A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIALISMO Doutrinas e experiências socialistas. Momento histórico do aparecimento do socialismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIALISMO Doutrinas e experiências socialistas. Momento histórico do aparecimento do socialismo."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIALISMO Doutrinas e experiências socialistas

2 Momento histórico do aparecimento do socialismo

3 A revolução industrial iniciada na Grã- Bretanha, no século XVIII, estabeleceu um tipo de sociedade dividida em duas classes sobre as quais se sustentava o sistema capitalista: a burguesia (empresariado), e o proletariado (trabalhadores assalariados). A revolução industrial iniciada na Grã- Bretanha, no século XVIII, estabeleceu um tipo de sociedade dividida em duas classes sobre as quais se sustentava o sistema capitalista: a burguesia (empresariado), e o proletariado (trabalhadores assalariados).

4 A influência do pensamento iluminista Antes de o pensamento iluminista tomar corpo, as diferenças sociais eram atribuídas a Deus, onde afirmava que a pobreza e todo o sofrimento eram provações que os pobres deveriam passar para receber uma recompensa após a morte. Antes de o pensamento iluminista tomar corpo, as diferenças sociais eram atribuídas a Deus, onde afirmava que a pobreza e todo o sofrimento eram provações que os pobres deveriam passar para receber uma recompensa após a morte.

5 Quando o pensamento iluminista propõe que a religião e seus conceitos sejam reservados às reflexões íntimas de cada pessoa, isto é, acreditar ou não em Deus e nos pressupostos religiosos é uma questão pessoal e não social, abre-se a possibilidade pensar a sociedade e a política com os argumentos da razão e não mais da religião. Quando o pensamento iluminista propõe que a religião e seus conceitos sejam reservados às reflexões íntimas de cada pessoa, isto é, acreditar ou não em Deus e nos pressupostos religiosos é uma questão pessoal e não social, abre-se a possibilidade pensar a sociedade e a política com os argumentos da razão e não mais da religião.

6 Os Objetivos do socialismo Encontrar uma forma de organização social que eliminasse as grandes diferenças entre classes. Encontrar uma forma de organização social que eliminasse as grandes diferenças entre classes.

7 Os trabalhadores já não se apegavam às explicações religiosas sobre a sua condição miserável e buscavam na organização social a causa de seus males. Os trabalhadores já não se apegavam às explicações religiosas sobre a sua condição miserável e buscavam na organização social a causa de seus males.

8 O Movimento Cartista Na primeira metade do século XIX as dificuldades de sobrevivência das classes pobres inglesas se agravaram por uma série de fatores: Na primeira metade do século XIX as dificuldades de sobrevivência das classes pobres inglesas se agravaram por uma série de fatores:

9 A queda drástica do salário por causa da expansão do mercado de mão-de-obra; A queda drástica do salário por causa da expansão do mercado de mão-de-obra; Uma sucessão de más colheitas que provocaram a elevação do preço dos alimentos e a falência de muitas empresas, que resultou em um grande número de desempregados. Uma sucessão de más colheitas que provocaram a elevação do preço dos alimentos e a falência de muitas empresas, que resultou em um grande número de desempregados.

10 Como conseqüência, tivemos um grande número de rebeliões trabalhistas. O governo inglês acabou legalizando as trade unions para aliviar essas tensões sociais. Como conseqüência, tivemos um grande número de rebeliões trabalhistas. O governo inglês acabou legalizando as trade unions para aliviar essas tensões sociais.

11 O que eram as trade unions? O que eram as trade unions? Eram associações criadas pelos operários ingleses que tinha por objetivo lutar por participação política da classe trabalhadora. Eram associações criadas pelos operários ingleses que tinha por objetivo lutar por participação política da classe trabalhadora.

12 É possível que o nome cartismo tenha surgido das cartas ou petições pelas quais os militantes expressavam suas propostas políticas. É possível que o nome cartismo tenha surgido das cartas ou petições pelas quais os militantes expressavam suas propostas políticas.

