A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMAGEM DO MST Novembro/ 2009 - Job 09_1659. P erfil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMAGEM DO MST Novembro/ 2009 - Job 09_1659. P erfil."— Transcrição da apresentação:

1 IMAGEM DO MST Novembro/ Job 09_1659

2 P erfil

3 3 Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais. De 12 a 16 de novembro de entrevistas no total O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2 (dois) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra Levantar a opinião dos brasileiros sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) População de 16 anos ou mais Objetivo Geral Universo Período de Campo Dimensionamento Margem de Erro Probabilística nos primeiros estágios e cota no último Seleção de Amostra

4 4 Perfil do Entrevistado Sexo Base: Amostra (2002) (%) Grau de Instrução IdadeEstado Civil

5 5 Perfil do Entrevistado Base: Amostra (2002) (%) Classe social Região Renda familiar

6 R esultados

7 7 Avaliação e Aprovação do Governo Lula (%) AvaliaçãoAprovação Base: Amostra (2002) P02) Na sua avaliação, o Governo do Presidente Lula está sendo: P03) O(a) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o Presidente Lula está governando o Brasil?

8 8 Aprovação de Instituições (%) Base: Amostra (2002) P04) O(a) sr(a) aprova ou desaprova a atuação em geral do:?

9 9 Grau de conhecimento sobre movimentos sociais agrários / rurais (%) Base: Amostra (2002) P05) Nessa lista estão alguns Movimentos Sociais Agrários/Rurais que atuam no Brasil. Por favor, para cada um diga se CONHECE BEM, CONHECE POUCO OU NUNCA OUVIU FALAR :

10 10 Atitudes associadas ao MST (%) Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859) P06) Vamos falar agora especificamente sobre o MST. Das opções desta cartela, qual ou quais o(a) sr(a) acredita que estão mais associadas ao MST? Mais algum? Algum outro?

11 11 Coerência e Força do MST (%) P09) Pelo que o(a) sr(a) sabe ou ouve falar, as práticas do MST são coerentes com o seu discurso ou incoerentes com o seu discurso? P10) Na sua opinião, no último ano o MST vem: (LEIA OPÇÕES DE 1 A 3): Práticas Força Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

12 12 Grau de concordância com os objetivos do MST (%) P11) O MST declara que seus principais objetivos são: 1) a luta pela terra para produção agrícola, 2) a luta pela distribuição da terra aos que não possuem moradia e 3) a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Pensando nisso, o(a) sr(a) diria que: 1) a luta pela terra para produção agrícola 2) a luta pela distribuição da terra aos que não possuem moradia 3) a luta por uma sociedade mais justa e igualitária Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

13 13 Grau de favorabilidade com objetivos do MST (%) P12) E o(a) sr(a) diria que é muito favorável, favorável, desfavorável ou muito desfavorável aos objetivos do MST? Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

14 14 Posição de Instituições em Relação ao MST (%) P13) E na sua opinião, a posição do/da _em relação ao MST de modo geral é mais favorável do que deveria, é adequada ou menos favorável do que deveria? Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

15 15 Contribuição do MST à Reforma Agrária (%) P14) Na sua opinião, o MST contribui mais para ajudar ou mais para prejudicar a realização da reforma agrária no Brasil? Realização da Reforma agrária Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

16 16 (%) P15) E o MST contribui mais para ajudar ou mais para prejudicar a vida das pessoas que entram para este movimento? Ação sobre a vida das pessoas Ajuda ou prejudica a vida dos integrantes Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

17 17 Formas de atuação do MST (%) P16) E pelo que sabe ou já ouviu falar, quais são as formas de atuação, ou seja, as ações realizadas pelo MST para atingir os seus objetivos? Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

18 18 Beneficiários e Prejudicados pelo MST (%) P17) Quem o(a) sr(a) acredita que MAIS se beneficia com as ações do MST? P18) Quem o(a) sr(a) acredita que MAIS se prejudica com as ações do MST? O próprio MST Os integrantes do Movimento As lideranças do MST Os partidos políticos O Governo A população em geral A economia do país O país como um todo A igreja As empresas Os moradores das cidades onde há Invasão/ Assentamentos/ Acampamentos Os proprietários de terras/ produtores rurais Todos (Esp.) Ninguém (Esp.) Não sabe/ Não respondeu Mais se prejudicaMais se beneficia Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

19 19 Atuação do MST beneficia ou prejudica: P19) O(a) sr(a) acredita que a atuação do MST mais beneficia ou mais prejudica: (APLIQUE RODÍZIO) Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

20 20 Entrada do MST em uma propriedade pública ou privada sem autorização significa: P20) Você diria que o MST entrar em uma propriedade pública ou privada sem autorização é uma Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

