A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ernst W. Hamburger – EC e IF/USP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ernst W. Hamburger – EC e IF/USP"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino de Ciências Baseado em Investigação - Ensino de Ciências no Brasil
Ernst W. Hamburger – EC e IF/USP Seminário Nacional do Programa ABCEC – MnM, Juazeiro,BA, 26/11/2010 EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010

2 EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010
Educação Prazer de participar neste Seminário em Juazeiro, mesmo à distância. Saudações! Ensino de Ciências é parte peq. da Educação. Educação no Brasil está muito ruim! Consolo é que já foi muito pior! Estamos avançando... Problema mais geral Crítica geral ao sistema escolar EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010

3 Sistema educacional - outra época
Ken Robinson (educador de artes, GB e EUA): educação universal → idéia recente→ séc.XIX, revolução industrial → Modelo: fabrica→ padronização → Insumo=aluno passivo, em lotes de idade Divisão: estudou vs não estudou Pensamento divergente (estimula criatividade) diminui durante escolarização. EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010

4 Precisa de Revolução na Educação
Exames unificados → todos iguais??? Nunca antes em nenhum país uma geração viveu sujeita a tantos estímulos de informação. Mas isto ainda pouco influiu sobre a educação. Duração do video (em inglês) 11min41s EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010

5 EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010
Brasil Vantagem: mais fácil reformular um sistema mais novo, menos cristalizado. Mudar muita coisa: Formação Professor Gestão da escola; Horas de aula; Instalações da escola (p.ex. laboratório); Turmas menores, diversificadas Pedagogia e Avaliação EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010

6 Ensino de Ciências Ciência = Conhecimento = Pesquisa
→ Ensino Baseado em Pesquisa é natural. A prática mostra que tb é eficaz. Experimentos e observações realizadas pelos alunos têm grande valor educacional. Não só “seguir receita de bolo”. Investigação com participação do aluno, desde o planejamento. INFLUE NA ESCOLA TODA ! XV ENDIPE, UFMG, ewh

7 Influencia de Ciências
ECBI = Ensino de Ciências Baseado em Investigação (IBSE in English) : o experimento é estímulo para o raciocínio: “O pensamento parece uma coisa à toa, Mas como que a gente voa Quando começa a pensar...” (Lupiscínio Rodrigues- Felicidade) EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010

8 O Professor Ensino de Ciências é cada vez mais exigente. O professor deve ser capaz de ensinar múltiplas ciências e metodologias, a crianças de habilidades e culturas variadas, adaptando o ensino às concepções iniciais dos alunos e às condições da escola. Conhecer e aplicar ciências cognitivas, pedagogia, e ciências; pesquisar literatura e montar demonstrações. (Como as Pessoas Aprendem, NRC/EUA, SENAC/SP2007) XV ENDIPE, UFMG, ewh

9 O novo professor I Atualmente na USP isso requer mestrado.
As novas Licenciaturas precisam alcançar este nível de competência. As formações em serviço do nosso programa também! A experiência internacional, e a nossa, indicam que isso exige 3 ou mais anos. Educação é projeto de Longo Prazo. Futuramente, quando a formação inicial for melhor, será mais fácil. XV ENDIPE, UFMG, ewh

10 O novo professor II O novo professor precisa, e vai, alcançar o prestígio e o nível socioeconômico de profissões valorizadas como médicos, engenheiros, economistas, professores universitários. A sociedade do conhecimento necessita. XV ENDIPE, UFMG, ewh

11 Formação Inicial: Licenciatura
Licenciatura não é ECBI: alunos não sabem realizar investigação com alunos!!! Precisam adquirir autonomia para desen-volver suas aulas de acordo com as exigências curriculares e os interesses dos alunos. Não é fácil. Beatriz Castro e Rita Borges vão mostrar à tarde e amanhã como fazemos na Estação Ciência/USP em serviço p/ formadores. (ENDIPE: DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO) XV ENDIPE, UFMG, ewh

12 Parceria SME/SP – EC/USP
ECBI – Ensino de Ciências Baseado em Investigação (IBSE em inglês) Avaliação Diagnóstica 2007 (Gelo) e 2008 (Planta) FORMATIVA Uma classe em cada escola. ~70 escolas, 1800 alunos Resultados Positivos: ~80% alunos realizam investigação, registram e respondem questões XV ENDIPE, UFMG, ewh

