A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Fenômeno do Preconceito Andressa– Êned – Karine – Nicole.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Fenômeno do Preconceito Andressa– Êned – Karine – Nicole."— Transcrição da apresentação:

1 O Fenômeno do Preconceito Andressa– Êned – Karine – Nicole

2 O que é Preconceito? Preconceito é uma atitude discriminatória que baseia conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente.

3 Tipos de Preconceito Preconceito à outra cor; Preconceito à outra religião; Preconceito quanto a classe social; Preconceito contra pessoas de outra orientação sexual; Preconceito contra pessoas de outra nacionalidade;

4 Tabela Desemprego por raça, segundo sexo em % NegrosBrancos MulheresHomensMulheresHomens Belo Horizonte20,515,816,811,5 Distrito Federal22,418,921,014,2 Porto Alegre22,719,218,113,1 Recife26,320,522,616,2 Salvador27,624,020,315,2 São Paulo25,020,919,213,8 Fonte: DIEESE/SEADE, 1998

5 Tabela Os homens brancos ganham em média quase duas vezes e meia (142,2%) a mais do que os homens negros e quatro vezes (295%) mais que as mulheres negras Homens brancos6,3 salários mínimos Mulheres brancas3,6 salários mínimos Homens negros2,9 salários mínimos Mulheres negras1,7 salários mínimos Fonte: O Estado de São Paulo ( ); Folha de São Paulo ( ); Mapa do Mercado de Trabalho no Brasil – IBGE, a partir da PNAD (1990).

6 Tabela Escolaridade segundo a cor Até o 1º grau Curso Superior Negros24% Pardos29% Brancos30% Negros71% Pardos65% Brancos57% Até o 2º grau Negros71% Pardos65% Brancos57% Fonte: IBGE (publicado na Folha de S. Paulo, em ).

7 Etnocentrismo

8

9 ESTEREÓTIPOS *Rótulos *Exemplos: Mulheres: Volúveis Portugueses: Burros Médicos: Mercenários Advogados: Ladrões

10 Podem ser favoráveis Japonês: Trabalhador Inglês: Pontual Brasileiro: Criativo Alemão:Disciplinado

11 Generalização Índio: Preguiçoso Sendo assim estereótipos são incorretos, superficiais,abstratos,apressados e não estão de acordo com a realidade. Portanto, estereótipos é uma expressão de preconceito

12 DISCRIMINAÇÃO Palavra usada para designar um tipo de tratamento diferencial. No Brasil Tradição machista Ita(Instituto Tecnológico do Aeronáutica) Crescentes denuncias feitas por negros que se sentem discriminados.

13 Imobiliárias Empresas Hospitais Atividade científicas Discriminação com órfãos abandonados Protestantes, espíritas e umbandistas.

14 Marginalização dos Idosos Limite de idade para trabalhar Vistos como: Imprestáveis Inativos Improdutíveis Ranzinzas Cheios de mania Mesquinhos Incapazes

15 E por esses motivos devem ser confinados em asilos. Sendo assim excluídos do convívio social.

16 Jovens Também atingidos pela discriminação Vistos como: Irresponsáveis Turbulentos Inconseqüentes Criadores de caso Consumistas Ingratos

17 Toda forma de discriminação marginaliza,afasta indivíduos da participação social. Dando origem a desigualdade, tudo isso causa nas pessoas: Desanimo Sentimento de inferioridade Melancolia Depressão Infelicidade Ressentimento Insegurança

18 Preconceito:Deficientes Discriminação de cegos,surdos,mudos,paraplégicos, mutilados, portadores de distúrbios, etc... -no convívio social -no mercado de trabalho Constrangimento.

19 Confinamento Medida prejudicial no tratamento e na recuperação do deficiente. Privação de afeto. Isolamento da família e da sociedade.

20 Aparência-Tipo físico Pessoas obesas ou muito magras também são vítimas do preconceito. Ridicularizadas através de apelidos e piadas.

21 Cinema e Deficiência O cinema tem abordado com frequência a sina dos portadores. Exemplos de filme: -Homens de Honra -O Homem sem Face -O Corcunda de Notre-Dame -Uma Lição de Amor -Filadélfia etc...

22 Exemplos

23 Medidas e Soluções Atualmente os deficientes têm recebido medidas para inclusão social. Mesmo com essas medidas, é preciso mais incentivos.

24 Nos Hospitais... Empregam com sucesso deficientes visuais. É uma medida para inclusão no mercado de trabalho. Promover oportunidades.

25 Portadores de Aids São vítimas do preconceito. Os gays principalmente.

26 Epiléticos São excluídos da sociedade por pessoas desinformadas. Muitos acham, que a substância que os epiléticos soltam pela boca na hora do ataque epilético é algo MUITO contagioso, totalmente desinformados!

27 Grupos Minoritários Constituídos pelos discriminados e separados. Costumam viver nos limites do gueto. Exemplo: Em alguns países da Europa, os judeus residiam em guetos. Nazismo: -Alemães se julgavam superiores -Anti-Semitismo: Aversão a judeus

28 Regime Apartheid África do Sul – Domínio e exclusão dos negros. Ainda predomina em algumas áreas da África atualmente.

29 A Prática do Genocídio Extermínio ou desintegração de grupos humanos através da violência e da força. Etnocídio : extermínio de etnias (grupos)com as mesmas particularidades físicas e culturais.

30 O que existe por trás do Genocídio? Interesses expansionistas, econômicos e geopolíticos das pessoas que lideram esses massacres.


Carregar ppt "O Fenômeno do Preconceito Andressa– Êned – Karine – Nicole."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google