A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

H ST R A. BANDEIRA DO IMPÉRIO Mudanças sociais 1850 – Lei Eusébio de Queiroz: determina o fim do tráfico de escravos; 1850 – Lei Eusébio de Queiroz:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "H ST R A. BANDEIRA DO IMPÉRIO Mudanças sociais 1850 – Lei Eusébio de Queiroz: determina o fim do tráfico de escravos; 1850 – Lei Eusébio de Queiroz:"— Transcrição da apresentação:

1 H ST R A

2

3 BANDEIRA DO IMPÉRIO

4

5 Mudanças sociais 1850 – Lei Eusébio de Queiroz: determina o fim do tráfico de escravos; 1850 – Lei Eusébio de Queiroz: determina o fim do tráfico de escravos; 1871 – Lei do Ventre Livre; 1871 – Lei do Ventre Livre; 1885 – Lei do Sexagenário; 1885 – Lei do Sexagenário; 1888 – Lei Áurea – Lei Áurea. Consequência: forte incentivo à imigração europeia. Consequência: forte incentivo à imigração europeia. Não se preocupa com a inserção do ex-escravo na sociedade; Não se preocupa com a inserção do ex-escravo na sociedade; Pretendia acalmar as tensões sociais abolicionistas Pretendia acalmar as tensões sociais abolicionistas

6 A queda da monarquia O retorno vitorioso dos soldados da Guerra do Paraguai contrasta com a falta de apoio de D. Pedro II ao exército; O retorno vitorioso dos soldados da Guerra do Paraguai contrasta com a falta de apoio de D. Pedro II ao exército; O apoio de D. Pedro II à maçonaria, contrastava com as determinações da Igreja em proibir qualquer relação entre os fiéis e tal organização. O apoio de D. Pedro II à maçonaria, contrastava com as determinações da Igreja em proibir qualquer relação entre os fiéis e tal organização. O fortalecimento da oligarquia cafeeira, bem como o seu descontentamento pela perda da propriedade, com o fim da escravidão. O fortalecimento da oligarquia cafeeira, bem como o seu descontentamento pela perda da propriedade, com o fim da escravidão. Não há um forte movimento popular para derrubar a monarquia e instituir a república no Brasil Não há um forte movimento popular para derrubar a monarquia e instituir a república no Brasil

7 Proclamação da República (15/11/1889) República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. República da Espada: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto – ocorre a consolidação da República. 1ª Constituição Republicana (1891): voto aberto / 3 poderes / excluiu do voto: mulheres, mendigos, analfabetos / presidencialismo. 1ª Constituição Republicana (1891): voto aberto / 3 poderes / excluiu do voto: mulheres, mendigos, analfabetos / presidencialismo. Floriano Peixoto assume o poder com a saída de Deodoro, em 1891 e precisa enfrentar a Revolta da Armada (RJ) e a Revolução Federalista (RS e SC). Floriano Peixoto assume o poder com a saída de Deodoro, em 1891 e precisa enfrentar a Revolta da Armada (RJ) e a Revolução Federalista (RS e SC). Nesse contexto ocorre a mudança do nome de Desterro, para Florianópolis. Nesse contexto ocorre a mudança do nome de Desterro, para Florianópolis.

8 O Coronelismo: poder dos coronéis = fazendeiros com poder político a política do café-com-leite (SP e MG) a política do café-com-leite (SP e MG) voto de cabresto, fraudes eleitorais voto de cabresto, fraudes eleitorais Coronel: poder local, base da política do café- com-leite. Coronel: poder local, base da política do café- com-leite.

9

10

11 Movimentos rurais A Guerra de Canudos ( ) - NE : pobreza, miséria e exploração - Antônio Conselheiro: líder messiânico - Exército destruiu Canudos A Guerra de Canudos ( ) - NE : pobreza, miséria e exploração - Antônio Conselheiro: líder messiânico - Exército destruiu Canudos O Contestado ( ) O Contestado ( ) - terras disputadas por PR e SC; - terras disputadas por PR e SC; - construção de ferrovia SP-RS - construção de ferrovia SP-RS - contexto social: miséria, descaso, exploração - contexto social: miséria, descaso, exploração - liderança de José Maria - liderança de José Maria O Cangaço - bandos armados no NE, saqueavam fazendas: justiça com as próprias mãos - Lampião: mais famoso O Cangaço - bandos armados no NE, saqueavam fazendas: justiça com as próprias mãos - Lampião: mais famoso

