A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição: o que é adolescência Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição: o que é adolescência Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado."— Transcrição da apresentação:

1

2 Definição: o que é adolescência Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a adolescência é um período da vida, que começa aos 10 e vai até os 19 anos, e segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente começa aos 12 e vai até os 18 anos Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência, ela varia de pessoa para pessoa.

3 Adolescência e puberdade Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução

4

5 O papel da adolescencia até meados do século XX apresentou variantes significativas referentes a cultura, época e situação geográfica dos povos. Focamos especificamente doBrasil. Existem dois aspectos a serem considerados:

6 Ver o adolescente, mesmo sem os direitos legais de um adulto, com atribuições e papéis de adultos como é o caso dos arrimos de família. Desde cedo,para sustentar a casa e sem recursos para cursarum estabelecimento de ensino, muitos jovens se viram obrigados a estabelecerem uma rotina diária árdua de trabalho,na maioria das vezes sendo bastante explorados.Caiam sobre seus ombros uma enorme responsabilidade e um precoce amadurecimento. As jovens só saiam de casa para casar e quando inflingindo as regras da boa sociedade(gravidez, perda da virgindade) normalmente eram expulsas de casa ou se submetiam a uma vida monastica.

7 Não havia espaço para o diálogo e aceitação para um recomeço. Se tornavam marginalizadas. Aos jovens do sexo masculino era estimulado, quando doaparecimento dapuberdade, a procura dosexo em casas de prostituição.

8 O outro aspecto a ser considerado é em relação aos jovens que não precisavam se submeter ao trabalho e viviam para o estudo. Normalmente, haviam regras bem mais rígidas de conduta e disciplina. Existia um temor e um respeito muito grande em relação aos pais professores e autoridades e os castigos impostos eram bastante cruéis chegando a agressões físicas.

9 Enfim, obediência, deveres, respeito, temor, eis a tônica do papel do adolescente antes da virada dos anos 60.

10

11

12

13 Os anos 50 chegaram ao fim com uma geração de jovens, filhos do chamado "baby boom", que vivia no auge da prosperidade financeira, em um clima de euforia consumista gerada nos anos do pós-guerra nos EUA. A nova década que começava já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo.

14 A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade. Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década. Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento

15 Conscientes desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época. O unissex ganhou força com os jeans e as camisas sem gola. Pela primeira vez, a mulher ousava se vestir com roupas tradicionalmente masculinas, como o smoking [lançado para mulheres por Yves Saint Laurent em 1966].

16 Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian e o italiano Pucci virou mania com suas estampas psicodélicas. Paco Rabanne, em meio às suas experimentações, usou alumínio como matéria-prima. Os tecidos apresentavam muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, com a popularização das sintéticas no mercado, além de todas as naturais, sempre muito usadas. As mudanças no vestuário também alcançaram a lingerie, com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que dava conforto e segurança, tanto para usar a minissaia, quanto para dançar o twist e o rock.

17 Nessa época, Londres havia se tornado o centro das atenções, a viagem dos sonhos de qualquer jovem, a cidade da moda. Afinal, estavam lá, o grande fenômeno musical de todos os tempos, os Beatles, e as inglesinhas emancipadas, que circulavam pelas lojas excêntricas da Carnaby Street, que mais tarde foram para a famosa King's Road e o bairro de Chelsea, sempre com muita música e atitude jovens. Nesse contexto, a modelo Jean Shrimpton era a personificação das chamadas "chelsea girls". Sua aparência era adolescente, sempre de minissaia, com seus cabelos longos com franja e olhos maquiados. Catherine Deneuve também encarnava o estilo das "chelsea girls", assim como sua irmã, a também atriz Françoise Dorléac.

18 Entretanto, os anos 60 sempre serão lembrados pelo estilo da modelo e atriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e cílios inferiores pintados com delineador. A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar. Nessa área, Mary Quant inovou ao criar novos modelos de embalagens, com caixas e estojos pretos, que vinham com lápis, pó, batom e pincel. Ela usou nomes divertidos para seus produtos, como o "Come Clean Cleanser", sempre com o logotipo de margarida, sua marca registrada. As perucas também estavam na moda e nunca venderam tanto. Mais baratas e em diversas tonalidades e modelos, elas eram produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.

