A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONHECENDO CONHECENDO MINHA ESCOLA MINHA ESCOLA. Escola de Educação Especial João de Barro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONHECENDO CONHECENDO MINHA ESCOLA MINHA ESCOLA. Escola de Educação Especial João de Barro."— Transcrição da apresentação:

1 CONHECENDO CONHECENDO MINHA ESCOLA MINHA ESCOLA

2 Escola de Educação Especial João de Barro

3 Organização Escolar A escola de Educação Especial João de Barro, situada no município de Três Cachoeiras, é vinculada à Federação Nacional e Estadual das Apaes que são responsáveis pelos rumos e Diretrizes do Movimento Apaeano e pela articulação política, defesa de direitos e ações, em âmbito Nacional e Estadual, em prol das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. A escola de Educação Especial João de Barro, situada no município de Três Cachoeiras, é vinculada à Federação Nacional e Estadual das Apaes que são responsáveis pelos rumos e Diretrizes do Movimento Apaeano e pela articulação política, defesa de direitos e ações, em âmbito Nacional e Estadual, em prol das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.

4 Localização A Escola, está localizada na região do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, pertence a 12ª Delegacia Regional que tem por função organizar as Apaes nas micro-regiões, orientando seus rumos, sendo o contato mais direto entre a base e a Federação do Estado.

5 Três Cachoeiras

6 Dados da Escola Escola de Educação Especial João de Barro Escola de Educação Especial João de Barro Rua Antônio Estanislau Cardoso, nº239 Rua Antônio Estanislau Cardoso, nº239 Bairro Santa Rita Bairro Santa Rita Três Cachoeiras/RS Três Cachoeiras/RS Fone/Fax: (051) Fone/Fax: (051)

7 Mantenedora Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Cachoeiras – APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Cachoeiras – APAE Presidente Presidente Idelma Maria Lumertz Borges Emerim Idelma Maria Lumertz Borges Emerim

8 Filosofia Contribuir para o desenvolvimento global dos alunos, na busca de seus direitos como cidadão.

9 Histórico A escola foi fundada no dia 28 de agosto de 1990, mas iniciou sua história em maio de 1989, onde foi fundado um Centro de Atendimento Especial com objetivo de dar atendimento às crianças que apresentassem determinadas limitações e não obtinham rendimento em escola de ensino regular.

10 Objetivo Geral da Escola Proporcionar ao educando Portador de Deficiência condições de aprendizagem favoráveis à superação de suas dificuldades específicas relacionadas ao desenvolvimento global, considerando o processo educacional como parte fundamental para a conquista da cidadania, por meio de uma prática pedagógica comprometida que destitua o preconceito e a diversidade, oportunizando, assim a inclusão do educando na rede regular de ensino e na sociedade. Proporcionar ao educando Portador de Deficiência condições de aprendizagem favoráveis à superação de suas dificuldades específicas relacionadas ao desenvolvimento global, considerando o processo educacional como parte fundamental para a conquista da cidadania, por meio de uma prática pedagógica comprometida que destitua o preconceito e a diversidade, oportunizando, assim a inclusão do educando na rede regular de ensino e na sociedade.

11 A semente estava lançada Durante vários anos muitos foram os esforços e já contava com seis profissionais que trabalhavam com muita dedicação. Durante vários anos muitos foram os esforços e já contava com seis profissionais que trabalhavam com muita dedicação. Nesta jornada foi possível perceber que os espinhos e caminhos são tortuosos, mas os frutos colhidos são reconfortantes. Nesta jornada foi possível perceber que os espinhos e caminhos são tortuosos, mas os frutos colhidos são reconfortantes.

12 Sede Nova Foram feitas muitas promoções com objetivo de comprar o terreno para construção da sede própria e, em setembro de 1997, a escola já funcionava em sua nova sede, com muito mais espaço e melhores condições para realizar seus trabalhos. Foram feitas muitas promoções com objetivo de comprar o terreno para construção da sede própria e, em setembro de 1997, a escola já funcionava em sua nova sede, com muito mais espaço e melhores condições para realizar seus trabalhos. Todas as conquistas foram possíveis com a participação da comunidade, do poder público local, do governo Estadual e Federal e poder Judiciário. Todas as conquistas foram possíveis com a participação da comunidade, do poder público local, do governo Estadual e Federal e poder Judiciário.

13 Origem do Nome Da Escola A origem do nome da escola, foi através de um concurso realizado nas escolas de Três Cachoeiras. A origem do nome da escola, foi através de um concurso realizado nas escolas de Três Cachoeiras. Os alunos votaram e escolheram o nome de João de Barro. Os alunos votaram e escolheram o nome de João de Barro. João de Barro é um pássaro muito inteligente e trabalhador, que constrói sua casinha, com a portinha virada, de acordo com o vento. João de Barro é um pássaro muito inteligente e trabalhador, que constrói sua casinha, com a portinha virada, de acordo com o vento.