21 21 Grau de favorabilidade à invasão de terras pelo MST P21) Uma das formas de atuação do MST é a invasão de terras por todo o Brasil como forma de pressionar o Governo Federal a acelerar o processo de Reforma Agrária. O(a) sr(a) diria que é muito favorável, favorável, desfavorável ou muito desfavorável a esta forma de atuação do MST? (UMA OPÇÃO) Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

22 22 Opinião sobre as invasões de terras promovidas pelo MST P22) E ainda pensando nas invasões de terra que o MST promove por todo o país, o(a) sr(a) diria que: (UMA OPÇÃO) Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

23 23 Opinião sobre a legalidade ou ilegalidade da invasão de uma propriedade P23) E na sua opinião, a invasão de terras de uma propriedade é uma ação legal ou ilegal? Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

24 24 Motivo da invasão de uma propriedade P25) E quando o MST invade uma propriedade, ele a escolhe principalmente: Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

25 25 Responsáveis pelos conflitos que ocorrem no campo P26) Muitas vezes, as invasões de terra feitas pelo MST acabam gerando conflitos no campo. Na sua opinião, destes, qual é o maior responsável pelos conflitos que têm ocorrido no campo? Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

26 26 Opinião sobre o governo utilizar a polícia quando a Justiça determina a retirada de invasores P27) Na sua opinião, quando a Justiça determina que uma terra invadida tem que ser devolvida para seus proprietários, o Governo deve ou não deve utilizar a Polícia para retirar os invasores da propriedade? Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

27 27 O que o Governo deve fazer, quando a Justiça determina a retirada de invasores P28) Se a Justiça mandar retirar invasores de uma propriedade rural e estes estiverem dispostos a reagir havendo o risco de um conflito, o Governo, na sua opinião, deve: Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

28 28 Os proprietários de terras de podem portar armas para se prevenir de uma invasão? P29) Na sua opinião, os proprietários de terras têm ou não têm o direito de usar armas para se prevenir de uma invasão? Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

29 29 Atitudes que tomaria se fosse proprietário e o MST invadisse suas terras P30) E caso o (a) sr(a) possuísse terras nas quais produzisse alimentos e gado e o MST às invadisse, alegando a necessidade de terras para produção e moradia, o(a) sr(a): Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

30 30 Conhecimento de alguma invasão do MST nos últimos meses e de seus resultados P31) E pelo que o(a) sr(a) sabe ou ouviu falar, o MST fez alguma invasão de terra nos últimos meses? P32) E o(a) sr(a) diria que essas últimas invasões trouxeram mais resultados positivos, mais resultados negativos ou não causaram impacto para as negociações da Reforma Agrária? Resultados Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

31 31 Opinião sobre a preocupação das lideranças do MST em relação aos integrantes do movimento P33) Na sua opinião, as lideranças do MST têm uma preocupação sincera com os integrantes do movimento ou esses integrantes são usados com interesses políticos? Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

32 32 Quem organiza as invasões de terras no Brasil P34) E na sua opinião, as invasões de terras no Brasil são: Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

33 33 Concordância ou discordância com alguns comportamentos do MST P35) Agora, eu vou citar algumas frases sobre o MST e gostaria que o(a) sr(a) me dissesse se concorda ou discorda de cada uma delas: Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

34 34 Vinculação do MST a algum Partido Político P36) E pelo que o(a) sr(a) sabe ou ouviu falar, o MST está ou não está vinculado a algum partido político? (CASO SIM) Qual partido? Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

35 35 Recebimento de recursos do governo e sua utilização P37) Pelo que o(a) sr(a) sabe ou ouviu falar, o MST recebe ou não recebe recursos do governo? P38) O MST recebe recursos do governo. Na sua opinião, o MST utiliza esses recursos principalmente para: Utiliza recursos para: Fazer invasões de terras Manter os assentamentos e acampamentos Ajudar financeiramente as pessoas assentadas e acampadas Comprar cestas básicas para os assentamentos e acampamentos Comprar materiais e insumos agrícolas como enxadas, tratores, sementes, adubo, etc. Realizar cursos profissionalizantes ou capacitação dos seus assentados Nenhuma dessas (Esp.) Não sabe / Não respondeu Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)

36 36 Posicionamento em relação à CPI do MST P39) No dia final do mês de outubro foi criada no Congresso a CPI do MST. A justificativa para a abertura desta CPI foi que era necessário investigar o uso que o MST faz dos recursos financeiros que recebe do governo. O(a) sr(a), pessoalmente, é a favor ou contra a abertura desta CPI? Base: Para quem conhece o MST bem ou pouco (1859)


Carregar ppt "IMAGEM DO MST Novembro/ 2009 - Job 09_1659. P erfil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google