13 As reivindicações apresentadas pelos cartistas: Direito de voto para toda a população masculina; Direito de voto para toda a população masculina; Voto secreto; Voto secreto; Abolição do voto censitário para a Câmara dos Comuns (é a seção do Parlamento inglês ocupada por aqueles que não são nobres); Abolição do voto censitário para a Câmara dos Comuns (é a seção do Parlamento inglês ocupada por aqueles que não são nobres); Remuneração dos deputados da Câmara dos Comuns para que os trabalhadores pudessem se candidatar ao cargo; Remuneração dos deputados da Câmara dos Comuns para que os trabalhadores pudessem se candidatar ao cargo; Reeleição anual do Parlamento; Reeleição anual do Parlamento;

14 As doutrinas Socialistas Em meados do século XIX surgiram várias propostas de mudanças na estrutura da sociedade com o objetivo de eliminar as injustiças sociais decorrentes da exploração capitalista. Em meados do século XIX surgiram várias propostas de mudanças na estrutura da sociedade com o objetivo de eliminar as injustiças sociais decorrentes da exploração capitalista.

15 O socialismo utópico Alguns empresários propuseram reformas que mantinham o sistema capitalista, mas buscavam atender melhor aos trabalhadores. O maior empreendimento foi o de um proprietário de uma fábrica de tecidos na Escócia. Ele fundou uma fábrica modelo, cuja jornada diária de trabalho era de 10 horas e 30 minutos no máximo. Abriu armazéns para uso dos empregados, creches e escolas para os filhos dos trabalhadores. Alguns empresários propuseram reformas que mantinham o sistema capitalista, mas buscavam atender melhor aos trabalhadores. O maior empreendimento foi o de um proprietário de uma fábrica de tecidos na Escócia. Ele fundou uma fábrica modelo, cuja jornada diária de trabalho era de 10 horas e 30 minutos no máximo. Abriu armazéns para uso dos empregados, creches e escolas para os filhos dos trabalhadores.

16 Comprou uma fazenda no estado de Indiana, dividiu a propriedade em pequenas colônias que funcionavam no sistema cooperativista, onde os colonos viviam sob o regime de autogestão e a terra era comum a todos. Comprou uma fazenda no estado de Indiana, dividiu a propriedade em pequenas colônias que funcionavam no sistema cooperativista, onde os colonos viviam sob o regime de autogestão e a terra era comum a todos.

17 Essas e outras idéias fracassaram, uma vez que esses reformadores tentaram implantar, dentro do sistema capitalista, uma forma de organização do trabalho contrária a alguns dos pressupostos básicos do capitalismo, como a idéia de propriedade privada e de concentração de lucros. Essas e outras idéias fracassaram, uma vez que esses reformadores tentaram implantar, dentro do sistema capitalista, uma forma de organização do trabalho contrária a alguns dos pressupostos básicos do capitalismo, como a idéia de propriedade privada e de concentração de lucros.

18 Socialismo Científico Propõe a apropriação coletiva dos meios de produção; Propõe a apropriação coletiva dos meios de produção; Para atingir a apropriação coletiva dos meios de produção, o socialismo científico defendia a via revolucionária; Para atingir a apropriação coletiva dos meios de produção, o socialismo científico defendia a via revolucionária; Somente acabando com o estado burguês e implantando uma ditadura do proletariado, seria possível realizar a transformação da sociedade; Somente acabando com o estado burguês e implantando uma ditadura do proletariado, seria possível realizar a transformação da sociedade;

19 Essa ditadura seria uma etapa provisória para a realização das reformas necessárias para eliminar a propriedade privada, inclusive dos meios de produção; Essa ditadura seria uma etapa provisória para a realização das reformas necessárias para eliminar a propriedade privada, inclusive dos meios de produção; Realizadas essas transformações, a sociedade entraria no COMUNISMO, uma forma de organização social capaz de eliminar todas as desigualdades sociais, ou seja, uma sociedade sem classes; Realizadas essas transformações, a sociedade entraria no COMUNISMO, uma forma de organização social capaz de eliminar todas as desigualdades sociais, ou seja, uma sociedade sem classes;

20 O Anarquismo Para os anarquistas, a origem das desigualdades sociais está no Estado, independente de sua orientação política. O poder do Estado é sempre corruptor, portanto, mesmo que fosse controlado pelos trabalhadores, o Estado geraria desigualdades. Para os anarquistas, a origem das desigualdades sociais está no Estado, independente de sua orientação política. O poder do Estado é sempre corruptor, portanto, mesmo que fosse controlado pelos trabalhadores, o Estado geraria desigualdades.

