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Ensino de Ciências Baseado em Investigação - Ensino de Ciências no Brasil Ernst W. Hamburger – EC e IF/USP Seminário Nacional do Programa ABCEC – MnM,

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1 Ensino de Ciências Baseado em Investigação - Ensino de Ciências no Brasil Ernst W. Hamburger – EC e IF/USP Seminário Nacional do Programa ABCEC – MnM, Juazeiro,BA, 26/11/2010 1EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010

2 Educação Prazer de participar neste Seminário em Juazeiro, mesmo à distância. Saudações! Ensino de Ciências é parte peq. da Educação. Educação no Brasil está muito ruim! Consolo é que já foi muito pior! Estamos avançando... Problema mais geral Crítica geral ao sistema escolar 2EWHseminNacABCEC Juazeiro nov2010

3 Sistema educacional - outra época Ken Robinson (educador de artes, GB e EUA): educação universal idéia recente séc.XIX, revolução industrial Modelo: fabrica padronização Insumo=aluno passivo, em lotes de idade Divisão: estudou vs não estudou Pensamento divergente (estimula criatividade) diminui durante escolarização. EWHseminNacABCEC Juazeiro nov20103

4 Precisa de Revolução na Educação Exames unificados todos iguais??? Nunca antes em nenhum país uma geração viveu sujeita a tantos estímulos de informação. Mas isto ainda pouco influiu sobre a educação. que-la-educacion-actual-no-funciona? que-la-educacion-actual-no-funciona Duração do video (em inglês) 11min41s EWHseminNacABCEC Juazeiro nov20104

5 Brasil Vantagem: mais fácil reformular um sistema mais novo, menos cristalizado. Mudar muita coisa: Formação Professor Gestão da escola; Horas de aula; Instalações da escola (p.ex. laboratório); Turmas menores, diversificadas Pedagogia e Avaliação EWHseminNacABCEC Juazeiro nov20105

6 Ensino de Ciências Ciência = Conhecimento = Pesquisa Ensino Baseado em Pesquisa é natural. A prática mostra que tb é eficaz. Experimentos e observações realizadas pelos alunos têm grande valor educacional. Não só seguir receita de bolo. Investigação com participação do aluno, desde o planejamento. INFLUE NA ESCOLA TODA ! XV ENDIPE, UFMG, ewh

7 Influencia de Ciências ECBI = Ensino de Ciências Baseado em Investigação (IBSE in English) : o experimento é estímulo para o raciocínio: O pensamento parece uma coisa à toa, Mas como que a gente voa Quando começa a pensar... (Lupiscínio Rodrigues- Felicidade) EWHseminNacABCEC Juazeiro nov20107

8 O Professor Ensino de Ciências é cada vez mais exigente. O professor deve ser capaz de ensinar múltiplas ciências e metodologias, a crianças de habilidades e culturas variadas, adaptando o ensino às concepções iniciais dos alunos e às condições da escola. Conhecer e aplicar ciências cognitivas, pedagogia, e ciências; pesquisar literatura e montar demonstrações. (Como as Pessoas Aprendem, NRC/EUA, SENAC/SP2007) XV ENDIPE, UFMG, ewh

9 O novo professor I Atualmente na USP isso requer mestrado. As novas Licenciaturas precisam alcançar este nível de competência. As formações em serviço do nosso programa também! A experiência internacional, e a nossa, indicam que isso exige 3 ou mais anos. Educação é projeto de Longo Prazo. Futuramente, quando a formação inicial for melhor, será mais fácil. XV ENDIPE, UFMG, ewh

10 O novo professor II O novo professor precisa, e vai, alcançar o prestígio e o nível socioeconômico de profissões valorizadas como médicos, engenheiros, economistas, professores universitários. A sociedade do conhecimento necessita. XV ENDIPE, UFMG, ewh

11 Formação Inicial: Licenciatura Licenciatura não é ECBI: alunos não sabem realizar investigação com alunos!!! Precisam adquirir autonomia para desen- volver suas aulas de acordo com as exigências curriculares e os interesses dos alunos. Não é fácil. Beatriz Castro e Rita Borges vão mostrar à tarde e amanhã como fazemos na Estação Ciência/USP em serviço p/ formadores. (ENDIPE: DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO) XV ENDIPE, UFMG, ewh

