A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALUNAS: ANDRÉIA ALINE ANA PAULA MICHELE JUSSARA ARIANE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALUNAS: ANDRÉIA ALINE ANA PAULA MICHELE JUSSARA ARIANE."— Transcrição da apresentação:

1

2 ALUNAS: ANDRÉIA ALINE ANA PAULA MICHELE JUSSARA ARIANE

3 SEGUNDA REPÚBLICA: CARACTERÍSTICAS GERAIS

4 1945 a 1964 governos eleitos pelo povo e esperança de um progresso acelerado. Desenvolvimentismo entra em contradição com a internacionalização da economia. Turbulência no governo de João Goulart.

5 Contribuições culturais:Cinema Novo,Bossa Nova e a conquista da Copa de 58. Fermentação cultural é violentamente reprimida pelo golpe militar.

6

7 Constituição de 1946: redemocratização do país. Retomada de valores pelos pioneiros da escola nova. Em 1948 o ministro Clemente Mariani apresenta o anteprojeto a LDB. Projeto longo e tumultuado.

8 Divergências com a critica dos escolanovistas sobre a descentralização do ensino. Carlos Lacerda desloca a discussão para o aspecto de liberdade de ensino Lacerda veta o monopólio estatal e defende a iniciativa privada.

9 Escolas particulares de grau secundário pertencia a congregações religiosas. Ensino favorecendo a classe privilegiada. Para religiosos católicos a escola leiga não educa só instrui. Afinal a educação popular poderia alterar a estrutura do poder.

10 Do outro lado pioneiros da educação nova iniciam a Campanha em Defesa da Escola Pública. Quando implantada a lei n°4.024 já esta ultrapassada. Porque não há alterações na estrutura de ensino,mas permite a equivalência dos cursos.

11 Outro avanço esta no secundário com menos disciplinas. São inúmeras as desvantagens da nova lei. Apesar das pressões para que o Estado destinasse recursos só para escolas publicas a lei também atende a educação privada.

12 Ensino técnico continua sem merecimento de atendimento especial. A legislação sempre reflete os interesses apenas das classes representantes no poder.

13

14 O INSTITUTO SE PROPÕE Á TAREFA DE REPENSAR A CULTURA BRASILEIRA AUTÔNOMA, NÃO ALIENADA, ROMPENDO A TRADIÇÃO COLONIAL DE TRANSPLANTE CULTURAL. SEGUNDO ESSES TEÓRICOS OS ISEBIANOS, O LIBERALISMO SE MOSTRAVA INCAPAZ DE EVITAR O AUMENTO DA POBREZA BEM COMO AS DISPARIDADES SOCIAS INTERNAS E ENTRE AS NAÇÕES.

15 O ISEB DEFENDE A PRODUÇÃO E A INDÚSTRIA NACIONAL. A BASE TEÓRICA SÃO AS MAIS DIVERSAS: O MARXISMO, O EXISTENCIONALISMO E O PERSONALISMO DO FRANÇÊS EMMANUEL MOUNIER. A CRÍTICA DO ISEB, SUPONHA O COMPROMETIMENTO SUBVERSIVO COM A IDEOLOGIA MARXISTA,

16 POR OUTRO LADO NÃO LHES FORAM POUPADOS ACUSAÇÕES DE VEICULAR UMA IDEOLOGIA DE DIREITA, MAIS DIRECIONADA PARA A DEFESA NACIONAL CONTRA OS ESTRANGEIROS DO QUE CONTRA O CAPITALISMO.

17 PAULO FREIRE

18 PAULO FREIRE É UM DOS GRANDES PENSADORES DA ATUALIDADE. CONTRIBUIU PARA A EDUCAÇÃO POPULAR. PAULO FREIRE É CRISTÃO, SEU CRISTIANISMO, SE EMBASA EM UMA TEOLOGIA LIBERTADORA.

19 SEU PRIMEIRO LIVRO FOI: EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE (1965). SUAS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS SÃO EFETUADAS EM O GOLPE MILITAR DE 1964 INTERROMPEU AS ATIVIDADES AO DETERMINAR SUA PRISÃO.

20 EM GENEBRA, SUÍÇA, JUNTO COM OUTROS EXILADOS BRASILEIROS FUNDA EM 1970 O IDAC. O MÉTODO DE PAULO FREIRE É APLICADO DE MANEIRA DEFORMADA. AO VOLTAR DO EXÍLIO, RETOMA SUAS ATIVIDADES.

