A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DE FAMÍLIA - PEP Leandro Dias de Godoy Maia Primeira Jornada de Tópicos em Medicina de Família e Comunidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DE FAMÍLIA - PEP Leandro Dias de Godoy Maia Primeira Jornada de Tópicos em Medicina de Família e Comunidade."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DE FAMÍLIA - PEP Leandro Dias de Godoy Maia Primeira Jornada de Tópicos em Medicina de Família e Comunidade da AMMFC Dias 30 de abril e 01 de maio de 2011 Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade (AMMFC)

2 Intervenção educacional para lidar com a heterogeneidade de competências e a educação permanente dos médicos da ESF/MG.

3 Induzir uma cultura de mudança e renovação. Desenvolver um processo permanente de mudança da prática, melhoria da performance e busca da excelência no cuidado

4 Melhorar o nível de resolubilidade da atenção primária; Aumentar a auto-estima profissional do médico de família; Criar um sistema de aperfeiçoamento contínuo da prática profissional; Romper o isolamento profissional; Reduzir as taxas de investigações diagnósticas desnecessárias; Reduzir prescrições incorretas de medicamentos; Reduzir a variabilidade da prática profissional; Reduzir a rotatividade dos médicos da ESF.

5 Escolas Médicas; Instituições de Pesquisa; Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade – AMMFC; Municípios.

6 PDP TREINAMENTO EM SERVIÇO Desenvolvimento de competências clínicas básicas Desenvolvimento de consultores internos Auto-aprendizagem reflexiva mentorada CAPP Educação médica continuada Desenvolvimento profissional MÓDULOS DE CAPACITAÇÃO Desenvolvimento de uma base comum de conhecimentos

7 Sede de GAP; Sala de Educação Permanente.

8 Encontro de GAP: 48h/ano; Capacitação em serviço: 48h/ano; Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP): 48h/ano; Módulos de capacitação: 36h/ano; Total: 180h/ano. Horário protegido

9 Coordenação Estadual. Coordenação Macrorregional.

10 Sistema de Monitoramento – SES; Pesquisas avaliativas – Instituções de pesquisa; Acompanhamento longitudinal – AMMFC – Certificação/acreditação; – Validação.

11 Fonte: SES/MG. Contrato/Convênio com a Instituição de Ensino.

12 MicrorregiõesMunicípiosMédicosGAPs Escolas Medicas Salas de EP

13 MicrorregiõesMunicípiosMédicosGAPs Escolas Medicas Salas de EP

14 MicrorregiõesMunicípiosMédicosGAPsEscolas MedicasSalas de EP

15 VARIÁVEL AVALIADARESPOSTA % 1. Interesse em participar do PEP Grande e Muito Grande Satisfação pessoal com o PEP Grande e Muito Grande Auto - avaliação da sua participação no PEP Boa e Excelente77 4. Potencial do PEP para mudar a prática Grande e Muito Grande Interesse pela busca de novos conhecimentos após o PEP Aumentou Muito88 6. Interesse em continuar participando do PEP Grande e Muito Grande Oportunidade para crescimento pessoal e profissional Grande e Muito Grande 98 (1) Metodologia: Questionário Estruturado (2); N=120 médicos MARÇO/2008

16 Perfil profissional inadequado para a APS; Repertório de competências heterogêneo; Visão tradicional de educação continuada; Rotatividade dos profissionais; Baixa valorização da EP por alguns gestores; Carências no contexto de trabalho; Aspectos da cultura institucional; Baixo interesse dos professores de medicina pelo PEP; Transposição de experiências internacionais para realidade local.

17 Proposta educacional inovadora; Potencial de efetividade para mudança de prática; Aplicável a grupos profissionais de outras categorias e outros contextos de trabalho; Intervenção barata; Passível de extensão a toda a equipe da ESF com custo marginal baixo.

18


Carregar ppt "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DE FAMÍLIA - PEP Leandro Dias de Godoy Maia Primeira Jornada de Tópicos em Medicina de Família e Comunidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google