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Como Vencer Eleicoes Usando tecnicas de Marketing e Vendas para ganhar eleicoes Flavio Ortigao.

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1 Como Vencer Eleicoes Usando tecnicas de Marketing e Vendas para ganhar eleicoes Flavio Ortigao

2 OBJETIVO 1. Determinar uma estrategia de Marketing eleitoral 2. Determinar uma tatica de obtencao de votos

3 Receita para ganhar eleicoes 1. Descubra o que os eleitores querem 2. Ofereca isso a eles

4 1. O que querem os eleitores?

5 Quais Temas Interessam aos Eleitores? Seguranca Saude Emprego Transporte Educacao

6 O Problema eh que os eleitores nao sao homogeneos Segundo o TSE, os brasileiros (metade sao mulheres) dividem-se em tres categorias de escolaridade: 1. Primaria 63.2% 2. Media 30.5% 3. Superior 6.2%

7 Duas Categorias Se Opoem Superior CompletoNao completou o ensino medio Homen, jovem, morador do Sudeste ou Sul e de uma Capital de Estado Mulher, idosa, moradora do Nordeste e do interior Contra o jeitinho brasileiroA favor do jeitinho brasileiro Contra o voce sabe com quem esta falando A favor do voce sabe com quem esta falando Contra tratar a coisa publica como privada A favor de tratar a coisa publica como privada Antifatalista, nao acredita ou da pouca importancia ao destino Fatalista, tende a acreditar e dar muita importancia ao destino A favor da colaboracao com o Governo Contra a colaboracao com o Governo Confia mais nos amigosNao confia nos amigos Contra a Lei de TaliaoA favor da Lei de Taliao Sexualmente toleranteSexualmente intolerante Contra a Internvencao do Estado na economia A favor da intervencao do Estado na Economia Contra a CensuraA favor da Censura Fonte: A Cabeca do Brasileiro, A.C. Almeida, Ed. Record (2007)

8 PMS Seguranca Respeito, pronta-acao 190 Respeito, pronta-acao 190 Respeito, pronta-acao 190 Saude Seguro basico de Saude Liberdade de Escolha Emprego Desburocratizacao Flexibilizacao Apoio a pequena e micro empresa Desburocratizacao Flexibilizacao Apoio a pequena e micro empresa Empreendimento Transporte Transporte publico acessivel Ciclovias Transporte publico acessivel, transporte individual Ciclovias Transporte diferenciado de Qualidade Ciclovias Educacao Educacao Basica de 9 anos para todos Ninguem abandonado Aprendizagem profissional Educacao Basica de 9 anos para todos CEFET Apoio a Super Dotados Liberdade de Escolha Apoio a Inovacao Segmento 63,2%30,5%6,2% Dependencia Poder Acquisitivo Segmentacao Educacional e Propostas Politicas

9 1. Conclusao Um politico para ter sucesso tem que ter propostas claras e diferenciadas para estes 3 segmentos se quizer apoio entre eles.

10 2. Como oferecer uma proposta politica?

11 Fatores que determinam a escolha A avaliacao do governo A identidade dos candidatos O nivel de reconhecimento Competencia O potencial de crescimento

12 O processo de venda vs. eleitoral 1. Crie uma imagem publica 2. Desenvolva contatos 3. Desenvolva relacoes com seus contatos 4. Interesse o comprador 5. Venda 6. Entrege o que vendeu 7. Mantenha seu cliente 1. Crie uma imagem publica 2. Desenvolva contatos 3. Desenvolva relacoes com seus contatos 4. Interesse o eleitor 5. Ganhe o voto 6. Entrege o que prometeu 7. Mantenha seu eleitor

13 Vender 1. Ouca 2. Pergunte 3. Pense 4. Aja 5. Controle As 5 fases do processo de vendas

14 1. Ouvir Preste atencao ao interlocutor Demonstre interesse Nao interrompa Repita o que entendeu

15 Dois cenarios 1. O cliente ja decidiu comprar o produto 2. O cliente diz NAO. Venda comeca quando o cliente diz nao!

16 2. Perguntar Quais os motivos da rejeicao? Se essa questao for resolvida, entao… Alem dessa questao existem outras que impedem que voce compre o produto?

17 Esvaziando o balde… pergunte pelas objecoes afora essas objecoes, haveria outras razoes para voce nao comprar? O que esta impedindo voce de comprar o produto? Se eu resolver essas questoes, entao voce comprara?

18 3. Pense A importancia do cliente Sua verdadeira intencao Potencial futuro

19 4. Acao Apresente a proposta Peca o negocio Posso contar com o seu voto?

20 5. Controle Certifique-se Mantenha o contato

21 2. Conclusao O processo de venda eh similar ao processo eleitoral Quanto mais voce vende, mais voce vende Eh um jogo de numeros


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