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Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação P AR.

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Apresentação em tema: "Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação P AR."— Transcrição da apresentação:

1 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação P AR

2 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR

3 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um Programa Estratégico do PDE, instituído pelo Decreto de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia. O Plano de Ações Articuladas – PAR é uma ferramenta de gestão à disposição dos municípios, estados e do Distrito Federal para o planejamento de suas respectivas políticas de educação, sendo plurianual e propondo ações a serem implementadas em um período de quatro anos. A etapa atual envolve os anos de 2011 a 2014.

4 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR Assim, o PAR se constitui em importante instrumento para promover a melhoria da qualidade da educação básica pública no Brasil. Entretanto, a educação é uma responsabilidade de todos e para que o PAR tenha efetividade, a sociedade precisa participar ativamente de sua elaboração e execução, cabendo aos gestores institucionalizar e mobilizar o Comitê Local O PAR é multidimensional e sua temporalidade o protege daquilo que tem sido o maior impeditivo do desenvolvimento do regime de colaboração: a descontinuidade das ações, a destruição da memória do que foi adotado, a reinvenção, a cada troca de equipe, do que já foi inventado. Em outras palavras, a intermitência.

5 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR Roteiro do PAR A dinâmica do PAR tem três etapas: o diagnóstico da realidade da educação local e a elaboração do plano são as primeiras etapas e estão na esfera do município/estado. A terceira etapa é a análise técnica, feita pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e pelo FNDE. Depois da análise técnica, o município assina eletronicamente um Termo de Compromisso, do qual constam as subações aprovadas com a quantidade e valor a ser transferido

6 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Neste momento, levando em consideração que em muitos municípios houve troca de gestão e que algumas inconsistências foram encontradas no PAR, ocorrerá a atualização das informações do PAR municipal, propondo adequações no seu Plano. Recomenda-se que a elaboração e atualização do PAR sejam realizadas coletivamente pela Equipe Local (que elabora e revisa o PAR), e o Comitê Local (que tem a tarefa de acompanhar o desenvolvimento e a execução das ações) e não apenas por um técnico ou por profissionais alheios à equipe da Secretaria de Educação do município. PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR

7 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação PAR - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS Gestão Educacional Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar Práticas Pedagógicas e Avaliação Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos As Dimensões do PAR

8 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 2 - Atualização de dados 3 – Elaboração e atualização do diagnóstico 1 – Cadastro no SIMEC Dados da unidade no SIMEC Situação educacional da rede a partir dos indicadores Dados da unidade no SIMEC Situação educacional da rede a partir dos indicadores AÇÕES ARTICULADAS Planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das políticas públicas. AÇÕES ARTICULADAS Planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das políticas públicas. 4 – Elaboração/atualização do PAR P ROCESSO

9 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação PAR - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS 1ª. Etapa: ler e analisar o Plano de Ações Articuladas, elaborado a partir do diagnóstico da situação educacional na rede municipal. 2ª. Etapa: Inconsistências e/ou incoerências no Plano de Ação - solicitar a atualização e ajustes em subações existentes ou inclusão de nova subação. Elaborar JUSTIFICATIVA ETAPAS PARA ATUALIZAÇÃO DO PLANO Prazo para atualização do PAR: até 30 de junho de 2013 O gestor municipal e dirigente educacional do município deverão solicitar senha de acesso ao SIMEC e realizar o cadastro pelo endereço - O gestor municipal e dirigente educacional do município deverão solicitar senha de acesso ao SIMEC e realizar o cadastro pelo endereço -

10 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 1. Acessar o Simec - - com CPF e senha - Perfil Prefeito ou Dirigente Municipal de Educa ç ão, usando o navegador Mozilla Firefox;http://simec.mec.gov.br/ Orienta ç ões para Acesso ao Simec

11 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 1.Para prefeitos e dirigentes que não têm senha, é necess á rio clicar em e indicar o m ó dulo PAR e preencher o cadastro;

12 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 2. No caso dos dirigentes municipais de educa ç ão, h á a necessidade de que, assim que tenham feito o cadastro no Simec, encaminhem para com seus dados (nome, CPF, munic í pio e UF) e anexo da Portaria ou ato Legal correspondente, de sua nomea ç ão ao cargo; e no cadastro do dirigente municipal de educa ç ão, o perfil ser á de 4. No momento do preenchimento do cadastro é IMPORTANTE informar um e- mail v á lido, pessoal ou institucional de uso exclusivo do solicitante, que seja acessado constantemente, pois a senha para acesso ao PAR ser á enviada para o informado. 3. No cadastro do prefeito municipal, o perfil será de

13 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Para acessar o m ó dulo PAR, clique na aba PAR e escolha a op ç ão de.

