A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos A TRANSFORMAÇÃO PELA EXCELÊNCIA EM GESTÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos A TRANSFORMAÇÃO PELA EXCELÊNCIA EM GESTÃO."— Transcrição da apresentação:

1 1 Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos A TRANSFORMAÇÃO PELA EXCELÊNCIA EM GESTÃO

2 2 FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE Vídeo Institucional

3 3 MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.

4 4 REDE NACIONAL DA GESTÃO RUMO À EXCELÊNCIA Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos

5 5 Destaques Dados atualizados até fevereiro/ MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO+10MILHÕESPESSOASRELACIONADAS COM O MEG ~5.000ORGANIZAÇÕESUSUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® - MEG CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃODISTRIBUÍDOS HORAS DE TRABALHOVOLUNTÁRIO VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE ORGANIZAÇÕESMEMBROSAPOIADORAS DE QP&C 2.103ORGANIZAÇÕESPREMIADAS15.321ORGANIZAÇÕESCANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS

6 6 MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ®

7 7 + de 75 prêmios, em 100 países Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award Principais Prêmios / Modelos de Excelência em Gestão

8 8 Modelo Brasileiro de Excelência da Gestão®

9 9 Fundamentos da Excelência Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.

10 10

11 11 Fundamentos da Excelência 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social

12 12 Fundamentos X Critérios de Excelência

13 13 Estágios de integração das práticas de gestão

14 14 Bamerindu s Semelhanças

15 15 Posicionamento Conceitual A FNQ entende as organizações como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos A excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema

16 16 Sustentabilidade SUSTENTA- BILIDADE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO GESTÃO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIAL Triple Bottom Line Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Maximização do retorno do capital Investidor Empreendedor (Lucratividade no longo prazo) Preservação de recursos naturais Eco-Eficiência Energia renovável

17 17 O MEG ® possibilita atuação socio- ambiental com resultados financeiros ????

18 18 O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômicos-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação.

19 19 EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO Variação acumulada, descontada a inflação (IGPM) Estudo SERASA/FNQ Indústria Serviços Comércio 34,9 54,0 30,8 Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas 29,8 31,6 22,4 51,9 85,5 40,5

20 20 MARGEM EBITDA % sobre o faturamento líquido IndústriaServiços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

21 21 Indústria Serviços Comércio MARGEM DE LUCRO % sobre o faturamento líquido Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

22 22 Pensamento Sistêmico Declaração o professor Oswaldo Scaico sobre o conceito: –Faço parte de tudo e tudo faz parte de mim. –Os integrantes de um sistema precisam se transformar, no sentido de se aprimorar. Não basta ter um conjunto de componentes, é preciso ter propósitos comuns e compromisso, SEBE 2008

23 23 É reconhecer o valor de cada oportunidade e/ou diferença

24 24

25 25 Portal FNQ -

26 26 C URSO V IRTUAL DO MEG (GRATUITO) Portal FNQ (www.fnq.org.br)

27 27 Software de Diagnóstico Visão global do modelo, seus fundamentos e sua aplicação S ÉRIE C ADERNOS DE E XCELÊNCIA E S OFTWARE DE A UTO - A VALIAÇÃO Convênio Cadernos Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados Visão global do ciclo do PDCL, gestão de melhorias, enfatizando a auto- avaliação

28 28 O que verdadeiramente desejamos de nossas empresas? Se não estou bem emocionalmente e fisicamente com o que faço em meu trabalho, não existe gestão de excelência. Humberto Maturana, médico e biólogo chileno – SEBE 2008 Contato: Tel.: (11) Duvivier Guethi Junior Gerente de Educação Obrigado !


Carregar ppt "1 Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos A TRANSFORMAÇÃO PELA EXCELÊNCIA EM GESTÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google