A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO Comitê Temático O Papel da Educação na Competitividade MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO - MBC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO Comitê Temático O Papel da Educação na Competitividade MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO - MBC."— Transcrição da apresentação:

1 1 IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO Comitê Temático O Papel da Educação na Competitividade MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO - MBC Fundação Nacional da Qualidade - FNC São Paulo - SP 08/08/2006

2 2 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Pressuposto 3. Subprograma Setorial Educação 3.1 Produto 3.2 Objetivo 3.3 Liderança 3.4 Estratégias e Planos 3.5 Clientes 3.6 Sociedade 3.7 Informações e Conhecimento 3.8 Pessoas 3.9 Processos 3.10 Resultados

3 3 2. INTRODUÇÃO A partir da implantação e implementação do Subprograma Setorial Educação do Programa Qualidade Rio, viabilizar no âmbito dos Estados Brasileiros, Subprogramas Setoriais Educação.

4 4 2. PRESSUPOSTO Existência de Programa Estadual e/ou Setorial de Qualidade, Produtividade e Competitividade no Estado

5 5 3. SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO DO PROGRAMA QUALIDADE RIO Foi criado em junho 1999, por força das prioridades definidas no Planejamento Estratégico do Programa Qualidade Rio para o período e ratificado na revisão do citado Planejamento, para o período

6 6 3.1 PRODUTO Sensibilização e disseminação em organizações educacionais, da modelagem de gestão organizacional preconizada pelo Rumo à Excelência - Manual de Avaliação 500 Pontos, que tem a mesma estrutura dos Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade-FNQ.

7 7 3.2 OBJETIVO Estimular o contínuo aperfeiçoamento da gestão das organizações do setor educacional - públicas, privadas e do terceiro setor - com uma linguagem adaptada à educação - envolvendo todas as partes interessadas na melhoria do desempenho deste setor.

8 8 3.3 LIDERANÇA Reconhecimento e credibilidade na sua área de atuação profissional. Capacidade de trabalho em equipe. Preocupação com o Desempenho e os Resultados da Educação. Comprometimento com a causa: melhoria da gestão na organização educacional por meio da modelagem preconizada pelo Rumo à Excelência Pontos, da FNQ.

9 9 Com relação a formação do grupo, é necessária a participação de representantes de organizações vinculadas ou interessadas no processo ensino- aprendizagem. Com relação a operacionalização do grupo, é necessário o planejamento e acompanhamento das ações. 3.4 ESTRATÉGIAS E PLANOS

10 10 INDICADORES (exemplos) Evolução do número de participantes nos eventos organizados. Indicação do nível de satisfação dos participantes. Evolução do número de convites recebidos para participação em encontros. Evolução do número de organizações educacionais participantes das premiações. 3.4 ESTRATÉGIAS E PLANOS

11 CLIENTES Clientes que vivenciam: Execução das políticas públicas com poucos recursos. No segmento privado, queda de renda da população economicamente ativa. Instituições de ensino públicas, privadas e do terceiro setor. Instituições conservadoras, com forte apelo ao pedagógico e pouca sensibilidade para a gestão.

12 SOCIEDADE O Subprograma é a própria sociedade representada que busca intervir com soluções para a melhoria da gestão nas organizações educacionais, atuando de uma forma ética e transparente, em prol do desenvolvimento econômico e social do Estado.

13 INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO Socialização das informações. Elaboração de atas, relatórios, folhetos,... Aplicação de questionários de avaliação nos eventos e conseqüente análise. Rotinas administrativas. Conhecimento na implantação e implementação de Subprogramas Setoriais.

14 PESSOAS Agregam significativo aprendizado para seu currículo profissional. Espírito voluntário. Conhecimento da modelagem de gestão preconizada. Reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos. Participação em eventos do Programa Estadual. Rede de profissionais comprometidos com a melhoria de gestão na educação, no Estado, geradora de oportunidades.

