A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 10 Preocupação com as Weltanshauungen (W) dos Participantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 10 Preocupação com as Weltanshauungen (W) dos Participantes."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 10 Preocupação com as Weltanshauungen (W) dos Participantes

2 Weltanschauungen: Significa percepção ou visão de mundo, visão esta construída sobre seus valores e experiências de vida e funciona como um filtro para a informação; É um sistema de valores, atitudes e crenças mantidas por um grupo específico, que orienta a maneira como as pessoas veem o ambiente e o seu papel dentro dele; A combinação do sentido e da razão para construir nossa experiência do mundo; A estreita relação de Weltanschauungen e o conceito de percepção proposto pela psicologia; Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

3 Capa da Obra Percepção: Um processo dinâmico pelo qual aquele que percebe atribui um significado a matérias brutas oriundas do meio ambiente [...]. Cada indivíduo tem sua própria imagem do mundo, pois esta deriva do somatório de variáveis próprias e exclusivas do indivíduo, como sua história passada, seu ambiente físico e social, sua personalidade e sua estrutura fisiológica e psicológica. Essas variáveis são integradas, resultando na estrutura cognitiva que permite percepções organizadas e significativas, que permite que interpretemos a realidade. Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

4 Capa da Obra A distorção perceptual como uma característica da percepção humana, que se refere a um modo de codificação da informação que a torna mais congruente com as crenças prévias da pessoa; interligando o conceito original de Weltanschauungen (W) ao conceito de percepção retirado da psicologia, pode-se afirmar que: W é a estrutura mental que permite ao homem interpretar o mundo à sua volta; O conceito aplicado ao mundo físico: A percepção de uma cadeira está relacionada a uma estrutura mental que possibilita, ao enxergá-la, interpretá-la como cadeira; Já no âmbito das ideias, a dificuldade para entendê-lo é um pouco maior. Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

5 Capa da Obra Imagine que há um acidente nuclear e que há uma ilha deserta fora do alcance da radiação. Para essa ilha apenas se podem deslocar 6 pessoas das 16 que a seguir se enunciam. Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

6 Capa da Obra 1. Jovem aristocrata homossexual, dono de uma escola para rapazes. 2. Negro, pastor, teólogo, revolucionário pacifista condenado por causar desordem pública. 3. Artesão desempregado, sem teto, amigo de ladrões, condenado à morte. 4. Músico, filho de uma mulher com sífilis, surdo e temperamental. 5. Criança difícil não falou até aos 3 anos de idade, disléxico, reprovado durante a escolaridade obrigatória, anarquista, perseguido pelo FBI. 6. Nerd, tímido, pouco popular na escola, desobedeceu ao pai e abandonou a faculdade no 3º ano do curso de Matemática para tentar estabelecer o seu próprio negócio baseado numa invenção considerada visionária. Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

7 Capa da Obra 7. Estudioso, portador de múltiplas deficiências, causadas por uma deficiência rara, degenerativa, paralisante e sem cura. 8. Estudioso, não fuma, não bebe, solteiro, grande organizador, autor da obra autobiográfica A minha luta. 9. Filho adotivo da aristocracia, grande administrador, admirador da música e do teatro, levou a cabo grandes obras durante o seu governo. Foi também músico e poeta. 10. Rapaz tímido, durante a adolescência foi soldado e trabalhador voluntário, filho de aristocratas teve uma educação esmerada. Engenheiro civil bem sucedido, casado e pai de 12 filhos. 11. Prostituta perseguida e condenada à morte pela justiça. Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

8 Capa da Obra 12. Órfã de pai, tímida, religiosa, fez voto de castidade e tinha problemas cardíacos. 13. Filho de emigrantes foi atleta, formado em Direito, condenado a 15 anos de prisão, mas anistiado. 14. Órfã, criada num orfanato, foi adotada várias vezes até se casar aos 16 anos. Atriz com um problema de dependência de drogas. 15. Viciado em cocaína, especialista em sexualidade, fumador de cachimbo inveterado. 16. O pai recusou-se a reconhecer a sua paternidade, ainda jovem foi acusado de atentado ao pudor, volúvel inconstante, pintor, com muitos trabalhos inacabados. Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

9 Capa da Obra 1. Jovem aristocrata homossexual, dono de uma escola para rapazes. Platão – filosofo grego - Por ter sido um dos maiores filósofos da humanidade 2. Negro, pastor, teólogo, revolucionário pacifista condenado por causar desordem pública. Martin Luther King – Por ter liderado o movimento que pôs fim ao racismo, Prémio Nobel da Paz nos EUA, nos anos Artesão desempregado, sem teto, amigo de ladrões, condenado à morte. Jesus Cristo - Por ser o maior pacifista de todos os tempos Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

10 Capa da Obra 4. Músico, filho de uma mulher com sífilis, surdo e temperamental. Beethoven - Por ser um dos maior compositor de todos os tempos 5. Criança difícil não falou até aos 3 anos de idade, disléxico, reprovado durante a escolaridade obrigatória, anarquista, perseguido pelo FBI. Albert Einestein – físico alemão - Por ser um dos maiores físicos da humanidade, pai da teoria da relatividade Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