14 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Orienta ç ões Espec í ficas para a Atualiza ç ão do PAR 1. Com CPF e senha de Prefeito ou de Dirigente Municipal de Educa ç ão, acessar o sistema >m ó dulo PAR >Visualiza ç ão> Á rvore e selecione a caixa atualiza ç ão do PAR.

15 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 2. O primeiro procedimento é o preenchimento da Justificativa, apresentando dados e informa ç ões que indiquem a necessidade de atualiza ç ão do PAR; UF - Município

16 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 3. Ap ó s o preenchimento da justificativa, clicar em Passos para a Atualiza ç ão Passo 01 – Dados da Unidade - ATUALIZAR ou VALIDAR os dados da unidade.

17 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 1.O munic í pio deve validar os dados j á inseridos em todas as abas dos dados da Unidade ou editar os campos para atualiza ç ão. Ap ó s conferir os dados ou atualizar, clicar em gravar.

18 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Passo 02 – Questões Pontuais - ATUALIZAR ou VALIDAR as questões pontuais. É necess á rio anexar os documentos solicitados nas questões, vigentes e salvos em arquivo com formato PDF. Importante Pesquisas sobre a existência de sistemas, planos e conselhos municipais de educação, dos municípios em Análise, no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle - Plano de Ações Articuladas (SIMEC- PAR), observaram alguns problemas nos arquivos inseridos pelos municípios, os quais necessitam de ser revistos - retirados e inseridos atos legais válidos. Os anexos que apresentam constantemente problemas são: 1.Arquivo anexado não é Ato Legal; 2.Arquivo do Ato Legal não abre; 3.Arquivo do Ato Legal é incompleto; 4.Atos legais anteriores à LDB (1996). 5.Arquivo legal não trata do assunto (anexado outro tipo de legislação). A atualização é o momento que permitirá ao município corrigir tais problemas, qualificando as informações constantes no PAR.

19 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

20 Ap ó s repassar todas as questões, validar o preenchimento e voltar para a Atualiza ç ão;

21 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Passos 03 – Valida ç ão das Altera ç ões - Todas as altera ç ões devem ser discutidas e validadas com a equipe local e com o Comitê Local;

22 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Passos 04 – IDEB – Serão disponibilizadas as metas previstas para o IDEB e um campo para o munic í pio registrar as a ç ões do PAR que colaboraram para a evolu ç ão do IDEB, ou as que são necess á rias para a sua melhoria, no caso do não atingimento das metas.

23 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Modelos de preenchimento: Ex. quando o IDEB do munic í pio atingiu ou superou a meta: O munic í pio xx com IDEB verificado, no ano de 2007, em xxx e meta para 2011 de xx, atingiu o í ndice de xx, demonstrando que sua evolu ç ão foi de xx%, atingindo a meta, devido ao desenvolvimento de a ç ões de xxx, xxx no que se refere à gestão educacional; xxx, xxx para a forma ç ão de professores e dos profissionais da educa ç ão b á sica; xxx,xxx para as pr á ticas pedag ó gicas e avalia ç ão e xxx,xxx para infraestrutura f í sica e materiais pedag ó gicos. Ex. quando o IDEB do munic í pio não atingiu a meta: O munic í pio xx com IDEB verificado, no ano de 2007, em xxx e meta para 2011 de xx, atingiu o í ndice de xx, não atingindo a meta, necessitando das seguintes a ç ões para a melhoria do IDEB: xxx, xxx no que se refere à gestão educacional; xxx,xxx para a forma ç ão de professores e dos profissionais da educa ç ão b á sica; xxx,xxx para pr á ticas pedag ó gicas e avalia ç ão e xxx,xxx para infraestrutura f í sica e materiais pedag ó gicos. Sugerimos a consulta a dados atualizados do censo 2010 do IBGE, tais como taxa de alfabetiza ç ão e frequência à escola.