15 PROCESSOS Sensibilização e disseminação da Modelagem de Gestão, voltada principalmente para gestores: Reuniões.Seminários. Palestras.Dinâmicas. Incentivo à participação nas premiações promovidas pelo Programa Estadual

16 PROCESSOS (CONT.) Captação de talentos. Captação de recursos físico-financeiros Infra-estrutura administrativa, financeira e orçamentária para operacionalização do Subprograma.

17 RESULTADOS DO SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO Seminários de Gestão pela Qualidade na Educação: 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e Apoio a Seminário em Maricá (2002) e Macaé (2003 e 2004). Palestras, encontros e oficinas: diversos na cidade e no Estado do Rio de Janeiro. Apoio à melhoria de gestão na Escola Estadual Hervalina Diniz Pires (a partir 2002). Curso de Introdução ao Modelo de Gestão (2001). Participação no Comitê Educação do MBC. Participação na Comissão de Julgamento do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, nível estadual.

18 RESULTADOS DO SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO PRÊMIO TOP EMPRESARIAL Marc Apoio (Rio de Janeiro) Centro Educacional Vale Encantado (Duas Barras) Sistema Elite de Ensino (São Gonçalo) Colégio Nossa Senhora de Fátima (Três Rios) Tia Conceição (Vassouras) Tema Tecnologia Educacional (Rio de Janeiro) Jardim de Infância Recanto dos Anjinhos (Petrópolis) ACAE Assessoria Educacional (Volta Redonda) Provedor de Talentos (Rio de Janeiro)

19 RESULTADOS DO SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE RIO Centro de Informática Arnaldo Niskier (FAETEC-RJ) Escola Especial Favo de Mel (FAETEC-RJ) Academia Militar das Agulhas Negras- Div. Ens. (Resende) SENAI / RJ - Centro de Formação Profissional (Niterói) Anglo Americano Escolas Integradas (Rio de Janeiro) Instituto Militar de Engenharia (Rio de Janeiro) SESI/SENAI - Unidade de Nova Friburgo SESI/SENAI – Unidade de Caxias Escola Estadual Hervalina Diniz Pires (Duque de Caxias) Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II (Rio de Janeiro)

20 RESULTADOS DO SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE RIO SENAC ARRJ (Rio de Janeiro) Centro de Educação e Tecnologia do Grande Rio-ETERJ Novo Rio (Rio de Janeiro) Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-Hospitalar (Rio de Janeiro) Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças do Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Centro Educacional Miraflores (Rio de Janeiro)

21 RESULTADOS DO SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE RIO CIEP 267 Maria Aparecida Lima Souto Tostes (Miracema) CIEP 113 Professor Waldick Pereira (Nova Iguaçu) CIEP 457 Dr Jose Elias Mello dos Santos (Iguaba Grande) CIEP Candido Portinari (Petrópolis) Colégio Estadual Barão de Macaúba (São Fidelis) Colégio Estadual Iracema Leite Nader (Barra Mansa) Colégio Estadual Josué de Castro (Rio de Janeiro) Colégio Estadual Leopoldina da Silveira (Rio de Janeiro) Colégio Estadual Professor Horácio Macedo (Rio de Janeiro) Escola Municipal Battaillard (Petrópolis)

22 RESULTADOS DO SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE RIO Escola Municipal Vitor Meireles (Rio de Janeiro) Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos (Marica) Escola Técnica Estadual Herbert Daniel de Souza (Rio de Janeiro) Learning Center Cultural e Comercial (Rio de Janeiro) Escola Superior de Comando de Bombeiros Militar (Rio de Janeiro) Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças 31º Voluntários (Rio de Janeiro) Universidade Federal Fluminense / LATEC (Rio de Janeiro)

23 SECRETARIA DE ESTADO DE ENERGIA, DA INDÚSTRIA NAVAL E DO PETRÓLEO DO RIO DE JANEIRO - SEINPE PROGRAMA QUALIDADE RIO Rua da Ajuda nº º andar Centro - Rio de Janeiro - RJ Tel: (21) / Fax: (21)


Carregar ppt "1 IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE SUBPROGRAMA SETORIAL EDUCAÇÃO Comitê Temático O Papel da Educação na Competitividade MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO - MBC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google