A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paz na Diferença 2010. A Cultura de Paz pressupõe a resolução pacífica dos conflitos tendo em vista o desenvolvimento humano e não apenas ausência de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paz na Diferença 2010. A Cultura de Paz pressupõe a resolução pacífica dos conflitos tendo em vista o desenvolvimento humano e não apenas ausência de."— Transcrição da apresentação:

1 Paz na Diferença 2010

2 A Cultura de Paz pressupõe a resolução pacífica dos conflitos tendo em vista o desenvolvimento humano e não apenas ausência de guerra ou uma resignada passividade frente às oposições ou conflitos.

3 Os eventos artísticos simbólicos como o Paz na Diferença, suportados por uma ação singela carregada de simbolismo, como a dobradura de 1000 tsurus, trazem a novidade de uma ação resultante da soma de muitos com um desejo comum.

4 Por que os tsurus Segundo uma crença popular japonesa, o tsuru é um pássaro sagrado que vive mil anos e tem o poder de conceder a realização de um desejo a quem dobrar mil deles com esse mesmo desejo no coração. Sadako Sasaki, vítima da radiação emanada da bomba de Hiroshima, iniciou a tarefa de dobrar mil tsurus para se recuperar do câncer. Ao perceber que a doença só piorava, Sadako deixou de desejar saúde somente para si, e passou a desejá-la para todas as crianças que sofreram em razão da bomba. Até hoje a história de Sadako é relembrada no mundo todo como símbolo de paz e muitos visitam os monumentos construídos em sua memória para depositar tsurus.

5 2006 O Paz na Diferença do ano de 2006 foi realizado nas dependências da sede do Projetos Terapêuticos. Pacientes, familiares e terapeutas se uniram com a intenção de dobrar mil tsurus em nome da paz. Tivemos a apresentação de uma flautista e contação de histórias.

6 Tsurus e histórias Os mil tsurus dobrados no Paz na Diferença de 2006 foram dispostos numa longa espiral que compõe um quadro.

7 2007 O Paz na Diferença 2007 foi realizado na escola Alves cruz que fica em frente à sede do Projetos Terapêuticos. Nesta edição chamamos pessoas de nossa rede para enriquecer o evento com outras ações: contação de histórias, oficina de grafite, oficinas de pintura com as crianças e dança circular. Ao término do evento os tsurus foram soltos em balões de gás, de modo que ao final tínhamos entre o céu e a terra mensagens de paz que cobriam a cidade.

8 Fotos dos balões subindo aos céus Depois da dança circular, os tsurus que foram amarrados a balões de gás foram soltos para que levassem aos céus mensagens de paz.

9 2008 No evento de 2008 decidimos ir de encontro às pessoas de nosso território ocupando um espaço junto à rua, no estacionamento da loja onde se realizou o Bazar Diversificado. Além da venda de objetos criados e garimpados pelos pacientes tivemos apresentações musicais.

10 Paz na Vila Madalena Em 2008, a oficina de origamis do Paz na Diferença foi acompanhada por apresentações de canto e violão.

11 2009 O Paz na Diferença desse ano foi o primeiro organizado em rede. Contando com a participação de mais de 18 instituições, o evento foi realizado na sede do Instituto Mais Diferenças e teve contação de histórias com o Instituo Fazendo História e apresentações musicais, entre elas o Projeto Guri. Neste ano inauguramos a ampla utilização de plataformas de redes sociais como Twitter e Ning e ampliamos, assim, a comunicação de nossas ações e garantimos a coesão dos parceiros envolvidos.

12 Músicas e histórias A roda para ouvir as histórias e uma das apresentações musicais do Paz na Diferença 2009.

13 Cultura de Paz é um tema central para a compreensão da vida, chave para novas formas e realizações sociais e culturais, para a criação de políticas públicas e da vida cotidiana, abrindo as portas de um futuro possível para os homens nesta terra. Temos a esperança de que nossa contribuição a esse esforço fará diferença.


Carregar ppt "Paz na Diferença 2010. A Cultura de Paz pressupõe a resolução pacífica dos conflitos tendo em vista o desenvolvimento humano e não apenas ausência de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google