24 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Passo 05 – Situa ç ão Atual - nesse momento, o sistema vai verificar a existência de pendências, com rela ç ão: ao monitoramento de obras; ao processo de habilita ç ão da entidade; a valida ç ão dos termos de compromisso; Qualquer pendência impedir á a continuidade do processo de atualiza ç ão do PAR;

25 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Quando não houver pendência, o sistema permitir á a continuidade da atualiza ç ão do PAR;

26 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Passo 06 – Suba ç ões para Atualiza ç ão – serão disponibilizados dois grupos de suba ç ões: Suba ç ões para serem alteradas – compreende as suba ç ões preenchidas pelo munic í pio, no momento de elabora ç ão do seu Plano e as selecionadas para serem inclu í das; Suba ç ões a serem adicionadas – compreende o conjunto de suba ç ões que não foram preenchidas pelo munic í pio e foram exclu í das pelo sistema.

27 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Caso o munic í pio tenha interesse em adicionar suba ç ões, precisa selecion á -las. À medida que as suba ç ões são selecionadas, vão sendo inclu í das no grupo de suba ç ões a serem alteradas e deverão ser preenchidas e salvas.

28 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Adquirir, por meio de assistência financeira do FNDE/MEC, mobiliário para as salas de aula das novas unidades escolares de ensino fundamental da rede municipal de ensino (conjunto aluno e conjunto professor), conforme plano elaborado Adquirir, por meio de assistência financeira do FNDE/MEC, mobiliários diversos para as novas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino, conforme plano elaborado. O munic í pio poder á incluir nesta etapa as suba ç ões e , referentes a mobili á rios para as salas de aula das novas unidades escolares, inclusive escolas em fase final de constru ç ão, que no momento da elabora ç ão do PAR, não constavam do plano de trabalho.

29 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Selecionar a suba ç ão que necessita ser alterada, clicando no í cone. Ao abrir a tela com a suba ç ão, ser á poss í vel ajustar, para os anos de 2013 e 2014, a quantidade e o cronograma f í sico. Tamb é m é poss í vel importar dados, ou seja, migrar os dados de um ano para o outro, e limpar a suba ç ão.

30 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Tamb é m nesta etapa, se houver demanda, os munic í pios que utilizam transporte escolar do tipo embarca ç ão deverão incluir e preencher a suba ç ão

31 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Ap ó s a altera ç ão ou preenchimento, cada suba ç ão atualizada deve ser encaminhada para an á lise. Essa a ç ão consiste na ú ltima etapa da atualiza ç ão. Não há possibilidade de exclusão de subações que tenham sido cadastradas no momento da elaboração do PAR.

32 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Passo 07 – Atualiza ç ão do PAR – possibilita a visualiza ç ão do extrato de todas as suba ç ões que foram atualizadas pelo munic í pio e das novas a ç ões que foram inclu í das nesta fase e precisam ser preenchidas.

33 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Organização da assistência técnica e financeira. 5 - Validação e envio do PAR 6 – Arranjos educacionais 7 – Ações próprias 8 - SIMEC/SIGARP 9 - Assinatura de termos de compromisso eletronicamente e processo de aquisição Análise técnica do MEC (mérito, técnica e financeira) Assistência técnica e financeira PPA interno do estado ou município Ações do MEC ( assistência e termo de compromisso)

34 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Creches e Quadras Escolares - PAC Atendimento para municípios contemplados no Mapa de Expansão do PAC portal.mec.gov.br/educacaoinfantil/ Uso de projetos padronizados (disponíveis em – Plano de Ações Articuladas) Proinfância: projetos próprios do tipo A (somente para grandes cidades), tipo B ou tipo C Construção de quadra com vestiário Cobertura de quadras escolares (pequena ou grande) Uso de projetos padronizados (disponíveis em – Plano de Ações Articuladas) Proinfância: projetos próprios do tipo A (somente para grandes cidades), tipo B ou tipo C Construção de quadra com vestiário Cobertura de quadras escolares (pequena ou grande) Atendimento a creches (2007 a 2012) unidades apoiadas Previsão de mais novas unidades até 2014 Atendimento a quadras e coberturas (2011 e 2012) unidades apoiadas Previsão de mais novas unidades até 2014 Atendimento a creches (2007 a 2012) unidades apoiadas Previsão de mais novas unidades até 2014 Atendimento a quadras e coberturas (2011 e 2012) unidades apoiadas Previsão de mais novas unidades até 2014