21 Por isso uma das teses fundamentais do anarquismo é a eliminação do Estado. Por isso uma das teses fundamentais do anarquismo é a eliminação do Estado. Essa é também a causa da grande divergência entre anarquistas e comunistas, já que estes acreditam ser o Estado proletário a única forma de estabelecer o comunismo, enquanto os anarquistas afirmam que o Estado proletário seria corruptor e promoveria a desigualdade social. Essa é também a causa da grande divergência entre anarquistas e comunistas, já que estes acreditam ser o Estado proletário a única forma de estabelecer o comunismo, enquanto os anarquistas afirmam que o Estado proletário seria corruptor e promoveria a desigualdade social.

22 São também características do anarquismo: Estabelecimento de uma sociedade sem classes, formada por livres e iguais; Estabelecimento de uma sociedade sem classes, formada por livres e iguais; Divisão da terra em lotes comunitários; Divisão da terra em lotes comunitários; Sistema cooperativo de produção; Sistema cooperativo de produção; Fim das forças armadas e da polícia; Fim das forças armadas e da polícia; Eliminação das leis gerais e dos tribunais de justiça; Eliminação das leis gerais e dos tribunais de justiça; Fim de todos os partidos políticos; Fim de todos os partidos políticos;

23 Analisando as propostas anarquistas, percebemos que elas apontam na direção da destruição de todas as instituições burguesas. Talvez por isso os anarquistas tenham sido os militantes mais perseguidos pelas forças de reação da burguesia. Analisando as propostas anarquistas, percebemos que elas apontam na direção da destruição de todas as instituições burguesas. Talvez por isso os anarquistas tenham sido os militantes mais perseguidos pelas forças de reação da burguesia.

24 Conclusão Apesar dos fracassos, das divisões internas das tentativas frustradas do sacrifício de milhares de militantes mortos e da resistência burguesa, as doutrinas socialistas já estavam inscritas na história. As conquistas burguesas, na transição da Idade Moderna para a Contemporânea, que se expressaram no Iluminismo, nas Revoluções Liberais, na Revolução Industrial, no fim das monarquias absolutistas e na superação do mercantilismo, foram ao mesmo tempo, responsáveis pelo aparecimento da classe trabalhadora e de suas aspirações políticas e econômicas.

25 Alguns sinais indicam que a sociedade capitalista parece não ter capacidade de atender a toda a população mundial, o que transforma os excluídos num grupo muito grande e perigoso para o sistema. Outros sinais indicam que o desenrolar da Revolução Industrial, está aprimorando uma tecnologia que automatiza quase completamente o trabalho, fazendo do operariado uma classe quase sem função econômica. Neste caso, os capitalistas e o capital poderiam seguir adiante dispensando a cooperação dos trabalhadores. Alguns sinais indicam que a sociedade capitalista parece não ter capacidade de atender a toda a população mundial, o que transforma os excluídos num grupo muito grande e perigoso para o sistema. Outros sinais indicam que o desenrolar da Revolução Industrial, está aprimorando uma tecnologia que automatiza quase completamente o trabalho, fazendo do operariado uma classe quase sem função econômica. Neste caso, os capitalistas e o capital poderiam seguir adiante dispensando a cooperação dos trabalhadores.