19 A moda masculina, por sua vez, foi muito influenciada, nos início da década, pelas roupas que os quatro garotos de Liverpool usavam, especialmente os paletós sem colarinho de Pierre Cardin e o cabelo de franjão. Também em Londres, surgiram os mods, de paletó cintado, gravatas largas e botinas. A silhueta era mais ajustada ao corpo e a gola rolê se tornou um clássico do guarda-roupa masculino. Muitos adotaram também a japona do pescador e até mesmo o terno de Mao. No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa [como os Beatles]. A palavra de ordem era "quero que vá tudo pro inferno". Os avanços na medicina, as viagens espaciais, o Concorde que viaja em velocidade superior à do som, são exemplos de uma era de grande desenvolvimento tecnológico que transmitia uma imagem de modernidade. Essa imagem influenciou não só a moda, mas também o design e a arte que passaria a ter um aspecto mais popular e fugaz.

20 Nesse contexto, nenhum movimento artístico causou maior impacto do que a Arte Pop. Artistas como Andy Warhol, Roy Lichetenstein e Robert Indiana usaram irreverência e ironia em seus trabalhos. Warhol usava imagens repetidas de símbolos populares da cultura norte- americana em seus quadros, como as latas de sopa Campbell, Elvis Presley e Marilyn Monroe. A Op Art [abreviatura de optical art, corrente de arte abstrata que explora fenômenos ópticos] também fez parte dessa época e estava presente em estampas de tecidos.

21 No Brasil, lutava-se contra a ditadura militar, contra a reforma educacional, o que iria mais tarde resultar no fechamento do Congresso e na decretação do Ato AI 5 Esse conjunto de manifestações que surgiram em diversos países deu- se o nome de contracultura. Uma busca por um outro tipo de vida, underground, à margem do sistema oficial. Faziam parte desse novo comportamento, cabelos longos, roupas coloridas, misticismo oriental, música e drogas. No Brasil, o grupo "Os Mutantes", formado por Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Batista, seguiam o caminho da contracultura e afastavam-se da ostentação do vestuário da jovem guarda, em busca de uma viagem psicodélica. A moda passou a ser as roupas antes reservadas às classes operárias e camponesas, como os jeans americanos, o básico da moda de rua. Nas butiques chiques, a moda étnica estava presente nos casacos afegãos, fulares indianos, túnicas floridas e uma série de acessórios da nova moda, tudo kitsch, retrô e pop. Toda a rebeldia dos anos 60 culminaram em O movimento estudantil explodiu e tomou conta das ruas em diversas partes do mundo e contestava a sociedade, seus sistemas de ensino e a cultura em diversos aspectos, como a sexualidade, os costumes, a moral e a estética.

22 Talvez o que mais tenha caracterizado a juventude dos anos 60 tenha sido o desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual. Nesse sentido, para as mulheres, o surgimento da pílula anticoncepcional, no início da década, foi responsável por um comportamento sexual feminino mais liberal. Porém, elas também queriam igualdade de direitos, de salários, de decisão. Até o sutiã foi queimado em praça pública, num símbolo de libertação. Os 60 chegaram ao fim, coroados com a chegada do homem à Lua, em julho de 1969, e com um grande show de rock, o "Woodstock Music & Art Fair", em agosto do mesmo ano, que reuniu cerca de 500 mil pessoas em três dias de amor, música, sexo e drogas.

