A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil COPPE – UFRJ LTDS – Laboratório Tecnológico de Desenvolvimento Social NETT – Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo IDT – HUCFF – UFRJ Ilha do Fundão – Cidade Universitária Rio de Janeiro – RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Alberto José de Araújo Apoio: Projeto Iniciativa Bloomberg Brasil

2 Fumaça exalada pelo fumante (corrente primária) Fumaça da queima do cigarro ou de outro produto (corrente secundária) Ar do ambiente É a exposição à fumaça ambiental do tabaco que consiste na mistura de: Tabagismo passivo

3 Fuma ç a ambiental do tabaco Report of Surgeon General, U.S.A., 2006 Mais intensa em ambientes fechados e alta correlação com número de fumantes e volume de ar Não há níveis seguros de exposição Envolve a inalação de carcinogênicos e outros componentes tóxicos

4 Fuma ç a ambiental do tabaco Report of Surgeon General, U.S.A., 2006 Domicílios e ambientes de trabalho são os principais locais de exposição Exposição é elevada e contínua em bares, restaurantes, boates, e veículos A extensão da exposição (percentual de fumantes passivos) varia entre países

5 Justificativa O tabagismo passivo é a 3ª causa de morte evitável no mundo. No Brasil, 7 pessoas morrem por dia devido a ocorrência de doenças isquêmicas coronarianas, acidente vascular cerebral e câncer de pulmão. INCA, 2008 – Risco Atribuível à exposição à fumaça do tabaco em população residente em aglomerados urbanos, Brasil, 2003.

6 Objetivo Estimar os custos anuais para o sistema único de saúde (SUS) e para o sistema de previdência e seguridade social (INSS) de três doenças relacionadas ao tabagismo passivo, no Brasil.

7 Metodologia Foram utilizadas equações de custo para cada doença relacionada ao tabaco desenvolvidas na COPPE – UFRJ (Araújo, AJ, Tese de Doutorado, 2008) Foi utilizado o número de mortes atribuíveis ao tabagismo passivo desenvolvido pelo INCA/ IESC - UFRJ. (Figueiredo, V e Costa, AJL, 2008 – Risco Atribuível à exposição à fumaça do tabaco em população residente em aglomerados urbanos, Brasil, 2003)

8 Fra ç ão de mortalidade atribu í vel (FMA) e n ú mero de ó bitos atribu í veis ao tabagismo passivo, na popula ç ão de 35 anos ou mais residente em aglomerados urbanos, por gênero e causa de ó bito, Brasil, 2003 Agravos Total FMA (%)ÓbitosFMA (%)Óbitos Câncer de pulmão 0,4291,34372 Doença isquêmica do coração (DIC) 1,95103, Doença cérebro- vascular 2,35153, Total MasculinoFeminino Tabagismo passivo

9 Metodologia Foram estimados os custos médico- hospitalares e pagamento de pensões ou benefícios de pessoas vítimas do tabagismo passivo, no SUS e no INSS, referentes ao ano de 2003.

10 Resultados Custos SUS Custos médios por pacientes de procedimentos médico-hospitalares em 2003

11 Resultados Custos INSS Custos médios com pensões ou benefícios pagos pelo INSS no ano de 2003 Boletim Epidemiológico do INSS / Junho de 2008

12 Resultados Custos totais

13 Resultados Custos totais

14 Conclusões Os resultados demonstraram que: Os custos médico-hospitalares com os fumantes passivos que morreram em decorrência de DIC, AVC e Câncer de Pulmão em 2003 foram de 20 milhões de reais. Os custos estimados para pagamento de pensões foram de 18,3 milhões para cada ano.

15 Tabaco e Saúde Um dos maiores desafios para a saúde pública no mundo contemporâneo é a redução das doenças e a diminuição dos custos econômicos ocasionados pelo consumo de tabaco.

16


Carregar ppt "PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google