A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da perda da biodiversidade aquática devido à regularização das vazões do baixo curso do rio São Francisco: Componente Ictiofauna Prof. Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da perda da biodiversidade aquática devido à regularização das vazões do baixo curso do rio São Francisco: Componente Ictiofauna Prof. Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da perda da biodiversidade aquática devido à regularização das vazões do baixo curso do rio São Francisco: Componente Ictiofauna Prof. Paulo dos Santos Pompeu (Coordenador) Departamento de Biologia Universidade Federal de Lavras

2 Eng. Dra. Hersília de Andrade e Santos Centro Federal de Tecnologia de Minas Gerais Biól. Msc. Carlos Bernardo Mascarenhas Alves Instituto Guaycuí / Projeto Manuelzão Biól. Marília Lourenço dos Santos Universidade Federal de Lavras (Bolsista AT-NS) Ceceo Chaves Universidade Federal de Lavras (Bolsista IC)

3 Modelo geral dos movimentos dos peixes migradores da bacia dos rios Paraná e São Francisco (Godinho & Pompeu, 2001).

4

5 OBJETIVO GERAL Comparar a estrutura da comunidade de peixes de lagoas do baixo curso do São Francisco, com outros dois sistemas de lagoas já estudados na bacia do São Francisco, a fim de avaliar a extensão do impacto da regularização do rio sobre a fauna de peixes, bem como auxiliar na estimativa da necessidade de uma mínima vazão de cheia que deveria ser liberada pelos reservatórios a montante.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Escolher de quatro a seis lagoas do baixo São Francisco que sejam representativas da região; Caracterizar a ictiofauna de cada uma das lagoas escolhidas, com relação à composição e estrutura da comunidade de peixes; Comparar os dados observados com dois sistemas de lagoas já conhecidos, e que apresentam diferentes graus de interferência humana sobre a sua hidrologia; Comparar entre os três sistemas as magnitudes e freqüência dos picos de cheia, avaliados através da série de vazões históricas; Correlacionar aspectos da comunidade de peixes com as variáveis hidrológicas levantadas; Propor ecológica vazão mínima ideal para o estabelecimento de cheias artificiais na região, tendo em vista os impactos da regularização das vazões sobre a fauna de peixes.

7

8

9

10

11

12 Bacia do Rio das Velhas

13 Calha principal do rio das Velhas - após as descargas da RMBH

14 Calha principal do rio das Velhas - em Lassance

15 ICTIOFAUNA DO RIO DAS VELHAS: IMPACTOS DOS USOS DA BACIA E POSSIBILIDADE DE RECUPERAÇÃO

16

17

18 Prochilodus sp. Leporinus sp.

19

20 RESULTADOS ESPERADOS Caracterização da composição e estrutura da Ictiofauna do sistema de lagoas do Baixo rio São Francisco; Caracterização da magnitude e freqüência dos picos de cheia em três sistemas de lagoas marginais da bacia do São Francisco, submetidos a diferentes regimes de regularização; Correlação regime de cheias com aspectos da comunidade de peixes de três sistemas de lagoas marginais da bacia do São Francisco; Proposição de ecológica vazão mínima ideal para o estabelecimento de cheias artificiais na região, tendo em vista os impactos da regularização das vazões sobre a fauna de peixes; Publicações em anais de congressos e de pelo menos três artigos revistas científicas Qualis A; Formação de pessoal com perfil técnico-científico, nos níveis de graduação e de pós-graduação.

21 Orçamento: ,46 Cronograma:

22 OBRIGADO


Carregar ppt "Avaliação da perda da biodiversidade aquática devido à regularização das vazões do baixo curso do rio São Francisco: Componente Ictiofauna Prof. Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google