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O MBC e a Competitividade do Brasil Rio de Janeiro, 17 de Outubro de 2002.

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1 O MBC e a Competitividade do Brasil Rio de Janeiro, 17 de Outubro de 2002

2 50 Ind. Automobilística Padronização 60 Ind. Petróleo Inspeção 70 Ind. Nuclear Sistemas de Ind. Petróleo Garantia da Ind. Petroquímica Qualidade 80 Programa de Apoio ao Programa de Desenvolvimento Científico Especialização e Tecnológico - PADCT em Gestão da Qualidade - PEGQ 90 Política Industrial e de PBQP Comércio Exterior - PICE Anos Foco Agente promotor Movimento pela Qualidade no Brasil

3 Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade Comitê Brasileiro da Qualidade da ABNT Rede Brasileira de Calibração Entidades Certificadoras (eletro-eletrônico, brinquedos,automotivo, etc...) Rede Integrada de Pós-Graduação em Qualidade IBQP Centro de Inovação e Competitividade – CIC Programas Estaduais de Qualidade Programa Qualidade e Participação na Administração Pública – QPAP Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Promoção das Certificações ISO PBQP – Sucesso e Resultados

4 Fonte:Business Week CaracterísticaSéculo 20Século 21 Organização Foco Estilo Estrutura Origem da Força Recursos Operações Produtos Alcance Demonstrativos Estoques Estratégia Liderança Trabalhadores Objetivo do emprego Motivação Produtividade Qualidade Piramidal Interno Estruturado Auto-Suficiência Estabilidade Ativos físicos Integração vertical Produção em massa Nacional Trimestral Em meses Top-down Dogmática Funcionários Segurança Competir Incremental Total Teia ou Rede Externo Flexível Interdependências Mudanças Informação Integração virtual Customização em massa Global Em tempo real Em horas Bottom-up Persuasiva Colaboradores Crescimento pessoal Construir Aos saltos Além do limite OLD COMPANY x NEW COMPANY

5 INSUMOS E ATIVOS IMOBILIZADOS CONHECIMENTO, HABILIDADE E COMPETÊNCIA DESENVOLVIMEN- TO SOCIAL ESTRUTURA DOS ESTADOS SISTEMAS DE TRANSPORTE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO SOFTWARE Internos HARDWARESOFTWAREHARDWARE Externos Matéria-prima Equipamentos Instalações Gerencial Comercial Técnica Educação Saúde Qualidade de Vida Política, Social e Econômica; Burocracia Estatal Vias Instalações Equipamentos Satélites e Redes Proces. Informação FATORES COMPETITIVOS

6 DIMENSÃO SISTÊMICA FATORES EXTERNOS DA COMPETITIVIDADE

7 Em média, 1/3 da rentabilidade da empresa é decorrente da estrutura competitiva do setor. É a soma de eficiências internas e externas. Não basta a empresa ser benchmark. É necessário que a empresa-país seja benchmark. É a soma de eficiências internas e externas. Não basta a empresa ser benchmark. É necessário que a empresa-país seja benchmark. COMPETITIVIDADE

8 CENÁRIOS PASSADO Ambiente competitivo homogêneo entre empresas nacionais e multinacionais dentro de países ou blocos FUTURO Ambiente competitivo heterogêneo entre cadeias empresariais globalizadas

9 Ganhos com a Qualidade Melhoria Contínua e Processos Benchmarking Seis Sigma Matriz da Perpetuidade Desafios da Gestão pela Qualidade

10 Os resultados dependem do que? Alinhamento: Liderança Conhecimento Metodologia Alinhamento

11 Aspirações/Missão do MBC Contexto, Desafios e Oportunidades Difusão de conceitos e métodos de gestão Criação de infra-estrutura tecnológica Garantia da Qualidade... Abertura de Mercado Foco na Melhoria de Eficiência Operacional PBQP e Movimento Nacional pela Qualidade Década de 90 Sofisticação da Estratégia e dos Métodos de Gestão Atuação em setores, cadeias, regiões Medição de desempenho e Benchmarking Diferenciação pela Inovação Desenvolvimento sustentável. Globalização e desenvolvimento local Foco na Integração de Estratégia e Gestão Década Atual Movimento Brasil Competitivo (MBC)

12 1. Resultado de uma demanda conjunta dos setores privado e público. 2. Conselho Superior composto por Empresários, Ministros e FPNQ. 3. Ocupa o espaço deixado pelo Comitê Nacional da Qualidade. 4. Natureza de OSCIP concedida pelo Ministério da Justiça. 5.Compromisso de lideranças históricas do Movimento da Qualidade. 6. Planejamento articulado com a FPNQ. MBC Natureza e Características

13 Arquitetura do Movimento Qualidade de Vida da População Ambiência Competitiva Competitividade Desenvolvimento Sustentável Terceiro Setor Setor Público Setor Privado

14 Contribuir para desenvolver e fortalecer setores, regiões e cadeias e redes Setores Regiões Cadeias e Redes Áreas de Atuação do MBC Inovação e marketing Estimular a capacidade de inovação e de marketing dos produtos/servi- ços do país O MBC tem como objetivo melhorar a competitividade atuando em quatro áreas principais Melhorar a Capacidade Estratégica e de Gestão ( Qualidade e Produtividade ) das organizações públicas e privadas do país Estratégia e Gestão das Organizações Indicadores Avaliação Benchmarking Monitorar o desempenho de fatores que afetam a competitividade nacional (Indicadores Sociais, Econômicos e Ambientais )

15 Valor Adicionado Clientes Sociedade Perspectivas Perpetuidade MBC com excelência, transparência e visibilidade Auto- sustentação financeira Qualidade de vida da população brasileira Mapa Estratégico - Síntese Contribuir expressivamente para a melhoria da competitividade das organizações privadas e da produtividade e qualidade das organizações públicas, de maneira sustentável Disseminar a cultura de qualidade e produtividade Alto desempenho PECP Integração com entidades Modelo gestão CE / PNQ Resultados e marca Atuar no desenvolvimento e fortalecimento Organizações públicas Organizações privadas Setores, Regiões Cadeias, Arranjos e Redes ESTRATÉGIAS E PROJETOS Elevar a capacidade de inovação Atuação

16 Tecnologia de gestão em todos os setores Desenvolvimento sustentável PECQ em todos os estados Avaliação e premiação em 20 Setores Avaliação e premiação em MPE Avaliação e premiação em todas as organizações federais Reconhecimento do nível de gestão disseminado nas organizações públicas Prêmio da qualidade do governo federal em todos os níveis de governo Uso de mapas de benchmarking em cadeias e arranjos produtivos locais e regionais Cultura de medição e avaliação disseminada Cultura de inovação e marketing disseminada Visão de Futuro - 10 anos

17 Missão Contribuir expressivamente para a melhoria da competitividade das organizações privadas e da produtividade e qualidade das organizações públicas, de maneira sustentável, elevando a qualidade de vida da população brasileira.

18 Endereços Eletrônicos


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