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PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DE FAMÍLIA - PEP

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Apresentação em tema: "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DE FAMÍLIA - PEP"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS DE FAMÍLIA - PEP
Leandro Dias de Godoy Maia Primeira Jornada de Tópicos em Medicina de Família e Comunidade da AMMFC Dias 30 de abril e 01 de maio de 2011 Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade (AMMFC)

2 PEP - DEFINIÇÃO Intervenção educacional para lidar com a heterogeneidade de competências e a educação permanente dos médicos da ESF/MG.

3 PEP – PROPÓSITO Induzir uma cultura de mudança e renovação. Desenvolver um processo permanente de mudança da prática, melhoria da performance e busca da excelência no cuidado

4 PEP – OBJETIVOS Melhorar o nível de resolubilidade da atenção primária; Aumentar a auto-estima profissional do médico de família; Criar um sistema de aperfeiçoamento contínuo da prática profissional; Romper o isolamento profissional; Reduzir as taxas de investigações diagnósticas desnecessárias; Reduzir prescrições incorretas de medicamentos; Reduzir a variabilidade da prática profissional; Reduzir a rotatividade dos médicos da ESF.

5 PEP – PARCERIAS Escolas Médicas; Instituições de Pesquisa;
Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade – AMMFC; Municípios.

6 PEP - MODELO GAP CAPP PDP MÓDULOS DE CAPACITAÇÃO
TREINAMENTO EM SERVIÇO Desenvolvimento de competências clínicas básicas Desenvolvimento de consultores internos Auto-aprendizagem reflexiva mentorada CAPP Educação médica continuada Desenvolvimento profissional MÓDULOS DE CAPACITAÇÃO Desenvolvimento de uma base comum de conhecimentos

7 PEP – ESTRUTURA EDUCACIONAL
Sede de GAP; Sala de Educação Permanente.

8 PEP – ATIVIDADES SUPERVISIONADAS
Horário protegido Encontro de GAP: 48h/ano; Capacitação em serviço: 48h/ano; Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP): 48h/ano; Módulos de capacitação: 36h/ano; Total: 180h/ano.

9 PEP - GESTÃO Coordenação Estadual. Coordenação Macrorregional.

10 PEP – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Sistema de Monitoramento – SES; Pesquisas avaliativas – Instituções de pesquisa; Acompanhamento longitudinal – AMMFC Certificação/acreditação; Validação.

11 PEP - FINANCIAMENTO Fonte: SES/MG.
Contrato/Convênio com a Instituição de Ensino.

12 PEP: CAPACIDADE INSTALADA OUTUBRO 2008
Microrregiões Municípios Médicos GAPs Escolas Medicas Salas de EP 07 102 465 45 05 21

13 PEP – Em implantação (Jul/Set.2009) 10 86 514 58 04 21 Microrregiões
Municípios Médicos GAPs Escolas Medicas Salas de EP 10 86 514 58 04 21

14 PEP – Cobertura em 2010 55 616 3.188 330 12 145 Microrregiões
Municípios Médicos GAPs Escolas Medicas Salas de EP 55 616 3.188 330 12 145

15 PEP: RESULTADOS % MARÇO/2008 VARIÁVEL AVALIADA RESPOSTA
1. Interesse em participar do PEP Grande e Muito Grande 97 2. Satisfação pessoal com o PEP Grande e Muito Grande 86 3. Auto - avaliação da sua participação no PEP Boa e Excelente 77 4. Potencial do PEP para mudar a prática Grande e Muito Grande 95 5. Interesse pela busca de novos conhecimentos após o PEP Aumentou Muito 88 6. Interesse em continuar participando do PEP 90 7. Oportunidade para crescimento pessoal e profissional 98 (1) Metodologia: Questionário Estruturado (2); N=120 médicos

16 PEP - DIFICULDADES Perfil profissional inadequado para a APS;
Repertório de competências heterogêneo; Visão tradicional de educação continuada; Rotatividade dos profissionais; Baixa valorização da EP por alguns gestores; Carências no contexto de trabalho; Aspectos da cultura institucional; Baixo interesse dos professores de medicina pelo PEP; Transposição de experiências internacionais para realidade local.

17 PEP - CONCLUSÕES Proposta educacional inovadora;
Potencial de efetividade para mudança de prática; Aplicável a grupos profissionais de outras categorias e outros contextos de trabalho; Intervenção barata; Passível de extensão a toda a equipe da ESF com custo marginal baixo.

18 OBRIGADO


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