14 Atendimento Nível de Ensino Educação Infantil: Educação Precoce de 0 a 3 anos Educação Pré-Escolar de 4 a 6 anos Ensino Fundamental: Escolarização Inicial – 1º ciclo de 7 a 14 anos Escolarização de Jovens e Adultos – 1º e 2º ciclos (a partir dos 14 anos Conviver: Atividades libertadoras para adultos Oficina: Trabalhos manuais realizados pelos EJAs em turno inverso Educação Profissional - Nível Básico: *iniciação profissional *qualificação profissional *colocação no trabalho

15 Profissionais da Escola Diretora Diretora Tânia Maria da L. Matos Tânia Maria da L. Matos Coordenadora Pedagógica Coordenadora Pedagógica Azeni de Oliveira Borges Azeni de Oliveira Borges Professores Professores Jaqueline Schutz Pereira Jaqueline Schutz Pereira Josiana Lippert Morais Josiana Lippert Morais Letícia Justo Bock Letícia Justo Bock Patrícia Dimer Fernandes Patrícia Dimer Fernandes Paula Souza Justo Paula Souza Justo Shirley de Oliveira Borges Shirley de Oliveira Borges Silvane Pinheiro Silvane Pinheiro Técnicos Técnicos Carine Mota de Abreu (fisioterapeuta) Carine Mota de Abreu (fisioterapeuta) Deiviane da Luz Matos (psicopedagoga) Deiviane da Luz Matos (psicopedagoga) Neusa Maria M. Ouriques (psicóloga) Neusa Maria M. Ouriques (psicóloga) Raquel Jung Marcon (fonoaudióloga) Raquel Jung Marcon (fonoaudióloga) Maria Aparecida S. Duvina Maria Aparecida S. Duvina (assistente social) (assistente social) Funcionários Funcionários Daiane Matos de Matos (secretária) Daiane Matos de Matos (secretária) Luciane Webber Alves (merendeira) Luciane Webber Alves (merendeira) Raul de Oliveira Raul de Oliveira (motorista) (motorista)

16 Esse Pessoal Trabalha! Diretora, coordenadora e secretária

17 Equipe Multidisciplinar A maioria dos alunos tem atendimento multidisciplinar Psicóloga Psicóloga Fisioterapeuta Fisioterapeuta Fonoaudióloga Fonoaudióloga Psicopedagoga Psicopedagoga Pedagoga Pedagoga Assistente Social Assistente Social Alguns alunos matriculados, não estudam na Escola João de Barro, apenas recebem atendimento com a equipe multidisciplinar

18 Atendimento Multidisciplinar

19 Hoje Com 100 alunos matriculados e um quadro de 17 profissionais, com uma estrutura física de qualidade, nos lançamos para um novo desafio: melhorar os recursos materiais para atendimento clínico e escolar. Com 100 alunos matriculados e um quadro de 17 profissionais, com uma estrutura física de qualidade, nos lançamos para um novo desafio: melhorar os recursos materiais para atendimento clínico e escolar.

20 A Escola A escola de Educação Especial João de Barro, existe há 16 anos no município de Três Cachoeiras e, tem por finalidade prestar atendimento direto e defender os direitos das Pessoas Portadores de Necessidades Especiais. A escola de Educação Especial João de Barro, existe há 16 anos no município de Três Cachoeiras e, tem por finalidade prestar atendimento direto e defender os direitos das Pessoas Portadores de Necessidades Especiais. Respeita a diversidade do aluno em seu processo de conhecer, aprender, reconhecer e produzir sua própria cultura, favorecendo assim, sua independência pessoal, tornando-os cidadãos conscientes e participativos na sociedade. Respeita a diversidade do aluno em seu processo de conhecer, aprender, reconhecer e produzir sua própria cultura, favorecendo assim, sua independência pessoal, tornando-os cidadãos conscientes e participativos na sociedade. A escola, oportuniza aos profissionais, qualificação através de cursos, congressos, seminários e especialização na área da Educação Especial, visando o desenvolvimento do aluno. A escola, oportuniza aos profissionais, qualificação através de cursos, congressos, seminários e especialização na área da Educação Especial, visando o desenvolvimento do aluno.

21 Minha Vida Profissional na Escola Assim, durante o ano de 2003, realizei trabalho voluntário na escola, o que proporcionou-me uma experiência muito gratificante e um aprendizado mútuo, pois permitiu-me valorizar, respeitar e ver o potencial que essas crianças apresentam a cada dia. Assim, durante o ano de 2003, realizei trabalho voluntário na escola, o que proporcionou-me uma experiência muito gratificante e um aprendizado mútuo, pois permitiu-me valorizar, respeitar e ver o potencial que essas crianças apresentam a cada dia. Em, janeiro de 2004, realizei o curso de Capacitação de Recursos Humanos na Área de Deficiência Mental. E, no mês de março deste mesmo ano, a escola contratou-me para trabalhar com uma turma de EJA, pela manhã e a tarde, com a turma l, alunos de 7 a 13 anos. Em, janeiro de 2004, realizei o curso de Capacitação de Recursos Humanos na Área de Deficiência Mental. E, no mês de março deste mesmo ano, a escola contratou-me para trabalhar com uma turma de EJA, pela manhã e a tarde, com a turma l, alunos de 7 a 13 anos.

22 Meus Alunos

23 Atualmente Hoje, faço Apoio Pedagógico, no turno da manhã, com alunos da Escola e das Escolas de Ensino Regular, que apresentam dificuldade de aprendizagem. E, no turno da tarde, trabalho com a turma l – Escolarização Inicial, com seis alunos. Realizo, um trabalho individual, respeitando e valorizando as suas habilidades e potencialidades, proporcionado atividades prazerosas e significativas.

24 Atendimento Pedagógico

25 Turma l - Tarde Turma l - Tarde

26 Jogos Recreativos

27 Refeitório e Transporte Escolar

28 Projetos e Atividades


Carregar ppt "CONHECENDO CONHECENDO MINHA ESCOLA MINHA ESCOLA. Escola de Educação Especial João de Barro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google