasileiro; e Campanha Internacional do Turismo do Brasil - lançamento ao final dos Jogos Olimpicos em Londres - agosto a novembro publico-final.

17 Campanha Verão na América Latina 2°Semestre de 2011 A campanha contempla a veiculação nos mercados prioritários do Plano Aquarela: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai, além dos pacotes de TV que atingem outros países, conforme abaixo: Canal TNT – Anguilla, Antigua & Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermuda, Cayman Is., Costa Rica, Curacao, Dominica, Rep Dominican, Ecuador, El Salvador, Grenada, Guadeloupe, Guatemala, Guyana, Haiti, Honduras, Jamaica, Martinique, Monsterrat, Nicaragua, Other Caribbean, Panamá, St Kitts & Nevis, St Lucia, St Marteen, St Vincent & Grenadines, Suriname, Tortola, Trinidad & Tobago, Turks & Caicos. Canal SPACE – Anguilla, Antigua & Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermuda, Cayman Is., Costa Rica, Curacao, Dominica, Rep Dominican, Ecuador, El Salvador, Grenada, Guadeloupe, Guatemala, Guyana, Haiti, Honduras, Jamaica, Martinique, Monsterrat, Nicaragua, Other Caribbean, Panamá, St Kitts & Nevis, St Lucia, St Marteen, St Vincent & Grenadines, Suriname, Tortola, Trinidad & Tobago, Turks & Caicos, Venezuela. Canal FOX – Ecuador Canal National Geographic – Venezuela, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicaragua, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Caribe.

18 Material Promocional Criação de máscaras de comunicação para todos os estados brasileiros alinhada à linha criativa utilizada pela EMBRATUR; Confecção de brindes gerais e por segmentos; Reedição do livro Brasil e do DVD Panorama das 12 Cidades-sede; Criação de Material Promocional com conteúdo informativo sobre o turismo brasileiro; e Edição especial da Revista Aquarela para Londres - Foco público final e imprensa – Conselho Editorial.

19 Plano de Promoção de Voos Charter

20 Objetivos Apoiar captação de novos voos charter para o Brasil, ampliando a oferta de acesso aéreo. Estimular novos voos diretos desde novos mercados ou mercados sem acesso direto. Estimular a diversificação de portões de entrada no Brasil. Otimizar a oferta operacional de aeroportos internacionais no Brasil.

21 Ferramentas Publicidade Famtours Presstrips Eventos Treinamento de Operadores de Turismo e Agentes de Viagens Ações focadas na promoção de voos charters para o Brasil utilizando-se de ações de:

22 Critérios de Seleção de Projetos Tempo de operação do voo, privilegiando os que o mantenham por periodos mais prolongados e que alcancem a baixa temporada; Destinos no Brasil sem acesso do mercado internacional; Destinos com aeroportos internacionais com capacidade operacional ociosa; Mercados com baixa concentração de voos diretos ao Brasil; Mercados emissores distantes (12 a 18 horas de viagem); Maior custo beneficio no plano de promoção. Os projetos serão analisados considerando critérios como:

23 Metas de Resultados Volume de vendas; Número de Turistas transportados; Origem dos turistas; Destinos e produtos comercializados; Pesquisa qualitativa do perfil dos turistas, por amostragem do total transportado. Os projetos deverão apontar metas de resultados para a ocupação dos voos e informações sobre os turistas transportados, considerando cinco metas de informação:


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