12

13

14

15 MESSIANISMO

16 Movimentos urbanos Reforma Urbana no Rio de Janeiro - Estilo de vida e arquitetura da Europa - O período da Belle Époque Reforma Urbana no Rio de Janeiro - Estilo de vida e arquitetura da Europa - O período da Belle Époque A Revolta da Vacina (1904) - Rio de Janeiro: crise, desemprego e descontentamento popular - Vacinação obrigatória contra a Varíola - Violência de rua: confrontos, prisões A Revolta da Vacina (1904) - Rio de Janeiro: crise, desemprego e descontentamento popular - Vacinação obrigatória contra a Varíola - Violência de rua: confrontos, prisões Revolta da chibata (1910) Revolta da chibata (1910) - revolta de marinheiros contra as condições de trabalho e o autoritarismo. - revolta de marinheiros contra as condições de trabalho e o autoritarismo.

17

18

19 Movimento da década de 1920 Tenentismo: Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, movimento de SP, Coluna Prestes - os tenentes exigiam a moralização política. Tenentismo: Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, movimento de SP, Coluna Prestes - os tenentes exigiam a moralização política. Semana de Arte Moderna de 1922: rompimento com o tradicional e busca de valores artísticos nacionais Semana de Arte Moderna de 1922: rompimento com o tradicional e busca de valores artísticos nacionais Surgimento do Partido Comunista Brasileiro Surgimento do Partido Comunista Brasileiro

20 Era Vargas ( 1930 – 1945) fases de governo Era Vargas ( 1930 – 1945) fases de governo Governo Provisório ( ); Governo Provisório ( ); Governo Constitucional ( ); Governo Constitucional ( ); Estado Novo ( ) Estado Novo ( )

21 Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram- se pelo nacionalismo e populismo. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram- se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de Sob seu governo foi promulgada a Constituição de Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Revolução de 1930 e entrada no poder Revolução de 1930 e entrada no poder

22 Enviou Olga Benário, esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista. Enviou Olga Benário, esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo.

23 Realizações Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. GV investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). GV investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar. Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

24 História. Era Vargas através das imagens

25

26 História

27 17 História. Aula 01 Uma leitura da Era Vargas através das imagens

28 Entrada do Brasil na 2º Guerra Mundial ao lado dos Aliados

29 História. Aula 01 Uma leitura da Era Vargas através das imagens

30 16

31 Vargas criou uma emenda constitucional que permitia a criação de partidos políticos e anunciava novas eleições para Vargas criou uma emenda constitucional que permitia a criação de partidos políticos e anunciava novas eleições para Nesse meio tempo surgiram as seguintes representações partidárias: o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Democrata (PSD), ambos redutos de apoio a Getúlio Vargas; a União Democrática Nacional (UDN), agremiação de direita opositora de Vargas; e o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que saiu da ilegalidade decreta Nesse meio tempo surgiram as seguintes representações partidárias: o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Democrata (PSD), ambos redutos de apoio a Getúlio Vargas; a União Democrática Nacional (UDN), agremiação de direita opositora de Vargas; e o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que saiu da ilegalidade decreta Os que eram contrários a saída de Vargas, organizaram- se no chamado Movimento Queremista. Os que eram contrários a saída de Vargas, organizaram- se no chamado Movimento Queremista. Vargas foi deposto por militares em Vargas foi deposto por militares em 1945.

32

33 Governo Dutra ( ) Conjuntura internacional: Guerra Fria (influencia todos os governos, do fim da Era Vargas até o fim da ditadura) Conjuntura internacional: Guerra Fria (influencia todos os governos, do fim da Era Vargas até o fim da ditadura) Constituição promulgada de 1946: Regime democrático, presidencialista e republicano; Constituição promulgada de 1946: Regime democrático, presidencialista e republicano; Dutra não aumenta os salários, fecha o PCB e proíbe greves e manifestações; Dutra não aumenta os salários, fecha o PCB e proíbe greves e manifestações; Plano SALTE (saúde, alimentação, transporte e energia; Plano SALTE (saúde, alimentação, transporte e energia; Dutra gasta as reservas comprando produtos supérfluos e não investe em empresas nacionais; Dutra gasta as reservas comprando produtos supérfluos e não investe em empresas nacionais;

