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Presidente Executivo do IBRI

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Apresentação em tema: "Presidente Executivo do IBRI"— Transcrição da apresentação:

1 Presidente Executivo do IBRI
A atividade de Relações com Investidores e sua importância para o Mercado de Capitais Geraldo Soares Presidente Executivo do IBRI Sócio-fundador da S2 Comunicação Integrada, consultoria de comunicação fundada há 16 anos e presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Abracom, para o biênio 09 março 2007

2 Programa/Objetivos da Apresentação
Hoje falaremos sobre: Revolução no mercado de Capitais no Brasil. O IBRI no Mercado de Capitais O que é RI (Relações com Investidores)? O papel do Profissional de RI.

3 Programa/Objetivos da Apresentação
Revolução no mercado de Capitais no Brasil. O IBRI no Mercado de Capitais O que é RI (Relações com Investidores)? O papel do Profissional de RI.

4 A revolução do Mercado de Capitais no Brasil
* 1976: Criação da CVM e Nova lei das Sociedades Anônimas: Lei 6404/76; * Instrução CVM 202 (dez/93) institui a figura do Diretor de Relações com Mercado; * Fundação do IBRI – 5/jun/97 – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores; * Revista RI – mar/98 – Primeira Revista especializada em Relações com Investidores no Brasil;

5 A evolução do Mercado de Capitais no Brasil
* Instrução CVM 309 (jun/99) altera o nome de Relações com Mercado para Relações com Investidores; * Implantação do Novo Mercado pela Bovespa em dez/00; * Instrução CVM 358 (jan/02) regula as informações sobre fato relevante, além da negociação de papéis por pessoas da própria empresa com acesso a informações privilegiadas; * Instrução CVM 400 (dez/03) dispõe sobre as ofertas públicas de valores mobiliários nos mercados primário e secundário. * Mercado buscando a auto-regulação: Criação do CODIM em abr/05:

6 O Mercado de Capitais e seus players
EMPRESA BOVESPA CVM ANBID ANCOR ABERTURA DE CAPITAL INÍCIO DE NEGOCIAÇÃO IBGC BOVESPA ABRASCA IBRI CVM INVESTIDORES ANBID BOVESPA CVM ANCOR ABRASCA IBRI INI APIMEC IBGC ABRAPP

7 A evolução do Mercado de Capitais no Brasil
Alguns números do Mercado de Capitais: * Participação de Pessoas Físicas no volume financeiro diário negociado na Bovespa = 18% = 25% * Empresas registradas nos níveis diferenciados de Governança Corporativa da Bovespa (Fev/07) (% capitalização mercado) Novo Mercado = 51 empresas -> 14% Nível 2 = 14 empresas -> 4% Nível 1 = 36 empresas -> 41% Tradicional = 300 empresas -> 41%

8 Revolução no mercado de Capitais no Brasil
Evolução dos IPO’s

9 Revolução no mercado de Capitais no Brasil
Nº de Empresas nos Segmentos Diferenciados de Governança Corporativa da Bovespa * até 1/mar

10 Volume Médio Diário Negociado na Bovespa
Revolução no mercado de Capitais no Brasil Volume Médio Diário Negociado na Bovespa

11 Valor de Mercado das Cias.Listadas
Revolução no mercado de Capitais no Brasil Valor de Mercado das Cias.Listadas Jan/2007 – 77,3% do PIB 1995 a 2004 – 33% do PIB (média)

12 Revolução no mercado de Capitais no Brasil
COMPARAÇÃO - IGC x IBOVESPA x IBRX50

13 Programa/Objetivos da Apresentação
Revolução no mercado de Capitais no Brasil. O IBRI no Mercado de Capitais O que é RI (Relações com Investidores)? O papel do Profissional de RI.

14 O IBRI no Mercado de Capitais
Missão do IBRI: contribuir para o crescimento e valorização da função e do profissional de RI. Entidade de direito privado, sem fins lucrativos presente há 10 anos no mercado de capitais brasileiro. Associado ao IIRF – International Investor Relations Federation Sócio-fundador da S2 Comunicação Integrada, consultoria de comunicação fundada há 16 anos e presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Abracom, para o biênio

15 Estrutura do IBRI Conselho de Administração Diretoria Executiva
Vice-Presidências – SP/RJ/MG 4 Diretorias Específicas Órgãos e Comissões do IBRI: Conselho Fiscal Comitê de Ética Comissão Técnica Comissão de Divulgação Comissão Internacional Comissões Externas Comissão de Novos Associados Comissão de Desenvolvimento Profissional

