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Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação PROEP Programa de Expansão da Educação Profissional ÁREA TÉCNICO- PEDAGÓGICA Profª Gleicivan Rodrigues.

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1 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação PROEP Programa de Expansão da Educação Profissional ÁREA TÉCNICO- PEDAGÓGICA Profª Gleicivan Rodrigues

2 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Legislação LDB nº 9.394/96 cap.III, art.39 a 42 Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004 Parecer CNE/CEB nº 39 (08/12/ 2004) Parecer CNE/CEB nº 16/99 Resolução CNE/CEB nº 04/99 Resolução CNE/CEB nº 05 (22/11/2005)

3 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Áreas Profissionais - 21 Área ProfissionalCarga Horária Mínima 1. Agropecuária1.200 2. Artes800 3. Comércio800 4. Comunicação800 5. Construção Civil1.200 6. Design800 7. Geomática1.000 8. Gestão800 9. Imagem Pessoal800 10. Indústria1.200

4 Área ProfissionalCarga Horária Mínima 11. Informática1.000 12. Lazer e Desenv. Social800 13. Meio Ambiente800 14. Mineração1.200 15. Química1.200 16. Recursos Pesqueiros1.000 17. Saúde1.200 18. Serviços de Apoio Escolar1.200 19. Telecomunicações1.200 20. Transportes800 21. Turismo e Hospitalidade800 Áreas Profissionais - 21

5 PROEP 1.SUBPROGRAMA - A 2. SUBPROGRAMA - B 2.1 PEP – Planos Estaduais de Educação Profissional 2.2 PEC – Planejamento Estratégico Escolar Estudos de Mercado – definição da oferta Proposta Pedagógica Gestão Escolar Laboratórios – equipamentos e mobiliário Infra-estrutura física Sustentabilidade financeira

6 IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO (70%) INTEGRAÇÃO ESCOLA EMPRESA ÁREA TÉCNICO PEDAGÓGICA EXECUÇÃO DO PROJETO ESCOLAR GESTÃO ESCOLAR

7 IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA Implantação do Projeto Escolar considerando as três áreas estratégicas requer: 1.Constituição das equipes gestora, técnica e docente – de acordo com o PEC 2.Aquisição dos laboratórios – equipamentos e mobiliários 3.Autorização e credenciamento da Escola junto ao órgão competente 4.Elaboração, autorização e implantação do cursos

8 IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA 5.divulgação da Escola – projeto de comunicação e marketing 6.Capacitação de técnicos e docentes 7.Construção do Projeto Pedagógico da Escola 8.Realização das consultorias previstas no PEC 9.Aquisição de material de ensino-aprendizagem 10. Constituição dos Conselhos – controle social 11.Consolidação das parcerias previstas

9 PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO despesas correntes 1.Analisar o que foi aprovado no Projeto (PEC –form. nº 26, 27, 31, 32, 35, 36, 39, 42 e 43) Quais as consultorias planejadas? Quais as capacitações solicitadas? A quem se destina? Qual a duração e o custo? Que serviços foram contemplados? Essas ações, estão coerentes com a proposta pedagógica e produzirão resultados positivos na aprendizagem dos alunos?

10 PROCEDIMENTOS DE EXECUÇÃO despesas correntes 2.Fazer as adequações, se necessário, utilizando formulários próprios do PROEP 3.Elaborar os Termos de Referências (TOR) para cada atividade 4.Solicitar abertura dos processos de licitação, de acordo com as normas do PROEP

11 EQUIPE DA ÁREA TÉCNICO-PEDAGÓGICA DO PROEP NOMEGERÊNCIACONTATO Maria Célia CostaCoordenadora61- 212-5924 Gleicivan Rodrigues1ª Região61- 3212-5955 Mª do Socorro Cunha2ª Região61- 3212 - 5935 Luiz Antonio Basile 3ª Região61- 3212-5923 Gerusa Burns4ª Região61- 3212-5892 Janete Gonçalves5ª Região61- 3212-5898

12 gleicivan@fnde.gov.br Brasília, março/2006


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