34 Volta de Vargas ( ) Apaga a figura de ditador e retoma a nacionalismo e o amparo aos trabalhadores; Apaga a figura de ditador e retoma a nacionalismo e o amparo aos trabalhadores; Através da campanha O petróleo é nosso, cria a Petrobrás em Através da campanha O petróleo é nosso, cria a Petrobrás em Governo propõe a Lei de Lucros Extraordinários e dobra o salário mínimo; Governo propõe a Lei de Lucros Extraordinários e dobra o salário mínimo; Imprensa e UDN atacam Vargas: em 5 de agosto de 1954, Carlos Lacerda, oposicionista, sofre atentado na rua Toneleiros; Imprensa e UDN atacam Vargas: em 5 de agosto de 1954, Carlos Lacerda, oposicionista, sofre atentado na rua Toneleiros; Diante das pressões, escreve uma carta- testamento e se suicida com um tiro no peito; Diante das pressões, escreve uma carta- testamento e se suicida com um tiro no peito;

35

36 História. Aula 01 Uma leitura da Era Vargas através das imagens

37

38

39 Juscelino Kubitschek ( ) Lema: crescer 50 anos em 5; Plano de Metas: energia, transporte, alimentação, indústrias de base e educação; Lema: crescer 50 anos em 5; Plano de Metas: energia, transporte, alimentação, indústrias de base e educação; Construção de usinas hidrelétricas: Furnas e Três Marias; instalação de indústrias automobilísticas; Construção de usinas hidrelétricas: Furnas e Três Marias; instalação de indústrias automobilísticas; Abertura de rodovias; ampliação da produção de petróleo; fundação da cidade de Brasília (21/04/1960); Abertura de rodovias; ampliação da produção de petróleo; fundação da cidade de Brasília (21/04/1960); Aumento da dívida; multinacionais controlam importantes setores da economia; Aumento da dívida; multinacionais controlam importantes setores da economia; Corrupção. Corrupção. Aumento do êxodo rural. Aumento do êxodo rural. Criação da SUDENE Criação da SUDENE

40

41 Jânio Quadros – 1961 Figura personalista e carismática; seu lema era varrer a corrupção; Figura personalista e carismática; seu lema era varrer a corrupção; Promete melhorar as condições de vida do povo e combater o comunismo; na prática, torna-se autoritário e diminui o crédito aos empresários; Promete melhorar as condições de vida do povo e combater o comunismo; na prática, torna-se autoritário e diminui o crédito aos empresários; Condecorou Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul – a mais alta honraria nacional; Condecorou Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul – a mais alta honraria nacional; Renuncia ao cargo, com a intenção de ser reconduzido ao poder pelo apoio do povo, o que não acontece. Renuncia ao cargo, com a intenção de ser reconduzido ao poder pelo apoio do povo, o que não acontece.

42

43

44

45 João Goulart ( ) Estava em visita à China; Estava em visita à China; Diversos grupos garantiram sua posse, incluindo Leonel Brizola, governador do RS e líder da Campanha da Legalidade; Diversos grupos garantiram sua posse, incluindo Leonel Brizola, governador do RS e líder da Campanha da Legalidade; Foi aceita, desde que fosse adotado o sistema parlamentar; Foi aceita, desde que fosse adotado o sistema parlamentar; Um plebiscito decidiu pelo presidencialismo em 1963; Um plebiscito decidiu pelo presidencialismo em 1963; Jango restabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo e passou a controlar os lucros enviados pelas multinacionais. Jango restabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo e passou a controlar os lucros enviados pelas multinacionais. Implantou Reformas de Base Implantou Reformas de Base Fortalecimento dos Movimentos sociais: UNE e Ligas Camponesas; Fortalecimento dos Movimentos sociais: UNE e Ligas Camponesas; Oposição das elites conservadoras, Igreja e classe média Oposição das elites conservadoras, Igreja e classe média