16 Realizações do IBRI Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais: Realizado anualmente, é o maior evento no âmbito do setor na América Latina. 9ª Edição em 2007; Encontros Informais: Estimular a convivência e troca de idéias da comunidade de RI; Seminários e Cursos: mais de 90 realizações envolvendo a participação de mais de participantes; Coordenação do CODIM (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado), em conjunto com a Apimec

17 Realizações do IBRI Eventos Internacionais
“Brazil Day” em Nova Iorque – caminha para 4ª edição “Tarde de Brasil en Latibex” (Madrid): 2ª edição em 2006. MBA de RI em conjunto com a Fipecafi/USP: Pioneiro na América Latina. Em 2007 iniciará a 7ª Turma. Pesquisas e Enquetes sobre RI Espaço na Mídia: Coluna Institucional em Jornal de Finanças e Espaço para publicação de artigos de profissionais de RI em revistas especializadas.

18 Representatividade Das companhias de capital aberto, mais de 100 possuem seus profissionais de RI associados ao Instituto. Cerca de 90% da capitalização de mercado. Além desse público, cerca de 40 empresas possuem representantes no Instituto, entre entidades, corretoras, bancos de investimento, editoras e consultorias.

19 Principais Convênios IBRI / Bovespa Guia do Profissional de RI
IBRI / CVM Comitê de Educação da CVM IBRI / Bovespa Guia do Profissional de RI IBRI / Fipecafi-USP MBA de RI IBRI / Instituto Chiavenato Divulgação Acadêmica de RI IBRI / Pinheiro Neto Advogados Boletim Jurídico

20 Canais de comunicação do IBRI
Portal IBRI – Revista RI (gratuita ao associado) IBRI News Coluna e artigo no jornal “Valor Econômico” e “Mesa Redonda” na revista “Investidor Institucional” Livraria Impressa e Virtual (+ de 80 títulos)

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22 Programa/Objetivos da Apresentação
Revolução no mercado de Capitais no Brasil. O IBRI no Mercado de Capitais O que é RI (Relações com Investidores)? O papel do Profissional de RI.

23 Conselho de Administração e Diretoria
O que é RI ? Conselho de Administração e Diretoria Relações com Investidores Criação de Valor para o Acionista Redução do Custo de Capital Objetivo: Fornecer ao mercado de capitais informações transparentes, tempestivas e confiáveis sobre as operações da empresa.

24 RI: Principais atividades
Desenvolvimento interno da Cultura de Companhia Aberta; Divulgação de informações Obrigatórias; Relacionamento com Órgãos Reguladores; Divulgação de Informações Voluntárias ao Mercado; Monitoração dos Serviços aos Acionistas e respectivas Assembléias; Relacionamento com as Bolsas de Valores e Mercado de Balcão;

25 RI: Principais atividades
Reuniões com Analistas de Investimento, Acionistas e Investidores Potenciais; Acompanhamento das Avaliações feitas sobre a Companhia; Relacionamento com a Imprensa especializada; Acompanhamento das condições de negociação dos valores mobiliários da companhia (liquidez); Levantamentos de “Inteligência de Mercado”.

26 RI baseado na Governança Corporativa
TRANSPARÊNCIA Compromisso com a Informação espontânea, ágil e direta PRESTAÇÃO DE CONTAS Responsabilidade na prestação de informações EQÜIDADE Tratamento justo e indiscriminado aos grupos minoritários SUSTENTABILIDADE Responsabilidade Social nas práticas Corporativas

27 RI na ponta do fluxo de informação
Conselho de Administração Define e Acompanha as Metas estratégicas COMITÊS DE GESTÃO Diretoria Executiva Implementa e realiza a Gestão das metas estratégicas Produção, Vendas e Financeiro Persegue as metas estratégicas Controle Padroniza, Controla e checa os resultados RI Interpreta e Divulga as Informações COMUNIDADE FINANCEIRA

28 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Não invente. Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

29 Transparência = Desejo de Informar
Relatório Anual; Publicação trimestral; Teleconferências; Envio de comunicados aos usuários; Reuniões públicas em todas as regionais da Apimec; Site de Relações com Investidores (vários idiomas); Disponibilização de informações no site de RI; Roadshows anuais no exterior (EUA e Europa); CRM em RI; Análise Gerencial da Operação Balanço Social (Novos Públicos Estratégicos); e US GAAP – Investidores Estrangeiros (Globalização). Transparência = Desejo de Informar

30 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Não invente. Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

31 Website de RI - www.itauri.com.br O que deve conter um site de RI?
Demonstrações Contábeis Completas trimestrais desde 1996 Histórico de dividendos pagos desde 1980 Simuladores, Cotações e gráficos das ações desde 1990 Press releases, fatos relevantes e comunicados desde 1995 Cobertura dos analistas e estimativa de lucros Calendário de eventos de interesse para o ano inteiro Teleconferências trimestrais desde 1999 Apresentações desde 1999 Alert

32 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Não invente. Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

33 Públicos diferentes, demandas diferentes
Investidores Profissionais Investidores Não-profissionais Enfoque analítico nas demonstrações financeiras Foco em recompra de ações Relatório On-line Análise Gerencial da Operação Grande importância à tempestividade da informação, visão trimestral Enfoque analítico no aspecto operacional Foco em dividendos Relatório Impresso Glossário, FAQ Menor importância à tempestividade (algumas informações!)