23 Anúncio no jornal Folha de São Paulo em 23 de outubro de 1961 Fonte: onologia_60.htm#

24 Folha de S.Paulo", 5 de agosto de 1962 Folha de S.Paulo", 14 de maio de 1968

25 LINHA DE TEMPO DOS ANOS 60 FATOS IMPORTANTES QUE MODIFICARAM A SOCIEDADE

26 1960-O presidente Juscelino Kubitschek inaugura a cidade de Brasília, a nova capital do país, em 21 de abril Em 7 de agosto, as propriedades norte-americanas em Cuba são ocupadas por ordem do dirigente Fidel Castro, numa retaliação contra a agressão econômica dos Estados Unidos Jânio Quadros é eleito, em 3 de outubro, como presidente do Brasil, com mais de 5,6 milhões de votos [48 % do eleitorado] John Fitzgerald Kennedy é o novo presidente dos Estados Unidos, eleito em 9 de novembro. Ele é o primeiro presidente católico do país Em dezembro, a FDA (Food and Drugs Administration) - órgão dos EUA responsável por alimentos e medicamentos - aprova uma pílula contraceptiva que será posta à venda no país no segundo trimestre do próximo ano É o ano também do clássico filme "La Dolce Vita" ["A Doce Vida"] de Federico Fellini, com Anouk Aimée, Anita Ekberg e Marcello Mastroianni

27 1961-Em 3 de janeiro, os EUA rompem relações diplomáticas com Cuba Em 12 de abril, a União Soviética vence a corrida para mandar o primeiro homem ao espaço sideral, ao pôr em órbita o major da Força Aérea Iuri Gagarin, 27 anos, e trazê-lo de volta à Terra em total segurança Depois de apenas seis meses e 25 dias de governo, Jânio Quadros renuncia à Presidência do Brasil, em 25 de agosto. O vice-presidente João Goulart é tido como sucessor do nacinalista Getúlio Vargas pelos oficiais das Forças Armadas e políticos de direita Em 31 de agosto, um muro de blocos pré-fabricados de concreto [o Muro de Berlim], erigido com espantosa rapidez entre os setores Ocidental e Oriental de Berlim, é a resposta comunista aos alemães que rejeitam seu sistema e preferem partir para o Ocidente Toma posse como presidente do Brasil, em 7 de setembro, João Goulart. Em seguida, no dia 8 de setembro, o Congresso aprova o regime parlamentarista, o que diminui os poderes do presidente. Tancredo Neves toma posse como primeiro-ministro do Brasil Em 28 de setembro, um jovem compositor encanta Nova York. O repertório de Bob Dylan, então com 20 anos, inclui diversos estilos da música folk Nesse ano, a atriz Audrey Hepburn estrela "Breakfast at Tiffany's" ["Bonequinha de Luxo"]. O figurino de Hepburn para o filme é do estilista francês Givenchy.

28 1962-Em janeiro, o estilista Yves Saint Laurent abre seu próprio ateliê de moda em Paris, exibindo suas criações com muito sucesso Em 14 de abril, George Pompidou torna-se o novo premiê francês O filme brasileiro "O Pagador de Promessas", adaptação do produtor, diretor e ator brasileiro Anselmo Duarte da peça homônima de Dias Gomes, recebe a Palma de Ouro do Festival Internacional do Filme de Cannes, na França. É a primeira vez que um filme brasileiro ganha o prêmio máximo do festival A Seleção Brasileira de Futebol conquista pela segunda vez a Taça Jules Rimet, ao vencer por 3 a 1, em Santiago, Chile, a seleção da Tchecoslováquia na final da 7ª Copa do Mundo, em 18 de junho Em 11 julho, os norte-americanos assistem pela primeira vez imagens de televisão ao vivo da Europa, com a transmissão de um programa francês e outro inglês pelo satélite Telstar A atriz Marilyn Monroe é encontrada morta, em 5 de agosto, em sua casa de Los Angeles, com um frasco de calmantes ao seu lado O artista plástico norte-americano Andy Warhol faz as famosas pinturas de cédulas de dólar e de latas da sopa Campbell. Em agosto, faz as primeiras serigrafias de Marilyns e, em outubro, é incluído na mostra de arte pop, "The New Realists", realizada na "Sidney Janis Gallery", em Nova York Em 21 de novembro, a bossa nova conquista Nova York. Cerca de 3 mil pessoas lotam o Carnegie Hall, para assistir a uma apresentação dos músicos, compositores e cantores João Gilberto, Carlos Lira, Oscar Castro Neves, Luiz Bonfá, Sérgio Mendes, Bola Sete, Carmem Costa, José Paulo, Agostinho dos Santos, Sérgio Ricardo, Roberto Menescau, entre outros Em 14 de dezembro, a espaçonave Mariner 2, dos EUA, transmite para a Terra as primeiras informações a curta distância já obtidas a respeito de outro planeta, ao passar por Vênus, a 58 milhões de quilômetros de distância

