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Gerenciamento de Prazo Gerenciamento de Prazo Profª. Karina Liotti.

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Prazo Gerenciamento de Prazo Profª. Karina Liotti."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Prazo Gerenciamento de Prazo Profª. Karina Liotti

2 Definição Gerenciamento de prazo de um projeto possui todos os processos necessários para garantir que um projeto termine dentro do prazo previsto. Gerenciamento de prazo de um projeto possui todos os processos necessários para garantir que um projeto termine dentro do prazo previsto.

3 Processos: Definição da atividade Definição da atividade Sequenciamento de atividade Sequenciamento de atividade Estimativa de duração da atividade Estimativa de duração da atividade Desenvolvimento do cronograma Desenvolvimento do cronograma Controle do cronograma. Controle do cronograma.

4 Definição da atividade É o processo que identifica e documenta as atividades especificas que tem que ser realizada de forma a produzir as entregas identificados na WBS. É o processo que identifica e documenta as atividades especificas que tem que ser realizada de forma a produzir as entregas identificados na WBS.

5 WBS- Work Breakdown Structure Estrutura analítica do projeto PMI em 1987: PMI em 1987: “Árvore de atividade que organiza, define e graficamente mostra todo o trabalho a ser completado para alcançar os objetivos finais de um projeto”. “Árvore de atividade que organiza, define e graficamente mostra todo o trabalho a ser completado para alcançar os objetivos finais de um projeto”.

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7 Benefícios da WBS Construída pela equipe Construída pela equipe Tornar clara as responsabilidades de cada membro da equipe do projeto Tornar clara as responsabilidades de cada membro da equipe do projeto Focalizar a atenção nos objetivos do projeto Focalizar a atenção nos objetivos do projeto Facilitar o detalhamento do planejamento e da documentação Facilitar o detalhamento do planejamento e da documentação Identificar os pacotes de trabalho ( Work Packages) para estimar, definir monitorar e controlar o trabalho. Identificar os pacotes de trabalho ( Work Packages) para estimar, definir monitorar e controlar o trabalho.

8 Sequenciamento de atividades É o processo que identifica e documenta o relacionamento lógico entre as atividades. As atividades devem ser sequencializadas de maneira precisa, de forma a permitir uma correta confecção do cronograma. É o processo que identifica e documenta o relacionamento lógico entre as atividades. As atividades devem ser sequencializadas de maneira precisa, de forma a permitir uma correta confecção do cronograma.

9 Tipos de dependências Mandatória Mandatória Discricionária Discricionária Externa Externa

10 Método do Diagrama de Precedência ( PDM) Nós representam as atividades. Nós representam as atividades. Setas representando as dependências. Setas representando as dependências. 4 tipos de dependências: 4 tipos de dependências: Finish to Start Finish to Start Finish to Finish Finish to Finish Start to Start Start to Start Start to Finish Start to Finish

11 Método do Diagrama de Linhas (ADM) Setas representando as atividades (AOA) Setas representando as atividades (AOA) Nós representando as dependências Nós representando as dependências Utiliza apenas dependência Finish to Finish. Utiliza apenas dependência Finish to Finish.

12 Caminho crítico É o maior caminho através da rede. É o maior caminho através da rede. Representa a menor quantidade de tempo em que o projeto pode terminar. Representa a menor quantidade de tempo em que o projeto pode terminar.

13 Estimativa de recursos da atividade É o processo que determina que recursos e respectivas quantidades devem ser utilizadas e quando estes recursos deverão estar disponíveis. É o processo que determina que recursos e respectivas quantidades devem ser utilizadas e quando estes recursos deverão estar disponíveis.

14 Estimativa da duração das atividades É o processo que identifica e documenta o numero de períodos de trabalho que serão necessários para completar cada atividade relacionada. É o processo que identifica e documenta o numero de períodos de trabalho que serão necessários para completar cada atividade relacionada.

15 Ferramentas e técnicas Julgamento de especialista Julgamento de especialista Estimativa por analogia Estimativa por analogia Estimativa paramétrica Estimativa paramétrica Estimativa de 3 pontos. Estimativa de 3 pontos.

16 Desenvolvimento do cronograma É o processo que determina as datas de início e término para as atividades do projeto. Estas datas devem ser realistas para que o projeto termine no prazo. É o processo que determina as datas de início e término para as atividades do projeto. Estas datas devem ser realistas para que o projeto termine no prazo.

17 Leads e Lags Leads: Modificação na relação lógica entre as atividades que permite uma aceleração. Leads: Modificação na relação lógica entre as atividades que permite uma aceleração. Ex: a entrega do material foi feita 2 dias antes do prazo. Ex: a entrega do material foi feita 2 dias antes do prazo. Lags: Modificação na relação lógica entre as atividades que permite um atraso na tarefa sucessora. Lags: Modificação na relação lógica entre as atividades que permite um atraso na tarefa sucessora. Ex: são necessários 3 dias após a colocação do concreto para que possa ser pintada a parede. Ex: são necessários 3 dias após a colocação do concreto para que possa ser pintada a parede.

18 Conceitos relativos as datas Early start date ( ES): é a data mais cedo que uma atividade pode ser iniciada caso sejam obedecidas as durações estimadas de todas as antecessoras. Early start date ( ES): é a data mais cedo que uma atividade pode ser iniciada caso sejam obedecidas as durações estimadas de todas as antecessoras. Early Finish date ( EF): é a data mais cedo que a atividade pode ser finalizada, começando na ES e com a sua duração obedecida. Early Finish date ( EF): é a data mais cedo que a atividade pode ser finalizada, começando na ES e com a sua duração obedecida.

19 Late Finish date ( LF): é a data mais tarde que uma atividade pode terminar, sob pena de se atrasar a data de termino do projeto. Late Finish date ( LF): é a data mais tarde que uma atividade pode terminar, sob pena de se atrasar a data de termino do projeto. Late Start date ( LS): é a data mais tarde que uma atividade pode começar, de modo a poder encerrar em sua LF. Late Start date ( LS): é a data mais tarde que uma atividade pode começar, de modo a poder encerrar em sua LF.

20 Controle de cronograma Determina o status atual do cronograma do projeto. Determina o status atual do cronograma do projeto. Influência os fatores que geram mudanças no cronograma para garantir que estas mudanças sejam benéficas. Influência os fatores que geram mudanças no cronograma para garantir que estas mudanças sejam benéficas. Determina que as alterações aprovadas no cronograma forma realizadas. Determina que as alterações aprovadas no cronograma forma realizadas. Gerencia as mudanças quando e como elas ocorrem. Gerencia as mudanças quando e como elas ocorrem.


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