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Uma nova metodologia para uma nova escola

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Apresentação em tema: "Uma nova metodologia para uma nova escola"— Transcrição da apresentação:

1 Uma nova metodologia para uma nova escola

2 Instituto Paulo Montenegro
Organização sem fins lucrativos criada pelo IBOPE Brasil em , para desenvolver e executar projetos na área de Educação. SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

3 ONG Ação Educativa Organização Não Governamental que atua desde anos na área de educação e juventude no Brasil. SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

4 Programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião”
Uso da pesquisa de opinião, como instrumento pedagógico, em escolas públicas: ensino fundamental ensino médio cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

5 Práticas educativas inovadoras
Promove atividades pedagógicas centradas nos professores e alunos, como sujeitos do processo educativo. SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

6 Práticas educativas inovadoras
Motivação: torna o processo de aprendizagem mais interessante para o aluno Protagonismo: o aluno é autor de seu próprio aprendizado Contextualização: o conhecimento se constrói a partir do universo do aluno e ganha significado SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

7 Práticas educativas inovadoras
Integração de disciplinas: procedimentos de pesquisa referem-se a conteúdos das várias áreas do conhecimento; temas escolhidos sugerem enfoques múltiplos e ajudam os alunos a estabelecer relações entre os diversos campos do conhecimento SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

8 Práticas educativas inovadoras
Integração da escola e comunidade: A realização dos projetos de pesquisa promove relação entre escolas; relação escola e organizações locais; A escola como um centro irradiador de educação e de ação cultural SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

9 Painel de Apresentação
Como trabalhamos: Painel de Apresentação Convite para adesão Oficina de Formação Inicial Vivência da metodologia NEPSO Encontros de Assessoria Nas etapas da pesquisa SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

10 Congresso IBOPE UNESCO
Como divulgamos: Evento na escola Divulgação dos resultados Seminário Regional Socialização entre escolas Congresso IBOPE UNESCO Encontro internacional daqueles que realizaram projetos de pesquisa durante o ano letivo Parceria: Unesco Brasil SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

11 O início em 2000 Projeto-piloto Pólo São Paulo: Pólo Rio de Janeiro:
Cidade: São Paulo Parceria: ONG Ação Educativa Pólo Rio de Janeiro: Cidade: Rio de Janeiro Parceria: Idéias Futuras SP: “Evasão escolar e absenteísmo numa escola de ensino fundamental”; RJ: “Praia Limpa: um ato de cidadania”

12 A disseminação: 2001 Pólo Rio Grande do Sul Pólo Pernambuco
Cidades: Porto Alegre e Caxias do Sul Parceria: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pólo Pernambuco Cidades: Recife Parceria: Universidade Federal Rural de Pernambuco

13 I Congresso IBOPE UNESCO
A disseminação: 2002 Portal NEPSO Site: reúne textos, banco de projetos, vídeos, notícias, gráficos, serviços, análises, opiniões, entrevistas etc I Congresso IBOPE UNESCO Em São Paulo, reuniu professores e alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, governo, universidades e ONGs.

14 A disseminação: 2003 Pólo Minas Gerais Cidade: Belo Horizonte
Parceria: Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

15 Núcleo Distrito Federal
A disseminação: 2004 Núcleo Distrito Federal Cidade: Planaltina/DF Parceria: Águas Emendadas - WWF Brasil Núcleo Rio Bonito Cidade: Rio Bonito/RJ Responsável: Professora Fabiana Ronzani

16 A disseminação: 2004 Núcleo Laranjeiras Núcleo Capão Bonito
Cidade: Laranjeiras/ SE Parceria: Instituto Votorantim Núcleo Capão Bonito Cidade: Capão Bonito/ SP

17 NEPSO na América Latina
Com especial apoio da UNESCO, o IPM iniciou contato com outros países para disponibilização da metodologia NEPSO. Pólo Argentina Cidade: Buenos Aires Parceria: IBOPE Argentina e ONG Seguir Creciendo

18 A disseminação: 2005 Pólo Chile Pólo Paraná Cidade: Temuco
Parceria: IBOPE Chile e Universidad de la Fronteira Pólo Paraná Cidade: Grande Curitiba Parceria: MQI e Universidade Federal do Paraná

19 A disseminação: 2006 Pólo México Núcleo Portugal Cidade: Puebla
Parceria: IBOPE AGB México Núcleo Portugal Cidade: Lisboa Parceria: Universidade de Lisboa

20 Núcleo Senhor do Bonfim/BA
A disseminação: 2007 Pólo Colômbia Cidade: Bogotá Parceria: IBOPE Colômbia e Fundación Antonio Restrepo Barco Núcleo Senhor do Bonfim/BA Cidade: Senhor do Bonfim Parceria: Save the Children

21 7 anos de crescimento A expansão A estratégia
orientada pela ampliação da quantidade total de projetos sem a perda da sua qualidade individual A estratégia constituir vitrines dos diversos usos da metodologia NEPSO na melhoria da qualidade da educação pública

22 Publicações NEPSO: Manual
Para orientar, inspirar e desafiar os professores a realizarem projetos de ensino com pesquisas de opinião.

23 Publicações NEPSO: Diário
É uma publicação direcionada para os jovens pesquisadores. Adaptado do Manual do Professor, pela escritora de textos infanto juvenis, Januária Alves, o livro tem o formato de um diário de campo. Uma jovem pesquisadora registra sua experiência e descobertas ao participar do desenvolvimento de um projeto de pesquisa.

24 Publicações NEPSO: Boletim
O Boletim NEPSO, é um informativo bimestral voltado aos participantes do Programa no Brasil, América Latina e Europa.

25 Opinião de Especialistas
“A UNESCO tem um enorme prazer de ser parceira do Instituto neste projeto. Em nome do Dr. Jorge Werthein, representante da UNESCO no Brasil, eu queria dizer que nós pretendemos estar ao lado do Instituto Paulo Montenegro, com o objetivo de levar essa metodologia para outros países”. Âmbar de Barros representante da Unesco / SP II Congresso IBOPE UNESCO 2003


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