29 1963-Em 23 de janeiro, o Brasil volta ao sistema presidencialista. O ato do Congresso segue decisão do plebiscito realizado no dia 5 de janeiro, no qual 9 milhões de eleitores optaram pela volta ao presidencialismo Em 2 de abril, Martin Luther King lança campanha não-violenta nos EUA pelo fim da segregação racial, o que viria causar a prisão de milhares de pessoas durante as marchas de protestos A União Soviética coloca a primeira mulher no espaço em 19 de junho O presidente dos EUA, John Kennedy, é assassinado a tiros, em 22 de novembro, quando desfilava em carro aberto pelas ruas de Dallas, no Texas (EUA). Pouco depois dos tiros fatais, a polícia prendeu Lee Harvey Oswald e o acusou do crime. Oswald também foi assassinado em 26 de novembro, quando era transferido de prisão, por Jack Ruby, proprietário de um cabaré em Dallas. Lyndon Johnson assume a presidência do país no lugar de Kennedy Mais um sucesso do charmoso agente britânico 007, "Dr. No" ["007 Contra o Satânico Dr. No"], com Sean Connery e a sensual Ursula Andress. No filme, a célebre cena de Andress usando um poderoso biquíni branco

30 1964-Obras inéditas de Picasso são expostas em Toronto, Canadá, em 11 de janeiro Os Beatles viram febre também nos EUA. Em 11 de fevereiro, o quarteto desembarca no aeroporto Kennedy, em Nova York. O grupo chegou rapidamente ao sucesso na Europa no ano anterior. A música "I Want to Hold Your Hand", atinge o primeiro lugar nas paradas norte- americanas Em 1º de abril, o presidente do Brasil, João Goulart, é deposto por um golpe militar. Assume o governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli. Em 15 de abril, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, assume a presidência e é divulgada uma lista de cassação de direitos políticos composta por 72 nomes, entre os quais parlamentares e oficiais do Exército leais ao ex-presidente João Goulart, exilado do país No dia 13 de abril, Sidney Poitier é o primeiro negro a conquistar um prêmio Oscar de melhor ator, pelo filme "Lírios do Campo Em 2 de julho, o mais completo código de direitos civis da história dos EUA torna-se lei com a assinatura do presidente Lyndon Johnson. A lei proíbe a discriminação racial no emprego, em locais públicos, sindicatos e programas financiados pelo governo federal Em 23 de setembro é inaugurado o teto da Ópera de Paris, pintado pelo artista Marc Chagall Martin Luther King recebe, em 10 de dezembro, o prêmio Nobel da Paz, por sua luta pacífica pelos direitos civis. O francês Jean-Paul Sartre ganha o Nobel de literatura, mas recusa o prêmio, que segundo ele, poderia vir a interferir em suas responsabilidades como escritor junto aos seus leitores O estilista norte-americano Rudi Gernreich lança o topless

31 1965-Em 18 de março, o cosmonauta soviético Alexei Leonov torna-se o primeiro homem a sair de uma espaçonave em órbita e flutuar no espaço sideral Em 17 de abril, cerca de 15 mil estudantes se aglomeram em Washington diante da Casa Branca, sede do governo, para exigir pacificamente a retirada das tropas americanas do Vietnã e o fim da guerra "Che" Guevara, médico, guerilheiro e ministro cubano, deixa Cuba, em 4 de outubro, para combater o imperialismo no exterior. Há boatos de que ele está na Bolívia Naves norte-americanas encontram-se no espaço. Em 15 de dezembro, duas cápsulas Gemini, a 6 e a 7, voam lado a lado no espaço por quatro horas, à distância de dois ou três metros Em dezembro, o programa musical "Jovem Guarda", da TV Record de São Paulo, é um enorme sucesso entre os jovens. O programa é comandado todos os domingos pelo cantor e compositor Roberto Carlos, que apresenta convidados e amigos do rock nacional - conhecido por iê-iê-iê-, entre eles Erasmo Carlos e Wanderléia Os Rolling Stones alcançam status de superastros do rock com a força de uma única música, "Satisfaction", que chegou ao topo das paradas de sucesso, antes nos EUA [vendeu mais de um milhão de discos] do que na Inglaterra

