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Joan Miró Interior holandês, 1928 Hendrick Sorgh O tocador de alaúde, 1661.

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1 Joan Miró Interior holandês, 1928 Hendrick Sorgh O tocador de alaúde, 1661

2 Thomas Gainsborough Duquesa de Beaufort, 1770 Pablo Picasso Marie-Therese Walter, 1937

3 O mundo e a realidade podem ser fenômenos objetivos, mas os olhares que recaem sobre eles são subjetivos. Van Gogh, Noite Estrelada, 1889

4 Por meio da palavra, o homem fez registros de ordem documental e prática, firmou acordos e contratos, enviou mensagens, colecionou informações. Mas algum dia usou a palavra como expressão de idéias e sentimentos mais profundos, criou perspectivas novas e formas mais intensas e significativas para expressá-las, e a Literatura se fez.

5 O texto literário é carregado de novos sentidos, pois é sempre uma recriação. Uma idéia, um sentimento, uma história podem ser transformados em texto. Denotação (sentido real) Conotação (sentido figurado) Organizá-lo em versos ou em prosa, explorar as características de um gênero narrativo, lírico ou dramático – são alguns dos recursos de que o escritor dispõe para torná-lo literário.

6 Observe a diferença de procedimentos: Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades (Camões) Sílabas poéticas: Mu/dam-se os/tem/pos/mu/dam/se as/von/ta/des Sílabas gramaticais: Mu/dam/-se/os/tem/pos/mu/dam/se/as/von/ta/des

7 Primeiro período da Literatura Portuguesa. Cantiga da Ribeirinha (1189 ou 1198) de Paio Soares de Taveirós é o marco inicial da Literatura Portuguesa. Primeiro período da Literatura Portuguesa. Cantiga da Ribeirinha (1189 ou 1198) de Paio Soares de Taveirós é o marco inicial da Literatura Portuguesa.

8 Sistema feudal. Teocentrismo. Trovadores (autores das cantigas).

9 As cantigas podem ser classificadas em: gênero lírico: gênero satírico: Cantigas de amigo Cantigas de amor Cantigas de escárnio Cantigas de maldizer

10 Ó formosura sem falhas que nunca um homem viu tanto para o meu mal e meu quebranto! Como entre as pedras o rubi a melhor sois de quantas vi. Características: eu-lírico masculino mulher superior socialmente amor sem correspondência origem provençal (sul da França)

11 coitada Por Deus, coitada vivo, Pois não vem meu amigo, Pois não vem, que farei? Características: eu-lírico feminino mulher campesina (lamento da ausência do amado) amor possível origem Península Ibérica

12 Características: sátira indireta uso da ironia e do equívoco O que vejo agora, já foi profetizado por dez e cinco, os sinais do fim. Anda neste mundo tudo misturado: faz-se peregrino o mouro ruim.

13 Características: sátira direta, sem disfarce intenção difamatória palavrões e xingamentos Características: sátira direta, sem disfarce intenção difamatória palavrões e xingamentos Ai, dona feia, foste-vos queixar De que nunca vos louvo em meu trovar; E umas trovas vos quero dedicar Em que louvada de toda maneira; Sereis; tal é o meu louvar: Dona feia, velha e gaiteira.

14 Página do Cancioneiro da Ajuda Da Ajuda Da Vaticana Da Biblioteca nacional de Lisboa

15 Comigo me desavim, Sou posto em todo perigo; Não posso viver comigo Nem posso fugir de mim. Com dor, da gente fugia, Antes que esta assim crescesse; Agora já fugiria De mim, se de mim pudesse. Que meio espero ou que fim Do vão trabalho que sigo, Pois que trago a mim comigo Tamanho imigo de mim? Sá da Miranda

16 Antropocentrismo. Bifrontismo Declínio da organização feudal. Grandes navegações. Ascensão da burguesia. Desenvolvimento do comércio. Divulgação da cultura, aparecimento da imprensa.

17 Poesia palaciana (separada da música, os temas são De circunstâncias e de contradições amorosas). Métrica redondilhos menor 5/ maior 7. Fernão Lopes, primeiro cronista-mor do Reino. Cancioneiro Geral, de Garcia de Resende – 1516.

18 Nasceu por volta de 1465, não se conhece sua formação escolar, mas deve ter freqüentado alguma escola do tempo ou, pelo menos, deve ter sido orientado por algum religioso culto, na sua adolescência.

19 Monólogo do Vaqueiro Floresta de Enganos A Farsa de Inês Pereira Auto da Barca do Inferno

20 O teatro de Gil Vicente provém de uma tradição do fim da Idade Média, afastando-se totalmente dos princípios do teatro clássico.