11 Capa da Obra 6. Nerd, tímido, pouco popular na escola, desobedeceu ao pai e abandonou a faculdade no 3º ano do curso de Matemática para tentar estabelecer o seu próprio negócio baseado numa invenção considerada visionária. Bill Gates, dono da Microsoft computadores pessoais - Por ter sido responsável pelo desenvolvimento do nosso século, acusado e julgado pelo crime de monopólio do seu setor do mercado 7. Estudioso, portador de múltiplas deficiências, causadas por uma deficiência rara, degenerativa, paralisante e sem cura. Stephen Hawking - Por ser o maior físico da atualidade Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

12 Capa da Obra 8. Estudioso, não fuma, não bebe, solteiro, grande organizador, autor da obra autobiográfica A minha luta. Adolfo Hitler – ditador - Por ter sido responsável pelo genocídio de milhões de judeus durante a 2ª Guerra Mundial – alemão responsável pela ideologia nazista. 9. Filho adotivo da aristocracia, grande administrador, admirador da música e do teatro, levou a cabo grandes obras durante o seu governo. Foi também músico e poeta. Nero – imperador - Por ter sido o mais cruel e louco de todos os imperadores romanos por ter mandado incendiar Roma, por ter mandado construir Coliseu onde milhares de cristãos foram trucidados. Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

13 Capa da Obra 10. Rapaz tímido, durante a adolescência foi soldado e trabalhador voluntário, filho de aristocratas teve uma educação esmerada. Engenheiro civil bem sucedido, casado e pai de 12 filhos. Osama Bin Laden - Por ser o maior terrorista da história da Humanidade 11. Prostituta perseguida e condenada à morte pela justiça. Maria Madalena - Por ter sido injustamente julgada pela Igreja Católica e só recentemente reconhecida como amiga e seguidora de Jesus Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

14 Capa da Obra 12. Órfã de pai, tímida, religiosa, fez voto de castidade e tinha problemas cardíacos. Madre Teresa de Calcutá - Prêmio Nobel da Paz - Por ter dedicado a sua vida a erradicar a pobreza, a fome e a mortalidade infantil 13. Filho de emigrantes foi atleta, formado em Direito, condenado a 15 anos de prisão, mas anistiado. Fidel Castro - Por ser responsável pela prisão, tortura e morte de presidente de Cuba milhares de cubanos nos últimos anos Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

15 Capa da Obra 14. Órfã, criada num orfanato, foi adotada várias vezes até se casar aos 16 anos. Atriz com um problema de dependência de drogas. Marilyn Monroe - Pelo seu trabalho como atriz em filmes famosos, se envolvimento em drogas e pelo seu suicídio. 15. Viciado em cocaína, especialista em sexualidade, fumador de cachimbo inveterado. Sigmund Freud - Por ser considerado o pai da psicanálise moderna 16. O pai recusou-se a reconhecer a sua paternidade, ainda jovem foi acusado de atentado ao pudor, volúvel inconstante, pintor, com muitos trabalhos inacabados. Leonardo da Vinci - Por ser considerado um gênio do Renascimento Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

16 Capa da Obra O exemplo do mundo físico: Os cientistas formulam hipóteses com base em W estabelecidas, ou, por vezes, procuram provar uma nova concepção que contradiz uma W já existente; Muitas vezes, uma concepção científica adotada por todos impediu ou retardou a evolução científica, por barrar uma mudança nessa concepção; Copérnico passou por maus momentos ao tentar provar o movimento da Terra. O que ocorre no mundo científico também acontece no dia a dia das pessoas; Os indivíduos interpretam o mundo à sua volta a partir de suas próprias W. Definindo o conceito de weltanschauungen (W)

17 Capa da Obra O processo de negociação, e a influência das W dos participantes; As alterações, ao longo do tempo, das W de um indivíduo como resultado das suas experiências; Num relacionamento contínuo, o processo de aprendizagem acerca das W dos envolvidos também deve ser contínuo; O posicionamento e justificativa de alguns estudiosos que reconhecem a importância das W e sua influência em um processo de negociação, do ponto de vista de uma abordagem sistêmica; A W nas negociações apoiada na hierarquia das necessidades de Maslow; As influências sobre a percepção e o comportamento humanos; A importância de considerar a W dos participantes

18 Capa da Obra As verdades absolutas, ou dogmas que nem sempre são revelados pelos participantes de uma negociação; A segunda justificativa e a ênfase no papel da percepção e a importância de tornar transparentes as diferentes percepções dos envolvidos em um processo de negociação; As percepções e a forte influência no modo como as pessoas e sociedades moldam suas atitudes, grande parte de seu comportamento; O modelo do processo de conflito foca o esclarecimento das percepções em três áreas críticas: Percepção do conflito; De si mesmo; A importância de considerar a W dos participantes

19 Capa da Obra Da outra parte envolvida no conflito. A necessidade de postura colaborativa para a solução de conflitos, baseada em um poder positivo partilhado pelos participantes; O diagnóstico das necessidades dos envolvidos no conflito; Para conhecer e atender às necessidades das partes,é preciso identificar, entre outras coisas, suas visões de mundo; Outra visão quanto à preocupação com as W dos participantes é compartilhada pelo processo de tomada de decisão, escolha e ação; O processo de busca de solução em oito etapas; A importância de considerar a W dos participantes

20 Capa da Obra A caracterização da forma de ação de cada perfil psicológico em cada uma das oito etapas do processo de decisão; Dos sete perfis apresentados, apenas um, nomeado intuitivo, dá atenção especial às motivações, necessidades, percepções e visões de mundo. A importância de considerar a W dos participantes


Carregar ppt "Capítulo 10 Preocupação com as Weltanshauungen (W) dos Participantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google