32 1966-Em 8 de março, é encontrada a coleção particular de arte de Claude Monet, na França Soviéticos anunciam, em 4 de abril, que a Luna 10 está em órbita da Lua Em abril, Mao Tse-Tung lança a "Revolução Cultural" na China. Ele pretende expurgar todos os opositores que possuam algum poder dentro da máquina do Partido Comunista. Em instituições artísticas e educacionais, novas iniciativas de "crítica ao pensamento burguês reacionário" são empreendidas Aumenta a oposição à guerra do Vietnã. Em 28 de maio, os estudantes nas universidades dos EUA e manifestantes nos gramados da Casa Branca, protestam contra a guerra Espaçonave fotografa a superfície lunar. Em 2 de junho, a sonda norte-americana Surveyor 1, que conseguiu pousar em solo lunar, envia fotografias mostrando uma superfície repleta de pedras, mas plana Brasil cria fundo para trabalhador. É regulamentada, em 20 de dezembro, pelo presidente do Brasil, marechal Castelo Branco, a aplicação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) A minissaia agita a moda e muda hábitos. A modelo Leslie Hornsby, conhecida por Twiggy, está popularizando a minissaia, difundida pela estilista inglesa Mary Quant. Twiggy dá o toque final ao visual com cílios postiços e meias coloridas. Certa de que se manterá em forma enquanto continuar a tomar a pílula, a mulher se sente novamente livre, como nos anos 20. A mini geralmente é usada com botas de plástico

33 1967- O Congresso Nacional promulga, em 24 de janeiro, em Brasília, a nova Constituição brasileira, que substitui a de 1946 Toma possa, em 15 de março, como presidente do Brasil, o marechal Arthur da Costa e Silva. Eleito indiretamente pelo Congresso, Costa e Silva não era o candidato de Castelo Branco Cerca de 10 mil hippies se juntam, em 26 de março, no Central Park, em Nova York. O ato foi pacífico e a maioria dos participantes tinha menos de 30 anos Em junho, os Beatles lançam seu mais ousado LP, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Os críticos dizem que é a melhor obra até então no mundo do rock Em 18 de junho, a contracultura hippie da Califórnia, EUA, se transforma numa massa de cabelos compridos e flores, com a presença de 50 mil jovens no Festival Pop Internacional de Monterey. Artistas como o soul Otis Redding e os grupos The Byrds e The Mamas and the Papas são algumas das atrações Em dezembro, é lançado o forno de microondas Catherine Deneuve vive a esposa de um cirurgião que se sente atraída pela prostituição no filme "Belle de Jour" ["A Bela da Tarde" é o título em português], de Luis Buñuel

