A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

22/4/20144 O QUE PROPÕE O PENSAMENTO DA ÉPOCA MODERNA. Esse período representa a busca por um conhecimento desmistificado; É visto como o "renascimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "22/4/20144 O QUE PROPÕE O PENSAMENTO DA ÉPOCA MODERNA. Esse período representa a busca por um conhecimento desmistificado; É visto como o "renascimento."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 22/4/20144 O QUE PROPÕE O PENSAMENTO DA ÉPOCA MODERNA. Esse período representa a busca por um conhecimento desmistificado; É visto como o "renascimento científico; É visto, como a expressão da nova ordem burguesa; Os inventos e descobertas são inseparáveis da nova ciência; O desenvolvimento da indústria, está atrelado aos interesses da burguesia; Busca-se por um saber que investigue as forças da natureza a fim de usá-las em beneficio do próprio homem; A ciência não é mais a serva da teologia; Deixa de ser um saber contemplativo, formal e finalista; Está intimamente ligada à técnica;

5

6 (Conclusão) (Experimentação, Calculo) (Conclusão) habitantes habitantes Porcentagem dos que sabem ler e escrever: 100%-8%=92% Então 92%. x = :100 X = ,92x = x= : 0,92 (Problema) Numa cidade, 8% dos habitantes são analfabetos.sendo o número de que sabem ler e escrever, quantos são os habitantes dessa cidade? O método de Galileu basea-se essencialmente na matemática como modelo para as explicações dos fenômenos.

7

8 Surgiu a partir do método cientifico, tornando-se assim uma forma de conhecimento mais confiável, rompendo com a forma antiga de ciência. O surgimento da Ciência Moderna revolucionou a forma com que o homem passou a explicar e entender a natureza e o mundo a sua volta.

9

10

11 As teorias, são criadas, inventadas, sai da imaginação do cientista.

12 Teoria segundo Hawking De acordo com o físico teórico Stephen Hawking, "uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos:Stephen Hawking 1º Precisa descrever com precisão um número razoável de observações; 2º Deve prever com boa margem de definição resultados de observações futuras". "qualquer teoria na física é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca pode prová-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter a certeza de que na próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões".física

13 Uma lei é uma expressão de um comportamento, como por exemplo a Lei da Gravitação. A Lei da Gravitação faz parte da Teoria da Gravitação. E o que é uma Teoria? Vou dar um exemplo que você vai entender bem. Suponha que seja encontrado um cadáver em uma casa. A polícia começa a investigar, e começa criando hipóteses, explicações alternativas, para o que aconteceu. Hipóteses: 1. suicídio 2. homicídio doloso (alguém queria matar a vítima) 3. homicídio culposo (alguém matou a vítima, mas não era sua intenção inicial, não era seu objetivo). A partir das evidências colhidas na cena do crime, a polícia tenta descartar as hipóteses. Primeiro, descobre que a vítima morreu de um tiro, e este tiro foi dado de uma distância superior a 1m mas não maior que 2m. Descartada fica a hipótese de suicídio. Agora a polícia já tem certeza de uma coisa: havia mais alguém na sala, alguém que disparou a arma. O cientista faz a mesma coisa. Vamos pegar a Teoria da Evolução. O mistério a resolver era "como surgiram todas as espécies animais e vegetais no planeta"? Levantaram-se várias hipóteses, e Darwin acabou tropeçando com algumas evidências que indicaram a verdade: as espécies evoluíram. Por mecanismos que Darwin não sabia no início, espécies surgiam de espécies pré-existenes. Investigando o assunto, Darwin elaborou uma teoria, ela dizia que as espécies acabam se modificando por fatores que ele não sabia quais eram, e que estes fatores passavam por um filtro, a seleção natural, e as características favoráveis acabavam sendo passadas para a próxima geração. De alteração em alteração as espécies acabavam mudando, a ponto de se tornarem genéticamente outra espécie.

14 UM CONJUNTO DE HIPOTESES FORMAM UMA TEORIAS. Teoria, do grego, é o conhecimento especulativo, puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular. Também pode ser entendido como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observaçãoconhecimentofenômeno

15 Quando você descobre uma evidência que torna falsa uma hipótese, a hipótese é derrubada. Se você não consegue falsear a hipótese, e consegue fazer previsões em cima dela, e estas previsões se concretizam, então a confiança na hipótese aumenta, e ela passa a ser chamada de teoria. Hoje temos algumas teorias que tem grande grau de confiabilidade, ou seja, que são muito próximas da realidade: A Teoria da Relatividade, A Teoria da Evolução, A Teoria da Gravitação, A Teoria do Big Bang, entre outras.

16 Uma lei científica é uma hipótese que tenha sido comprovada sua validade. Uma teoria científica é um conjunto de leis que explicam um determinado fenômeno ou grupo deles. Assim, por exemplo, a hipótese comprovada de que o arco-íris se forma devido á refração que a luz branca (solar) experimenta ao atravessar as gotas de chuva, é uma lei integrante de um conjunto de leis que regem outros fenômenos luminosos (reflexão, dispersão, difração etc.). Esse conjunto é conhecido como a Teoria sobre a luz. É importante sempre lembrar então que: A: Hipóteses são idéias que tentam explicar um fato observável; B: Teorias são hipóteses que passaram pelo processo de averiguação de suas previsões e; C: Leis são hipóteses que explicam eventos que ocorrem com regularidade. As leis cientificas também são provenientes das hipóteses. Recebem o status de lei por descreverem um evento observável que ocorre com regularidade. O surgimento da vida é um fato, teorias e leis cientificas são estruturas de idéias que explicam e interpretam estes fatos. Quando as teorias são comprovadas tornam-se leis, ou seja, constantes e necessárias. Não são regidas pela contingência e sim pelo determinismo.

17

18

19

20

21

22 Objetivo A interpretação dos fatos baseado em observações e experimentos que permite estabelecer induções que ao serem completadas oferecem a definição do objeto.

23

24

25

26 Generalização Não existe ciência senão do universal (Aristóteles) As análises dos fenômenos nos levam a formulação de leis, que são enunciados que descrevem regularidades ou normas. Se na fase de experimentação analisamos as variações dos fenômenos, na generalização estabelecemos relações constantes, o que nos permite enunciar, por exemplo: que se a temperatura de um gás aumentar, mantida a mesma pressão, então seu volume aumentará. Há relação constante entre os fenômenos. I.Generalizações empíricas; II.As leis teóricas ou teorias. I.Generalizações empíricas; II.As leis teóricas ou teorias.

27


Carregar ppt "22/4/20144 O QUE PROPÕE O PENSAMENTO DA ÉPOCA MODERNA. Esse período representa a busca por um conhecimento desmistificado; É visto como o "renascimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google