26 Rússia, República Socialista Soviética Federada Russa ( ) Rússia, República Socialista Soviética Federada Russa ( ) Rússia União Soviética, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( ) União Soviética, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( ) União Soviética União Soviética Estônia, República Soviética de Naissaar ( ) Estônia, República Soviética de Naissaar ( ) Estônia Finlândia, República Socialista dos Trabalhadores Finlandeses (1918) Finlândia, República Socialista dos Trabalhadores Finlandeses (1918) Finlândia Alemanha, República Soviética da Alsácia (1918) Alemanha, República Soviética da Alsácia (1918) Alemanha Alemanha, República Soviética da Baviera ( ) Alemanha, República Soviética da Baviera ( ) Alemanha Eslováquia, República Soviética da Eslováquia (1919) Eslováquia, República Soviética da Eslováquia (1919) Eslováquia Hungria, República Soviética Húngara (1919) Hungria, República Soviética Húngara (1919) Hungria Polônia, República Socialista Soviética da Galícia (1920) Polônia, República Socialista Soviética da Galícia (1920) Polônia Irã, República Socialista Soviética Persa ( ) Irã, República Socialista Soviética Persa ( ) Irã Mongólia, República Popular da Mongólia ( ) Mongólia, República Popular da Mongólia ( ) Mongólia Rússia, República Popular Tuviniana ( ) Rússia, República Popular Tuviniana ( ) Rússia

27 China, República Soviética Chinesa ( ) China, República Soviética Chinesa ( ) China Finlândia, República Democrática Finlandesa ( ) Finlândia, República Democrática Finlandesa ( ) Finlândia Bulgária, República Popular da Bulgária ( ) Bulgária, República Popular da Bulgária ( ) Bulgária Polônia, República Popular da Polônia ( ) Polônia, República Popular da Polônia ( ) Polônia Iugoslávia, República Socialista Federada da Iugoslávia ( ) Iugoslávia, República Socialista Federada da Iugoslávia ( ) Iugoslávia Albânia, República Socialista Popular da Albânia ( ) Albânia, República Socialista Popular da Albânia ( ) Albânia Romênia, República Socialista da Romênia ( ) Romênia, República Socialista da Romênia ( ) Romênia Tchecoslováquia, República Socialista Tchecoslovaca (1948–1990) Tchecoslováquia, República Socialista Tchecoslovaca (1948–1990) Tchecoslováquia Hungria, República Popular Húngara ( ) Hungria, República Popular Húngara ( ) Hungria Alemanha Oriental, República Democrática Alemã Alemanha Oriental, República Democrática Alemã Alemanha Oriental Alemanha Oriental

28 China, República Popular da China ( ) China, República Popular da China ( ) China Coréia do Norte, República Democrática Popular da Coréia ( ) Coréia do Norte, República Democrática Popular da Coréia ( ) Coréia do Norte Coréia do Norte Vietnã, República Democrática do Vietnã ( ) Vietnã, República Democrática do Vietnã ( ) Vietnã Cuba, República de Cuba ( ) Cuba, República de Cuba ( ) Cuba Iraque, República Iraquiana ( ) Iraque, República Iraquiana ( ) Iraque Líbia, Grande Jamahyria Popular Socialista da Líbia ( ) Líbia, Grande Jamahyria Popular Socialista da Líbia ( ) Líbia Iêmen do Sul, República Democrática Popular do Iêmen ( ) Iêmen do Sul, República Democrática Popular do Iêmen ( ) Iêmen do Sul Iêmen do Sul Somália, República Democrática Somáli ( ) Somália, República Democrática Somáli ( ) Somália Congo, República Popular do Congo ( ) Congo, República Popular do Congo ( ) Congo Etiópia, República Democrática Popular da Etiópia ( ) Etiópia, República Democrática Popular da Etiópia ( ) Etiópia Guiné Bissau, República da Guiné Bissau ( ) Guiné Bissau, República da Guiné Bissau ( ) Guiné Bissau Guiné Bissau Cabo Verde, República de Cabo Verde ( ) Cabo Verde, República de Cabo Verde ( ) Cabo Verde Cabo Verde

