A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Remoção de corantes alimentícios e têxteis por resíduos agro-industrais e por biomassa de leveduras Profa. Dra. Akemi Teramoto de Camargo Departamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Remoção de corantes alimentícios e têxteis por resíduos agro-industrais e por biomassa de leveduras Profa. Dra. Akemi Teramoto de Camargo Departamento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Remoção de corantes alimentícios e têxteis por resíduos agro-industrais e por biomassa de leveduras Profa. Dra. Akemi Teramoto de Camargo Departamento de Biologia Geral UEPG- Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

3 A água se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando. Além do perigo que representa para a saúde e bem-estar do homem, a degradação ambiental é apontada pela Organização Mundial da Saúde como uma importante ameaça ao desenvolvimento econômico. Em geral, uma pessoa só toma consciência da importância da água quando ela lhe falta (TOMMASI, 1977).

4 A água doce representa apenas 3% do total da água existente na natureza. Os restantes 97% encontram-se nos oceanos e mares salgados. A maior parte da água doce, aproximadamente 2,3% dos 3% existentes, está congelada nas calotas polares e geleiras, ou em lençóis subterrâneos muito profundos. A evaporação e precipitação reciclam um volume considerável de água anualmente, mas apenas uma parte desse total se destina aos continentes. Na verdade, apenas 0,5% do volume total de água do planeta encontra-se imediatamente disponível para o homem. (SEWELL, 1973).

5 Aditivo para alimentos é definido pela FAO (Food and Agriculture Organization): toda substância que não apresenta valor nutritivo, adicionada ao alimento com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor; modificar ou manter seu estado físico geral, ou exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia de fabricação do alimento.

6 CORANTES E PIGMENTOS : Aparência estética Atratividade finalidade comercial Aceitabilidade SUBSTRATOS USADOS: produtos têxteis, alimentos, plásticos, papéis, madeira, cosméticos, tinturas para cabelos, tintas, medicamentos, combustíveis, couro, etc.

7 Tipos de corantes: reativos, ácidos, básicos, dispersos, azóicos, diretos, de cuba, de enxofre, pré-metalizados, branqueadores, entre outros. Composição dos corantes: Os radicais fenil e naftil dos corantes são substituídos por grupos funcionais: amino (-NH2); cloro (-Cl); hidróxi (-OH), nitro (-NO2) e sais de sódio do ácido sulfônico (-SO3Na).

8 TIPOS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE CORANTES: (segundo DURIG, 1976): Físicos: sedimentação, filtração/gradeamento, tratamento térmico, destilação, adsorção e resfriamento. Químicos: neutralização, troca iônica, oxidação, redução e catálise. Físico-químicos: coagulação/floculação, extração por solventes, incineração, osmose e eletrólise. Biológicos: tratamento aeróbio, lodo ativado, filtro biológico, digestão anaeróbia e tratamento com fungos.

9 Tratamento inadequado: consequências: desequilíbrio físico-químico do ambiente aquático; cor: indesejável esteticamente; aumenta a DBO (demanda bioquímica de oxigênio) desoxigenação; afeta a realização de fotossíntese pela flora aquática; extinção da vida aquática aeróbia; predominância de microrganismos anaeróbios (fermentativos); liberação de gases mal cheirosos: sulfetos e mercaptanas

10 Toxicidade dos corantes danos irreversíveis em cérebros de ratos; formação de sub-produtos pró-carcinogênicos; formação de halogênios e clorofórmio em rios após tratamento com hipoclorito de sódio: morte de peixes por anorexia; efeitos tóxicos e mutagênicos em larvas de truta e perca; atividade mutagênica em bactérias Salmonella typhimurium e Escherichia coli; bioacumulação de metais pesados em peixes; no homem: tumores de bexiga, distúrbios respiratórios, asma, rinite, reações alérgicas de pele, dermatite de contato.

11 TIPOS DE REJEITOS: Rejeitos alimentícios: forte caráter ácido ou básico; grande concentração de sólidos orgânicos em suspensão; alta carga orgânica. Rejeitos de indústrias têxteis: alta concentração de álcalis, ácidos, carboidratos, proteínas, corantes contendo metais pesados, polímeros, agentes oxidantes, redutores, agentes dispersantes, igualizantes, condutores, entre outros.

12 PROPOSTA DO GRUPO: - Uso de biomassa de leveduras (tratamento microbiológico) - Uso de material alternativo de baixo custo; resíduos agro- industriais (tratamento físico): de indústrias de óleo, de adubo, farinheiras, indústrias de cerveja, benefiaciadoras de arroz, etc. FINALIDADE: remoção por biosorção (material biológico) e remoção por adsorção (material físico).

13 Fluxograma: Adsorção: Resíduo Pesagem após secagem Concentração de corante residual (µg/mL) Interação com o corante (1 hora em banho-maria) Leitura no espectrofotômetro centrifugação sobrenadante

14 Fluxograma: Biosorção Levedura (estoque) Concentração de Cultivo em meio de cultura corante residual (µg/mL) (fase estacionária) Leitura no espectrofotômetro Peso seco Sobrenadante Interação com o corante (banho-maria por 1 hora) Centrifugação

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26 Para relaxar: As mais bonitas imagens da Terra, aquelas que são agradáveis aos olhos, à imaginação, as que são um convite ao relaxamento, sempre têm a água em sua composição: as ondas do mar, as cachoeiras, um riacho cristalino, a neve sobre as montanhas, os lagos espelhados, a chuva caindo sobre as plantas, o orvalho, entre outros. ( JANE de JESUS, 2001).

27

28 E- MAIL:


Carregar ppt "Remoção de corantes alimentícios e têxteis por resíduos agro-industrais e por biomassa de leveduras Profa. Dra. Akemi Teramoto de Camargo Departamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google