46 Ditadura Militar ( ) Golpe Militar (31/3/1964) - apoio da classe média, igreja, EUA, elite: tinham medo do comunismo - assume a presidência o marechal Castelo Branco Golpe Militar (31/3/1964) - apoio da classe média, igreja, EUA, elite: tinham medo do comunismo - assume a presidência o marechal Castelo Branco O Governo Militar ( ) – Implantação da Ditadura Militar - uso da repressão / investigação (SNI), censura - bipartidarismo: ARENA X MDB - prisões / tortura / exílio (artistas e políticos) - oposição armada ao regime militar: guerrilha urbana e rural O Governo Militar ( ) – Implantação da Ditadura Militar - uso da repressão / investigação (SNI), censura - bipartidarismo: ARENA X MDB - prisões / tortura / exílio (artistas e políticos) - oposição armada ao regime militar: guerrilha urbana e rural Governo Militar - Milagre econômico : crescimento sem distribuição de renda e aumento da dívida externa - influência dos EUA - protestos e passeatas Governo Militar - Milagre econômico : crescimento sem distribuição de renda e aumento da dívida externa - influência dos EUA - protestos e passeatas

47 A rede globo de televisão é criada em abril de 1965

48

49 Cultura na década de Cinema Novo: crítica a miséria do país e a realidade do Brasil - Músicas de protesto e alienadas Cultura na década de Cinema Novo: crítica a miséria do país e a realidade do Brasil - Músicas de protesto e alienadas Crise do Regime Militar no Brasil Crise do Regime Militar no Brasil - Desgaste : fim do milagre econômico : inflação, desemprego, salários baixos, aumento da dívida externa - Desgaste : fim do milagre econômico : inflação, desemprego, salários baixos, aumento da dívida externa - Longa permanência dos militares no poder - Longa permanência dos militares no poder - Abertura lenta e segura - Abertura lenta e segura - Greves no ABC (1978) – líder Lula - Greves no ABC (1978) – líder Lula - Lei da Anistia (1979): perdão dos crimes políticos e retorno dos exilados - Lei da Anistia (1979): perdão dos crimes políticos e retorno dos exilados - Oposição dos militares linha dura ao processo de abertura política - Oposição dos militares linha dura ao processo de abertura política - Pluripartidarismo: direita unida, esquerda fragmentada. - Pluripartidarismo: direita unida, esquerda fragmentada. - Eleições de 1982: vitórias do PMDB (oposição) - Eleições de 1982: vitórias do PMDB (oposição)

50 Redemocratização e Governo Sarney - Campanha das Diretas Já (1884) - Eleições Indiretas Tancredo x Paulo Maluf - Tancredo morre antes de assumir e o vice-presidente Sarney torna-se presidente Redemocratização e Governo Sarney - Campanha das Diretas Já (1884) - Eleições Indiretas Tancredo x Paulo Maluf - Tancredo morre antes de assumir e o vice-presidente Sarney torna-se presidente Governo Sarney ( ) - Plano Cruzado: salários e preços congelados - Fracasso e volta da inflação - Constituição de 1988: garantias e respeito aos direitos dos cidadãos Governo Sarney ( ) - Plano Cruzado: salários e preços congelados - Fracasso e volta da inflação - Constituição de 1988: garantias e respeito aos direitos dos cidadãos Eleições Diretas Collor (PRN) x Lula (PT) – 2o turno - Collor – caçador de marajás - Lula : programa popular que assustou as elites e mídia - Baixarias na campanha eleitoral e vitória de Collor Eleições Diretas Collor (PRN) x Lula (PT) – 2o turno - Collor – caçador de marajás - Lula : programa popular que assustou as elites e mídia - Baixarias na campanha eleitoral e vitória de Collor

51

52

53 Governo Collor ( ) - A Decepção - congelamento de preços e salários - confisco de saldos bancários - privatizações e abertura da economia - denúncias do irmão Pedro: corrupção e esquema PC - CPI, caras-pintadas, mobilização popular - O Impeachment de Collor: assume o vice Itamar Franco Governo Collor ( ) - A Decepção - congelamento de preços e salários - confisco de saldos bancários - privatizações e abertura da economia - denúncias do irmão Pedro: corrupção e esquema PC - CPI, caras-pintadas, mobilização popular - O Impeachment de Collor: assume o vice Itamar Franco Governo Itamar Franco ( ) - Plano Real: ministro da Fazenda FHC ( Fernando Henrique Cardoso) - paridade do Real com o Dólar: 1R$ = 1US$ - crescimento das importações e aumento dos juros - queda e controle da inflação Governo Itamar Franco ( ) - Plano Real: ministro da Fazenda FHC ( Fernando Henrique Cardoso) - paridade do Real com o Dólar: 1R$ = 1US$ - crescimento das importações e aumento dos juros - queda e controle da inflação