34 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Não invente. Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

35 Exposição no Mercado Atendimento aos analistas (sell-side, dívida e buy-side); Reuniões em grupo e “One-on-One meetings”; Participação em conferências e apresentações em geral ; Confecção de earnings-releases em português e inglês; “Conference Calls” com transmissão via Internet; Atualização permanente da Homepage de RI; Apoio/Informações a acionistas e investidores individuais; Confecção de relatórios internos - feedback p/a Diretoria Executiva; Apoio a outras áreas da Cia. (controladoria, financeiro, jurídico, planejamento estratégico, comunicação interna e assessoria de imprensa)...

36 Exposição no Mercado Em relação a reuniões públicas nas Apimecs, a sua empresa pretende realizar em 2006: Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

37 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Não invente. Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

38 Formas de divulgação de Demonstrações Contábeis Anuais.
Tempestividade Formas de divulgação de Demonstrações Contábeis Anuais. Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

39 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Não invente. Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

40 Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas
Responsabilidade do RI Empresa Mercado de Capitais Áreas da Empresa Analistas Acionistas Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Investidores Mídia RI Raters Academia Outros Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado de capitais.

41 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Não invente. Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

42 Oportunidades de Mercado
A participação do investidor individual está crescendo no Brasil. Em sua percepção a demanda destes investidores no ano de 2005, em relação a 2004, teve: Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

43 Oportunidades de Mercado
A procura do investidor estrangeiro está crescendo no Brasil. Em sua percepção a demanda destes investidores no ano de 2005, em relação a 2004, teve: Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

44 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Não invente. Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

45 Inovação * Dow Jones Sustainability World Index (desde 1999)
* ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (desde 2005) * Reporte de Sustentabilidade de acordo com a metodologia do GRI (Global Reporting Initiative) * Fundos SRI * Reuniões APIMEC em todo o Brasil * Tag Along * Relatório Anual Online * CRM em RI * Quiet Period * Políticas de Divulgação e Negociação * Programa de Reinvestimento de Dividendos

46 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Não invente. Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

47 Sustentabilidade Performance Financeira Criação de Valor Perpetuidade Competitividade Dimensão Econômica A empresa somente é sustentável quando clientes, fornecedores, investidores...são sustentáveis. Dimensão Ambiental Dimensão Social Sustentabilidade Cidadania Corporativa Responsabilidade social Aumentar a equidade Conservar e reciclar recursos (Eco-eficiência) Reduzir desperdícios Minimizar impactos ambientais

48 RI Dimensão engajamento com Stakeholders Clientes Parceiros e
Busca permanente do desenvolvimento Respeito à diversidade Excelência no atendimento Clientes Parceiros e Fornecedores Outros Stakeholders Respeito à pessoa RI Colaboradores Acionistas Ética Transparência Autoridades Concorrência Sociedade Observância estrita às leis e aos regulamentos

49 3ª Pesquisa sobre o perfil do Profissional e da Área de RI
Divulgada em coletiva de imprensa realizada ontem 08/mar/07 Sócio-fundador da S2 Comunicação Integrada, consultoria de comunicação fundada há 16 anos e presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Abracom, para o biênio 09 março 2007

50 Crescimento no nº de profissionais com até 29 anos Faixa Etária
2000 2003 2006

51 Economia e Administração continuam sendo a maioria. Graduação
2000 2003 2006

52 Manutenção de cerca de 80% de profissionais com pós-graduação

53 Chegada de novos profissionais na área de RI
Experiência em RI 2000 2003 2006 Chegada de novos profissionais na área de RI

54 Predomínio de profissionais com mais tempo de casa
Tempo de Empresa 2000 2003 2006 Predomínio de profissionais com mais tempo de casa

55 Profissionais mais bem remunerados
Faixa Salarial – Gerente de RI 2000 2003 2006

56 Benefícios que integram a remuneração

57 IBRI - Contatos www.ibri.com.br Salim Augusto A. Ali Rodney Vergili
Superintendente do IBRI - Rodney Vergili Assessoria de Comunicação -

58 Presidente Executivo do IBRI
OBRIGADO! Geraldo Soares Presidente Executivo do IBRI Sócio-fundador da S2 Comunicação Integrada, consultoria de comunicação fundada há 16 anos e presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Abracom, para o biênio 09 março 2007


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