13 Avaliação Diagnóstica 2007 e 2008
Avaliação formativa do método, não do aluno Exigência SME Resistência de Professores, CPs e fDEs Parceria SME-EC Desafio aos alunos fez sucesso. Educadores se converteram. Avaliação pode enriquecer um curso! E o resultado foi positivo, nos dois anos. XV ENDIPE, UFMG, ewh

14 Instrumentos de Avaliação 2007
Situação de investigação Derretendo um pedaço de gelo Registros: Individual (hipót.); grupo; coletivo da sala Instrumento individual (questões F/V) 1 – situação de investigação – elabor por SME/EC 2 – situação problema nova SME/EC 3 – conceitos trabalhados – escola Protocolos de Observação CP/Estagiário/Professor → alunos, professor Questionários respondidos por: Formador DE; Coordenador Pedagógico; Professor XV ENDIPE, UFMG, ewh

15 Atividade Investigativa
2007 Problema Como fazer para derreter uma pedra de gelo? Você terá que derreter o pedaço de gelo o máximo possível, durante 15 minutos. 2008 Problema Muitas plantas crescem pra cima. O que sustenta esse tipo de planta para que ela fique em pé? XV ENDIPE, UFMG, ewh

16 Atividade Investigativa - 2007
“O que a gente vai fazer: vamos colocar o gelo dentro da tigela e vamos colocar a vela de baixo da tigela de alumínio e acender a vela com fósforo. O que vai acontecer: o gelo que esta dentro da tigela, a gente vai segurar a tigela e colar a vela embaixo da tigela , ai vai derreter....” Grupo 2 - 3º Ano Registro da Hipótese do Grupo Atividade Investigativa Resultados e Conclusão do Grupo “Nós embrulhamos o papel filme ao redor do gelo e com o jornal embrulhamos o papel filme, com a lã enrolamos o jornal. Após 15 minutos o gelo tinha derretido muito pouco. O gelo do nosso grupo foi o que derreteu menos, achamos que tínhamos enrolado muito e ele tinha ficado sufocado...” Grupo 2 – 3º Ano Registro Coletivo da Sala ”Chegamos a conclusão que alguns materiais como a vela, lâmpada, ventilador e o calor das mãos ajudaram o gelo a derreter mais rápido e outros materiais como o jornal, plástico, lã, o papel alumínio, o papel filme e o pano, conservaram o gelo.” XV ENDIPE, UFMG, ewh

17 Atividade de Investigação 2008
Momento Inicial – concepções prévias do aluno (individual) “Descreva e desenhe uma das plantas que conhece.” “Girassol tem miolo laranja folhas amarelas e tambem tem calho verde.” “A rosa ela é grande os galhos são groçose tem espinho e folhas bonita” XV ENDIPE, UFMG, ewh

18 Atividade de Investigação
Questão-problema “ Muitas plantas crescem para cima. O que sustenta esse tipo de planta para que ela fique em pé?” Hipótese Individual “É a raiz, eu não acho que é a raiz eu tenho certeza que é a raiz” “O que sustenta é as raízes e os troncos das árvores que são bem grossos.” XV ENDIPE, UFMG, ewh

19 Atividade de Investigação
Verificação das hipóteses do grupo sobre flor Buquê de Noiva Observação da planta XV ENDIPE, UFMG, ewh

20 Resultados Alunos: a grande maioria
confronta suas hipóteses com os resultados obtidos e fornece explicação para o fenômeno estudado. expressa suas idéias e observações por escrito. participa da elaboração do registro coletivo. relaciona fenômenos observados com seu cotidiano . se apropria de um conceito mais real de ciência. XV ENDIPE, UFMG, ewh

21 Resultados - Professores dizem que ECBI:
é ensino mais atraente para os alunos. favorece aprendizagem dos conteúdos e ajuda observar, argumentar e organizar. aumenta prazer de ensinar ciências, embora aula mais trabalhosa, exige mais preparação. Professor conduz o trabalho na sala, intervém para que alunos aprendam. Auxilia discussão coletiva e conhecimento. XV ENDIPE, UFMG, ewh

22 Pesquisa sobre a Metodologia
Implantação é Trabalho Pioneiro. Precisa ser concebido como pesquisa. Planejar cada ação e como avaliá-la. Registrar os dados. Apresentar ao publico análise do trabalho. Inclui avaliação. Importante para futuro e colegas! MUITO OBRIGADO ! EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010


Carregar ppt "Ernst W. Hamburger – EC e IF/USP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google