A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 03 COBRE PROF: Elias Junior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 03 COBRE PROF: Elias Junior"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 03 COBRE PROF: Elias Junior
TEM AULA 03 COBRE PROF: Elias Junior

2 Conceito O Cobre é um elemento químico da família dos metais enterrosos, conhecido por sua textura macia (às vezes coberto por uma leve penugem) e sua temperatura elevada.

3 Cobre (Cu) O Cobre é encontrado na natureza na forma de pequenos anéis, de diâmetros variados (que vão se tornando mais largos conforme o uso).

4 Descobrimento O Cobre foi descoberto na antigüidade mais antiga, por um hominídeo chamado Mu-Uh-Há-Há-Há.

5 Antigüidade Recente Na época de Mu-Uh-Há-Há-Há, o Cobre havia se tornado um presente muito popular: uns davam para os outros sem muito critério. Tanta generosidade, ao longo dos séculos, levou à Primeira Crise do Cobre, por volta do Século V a. C. Por isso, o Imperador Romano Jadeianus criou a campanha de conscientização Só dê o Cobre para quem você ama.

6 Idade Média Baixa Havia grande necessidade de metais para a fabricação de espadas. O metal mais utilizado era o Ferro. Sir Roderick Wideass, confeccionou uma espada toda de Cobre, que durante um duelo que travava, o cavaleiro ficou impressionado com as fagulhas emitidas com o contato entre o Ferro e o Cobre e resolveu dedicar-se ao estudo do assunto.

7 Idade Média Baixa Wideass descobriu que o Cobre, quando em atrito com o Ferro, produz eletricidade. Foram descobertos os fios de cobre (grande fonte de renda de mendigos atualmente, que os roubam dos postes e vendem) e o Cobre estreito (ou, mais vulgarmente, "apertadinho") tornou-se muito popular.

8 A Segunda Crise do Cobre
Com o avanço da tecnologia e o uso cada vez maior da eletricidade, o Cobre tornou-se um dos metais mais necessários à existência humana. Em 1869, o quimico francês Claude Ducou, produziu acidentalmente o Bromato Oxi-Iodado de Cobalto O BrIOCo caiu no gosto popular e equilibrou o mercado

9 RESERVAS MINERAIS As reservas mundiais de cobre, medidas e indicadas, atingem atualmente cerca de 607 milhões de t de metal contido Mais de 40% das reservas mundiais estão localizadas no Chile (27%) e nos Estados Unidos (15%), Polônia (6%), Zâmbia (6%), Rússia (5%) e Peru (4%). As reservas brasileiras medidas e indicadas atingiram, em 1995, 11,6 milhões de t de cobre contido, representando 1,9% do total mundial Os países que mais utilizam o Cobre, são a Argentina, a França e a Inglaterra

10 TECNOLOGIA E PROCESSOS
Existem dois processos básicos de produção de cobre primário: O processo pirometalúrgico, E o processo hidrometalúrgico,

11 processo pirometalúrgico
A extração se dá a céu aberto ou em galerias subterrâneas. Com um teor metálico que varia normalmente entre 0,7% e 2,5%, O minério é submetido à britagem, moagem, flotação e secagem, obtendo-se o concentrado cujo teor de cobre contido já alcança 30%.

12 Processo pirometalúrgico
O concentrado é então submetido ao forno flash, de onde sai o mate com teor de 45% a 60%, e este ao forno conversor de onde obtêm-se o blister com 98,5% de cobre. Dependendo da pureza desejável para o cobre, tendo em vista a sua utilização final, o blister pode ser submetido apenas ao refino a fogo, onde se obtém cobre com 99,7% (anodo) ou ser também refinado eletrolíticamente, atingindo um grau de pureza de 99,9% (catodo).

13

14

15

16 Processo pirometalúrgico
No refino eletrolítico, obtêm-se subprodutos como ouro, prata, platina e outros metais, através da lama anódica que se deposita e é retirada por sifão. Ressalte-se que o ritmo de difusão do processo técnico na pirometalurgia de cobre é relativamente lento,

17 Processo Hidrometalúrgico
O processo hidrometalúrgico consiste, em, em lixiviar o minério moído com solventes adequados, sendo o mais utilizado o ácido sulfúrico, obtendo-se soluções ricas. Segue-se a filtragem da solução e a precipitação do metal através de concentração (utilizando-se ferro), de aquecimento ou por eletrólise. No caso da eletrólise, promove-se a eletrodeposição do cobre sob a forma de catodos com 99,9% de pureza a partir das soluções ricas. Trata-se do processo SX-EW

18 SX-EW O processo SX-EW, ao contrário do processo pirometalúrgico que é utilizado há 6000 anos, foi desenvolvido há apenas cerca de 25 anos. Sua utilização vem crescendo largamente devido às facilidades de aproveitamento de depósitos oxidados de baixo teor, partindo-se diretamente do minério e obtendo-se o catodo com teor 99,9% de cobre, sem necessitar de fundição e refinaria.

19 FIM


Carregar ppt "AULA 03 COBRE PROF: Elias Junior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google