A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Superior Matemática Básica Unidade 11.3 – Teorema de Pitágoras Amintas Paiva Afonso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Superior Matemática Básica Unidade 11.3 – Teorema de Pitágoras Amintas Paiva Afonso."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ensino Superior Matemática Básica Unidade 11.3 – Teorema de Pitágoras Amintas Paiva Afonso

3 Pitágoras havia viajado para a antiga Babilônia e ao Egito de onde possivelmente conheceu a propiedade que tem os lados de um triângulo rectângulo. Em uma tábua de argila procedente da Babilônia conhecida por PLIMPTON 322 e datada de 1900 a.C. aparecem, colocadas em colunas, ternas de números que verifican o teorema de Pitágoras são as chamadas "TERNAS PITAGÓRICAS".

4 Um quadrado de lado b + c se divide em dois quadrados de lados b e c e em quatro triângulos retângulos de catetos b e c e hipotenusa a. Por tanto igualando las dos áreas obtenemos:

5 A partir de um triângulo retângulo de catetos b e c e hipotenusa a, se divide o cuadrado de lado b da seguinte forma: pelo centro do quadrado se traçam dois seguimentos, um paralelo à hipotenusa e o outro perpendicular a ela. Obtendo-se assim quatro peças que junto ao quadrado do lado c encacham perfeitamente no quadrado de lado a.

6 O matemático hindú Bháskara reconstruiu a demostração do teorema de Pitágoras que aparece em um diagrama da Aritmética Clássica Chinesa, que representa a mais antiga demostração do teorema, admirada por sua elegância. Bháskara expos esta demostração en seu livro Vijaganita sem adicionar mais comentários que observar. A partir de um triângulo retângulo de catetos b e c e hipotenusa a, se faz uma divisão em cinco partes: quatro destas partes são triângulos retângulos iguais o ponto de partida e o outro é um quadrado de lado (b - c).

7 Portanto, igualando as duas expressões obtemos: No quadrado superior temos: Na figura inferior temos:

8 As cinco pças que formam este quebra-cabeça se formam cortando os dois quadrados construidos sobre os catetos. Se colocam os quadrados de lados b e c. Se consideram dois quadrados equivalentes ao de lado c situados inferiormente como mostra a figura anexa. Se traçam dois segmentos de medida a e perpendiculares a P.

9 Estes seguimentos, ao cortar os lados dos quadrados determinam as cinco peças que se encacham para formar o quadrado construido sobre a hipotenusa.

10 Em cada um dos quadrados construidos sobre os catetos se traça uma diagonal e pelos outros dois vértices do quadrado se traçam seguimentos paralelos à hipotenusa, determinando- se assim quatro partes em cada um dos quadrados, que agrupadas convenientemente formam o quadrado sobre a hipotenusa.

11


Carregar ppt "Ensino Superior Matemática Básica Unidade 11.3 – Teorema de Pitágoras Amintas Paiva Afonso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google