A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc."— Transcrição da apresentação:

1 1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc

2 2 As políticas macro econômicas são insuficientes para combater a pobreza e reduzir as desigualdades * O desenvolvimento não depende únicamente do setor público. * O desenvolvimento depende de forma decisiva da forma como se organiza o conjunto dos atores sociais em cada território. Portanto,o TERRITORIO constitue um ator fundamental no enfoque do desenvolvimento local/endógeno.

3 -Sociedade do conhecimento -Globalização -Inovação

4 Desenvolvimento se faz com: gente, idéias inovadoras, bons projetos, parcerias, articulação das políticas públicas, estímulo à cultura empreendedora, participação social, planejamento e gestão, visão estratégica, nova cultura política e recursos para investimento!

5 5 É preciso construir a nova governança: ir além do burocratismo e do gerencialismo. -Tomar decisões pactuadas com a sociedade, com visão do coletivo, suprapartidárias e estratégicas! Através de novas estruturas organizacionais que facilitam a gestão dos interesses coletivos. Ex: Fóruns, Conselhos. -são espaços de negociação, construção de consensos, gestão de conflitos, produção de projetos coletivos..

6 6 Importância do planejamento: gestão,monitoramento e avaliação dos planos e projetos: Buscar a eficiência, a eficácia e a efetividade!

7 7 Programas governamentais atuais devem ser: -descentralizados:elaboração, execução,m&a -ações integradas e convergentes -promovidos em parceria(estado, sociedade e agentes produtivos) -desenho aberto para estimular a negociação -flexíveis para oportunizar a inovação -focalizados e baseados em mapa de necessidade e de ativos -valorizam o capital intangível e o m&a -preocupados com a sustentabilidade!

8 8 Os arranjos institucionais bem sucedidos ( ex: Fóruns, Conselhos, Agências), são aqueles onde os membros exercem a cooperação, para obterem algo que não conseguiriam, se não fizessem parte desta estrutura.Quanto mais bem definido o foco da iniciativa, maior a possibilidade de êxito.

9 9 Como se trata de construir uma nova governança, voltada para um novo modelo de desenvolvimento, é preciso construir uma nova cultura política; superar as práticas atrasadas do clientelismo, do individualisno, do sectarismo. É preciso investir nessas novas institucionalidades, através da capacitação para o seu fortalecimento, para que cumpram a sua missão de construir a nova esfera pública.

10 A nova cultura política é portanto a ampliação da esfera pública e do controle social. O investimento em educação de qualidade, na organização dos territórios, na capacitação para a gestão social, são caminhos abertos para as necessárias mudanças na relação entre estado e sociedade! O Desenvolvimento Local é um movimento para a ação!

11 Dinheiro não tem idéias! O capital humano é o principal recurso! São as pessoas na sociedade do conhecimento que com talento, criatividade, capacidade de gestão, espírito de cooperação e visão estratégica, podem fazer a diferença!

12 Tania Zapata IADH ( Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano) Fone:


Carregar ppt "1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google