12 Parceria SME/SP – EC/USP XV ENDIPE, UFMG, ewh

13 Avaliação Diagnóstica 2007 e 2008 Avaliação formativa do método, não do aluno Exigência SME Resistência de Professores, CPs e fDEs Parceria SME-EC Desafio aos alunos fez sucesso. Educadores se converteram. Avaliação pode enriquecer um curso! E o resultado foi positivo, nos dois anos. 13XV ENDIPE, UFMG, ewh

14 Instrumentos de Avalia ç ão 2007 Situação de investigação Derretendo um pedaço de gelo Registros: Individual (hipót.); grupo; coletivo da sala Instrumento individual (questões F/V) 1 – situação de investigação – elabor por SME/EC 2 – situação problema nova - SME/EC 3 – conceitos trabalhados – escola Protocolos de Observação CP/Estagiário/Professor alunos, professor Questionários respondidos por: Formador DE; Coordenador Pedagógico; Professor XV ENDIPE, UFMG, ewh

15 Atividade Investigativa 2007 Problema Como fazer para derreter uma pedra de gelo? Você terá que derreter o pedaço de gelo o máximo possível, durante 15 minutos Problema Muitas plantas crescem pra cima. O que sustenta esse tipo de planta para que ela fique em pé? 15XV ENDIPE, UFMG, ewh

16 Resultados e Conclusão do Grupo Nós embrulhamos o papel filme ao redor do gelo e com o jornal embrulhamos o papel filme, com a lã enrolamos o jornal. Após 15 minutos o gelo tinha derretido muito pouco. O gelo do nosso grupo foi o que derreteu menos, achamos que tínhamos enrolado muito e ele tinha ficado sufocado... Grupo 2 – 3º Ano Registro Coletivo da Sala Chegamos a conclusão que alguns materiais como a vela, lâmpada, ventilador e o calor das mãos ajudaram o gelo a derreter mais rápido e outros materiais como o jornal, plástico, lã, o papel alumínio, o papel filme e o pano, conservaram o gelo. Atividade Investigativa O que a gente vai fazer: vamos colocar o gelo dentro da tigela e vamos colocar a vela de baixo da tigela de alumínio e acender a vela com fósforo. O que vai acontecer: o gelo que esta dentro da tigela, a gente vai segurar a tigela e colar a vela embaixo da tigela, ai vai derreter.... Grupo 2 - 3º Ano Registro da Hipótese do Grupo 16XV ENDIPE, UFMG, ewh

17 Atividade de Investigação 2008 Momento Inicial – concepções prévias do aluno (individual) Descreva e desenhe uma das plantas que conhece. Girassol tem miolo laranja folhas amarelas e tambem tem calho verde. A rosa ela é grande os galhos são groçose tem espinho e folhas bonita 17XV ENDIPE, UFMG, ewh

18 Atividade de Investigação Questão-problema Muitas plantas crescem para cima. O que sustenta esse tipo de planta para que ela fique em pé? O que sustenta é as raízes e os troncos das árvores que são bem grossos. Hipótese Individual É a raiz, eu não acho que é a raiz eu tenho certeza que é a raiz 18XV ENDIPE, UFMG, ewh

19 Atividade de Investigação Verificação das hipóteses do grupo sobre flor Buquê de Noiva Observação da planta 19XV ENDIPE, UFMG, ewh

20 Alunos: a grande maioria confronta suas hipóteses com os resultados obtidos e fornece explicação para o fenômeno estudado. expressa suas idéias e observações por escrito. participa da elaboração do registro coletivo. relaciona fenômenos observados com seu cotidiano. se apropria de um conceito mais real de ciência. Resultados 20XV ENDIPE, UFMG, ewh

21 é ensino mais atraente para os alunos. favorece aprendizagem dos conteúdos e ajuda observar, argumentar e organizar. aumenta prazer de ensinar ciências, embora aula mais trabalhosa, exige mais preparação. Professor conduz o trabalho na sala, intervém para que alunos aprendam. Auxilia discussão coletiva e conhecimento. Resultados - Professores dizem que ECBI: 21XV ENDIPE, UFMG, ewh

22 Pesquisa sobre a Metodologia Implantação é Trabalho Pioneiro. Precisa ser concebido como pesquisa. Planejar cada ação e como avaliá-la. Registrar os dados. Apresentar ao publico análise do trabalho. Inclui avaliação. Importante para futuro e colegas! MUITO OBRIGADO ! EWHseminNacABCEC Juazeiro nov201022


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