A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As empresas nacionais e o projeto TAV Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As empresas nacionais e o projeto TAV Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 As empresas nacionais e o projeto TAV Brasil
Visão da iniciativa privada SEMINÁRIO “O TREM DE ALTA VELOCIDADE E A ENGENHARIA NACIONAL” Vicente Abate - Presidente da ABIFER São Paulo, 9 de setembro de 2010

2 ABIFER, há 33 anos

3 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

4 ABIFER NOSSA MISSÃO Fomentar o crescimento da indústria ferroviária instalada no País, defendendo a expansão do transporte ferroviário de carga e de passageiros no Brasil e apoiando permanentemente as concessionárias e seus usuários.

5 ABIFER NOSSA VISÃO NOSSOS VALORES
Ser a entidade de referência, no Brasil e na América Latina, para os temas relacionados ao transporte ferroviário. NOSSOS VALORES > Foco no Brasil > Crença no Negócio > Transparência nas Ações > Crescimento Sustentado > Geração de Valor

6 ASSOCIADAS QUEM SOMOS 1 Fabricantes de veículos, sistemas e
componentes para o setor ferroviário de carga e de passageiros 2 Empresas de projetos, consultoria e serviços ferroviários

7 ASSOCIADAS

8 ASSOCIADAS ATUAÇÃO EM PRODUTOS
> Locomotivas Diesel-Elétricas e Diesel-Hidráulicas > Vagões de carga de todos os tipos > Vagões siderúrgicos > Trens Unidades Elétricos para Metrôs e Subúrbio > Trens de Alta Velocidade – TAVs > Veículos Leves sobre Trilhos – VLTs > Monotrilhos > Sistemas de Freio, Sinalização, Eletrificação e Telecomunicação > Truques, Motores de Tração, Engates, Rodas, Eixos e Molas > Materiais para via permanente > Fixações elásticas l Talas de junção l Aparelhos de mudança de via l Dormentes l Soldagem de trilhos

9 ASSOCIADAS ATUAÇÃO EM SERVIÇOS > Engenharia > Consultoria
> Manutenção, reparação e modernização de veículos, sistemas e componentes

10 INVESTIMENTOS 1 bilhão INDÚSTRIA FERROVIÁRIA
Fonte: ABIFER INVESTIMENTOS INDÚSTRIA FERROVIÁRIA R$ > Modernização e ampliação das instalações fabris, novas fábricas e novas tecnologias 1 bilhão (período 2003 a 2009)

11 12000 600 100 CAPACIDADES ANUAIS MAIS DE MAIS DE VAGÕES DE CARGA
As associadas da ABIFER têm aumentado, ano a ano, sua capacidade de produção MAIS DE MAIS DE 12000 600 100 VAGÕES DE CARGA CARROS DE PASSAGEIROS LOCOMOTIVAS

12 PROJETOS INOVADORES IMPLEMENTADOS PELA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA BRASILEIRA > Vagões de elevada capacidade, para transporte de minério de ferro, com peso bruto máximo de 150 t e truques de 37,5 t/eixo; > Vagões graneleiros com sistema rápido de descarga e acionamento simultâneo de portas por apenas um operador; > Vagões tanques para transporte de gás natural liquefeito, para abastecimento de locomotivas em movimento; > Freio eletro-pneumático para vagões de carga; > Rodas ferroviárias de aço microligado; > Locomotivas diesel-elétricas de HP, corrente alternada; > Locomotivas diesel-hidráulicas, para manobra e linha; > Sistema CBTC de sinalização completamente automático (driverless); > Carros de passageiros com ar condicionado, circuito fechado de TV e itens de acessibilidade como portas mais amplas para cadeirantes; > Fixações pré-montadas em metrôs, que atenuam os ruídos e as vibrações da via permanente; > Dormentes de concreto utilizados em larga escala, privilegiando o meio ambiente.

13 NÚMEROS DE PRODUÇÃO

14 VAGÕES PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 300 2.500 / 3.000 1.000 5.100
1.300 3.700 7.600 4.700 2.400 2002 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 (P)

15 VAGÕES PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 30.000 / 35.000 30.600 11.500
> PRODUÇÃO POR DÉCADA / 30.600 11.500 3.400 28.200 10(P) 00 90 80 70

16 LOCOMOTIVAS PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 5 60 / 70 22 30 14 6
2002 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 (P)

17 CARROS DE PASSAGEIROS PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 220 500 / 550
440 450 280 110 180 45 80 2002 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 (P)

18 CARROS DE PASSAGEIROS PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 4.000 1.930
POR DÉCADA 4.000 1.930 640 1.460 950 10(P) 00 90 80 70

19 Pedidos em carteira Total de carros: 1098 carros Linha Carros
2 Verde – Metrô SP 96 3 Vermelha – Metrô SP 60 1 Azul – Metrô SP 42 7 Rubi – CPTM 160 12 Safira – CPTM 12 Safira - CPTM 64 8 Diamante – CPTM (PPP) 288 11 Coral - CPTM 72 5 Lilás – Metrô SP 156 Total de carros: 1098 carros