35 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação INFORMAÇÕES NO SIMEC SOBRE DADOS DA UNIDADE/Atualiz ação dos DADOS ELABORAÇÃO/ REVISÃO DO DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO EDUCACIONAL DA REDE A PARTIR DOS INDICADORES QUALITATIVOS ELABORAÇÃO/ATUALI ZAÇAO DO PAR A PARTIR DO DIAGNÓSTICO REALIZADO VALIDAÇÃO E ENVIO DO PAR PARA ANÁLISE DA EQUIPE TÉCNICA DO MEC (análise de mérito, análise técnica e financeira) ARRANJOS EDUCACIONAIS (Assistência Técnica e Financeira) ARRANJOS EDUCACIONAIS (Assistência Técnica e Financeira) CADASTRO NO SIMEC AÇÕES próprias PPA interno do Estado ou Município AÇÕES DO MEC Assistência Técnica Assistência Técnica (Termo de Cooperação) (Termo de Cooperação) Assistência Financeira Assistência Financeira ( TERMO DE COMPROMISSO ) AÇÕES próprias PPA interno do Estado ou Município AÇÕES DO MEC Assistência Técnica Assistência Técnica (Termo de Cooperação) (Termo de Cooperação) Assistência Financeira Assistência Financeira ( TERMO DE COMPROMISSO ) SIMEC/SIGARP Termo de Compromisso - Registro de atas no SIGARP SIMEC/SIGARP Termo de Compromisso - Registro de atas no SIGARP ASSINATURA DE TERMOS DE COMPROMISSO ELETRONICAMENTE E PROCESSO DE AQUISIÇÃO no Planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das políticas públicas no Planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das políticas públicas AÇÕES ARTICULADAS na Organização da ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FINANCEIRA na Organização da ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FINANCEIRA

36 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Contatos No caso de d ú vidas, consultar os documentos do PAR, dispon í veis no Portal do MEC -de-acoes-articuladas&catid=98:par-plano-de-acoes-articuladas&Itemid=235 -de-acoes-articuladas&catid=98:par-plano-de-acoes-articuladas&Itemid=235 e no Portal do FNDE INFORMA Ç ÕES SOBRE UTILIZA Ç ÃO DO SISTEMA -acesso ao sistema, senha, inser ç ão de dados: No MEC Telefones: (61) / 8336 / 8337 / No FNDE Telefones: (61) /5816/5802/5889/5812/5817/5861/5815/5818/5854/

37 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação INFORMA Ç ÕES T É CNICAS SOBRE A(S) OBRA(S) -dados do terreno, planilha or ç ament á ria, cronograma f í sico-financeiro, documentos a serem anexados etc.: FNDE – Telefones: (61) /

38 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Sobre a Habilitação da Entidade Os municípios que tiveram mudança de prefeito deverão atualizar seu cadastro na Coordenação de Habilitação de Projetos - COHAP/FNDE. Os procedimentos e orientações quanto à documentação de Habilitação para as transferências voluntárias (convênios, Termos de Compromisso ou emendas parlamentares) estão elencados na Resolução nº 10 de 31 de maio de Resolução nº 10 de 31 de maio de 2012 No sentido de viabilizar o cadastro e habilitação da entidade no FNDE, o município deve enviar os documentos abaixo relacionados, em consonância com a Resolução Nº 10 de 31 de maio de 2012, disponível no sítio Anexo 1 – Sobre a Habilita ç ão da Entidade Os munic í pios que tiveram mudan ç a de prefeito deverão atualizar seu cadastro na Coordena ç ão de Habilita ç ão de Projetos - COHAP/FNDE. Os procedimentos e orienta ç ões quanto à documenta ç ão de Habilita ç ão para as transferências volunt á rias (convênios, Termos de Compromisso ou emendas parlamentares) estão elencados na Resolu ç ão n º 10 de 31 de maio de 2012.Resolu ç ão n º 10 de 31 de maio de 2012 No sentido de viabilizar o cadastro e habilita ç ão da entidade no FNDE, o munic í pio deve enviar os documentos abaixo relacionados, em consonância com a Resolu ç ão N º 10 de 31 de maio de 2012, dispon í vel no s í tio

39 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação I Cadastro do ente federativo e do dirigente - Anexo I * constando assinatura original do prefeito; II Cópia autenticada do diploma eleitoral ou, se for o caso, cópia da publicação da portaria de nomeação ou outro instrumento equivalente, que delegue competência para representar o ente federativo; III Cópia autenticada do CPF e da Carteira de Identidade do representante legal do ente federativo; * Formulário disponível na Resolução n° 10 de 31 de maio de 2012 no site

40 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Os documentos deverão ser encaminhados, via sedex, para o seguinte endereço: Coordenação de Habilitação para Projetos Educacionais – COHAP SBS Quadra 02 Bloco F Ed. FNDE – 12º andar. CEP: As cópias dos documentos enviados deverão estar legíveis, assinadas, datadas, e devidamente autenticadas em cartório competente. Havendo dúvidas quanto à habilitação, entrar em contato com a Coordenação de Habilitação e Análise de Projetos, por meio do ou pelos telefones: / 4770 / 4337 / 4299 / 4886 / 4490 / 4078 / 4289 / 4294 / 4296 / 4082 e 4046.