34 1968-Em fevereiro, cansados da fama, os Beatles, cercados de amigos, buscam paz de espírito no Ganges, Índia, com o guru Maharishi Mahesh Yogi Em 17 de abril, o governo militar brasileiro decreta o fim de eleições diretas para prefeito em 68 cidades de "segurança nacional", inclusive as capitais estaduais No dia 4 de abril, o líder da campanha pacífica dos direitos civis nos EUA, Martin Luther King, é morto a tiros na sacada de seu quarto, no segundo andar do Motel Lorraine em Memphis, Tennessee. A morte de Luther King enfurece os negros do país, desencadeando uma onda de conflitos em várias cidades Em 15 de abril, a esperança ilumina o rosto das pessoas, é a Primavera em Praga. Os estudantes comemoram as medidas moderadas do líder do Partido Comunista, Alexander Dubcek, que acredita ser possível conciliar o marxismo com a liberdade pessoal. Os tchecos tentam reescrever a história Em abril, no Teatro Biltmore, em Nova York, estréia "Hair", o primeiro grande musical de rock, dando voz à era dos hippies nos palcos da Broadway em um tributo à paz e ao amor livre Jacqueline Kennedy casa-se, em 20 de outubro, na ilha de Skorpios, com Aristóteles Onassis, magnata dono de uma frota de petroleiros O estudante José Guimarães morre, em 4 de outubro, em confronto entre alunos da Faculdade de Filosofia da Usp e alunos da Universidade Mackenzie, no centro de São Paulo Em 22 de novembro, o governo brasileiro cria o Conselho Superior de Censura O ministro da Justiça do Brasil, Luís Antônio da Gama e Silva, anuncia, em 13 de dezembro, em cadeia nacional de rádio e televisão, a edição do Ato Institucional nº 5 e do Ato Complementar nº 38, que decreta o recesso do Congresso Nacional. Agora, o governo passa a ter poderes absolutos sobre a nação. Com o recesso, o Executivo fica autorizado a legislar, suspender os direitos políticos de qualquer cidadão e cassar mandatos parlamentares Em 6 de novembro, Richard Milhous Nixon é eleito presidente dos EUA Nesse ano, a atriz Jane Fonda é "Barbarella", a heroína espacial de Roger Vadim Acontece também a primeira exposição individual em museus europeus do artista pop Andy Warhol, no Moderna Museet, em Estocolmo, na Suécia Caetano lança o LP "Tropicália" ou "Pane et Circenses" e, no mesmo ano, se apresenta com os Mutantes no Tuca, em São Paulo, com a música "É Proibido Proibir", sob vaias e tomates lançados ao palco. O uso de guitarras elétricas não agrada ao público

35 1968-grande sucesso da carreira de Stanley Kubrick, "2001: A Space Odissey" [2001: Uma Odisséia no Espaço"], lançado em 1968, recebe o Oscar de efeitos visuais Em 28 de abril, a era De Gaulle chega ao fim na França, com a derrota do presidente da República no prebiscito pela descentralização e pela reforma do Senado. George Pompidou fica em seu lugar Em julho, os músicos e compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, ambos com 26 anos, partem para seu exílio na Inglaterra. Presos em dezembro de 1968 numa boate do Rio de Janeiro quando faziam um espetáculo, ficaram encarcerados por dois meses No dia 20 de julho, dois astronautas dos EUA, Neil Armstrong e Edwin Aldrin Jr. pisam na Lua, seis horas depois de pousarem suavemente o módulo lunar da Apolo, chamado de Eagle, no Mar da Tranquilidade. Em 9 de agosto, a atriz de cinema Sharon Tate, grávida de oito meses, mulher do cineasta Roman Polanski, é encontrada assassinada em sua casa em Beverly Hills, Los Angeles, nos EUA, por um grupo de fanáticos liderado por Charles Manson Em 17 de agosto, cerca de 500 mil pessoas enfrentam engarrafamentos, falta de comida e de água e chuvas para viver três dias de prazer no Festival de Música e Artes de Woodstock, na cidade de Bethel, em Nova York. Entre os artistas que se apresentam, Jimi Hendrix e Janis Joplin Em 30 de outubro, o general Emílio Garrastazu Médici toma posse, em Brasília, da Presidência do Brasil. Ele substitui o marechal Arthur da Costa e Silva, afastado do cargo desde 1º de setembro por motivo de doença Em 4 de novembro, a polícia de São Paulo, sob comando do delegado Sérgio Paranhos Fleury, mata o guerrilheiro Carlos Marighella, líder da ALN (Ação Libertadora Nacional) Em 15 de novembro, acontece a grande manifestação pacífica em Washington, exigindo o fim da guerra no Vietnã Em 10 de dezembro, o dramaturgo irlandês Samuel Beckett, ganha o prêmio Nobel de literatura por "Esperando Godot", "A Última Gravação de Krapp" e "Dias Felizes" É o ano de um dos filmes mais vigorosos dos anos 60, "Easy Rider" ["Sem Destino"], de Dennis Hopper, com Peter Fonda, Jack Nicholson e o próprio Hopper. O filme critica a intolerância e a vulgaridade da sociedade americana

36

37

38


Carregar ppt "Definição: o que é adolescência Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google