20 Pedidos em carteira Total de carros: 168 carros Metrô/VLT Carros
Metrô Brasília 48 Metrô Brasília (VLTs) 39 Cariri (VLTs) 4 Fortaleza (VLTs) 24 Recife (VLTs) 21 Maceió (VLTs) Macaé (VLTs) 8 Total de carros: 168 carros

21 TAV O TREM DE ALTA VELOCIDADE

22 TAV IMPACTOS ESPERADOS Geração de empregos Redução no deslocamento
Desenvolvimento tecnológico Redução no deslocamento Ajuste na demanda: rodovias e aeroportos Redução de poluentes Redução de congestionamentos

23 Em construção: 10.781 km Em fase de projeto: 17.579 km
REDE MUNDIAL DE LINHAS DE ALTA VELOCIDADE Fonte: ANTT Em operação: km Em construção: km Em fase de projeto: km

24 TAV PROJETOS BRASIL Em curso
Campinas > São Paulo > Rio de Janeiro I EF 222 Extensão: 511 km Em estudos São Paulo > Curitiba: 410 km Campinas > Uberlândia: 540 km Campinas > Belo Horizonte: 530 km Possíveis projetos futuros Curitiba > Porto Alegre: 600 km Uberlândia > Brasília: 500 km Total > km

25 TAV PROJETOS MALHA DE ALTA VELOCIDADE NO BRASIL

26 TAV NACIONALIZAÇÃO O Edital estabeleceu um percentual mínimo de Conteúdo Local para os bens e serviços, na construção do TAV. Foi uma atitude do Governo Brasileiro para geração de empregos e renda no País e uma conquista da ABIFER.

27 TRAÇADO PREVISTO TAV RIO-SÃO PAULO-CAMPINAS
ESTAÇÕES CONSIDERADAS CAMPINAS RIO DE JANERIRO/ BARÂO DE MAUÁ VIRACOPOS SÃO PAULO/ CAMPO DE MARTE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS BARRA MANSA/ VOLTA REDONDA AEROPORTO GALEÃO AEROPORTO DE GUARULHOS 8 7 6 5 4 3 2 1 Km 510,7 Km 487,6 Km 412,2 Km 390,4 Km 328,7 Km 118,3 Km 15,2 Km 0,0 LOCALIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES 3 2 8 1 7 4 5 6

28 PLANTAS PARA MONTAGEM DO TAV DISPONÍVEIS NO BRASIL
IESA TTRANS AMSTEDMAXION / BOMBARDIER CAF SIEMENS ALSTOM

29 CARACTERÍSTICAS DO TREM PROJEÇÃO DO NÚMERO DE TRENS POR ANO
Comprimento / Nº de carros por composição 200 m 8 carros (2014) 400 m 16 carros (2024) Carregamento máximo por eixo 17 t Tara 436 t Número de assentos Serviço Expresso: 458 assentos (duas classes) Serviço Regional: 600 assentos (classe única) PROJEÇÃO DO NÚMERO DE TRENS POR ANO Fonte: ANTT

30 TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA TAV BRASIL
Fonte: ANTT Principais objetivos • Capacitar profissionais brasileiros, de empresas e de instituições de pesquisa, para execução de projetos, fabricação, operação e manutenção do TAV, dos seus equipamentos, peças e componentes; • Criar condições locais para certificação das tecnologias do TAV; • Consolidar competências nacionais para execução de futuras expansões do PROJETO TAV BRASIL.

31 CONTEÚDO LOCAL Fonte: ANTT

32 CONTEÚDO LOCAL Fonte: ANTT

33 CONTEÚDO LOCAL Fonte: ANTT

34 CONTEÚDO LOCAL Fonte: ANTT

35 TAV PELO MUNDO AGV OARIS

36 TAV PELO MUNDO Velaro ETR 500

37 TAV PELO MUNDO KTX Shinkansen Série700

38 TAV PELO MUNDO CHR3 Zefiro

39 CRONOGRAMA TAV BRASIL Publicação do Edital 14/07/2010
Fonte: ANTT Publicação do Edital /07/2010 Entrega das Propostas e Garantias /11/2010 Sessão Pública do Leilão na BM&F Bovespa /12/2010 Ata de Julgamento da Proponente Vencedora /01/2011 Assinatura do Contrato de Concessão /05/2011

40 PROPOSIÇÕES ABIFER – PRÓXIMOS 10 ANOS
Na área de transporte de carga • Eliminação dos gargalos da malha ferroviária existente; • Construção de km de novas ferrovias por ano. Na área de transporte de passageiros • Duplicação da malha metroferroviária urbana, atualmente de apenas 800 km; • Construção de km de linhas de Trem de Alta Velocidade.

41 O Brasil não pode mais prescindir do transporte ferroviário.
Mensagem ABIFER O Brasil não pode mais prescindir do transporte ferroviário. Este deve ser o compromisso desta década.

42 OBRIGADO! Vicente Abate Presidente ABIFER Tel: (11) 3289-1667


Carregar ppt "As empresas nacionais e o projeto TAV Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google