21 Concentração, princípio das três unidades: ação; tempo; lugar.

22 Gil Vicente caminha para a ampliação dos temas, para o aumento da população do palco, para uma duração cada vez maior da ação e para a mais audaciosa justaposição de lugares. Abre a cena a todas as classes sociais e pratica as maiores liberdades na construção das situações e no uso da linguagem.

23 1527 – Sá de Miranda traz a Medida Nova da Itália.

24 MEDIDA NOVA: versos decassílabos formas fixas – soneto temas clássicos teatro (comédia e tragédia) MEDIDA NOVA: versos decassílabos formas fixas – soneto temas clássicos teatro (comédia e tragédia)

25 Antropocentrismo: o homem como centro do universo; imitação dos autores clássicos: Homero, Virgílio, Ovídio; predomínio da ciência e da razão sobre os sentimentos, o que justifica uma linguagem que preocupa ser impessoal;

26 sujeição a regras rígidas de conteúdo e forma; clareza e objetividade; Culto da antigüidade greco-latina (Mimese); Idealismo, em que o homem aparece sob a marca da perfeição, distante dos homens comuns (um super-herói);

27 Uso da mitologia, em que os deuses e as musas, inspiradoras dos clássicos gregos, ressurgem para os clássicos. o amor platônico, que exalta a idéia de que o amor deve ser Impessoalidade, pois o importante são as verdades universais, eternas. O individual, o particular devem ser desprezados. o amor platônico, que exalta a idéia de que o amor deve ser sublime, elevado, espiritual, puro, não físico;

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30 Sua lírica – a medida velha e a medida nova – marcadas por traços maneiristas, antecipadores do Barroco.

31 O TEMA DO AMOR Amor sensual - Amor espiritual - O amor platônico O TEMA DO AMOR Amor sensual - Amor espiritual - O amor platônico Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer;

32 É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É cuidar que se ganha em se perder;

33 É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade.

34 Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

35 Os temas da instabilidade da vida e do desconcerto do mundo. Os bons vi sempre passar No Mundo graves tormentos; E para mais me espantar, Os maus vi sempre nadar Em mar de contentamentos. Cuidando alcançar assim O bem tão mal ordenado, Fui mau, mas fui castigado. Assim que, só para mim, Anda o Mundo concertado.

36 epopéia que celebra um herói (o povo português). apresenta o gênero épico: o momento – Renascimento o assunto – conquista dos mares narra a viagem de Vasco da Gama às Índias. epopéia que celebra um herói (o povo português). apresenta o gênero épico: o momento – Renascimento o assunto – conquista dos mares narra a viagem de Vasco da Gama às Índias. ESTRUTURA : Dez cantos 1102 estrofes Oitava rima 8816 versos ESTRUTURA : Dez cantos 1102 estrofes Oitava rima 8816 versos

37 PROPOSIÇÃO Apresentação do assunto INVOCAÇÃO Ninfas do Rio Tejo DEDICAÇÃO D. Sebastião NARRAÇÃO A viagem de Vasco da Gama, A história de Portugal e a luta dos deuses do Olímpo EPÍLOGO Crítica à decadência do país e tom de desalento

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41 Baco e Netuno (contrários aos portugueses) Vênus e Marte (defensores dos portugueses).

42 Episódio lírico-amoroso que simboliza a força e a veemência do amor em Portugal.

43 Crítica às navegações; expressão rigorosa do conservadorismo.

44 Mitologia clássica, simboliza a superação do medo do mar tenebroso.

45 Ilha paradisíaca, surpresa de Vênus; Máquina do Mundo – Senhores dos segredos do Universo.

46 Literatura de viagens escritos informativos sobre o Brasil..

47 Tem-se quatro modalidades: TEXTOS INFORMATIVOS – descrição da terra (deslumbramento) Carta de Pero Vaz de Caminha 01 de Maio de TEXTOS PROPAGANDÍSTICOS atrair colonos (exagerando na potencialidade das terras).

48 TEXTOS DE VIAJANTES ESTRANGEIROS - inventariando as riquezas. TEXTOS CATEQUÉTICOS - voltados para conversas religiosas (moral).

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50 Arte do exagero; do conflito; do contraste; da dúvida e do dilema.

51 Fundir e conciliar. Fusão dos contrários. A expressão de um sentimento de desequilíbrio; de frustração; de instabilidade. Somado ainda à repressão inquisitorial da Contra Reforma. Fundir e conciliar. Fusão dos contrários. A expressão de um sentimento de desequilíbrio; de frustração; de instabilidade. Somado ainda à repressão inquisitorial da Contra Reforma.