29 Angola, República Popular de Angola ( ) Angola, República Popular de Angola ( ) Angola Moçambique, República Popular de Moçambique ( ) Moçambique, República Popular de Moçambique ( ) Moçambique Timor-Leste, República Democrática de Timor-Leste (28 Nov Dez. 1975) Timor-Leste, República Democrática de Timor-Leste (28 Nov Dez. 1975) Timor-Leste Benim, República Popular de Benin ( ) Benim, República Popular de Benin ( ) Benim Camboja, Camboja Democrático ( ) Camboja, Camboja Democrático ( ) Camboja Laos, República Democrática Popular Laoana (ou de Laos) ( ) Laos, República Democrática Popular Laoana (ou de Laos) ( ) Laos Vietnã, República Socialista do Vietnã ( ) Vietnã, República Socialista do Vietnã ( ) Vietnã Afeganistão, República Democrática do Afeganistão ( ) Afeganistão, República Democrática do Afeganistão ( ) Afeganistão Guiné, República Popular Revolucionária da Guiné ( ) Guiné, República Popular Revolucionária da Guiné ( ) Guiné Camboja, República Popular do Camboja ( ) Camboja, República Popular do Camboja ( ) Camboja Nicarágua ( ) Nicarágua ( ) Nicarágua Granada ( ) Granada ( ) Granada Bielorrússia ( ) Bielorrússia ( ) Bielorrússia

30 Grupo da Burguesia Adileny Nunes Adileny Nunes Aiana Francielle Aiana Francielle Amanda Nascimento Amanda Nascimento Ana Jade Rocha Ana Jade Rocha Ana Paula Gemelli Ana Paula Gemelli Washington Rodrigo Washington Rodrigo Ângelo Maccarini Ângelo Maccarini Arthur de Almeida Arthur de Almeida Bruna Mendes Bruna Mendes Camila Viegas Camila Viegas Carlos Vinicius Carlos Vinicius

31 Grupo do Socialismo Utópico Caroline Souza Caroline Souza Dereck Udysson Dereck Udysson Douglas Cansi Douglas Cansi Eduardo Luz Eduardo Luz Emily Rocha Emily Rocha Jéssica Kurle Jéssica Kurle Franciele Santos Franciele Santos Geverson Eduardo Geverson Eduardo Helio Carlos Helio Carlos Jessica Chaiene Jessica Chaiene Jhonatan Nelson Jhonatan Nelson

32 Grupo do Socialismo Científico Juliana Nascimento Juliana Nascimento Karine Carvalho Karine Carvalho Leonardo de Souza Leonardo de Souza Leonardo Barcelos Leonardo Barcelos Leonardo Marrone Leonardo Marrone Lucas Perfeito Lucas Perfeito Lucas Roldão Lucas Roldão Luísa Gonçalves Luísa Gonçalves Márcia Carvalho Márcia Carvalho Mariah Aguirre Mariah Aguirre João Pedro João Pedro

33 Grupo do Anarquismo Marina Miranda Marina Miranda Mario Valmir Mario Valmir Mateus Silva Mateus Silva Paula Bicca Paula Bicca Priscila Fagundes Priscila Fagundes Raffaela de Queiroz Raffaela de Queiroz Rayane de Almeida Rayane de Almeida Suelen Goecks Suelen Goecks Victória Ferreira Victória Ferreira Vinícius Cardoso Vinícius Cardoso

34 Cada grupo irá estudar, analisar e preparar uma defesa para a sua doutrina; Cada grupo irá estudar, analisar e preparar uma defesa para a sua doutrina; Essa defesa terá que ser entregue (escrito ou digitado) ao professor; Essa defesa terá que ser entregue (escrito ou digitado) ao professor; Cada grupo irá apresentar a sua defesa e acontecerá um debate entre os grupos; Cada grupo irá apresentar a sua defesa e acontecerá um debate entre os grupos; Valor do trabalho – 2.0 Valor do trabalho – 2.0


Carregar ppt "SOCIALISMO Doutrinas e experiências socialistas. Momento histórico do aparecimento do socialismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google