21 PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

22 PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: HOMENS, EMPENHANDO-SE PARA SUA LIBERTAÇÃO. PEDAGOGIA: DOMINANTE E OPRIMIDO. O OPRIMIDO HOSPEDA O OPRESSOR DENTRO DE SÍ.

23 O HOMEM NOVO PARA OS OPRIMIDOS SÃO ELES MESMO, TORNANDO-SE OPRESSORES DE OUTROS. DOMINANTES SE VÊEM GENEROSOS. DESCOBRIR-SE HOSPEDEIROS OS HOMENS SE LIBERTAM EM COMUNHÃO.

24 CONCEPÇÃO PROBLEMATIZADORA DA EDUCAÇÃO

25 PEDAGOGIA DOMINANTE: CONCEPÇÃO BANCÁRIA. VISÃO BANCÁRIA. A CONCEPÇÃO BANCÁRIA DE EDUCAÇÃO MANTÉM A INGENUIDADE DO OPRIMIDO.

26 EDUCAÇÃO AUTÊNTICA MOMENTO EM QUE O EDUCADOR BANCÁRIO VIVE A SUPERAÇÃO. O PENSAR SÓ TEM SENTIDO, NA AÇÃO SOBRE O MUNDO.

27 Método: Paulo Freire

28 O método: consiste numa proposta para a alfabetização de jovens e adultos. O método não pode ser reduzido a mera técnica de alfabetização. Paulo Freire criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita.

29 Os educadores superam a postura autoritária. Etapas do método Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.

30 Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras. Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e a crítica do mundo, para uma postura conscientizada.

31 As fases de aplicação do método Freire propõe a aplicação de seu método nas cinco fases seguintes: 1ª fase: Levantamento do universo vocabular do grupo, afim de escolher palavras geradoras

32 2ª fase: Escolha das palavras selecionadas, seguindo os critérios de riqueza fonética, dificuldades fonéticas. 3ª fase: Criação de situações existenciais características do grupo. 4ª fase: Criação das fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates.

33 5ª fase: Criação de fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetização de adultos é proporcionar-lhes a conscientização para que se alfabetizem.

34 Freire defende a autogestão pedagógica. Recusa a transmissão de conhecimentos vindos de fora. O resultado do método aplicado de Paulo Freire sempre foi gratificante.

35 Seu método pretende superar a dicotomia entre teoria e prática. Críticas Paulo Freire é recriminado pelos católicos de conservadores. Alguns o criticam pela não-diretividade e o espontaneísmo.

36 Os fundamentos de sua pedagogia permitem a aplicação dos conceitos analisados na própria concepção de educação.

37 MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR

38 Centros populares de cultura (CPC). O primeiro surge em 1961,por iniciativa da UNE. Os centros se espalharam entre 1962 e Movimentos de cultura popular. O primeiro, ligado a prefeitura de Recife, Pernambuco, data de Paulo Freire pertenceu a este grupo. Movimentos de Educação de Base, criado em 1961 pela CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil).

39 A Forma de atuação desses grupos era diversificada. Eles alfabetização a população rural e urbana que eram marginalizadas, faziam também apresentações culturais com treinamentos de lideres locais visando melhorar a participação política dessas pessoas. O golpe militar de 1964 desativou grande parte desses movimentos de conscientização popular, onde eles penalizaram seus lideres.

40 Os únicos que permaneceram são os MEB, apesar de diminuir suas atividades e mudar de orientação, onde eles representam uma forma de atuação que não busca apenas exigir do Estado, mas procura delinear, na própria sociedade civil, os caminhos possíveis da mudança. Algumas inovações educacionais.

41 Durante o período da Segunda República destacaram-se vários projetos de renovação do ensino público. Uma dessas inovações foi o colégio de aplicação da universidade de São Paulo e os ginásios e colégios vocacionais. O colégio de aplicação estabeleceu o primeiro convênio com a USP em 1957, juntos desenvolveram um trabalho pioneiro de renovação pedagógica do curso secundário.

42 Essas experiências só se tornaram possíveis por que ouve uma grande preocupação com a reciclagem dos professores, acompanhada da orientação educacional e pedagógica, classes de alunos cada vez mais reduzidas. Com o tempo o Colégio atraiu cada vez mais a elite que procurava ensino de boa qualidade para seus filhos.

43 Essas escolas continuaram a beneficiar a elite por muito tempo, devido a falta de recursos para que essa educação se estendesse por outros estabelecimentos. Após a denúncia de subversão a diretora do serviço de Ensino Vocacional Maria Nilde Masceline é presa e cassada em 1969.


Carregar ppt "ALUNAS: ANDRÉIA ALINE ANA PAULA MICHELE JUSSARA ARIANE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google