54

55 Governo FHC (Fernando Henrique Cardoso) Privatizações das estatais - Fim do controle de preços - Fisiologismo (troca de favores) - Especulação financeira - Crise Energética (2001): o apagão - Dependência do capital externo - Pontos Positivos: queda na mortalidade Infantil e taxa de escolarização cresceu Governo FHC (Fernando Henrique Cardoso) Privatizações das estatais - Fim do controle de preços - Fisiologismo (troca de favores) - Especulação financeira - Crise Energética (2001): o apagão - Dependência do capital externo - Pontos Positivos: queda na mortalidade Infantil e taxa de escolarização cresceu Governo Lula ( ) - Fome Zero: plano para acabar com a fome no país Governo Lula ( ) - Fome Zero: plano para acabar com a fome no país - Bolsa Família - Manutenção da política econômica de FHC - Bolsa Família - Manutenção da política econômica de FHC - Criação do PAC - Criação do PAC - Crise: mensalão, máfia dos sanguessugas. - Crise: mensalão, máfia dos sanguessugas. - Melhorias da imagem no exterior: busca cadeira no CS. - Melhorias da imagem no exterior: busca cadeira no CS.

56

57

58

59

60

61 Guerra Fria

62

63 O bloco capitalista Doutrina Truman: os EUA se comprometiam em ajudar econômica e militarmente a Europa; Doutrina Truman: os EUA se comprometiam em ajudar econômica e militarmente a Europa; Plano Marshall: investimentos para recuperar a Europa, reforçando sua ligação com o continente; Plano Marshall: investimentos para recuperar a Europa, reforçando sua ligação com o continente; Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte): aliança militar para barrar o avanço dos soviéticos; Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte): aliança militar para barrar o avanço dos soviéticos;

64 O bloco comunista Pacto de Varsóvia (união militar dos países do Leste Europeu; Pacto de Varsóvia (união militar dos países do Leste Europeu; União para reconstrução econômica - COMECOM; União para reconstrução econômica - COMECOM; Em 1955 a URSS se declara detentora da bomba atômica. Em 1955 a URSS se declara detentora da bomba atômica.

65

66 Maiores Conflitos Revolução Chinesa (1949): luta nacionalista contra a opressão imperialista de Inglaterra, EUA e Japão; Revolução Chinesa (1949): luta nacionalista contra a opressão imperialista de Inglaterra, EUA e Japão; Guerra da Coréia ( ): o Norte desejava implantar o socialismo no país, o sul, com o apoio dos EUA e ONU consegue barrar o avanço; Guerra da Coréia ( ): o Norte desejava implantar o socialismo no país, o sul, com o apoio dos EUA e ONU consegue barrar o avanço; Revolução Cubana (1959): depois que a revolução é estabelecida por Fidel e Guevara, ocorre a aproximação com a URSS Revolução Cubana (1959): depois que a revolução é estabelecida por Fidel e Guevara, ocorre a aproximação com a URSS O Oriente Médio: o petróleo da região transformou-a em área desejada por ambos os lados. A região transforma-se num barril de pólvora ainda maior com a criação – pelos capitalistas – do Estado de Israel. O Oriente Médio: o petróleo da região transformou-a em área desejada por ambos os lados. A região transforma-se num barril de pólvora ainda maior com a criação – pelos capitalistas – do Estado de Israel.

67 Muro de Berlim construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) divisão do mundo em dois blocos: República Federal da Alemanha (RFA), capitalista; e República Democrática Alemã (RDA), socialista. divisão do mundo em dois blocos: República Federal da Alemanha (RFA), capitalista; e República Democrática Alemã (RDA), socialista. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, faziam parte 66,5 km de grades metálicas, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, faziam parte 66,5 km de grades metálicas, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda. Começa a ser derrubado em 9/11/1989. Começa a ser derrubado em 9/11/1989.

