A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BIOMASSA (SUSPENSÃO QUE CONTÉM A FLORA BACTERIANA DEPURADORA DO TANQUE AERADO) DEVE ESTAR CORRETAMENTE FLOCULADA PARA QUE A DECANTABILIDADE SEJA EFICIENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BIOMASSA (SUSPENSÃO QUE CONTÉM A FLORA BACTERIANA DEPURADORA DO TANQUE AERADO) DEVE ESTAR CORRETAMENTE FLOCULADA PARA QUE A DECANTABILIDADE SEJA EFICIENTE."— Transcrição da apresentação:

1 A BIOMASSA (SUSPENSÃO QUE CONTÉM A FLORA BACTERIANA DEPURADORA DO TANQUE AERADO) DEVE ESTAR CORRETAMENTE FLOCULADA PARA QUE A DECANTABILIDADE SEJA EFICIENTE NO PROCESSO DECANTABILIDADE

2 MÉTODO DE DETECÇÃO ÍNDICE DE MOHLMAN (OU ÍNDICE VOLUMÉTRICO DO LODO) É um índice expresso por IVL = V/M onde V é volume de lodo após 30 min de decantação (mL) e M é a massa de estrato seco no volume (g)

3 RESULTADOS ANALISADOS IVL = 60 BAIXO VALOR IVL = 100MÉDIO VALOR IVL = 300 ELEVADO VALOR IVL > 400FENÔMENO DE BULKING

4 CUIDADO COM O BULKING! No bulking, bulking, o lodo tem sedimentação difícil, mesmo com decantação prolongada. Ocorre por microrganismos filamentosos que não se aglomeram como no lodo normal. sistema de aeração e homogeneização

5 O bulking ocorre devido à natureza de certos efluentes industriais e pode ser contornado por manobras operacionais. DECANTANDO...

6 AERAÇÃO OCORRE POR CONTATO ÍNTIMO ENTRE O EFLUENTE E O AFLUENTE A camada superior saturada de O2 doa, por difusão, o oxigênio dissolvido para as camadas inferiores. A oxigenação do tanque de aeração depende de alguns fatores limitantes:

7 O VALOR DAS INTERFACES ENTRE O AR E A ÁGUA O GRADIENTE DE OXIGÊNIO ENTRE O AR E A ÁGUA O TEMPO DISPONÍVEL PARA A DIFUSÃO DO OXIGÊNIO

8 INTUMESCIMENTO DO LODO Bactérias filamentosas presentes no processo de lodos ativados no interior dos flocos formam a sua macroestrutura, contribuindo para uma boa eficiência do processo.

9 As bactérias filamentosas possuem alta capacidade de consumir a matéria orgânica e, por isso, produzem um efluente de boa qualidade.

10 E MAIS: QUANDO O NÚMERO DE BACTÉRIAS FILAMENTOSAS PERMANECER CONSTANTE SEM PREJUDICAR A SEDIMENTAÇÃO DO LODO, NÃO HAVERÁ PROBLEMAS.

11 ENTÃO... Se o número de filamentos começar a aumentar e esses filamentos se estenderem dos flocos, haverá problemas na sedimentação. INTUMESCIMENTO FILAMENTOSO DO LODO

12 MICRORGANISMOS FILAMENTOSOS MAIS FREQÜENTES EM LODOS ATIVADOS: Sphaerolius natans, Thiothris, Beggiota, Michrothrix parvicella, Nocardia.

13 MICRORGANISMOS EM LODOS


Carregar ppt "A BIOMASSA (SUSPENSÃO QUE CONTÉM A FLORA BACTERIANA DEPURADORA DO TANQUE AERADO) DEVE ESTAR CORRETAMENTE FLOCULADA PARA QUE A DECANTABILIDADE SEJA EFICIENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google