41 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Módulo Monitoramento de Obras Sobre o Cadastramento O acesso ao SIMEC - MÓDULO MONITORAMENTO DE OBRAS deve ser solicitado pelo (a) Prefeito (a) ou pelo (a) atual Secretário (a) Municipal de Educação. (A) dirigente municipal precisa encaminhar uma mensagem para a Equipe Técnica da CGIMP - -identificando- se como dirigente do município (prefeito ou secretário municipal de educação), informando nome e UF do município, e autorizando a liberação da senha para a(s) pessoa(s)

42 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação As informações do (a) engenheiro (a) / arquiteto (a) necessárias são: -nome completo; - CPF; - número de registro no CREA/CAU; - e telefone atualizados; o endereço eletrônico informado deve ser o da pessoa cujo CPF foi cadastrado, podendo ser o pessoal ou institucional, desde que seja o do usuário que está solicitando o cadastro; não pode ser de uso coletivo e nem e- mail de terceiros; - indicação da(s) obra(s) que o engenheiro (a) / arquiteto (a) irá monitorar no sistema.

43 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Cada obra deverá ter apenas uma pessoa responsável inserindo dados no SIMEC - MÓDULO MONITORAMENTO DE OBRAS. A mesma pessoa poderá ter acesso a mais de uma obra para cadastrar informações, mas não poderá haver dois técnicos inserindo dados para uma mesma obra. Para a solicitação ser acatada, a mensagem deve vir do endereço eletrônico do (a) dirigente que solicita o acesso da pessoa indicada.

44 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Quando houver substituição de engenheiros (as) / arquitetos (as), o município deve informar os dados dos técnicos que estão sendo substituídos, para que o acesso dessas pessoas ao sistema seja desativado, bem como informar o(s) novo(s) técnico(s) que será (ão) autorizado(s) a acessar o SIMEC – MÓDULO MONITORAMENTO DE OBRAS. A mensagem deverá ser encaminhada para este endereço eletrônico –

45 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação No caso de solicitação de acesso para acompanhamento, o Dirigente Municipal informa os dados da pessoa indicada (nome, CPF, e telefone atualizados), e a pessoa indicada terá acesso para consultar as obras do município cadastradas no sistema. Para fazer o cadastro no SIMEC basta seguir os procedimentos: 1)Acessar a página do SIMEC : 2) Solicitar o cadastro:

46 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a)Selecione o módulo "MONITORAMENTO DE OBRAS". b) Informe o CPF. c) Preencha os dados cadastrais. No campo , o endereço eletrônico informado deve ser o da pessoa cujo CPF foi cadastrado, podendo ser o pessoal ou institucional, desde que seja o do usuário que está solicitando o cadastro. Não pode ser de uso coletivo e nem de terceiros. d) Informe a justificativa.

47 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e) Informe o perfil desejado: Supervisor Unidade para engenheiro (a) / arquiteto (a); Consulta Unidade para prefeito (a), dirigente municipal de educação e/ou técnico(a) indicado(a) para acompanhamento da(s) obra(s) no sistema. f) Para finalizar o cadastro, clique em "Enviar". Após a liberação de acesso pela CGIMP, a senha será enviada para o cadastrado no sistema! Os dirigentes municipais - prefeito (a) e secretário (a) de educação - devem fazer o cadastro no sistema para acompanharem o monitoramento da(s) obra(s), verificando as informações inseridas pelo (a) engenheiro (a) / arquiteto (a) que foi indicado (a) pelo município para inserir os dados no sistema.

48 Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Equipe Técnica da CGIMP Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação - FNDE Telefones: (61) /4035 Endereço eletrônico:

49 FN DE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação RESPONSÁVEIS NO FNDE PELO ESTADO DO TOCANTINS: OBRAS EM EXECUÇÃO OU EM PLANEJAMENTO – APROVADA ENGENHEIRO JOSÉ CARLOS FONE: 61 – PAC II – ENGENHEIRO RONALDO: 61 –


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