52 Teocentrismo x Antropocentrismo Fé x Razão Céu x Terra Virtude x Prazer Ascetismo x Hedonismo Acúmulo de antítese: paradoxo; oxímoro.

53 Quer fundir os contrários; integrá-los através das figuras de linguagem: Incêndio em mares de água... Rio de neve em fogo...

54 aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos; espetáculos trágicos; desinformação pelo exagero.

55 medo e dúvida = visão desencantada do mundo; morte é constante preocupação, diante das incertezas da vida.

56 tensa e conflituosa, pois, as alegorias bíblicas misturam-se com a mitologia pagã.

57 apresenta um labirinto de imagens e idéias; manipulando as palavras, abusando das figuras de linguagem; apresenta o niilismo temático.

58 Exploração de imagens rebuscadas. Descreve através de cores, sons, jogo de palavras, nas metáforas. Assim: lágrima = cristal dos olhos dentes = pérolas da boca cor do rosto = rosada aurora

59 Exploração de idéias e de conceitos mais do que imagens; Voltado para o significado, busca a lógica. Exemplo: O todo sem a parte não é todo; A parte sem o todo não é parte; Mas se a parte faz o todo, sendo parte; Não se diga que é parte, sendo todo.

60 Portugueses exerciam exploração predatória; Jesuítas cuidavam da educação; Imprensa estava proibida;

61 Grandes latifundiários no poder; Atividade agrícola = cana-de-açúcar (não se podia fabricar nada); Portugueses mantinham monopólio do comércio; Jesuítas o monopólio da cultura e submissão.

62 Manifestações literárias isoladas, pois não há estrutura social. O poema épico Prosopopéia, de Bento Teixeira Pinto, inaugura o Barroco no Brasil, em Vida na Colônia, em torno dos engenhos de açúcar, concentrados na Zona da Mata Nordestina.

63 Produziu sátiras irreverentes, as quais justificam o apelido Boca do Inferno. Envolveu-se em inúmeras aventuras, foi degredado para Angola, voltou para o Brasil e foi para Recife. Produziu sátiras irreverentes, as quais justificam o apelido Boca do Inferno. Envolveu-se em inúmeras aventuras, foi degredado para Angola, voltou para o Brasil e foi para Recife. Gregório de Matos e Guerra nasceu na Bahia, estudou em Coimbra, onde se formou em Direito.

64 Poesia Lírica: figura feminina encantadora fugacidade da beleza brevidade da vida Ontem quando te vi, meu doce emprego, tão perdido fiquei por ti, meu bem, que parece este amor nasce, de quem por amar-te já vive sem sossego. Ontem quando te vi, meu doce emprego, tão perdido fiquei por ti, meu bem, que parece este amor nasce, de quem por amar-te já vive sem sossego.

65 Poesia Religiosa: conflito vida x morte súplicas pelo perdão consciência do pecado Estou, Senhor, da vossa mão tocado, e este toque em flagelo desmentido era à vossa justiça tão devido, quão merecido foi o meu pecado.

66 Ilustre, e reverendo Frei Lourenço, quem vos disse que um burro tão imenso, siso em agraz, miolos de pateta Ilustre, e reverendo Frei Lourenço, quem vos disse que um burro tão imenso, siso em agraz, miolos de pateta Poesia Satírica: crítica à sociedade colonial rancor ao clero, aos mestiços e aos corruptos

67 Final do século XVI até meados XVIII – Portugal perde sua autonomia como país, passando a integrar o reino da Espanha.

68 declínio político, social e econômico e Restauração devido à quantidade de ouro proveniente das Minas Gerais. época do mito do Sebastianismo (crença de que o rei não estava morto e voltaria) – Funda-se a Arcádia Lusitana – uma academia poética, e tem início um novo estilo: o Arcadismo. declínio político, social e econômico e Restauração devido à quantidade de ouro proveniente das Minas Gerais. época do mito do Sebastianismo (crença de que o rei não estava morto e voltaria) – Funda-se a Arcádia Lusitana – uma academia poética, e tem início um novo estilo: o Arcadismo.

69 Nasceu em Lisboa, em 1608, aos seis anos veio com a família para a Bahia, estudou no Colégio dos jesuítas. Consagrou-se orador junto à Corte, teve enorme influência política, foi processado por opiniões heréticas condenado, exilou-se em Roma. Reabilitou-se e regressou ao Brasil onde morre em Salvador em 18 de julho de 1697.

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