68 Guerra fria Guerra fria Corrida espacial; Corrida espacial; Disputas ideológicas, tecnológica e esportiva, Disputas ideológicas, tecnológica e esportiva, Decadência: burocracia pesada, corrupção no Estado, gastos elevados. Decadência: burocracia pesada, corrupção no Estado, gastos elevados. Medidas emergenciais: Glasnort e a Perestroika Medidas emergenciais: Glasnort e a Perestroika queda do Muro de Berlim – queda do Muro de Berlim – Fim da URSS – Fim da URSS – 1991.

69 Em vários momentos da história recente, os jovens corresponderam à vanguarda revolucionária, tomando a dianteira na luta contra a opressão. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta. a) Em Maio de 1968 uma greve geral rapidamente adquire significado e proporções revolucionárias, mas é desencorajada pelo Partido Comunista Francês, de orientação Stalinista, e finalmente suprimida pelo governo, que acusa os Comunistas de tramarem contra a República.

70 b ) a Primavera Árabe é uma onda de protestos que vêm ocorrendo no Oriente Médio desde dezembro de Tem havido revoluções na Tunísia e no Egito, uma guerra civil na Líbia; grandes protestos na Argélia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordânia, Síria, Omã e Iêmen e protestos menores no Kuwait, Líbano, Mauritânia, Marrocos, Arábia Saudita, Sudão e Saara Ocidental.Os protestos têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais.

71

72 c) Durante a Guerra Fria, não houve esse tipo de manifestações no lado comunista, tendo em vista a forte repressão praticada pelo Estado Soviético.

73 PRIMAVERA DE PRAGA

74 D) O Brasil, mesmo vivenciando uma ditadura militar, também experimentou um movimento de rebeldia por parte dos jovens, no ano de 1968.

75 MARCHA DOS 100 MIL

76 e) Apesar de ser um festival de música, o e) Apesar de ser um festival de música, o Woodstock, ocorrido em 1969, pode ser visto como um movimento de contestação a estrutura social e politicamente autoritária vivenciada nos EUA. Sobretudo com a influência do macarthismo e sua política de caça às bruxas.

77

78 Os militares servem para defender a república e não derrubar ditadores, constituir uma democracia ou tornar um mundo melhor para todos. Embora, em determinadas ocasiões, esses sejam objetivos nobres, não podem ser uma atividade de uma sociedade livre e democrática, caso contrário ela deixará de ser uma república e se tornará um império. (Michael Moore) A respeito da ação dos EUA frente aos conflitos mundiais nas últimas décadas, assinale a alternativa CORRETA.

79 (a ) As atuais políticas externas dos EUA em nada se assemelham a Doutrina Monroe (América para os americanos) do século XIX e a política do Big Stick de T. Roosevelt, do início do século XX. (b) A condenação do deposto presidente do Iraque, Saddam Hussein, é uma prova de que foram encontradas armas de destruição em massa em solo iraquiano, o que também explica a recente retirada dos soldados americanos daquele país. (c) As ações militares promovidas pelos EUA nos conflitos do Oriente Médio nem sempre de acordo com as determinações da ONU e não expressam a vontade de todo o povo estadunidense. d) Mesmo após os atentados de 11 de setembro de 2001, o presidente George W. Bush encontrou muita resistência entre os políticos para legitimar as ações militares no Afeganistão. (e) Por não ter recebido apoio do presidente George W. Bush para os seus ataques aos palestinos e mais recentemente aos libaneses, o Estado de Israel tornou-se um dos maiores inimigos dos EUA no Oriente Médio.

80 (32) Mesmo após os atentados de 11 de setembro de 2001, o presidente George W. Bush encontrou muita resistência entre os políticos para legitimar as ações militares no Afeganistão. (64) Por não ter recebido apoio do presidente George W. Bush para os seus ataques aos palestinos e mais recentemente aos libaneses, o Estado de Israel tornou- se um dos maiores inimigos dos EUA no Oriente Médio. (128) Os candidatos Barack Obama e John Mccain terão como desafios acabar com as desigualdades do Norte, diferente do que acontece no Sul industrializado.


Carregar ppt "H ST R A. BANDEIRA DO IMPÉRIO Mudanças sociais 1850 – Lei Eusébio de Queiroz: determina o fim do tráfico de escravos; 1850 – Lei Eusébio de Queiroz:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google