A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Aluno: Jimmy leite de oliveira. 2 Índice................................................................................2 Introdução........................................................................3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Aluno: Jimmy leite de oliveira. 2 Índice................................................................................2 Introdução........................................................................3."— Transcrição da apresentação:

1 1 Aluno: Jimmy leite de oliveira

2 2 Índice Introdução Quem foi Pitágoras e5 Contributos de Pitágoras para a matemática Reflexão Curiosidades e9 Bibliografia

3 3 Neste trabalho iremos falar sobre a vida e obra de Pitágoras o que criou o que fundou e aos feitos em que se envolveu, quando nasceu e quando morreu.Este trabalho pode ajudar a conhecer melhor a vida deste grande filosofo e matemático.

4 4 Pitágoras, um dos maiores filósofos da Europa antiga, era filho de um gravador, Mnesarco. Nasceu cerca de 580 anos a.c., em Samos, uma ilha do mar Egeu, ou, segundo alguns, em Sidon, na Fenícia. Muito pouco se sabe sobre a sua juventude, a não ser que conquistou prémios nos Jogos Olímpicos. Chegando à idade adulta e não se sentindo satisfeito com os conhecimentos adquiridos em sua terra, deixou a ilha onde vivia e passou muitos anos a viajar, visitando a maioria dos grandes centros da sabedoria. A história conta a sua peregrinação em busca de conhecimentos, que se estenderam ao Egipto, Indostão, Pérsia, Creta e Palestina, e como adquiriu em cada país novas informações, conseguiu familiarizar-se com a Sabedoria Esotérica, assim como os conhecimentos exotéricos neles disponíveis. Voltou, com a mente repleta de conhecimentos e a capacidade de julgamento amadurecida, à sua terra, onde tencionava abrir uma escola para divulgar os seus conhecimentos, o que, porém, se mostrou impraticável, devido à oposição do turbulento tirano Policrates, que governava a ilha. Em vista do fracasso de uma tentativa migrou para Crotona, importante cidade da Magna Grécia, que era uma colónia fundada pelos dórios na costa meridional da Itália. continuação

5 5 Foi ali que o famoso filósofo fundou a Escola ou Sociedade de Estudiosos, que se tornou conhecida em todo o mundo civilizado como o centro de erudição na Europa; foi ali que, secretamente, Pitágoras ensinou a sabedoria oculta que havia coligido dos ginosofistas e brâmanes da Índia, dos hierofantes do Egipto, do Oráculo de Delfos, da Caverna de Ida e da Cabala dos rabinos hebreus e magos caldeus. Durante cerca de quarenta anos ele leccionou para os seus discípulos e exibiu os seus maravilhosos poderes; mas foi posto um fim à sua instituição, e ele próprio foi forçado a fugir da cidade, devido a uma conspiração e rebelião surgidas em decorrência de uma disputa entre o povo de Crotona e os habitantes de Síbaris; ele conseguiu chegar em Metaponto, onde, segundo se diz morreu mais ou menos em 500 a.c.. continuação

6 6 Pitágoras acreditava que todas as relações podiam ser reduzidas a relações numéricas, e esta generalização foi inspirada na música, na matemática e na astronomia. As mais importantes descobertas de Pitágoras foram que a diagonal de um quadrado não é múltiplo racional do seu lado e este resultado permitiu mostrar a existência dos números irracionais e também a descoberta do Teorema de Pitágoras que demonstra que «a soma dos quadrados dos dois catetos, num triângulo rectângulo, é sempre igual ao quadrado da hipotenusa».São-lhe também atribuídas a invenção da tábua da multiplicação, do sistema decimal, das proporções aritméticas, geométricas e harmónicas e de várias propriedades dos poliedros regulares, apesar de ser mais conhecido entre nós pelo teorema geométrico com o seu nome.

7 7 Nós concordamos que foi graças ao interesse de Pitágoras em ter mais sabedoria que se tornou um homem culto e capaz de formar grandes feitos. E foi isso que fez. Fundou uma escola e criou o teorema de Pitágoras originando um grande progresso na Matemática. Desta forma foi lhe atribuído o prestigio de ser um grande nome da Matemática.

8 8 Pitágoras descobriu uma propriedade muito especial num tipo de triângulos também especial - O triângulo rectângulo, que contém um ângulo de 90º. Antes de mais, vamos dar nomes aos lados de um triângulo rectângulo: Catetos são os dois lados adjacentes ao ângulo de 90º, enquanto que a hipotenusa é o lado oposto a esse mesmo ângulo, como podes ver pelas seguintes figuras: Com estas definições é mais facil entender o famoso Teorema de Pitágoras: Num triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos continuação

9 9 Ou então Repara, agora, no seguinte exemplo: Como podes ver, o quadrado do cateto que mede 3 somado com o quadrado do cateto que mede 4 é igual ao quadrado da hipotenusa que mede 5: MUITO IMPORTANTE: Sempre que te surgir um qualquer problema relacionado com o Teorema de Pitágoras deverás, em primeiro lugar, identificar o lado do triângulo que corresponde à hipotenusa, e só depois, é que deves dar início à resolução da questão.

10 Clientes-netvisão.pt 10


Carregar ppt "1 Aluno: Jimmy leite de oliveira. 2 Índice................................................................................2 Introdução........................................................................3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google