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O atual cenário da comunicação e o desafio das universidades públicas 45º Fórum de Reitores da ABRUEM – Associação Brasileira de Reitores das Universidades.

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1 O atual cenário da comunicação e o desafio das universidades públicas 45º Fórum de Reitores da ABRUEM – Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Maurício Tuffani Unesp – Universidade Estadual Paulista Manaus, 16 de outubro de 2009

2 2 Estudos feitos pelo Project for Excellence of Journalism, do Pew Research Center Sediado em Washington, DC Parceria com a Graduate School of Journalism da Columbia University, de Nova York, e com escolas de jornalismo da Michigan State University, Missouri University e Ohio University e com a Knight Foundation Patrocinado pelo Pew Charitable Trusts, fundado por Joseph N. Pew, da Sun Oil Company (US$ 250 milhões em 2008) Publica desde 2004 relatórios anuais sobre a situação da imprensa nos EUA (The State of the News Media) Referências

3 3 The State of the News Media Áreas temáticas Conteúdo Audiência/circulação Economia Propriedade Investimento em redações Atitude pública Mídias pesquisadas Jornais (de âmbito nacional e local*) Telejornais (idem)* Websites (idem) Blogs (idem) TVs a cabo (nacionais) Rádios (locais) * Inclusive em espanhol

4 4 The State of the News Media Jornais nacionais The New York Times Los Angeles Times USA Today Veículos pesquisados: mídia impressa Revistas nacionais New Yorker Time Us News & World Report The Week Newsweek The Economist (EUA e Reino Unido)

5 5 The State of the News Media TV aberta ABC Today Show Good Morning America CBS Early Show ABC World News Tonight CBS Evening News NBC Nightly News PBS NewsHour Veículos pesquisados: telejornais TV a cabo NewsNight with Aaron Brown (CNN) Larry King Live (CNN) Special Report with Britt Hume (FOX) The OReilly Factor (FOX) Hardball with Chris Matthews (MSNBC) Countdown with Keith Olbermann (MSNBC)

6 6 The State of the News Media Websites CNN.com CBSnews.com NYTimes.com Dailynews Yahoo Google News Blogs de alta audiência Daily Kos Instapundit Eschaton Talking Points Little Green Footballs Power Line Crooks and Liars as the vlog Veículos pesquisados: internet

7 7 The State of the News Media Atividade de redações é cada vez menos voltada à produção de informações e cada vez mais voltada à reprodução e difusão Queda da verificação e da investigação: confusão crescente entre informação elaborada e informação bruta Tendência crescente do padrão faster, looser, and cheaper Paradoxo da informação: cresce o número de canais informativos, mas diminui a diversidade de temas Grandes temas têm abordagens similares na maior parte dos veículos: tendência à homogeneização do noticiário Na pauta dos veículos de comunicação em geral, é crescente a influência de governos, grupos de interesses e de corporações (contexto favorável à manipulação da opinião pública) Interesse público perde espaço para o mundo dos negócios Major Trends (recorte-síntese)

8 8 The State of the News Media A descrições de tendências passam a ser apresentadas com indicações de alternativas de modelos de negócios para preservar as empresas de comunicação Relatório de 2009 trouxe perspectivas mais negativas para as empresas jornalísticas do que as que haviam sido apontadas nos relatórios de 2007 e 2008 Confirmação das tendências dos valores e atitudes editoriais apontados nos relatórios de 2004 a 2006 Major Trends

9 9 FOCCO Fórum de Coordenadores de Comunicação das Universidades Estaduais e Municipais, criado em outubro de 2008 Resultado do I Encontro Nacional de Coordenadores de Comunicação das Universidades Estaduais e Municipais, reunidos de 8 a 10 de outubro de 2008 em Maceió Propostas de criação de Agência de Notícias e de Banco de Fontes Elaboração da Carta de Maceió

10 10 Carta de Maceió Universidades Estaduais e Municipais brasileiras têm uma visibilidade pública que está muito aquém de seu desempenho no Ensino, na Pesquisa e na Extensão Insuficiência de profissionais em boa parte dos órgãos de comunicação dessas Instituições de Ensino Superior Apesar de ser reconhecida como atividade importante pelas instâncias administrativas das Universidades, a Comunicação geralmente não é por elas compreendida em sua função estratégica

11 11 Carta de Maceió Necessidade da integração das ações de Comunicação, de modo a consolidar a imagem institucional para os públicos interno e externo Essa integração visa não só evitar o desperdício de recursos, mas também a centrifugação de esforços e o enfraquecimento da imagem institucional interna e externa por meio de ações dispersas em diferentes instâncias de cada entidade A Política de Comunicação Institucional de ser formalizada e aprovada pelos Órgãos Colegiados Superiores, consagrando-a como política de longo prazo

12 12 Importância da notícia Fonte: Folha de S. Paulo, Manual da Redação, Publifolha, São Paulo, 2001, pág. 43. Ineditismo Improbabilidade Interesse Apelo Empatia Proximidade

13 13 Importância da notícia Fonte: Folha de S. Paulo, Manual da Redação, Publifolha, São Paulo, 2001, pág. 43. Ineditismo Improbabilidade Interesse Apelo Empatia Proximidade

14 14 Importância da notícia Fonte: Folha de S. Paulo, Manual da Redação, Publifolha, São Paulo, 2001, pág. 43. Ineditismo A notícia inédita é mais importante do que a já publicada

15 15 Importância da notícia Fonte: Folha de S. Paulo, Manual da Redação, Publifolha, São Paulo, 2001, pág. 43. Improbabilidade A notícia menos provável é mais importante do que a esperada

16 16 Importância da notícia Fonte: Folha de S. Paulo, Manual da Redação, Publifolha, São Paulo, 2001, pág. 43. Interesse Quanto mais pessoas possam ter interesse pela notícia, mais importante ela é

17 17 Importância da notícia Fonte: Folha de S. Paulo, Manual da Redação, Publifolha, São Paulo, 2001, pág. 43. Apelo Quanto maior for a curiosidade que a notícia possa despertar, mais importante ela é

18 18 Importância da notícia Fonte: Folha de S. Paulo, Manual da Redação, Publifolha, São Paulo, 2001, pág. 43. Empatia Quanto mais pessoas puderem se identificar com o personagem e a situação da notícia, mais importante ela é

19 19 Importância da notícia Fonte: Folha de S. Paulo, Manual da Redação, Publifolha, São Paulo, 2001, pág. 43. Proximidade Quanto maior for a proximidade geográfica entre o fato gerador da notícia e o leitor, mais importante ela é

20 Obrigado pela atenção!


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