A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A velha história conta que: A caminho de Siracusa disse Pitágoras a seus netos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.  É.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A velha história conta que: A caminho de Siracusa disse Pitágoras a seus netos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.  É."— Transcrição da apresentação:

1 A velha história conta que: A caminho de Siracusa disse Pitágoras a seus netos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.  É isso que vamos estudar!

2 Pitágoras e o seu teorema.

3 A história da sua vida Pitágoras nasceu numa data que situa entre 570 e 590 a.C. em Samos, uma das ilhas do Dodecaneso na Anatólia (Grécia). Muito pouco se sabe sobre a sua juventude, a não ser que conquistou prémios nos Jogos Olímpicos.

4 Teorema de Pitágoras Talvez a obra mais famosa de Pitágoras seja o seu teorema, que relaciona os lados de um triângulo rectângulo. O Teorema de Pitágoras diz que, num triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Os catetos são os lados que formam o ângulo recto e a hipotenusa é o lado maior do triângulo, os quadrados a, b e c terão de área a2, b2 e c2. Na figura seguinte, b e c são os catetos e a é a hipotenusa, assim, podemos escrever a seguinte expressão:

5 O Teorema de Pitágoras pode aplicar- se também ao espaço, relacionando a diagonal de um paralelepípedo ou cubo, com as suas arestas. Esta relação é conhecida pelo Teorema de Pitágoras no espaço, que se enuncia do seguinte modo:  O quadrado da medida da diagonal espacial de um paralelepípedo rectângulo é igual à soma dos quadrados das três dimensões do paralelepípedo.

6 Vamos generalizar a expressão que relaciona a diagonal D de um cubo com as medidas a, b e c das arestas, observando a seguinte figura:

7 Sabias que… … Pitágoras, na sua linguagem dos números, designava Deus pelo número 1 e a Matemática pelo 2; exprimia o Universo pelo número 12 resultante da multiplicação de 3 por 4; quer dizer, Pitágoras concebia o universo composto por três mundos particulares que, encaixando-se uns nos outros através dos quatro princípios ou elementos da Natureza, desenvolviam-se em 12 esferas concêntrica.

8 Bibliografia d17.htm r/pitagoras bordhist.htm


Carregar ppt "A velha história conta que: A caminho de Siracusa disse Pitágoras a seus netos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.  É."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google