A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas."— Transcrição da apresentação:

1 Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas. b) Quirográfica, ou seja, sem nenhum tipo de garantia ou preferências. c) Flutuante, ou seja, os credores têm privilégios sobre o ativo total da empresa. d) Carta fiança bancária, ou seja, o banco emissor da carta garante o pagamento dos títulos.

2 Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas. b) Quirográfica, ou seja, sem nenhum tipo de garantia ou preferências. c) Flutuante, ou seja, os credores têm privilégios sobre o ativo total da empresa. d) Carta fiança bancária, ou seja, o banco emissor da carta garante o pagamento dos títulos. Não existe segundo a lei das S.As nem é reconhecido pelas autoridades financeiras. Entretanto, é possível com relação ao direito civil. - Além dos três tipos, temos também a Debênture com garantia real, onde um bem da empresa é alienado - Qualquer debênture pode ter uma carta de fiança bancária anexa, mas isso não é usual. O banco não tem nenhuma obrigação junto ao Bacen ou CVM de pagar a carta fiança, que terá que ser cobrada via justiça.

3 Produtos Financeiros Do ponto de vista de risco de mercado, a NTN-F se assemelha mais à: a) NTN-C; b) LFT; c) NTN-B; d) LTN.

4 Produtos Financeiros Do ponto de vista de risco de mercado, a NTN-F se assemelha mais à: a) NTN-C; Não tem risco de alta de inflação, indexada ao IGPM b) LFT; Não tem risco de taxa de juros, é um título pós fixado c) NTN-B; Não tem risco de alta de inflação, indexada ao IPCA d) LTN. A NTN F e a LTN são os únicos papéis do governo que não tem nenhum indexador de mercado, portanto, não tem proteção. Se a inflação aumentar, o investidor ganhará a mesma coisa e não terá correção do valor pela inflação. Na LFT os juros são pós fixados, ou seja, o investidor está bem protegido. É o título com menor risco de mercado de todos.

5 Produtos Financeiros Estando frente a duas possibilidades de investimento, um investidor racional sempre preferirá: a) um ativo que ofereça menos risco, independente do retorno esperado; b) um ativo que ofereça menos risco, apesar de poder obter mais retorno; c) um ativo que ofereça mais retorno, mesmo que tenha mais risco; d) um ativo que ofereça menos risco, dado que ambos têm a mesma rentabilidade.

6 Produtos Financeiros Estando frente a duas possibilidades de investimento, um investidor racional sempre preferirá: a) um ativo que ofereça menos risco, independente do retorno esperado; investidores agressivos investem com alto risco para ter melhor retorno b) um ativo que ofereça menos risco, apesar de poder obter mais retorno; Esta tática é apenas para investidores conservadores c) um ativo que ofereça mais retorno, mesmo que tenha mais risco; Esta tática é apenas para investidores agressivos d) um ativo que ofereça menos risco, dado que ambos têm a mesma rentabilidade. Inserir aqui

7 Produtos Financeiros Indique a afirmação correta: a) Títulos prefixados são indicados para proteger o investidor contra a alta da taxa de juros. b) Não há risco em operações prefixadas. c) Títulos pós-fixados são indicados para se proteger contra a queda na taxa de juros. d) Títulos prefixados podem trazer perdas ao investidor, se vendidos antes do vencimento.

8 Produtos Financeiros Indique a afirmação correta: a) Títulos prefixados são indicados para proteger o investidor contra a alta da taxa de juros. Títulos pré fixados tem elevado risco de mercado por causa de taxa de juros. Uma alta nos juros desvaloriza o título. b) Não há risco em operações prefixadas. Há risco de mercado e de crédito c) Títulos pós-fixados são indicados para se proteger contra a queda na taxa de juros. Não, títulos pós fixados protegem contra alta nos juros. d) Títulos prefixados podem trazer perdas ao investidor, se vendidos antes do vencimento. Um título pré fixado só não tem risco de mercado se o investidor ficar até o final do período do título. Se for para ficar até o fim, tem risco de liquidez.

9 Produtos Financeiros A movimentação financeira de um swap ocorre: a) somente se existir exercício de direito da parte compradora; b) no início da operação; c) na liquidação da operação; d) sempre que existe desbalanceamento da operação.

10 Produtos Financeiros A movimentação financeira de um swap ocorre: a) somente se existir exercício de direito da parte compradora; É uma troca b) no início da operação; É uma troca c) na liquidação da operação; Não é na liquidação, mas normalmente ao final da operação existe um desbalanceamento que deve ser acertado. d) sempre que existe desbalanceamento da operação. Swap é uma troca de riscos, por conceito, não tem movimentação financeira. Como sempre existe algum desequilíbrio, são feitas movimentações para compensar este desequilíbrio. Swap: Troca taxa de juros Selic por câmbio. Troca de taxa de juros de 10% por dólar futuro a R$ 1,75

11 Produtos Financeiros Durante muitos anos, o mercado entendia que um fundo de renda fixa deveria sempre ter variação positiva. Entretanto, devido à metodologia de marcação de um título a mercado, este entendimento finalmente ficou mais claro. Hoje, o mercado compreende que o rendimento de um título de renda fixa nem sempre é positivo. Isso é reflexo do seguinte fato: a) Quando a taxa de juros de mercado cai, o rendimento do título também cai. b) A correlação entre a taxa de juros e rendimento de um título é sempre negativa. c) Se a taxa de juros de mercado sobe, o preço de mercado de um ativo de renda fixa deve cair e vice-versa. d) Se a taxa de juros de mercado cai, o preço de mercado de um ativo de renda fixa deve cair e vice-versa.

12 Produtos Financeiros Durante muitos anos, o mercado entendia que um fundo de renda fixa deveria sempre ter variação positiva. Entretanto, devido à metodologia de marcação de um título a mercado, este entendimento finalmente ficou mais claro. Hoje, o mercado compreende que o rendimento de um título de renda fixa nem sempre é positivo. Isso é reflexo do seguinte fato: a) Quando a taxa de juros de mercado cai, o rendimento do título também cai. b) A correlação entre a taxa de juros e rendimento de um título é sempre negativa. c) Se a taxa de juros de mercado sobe, o preço de mercado de um ativo de renda fixa deve cair e vice-versa. d) Se a taxa de juros de mercado cai, o preço de mercado de um ativo de renda fixa deve cair e vice-versa. Se a taxa de juros sobe de 10% para 11%, um título que paga 15% de juros vale menos, pois agora eu quero receber 11% e não mais 10% e para este título de renda fixa render 11%, ele tem que ser mais barato que para render 10%.

13 Produtos Financeiros Assinale a alternativa INCORRETA: a) Os direitos e proventos dos acionistas podem ser: dividendos, direitos de subscrição, juros sobre o capital próprio, bonificação, entre outros. b) Dividendos são pagamentos em dinheiro, que representam uma parte dos lucros da empresa. c) As ações podem ser classificadas quanto a sua espécie, isto é, podem ser preferenciais ou ordinárias. d) O valor patrimonial de uma ação é obtido dividindo-se o patrimônio líquido de uma empresa pela quantidade total de dividendos distribuídos.

14 Produtos Financeiros Assinale a alternativa INCORRETA: a) Os direitos e proventos dos acionistas podem ser: dividendos, direitos de subscrição, juros sobre o capital próprio, bonificação, entre outros. b) Dividendos são pagamentos em dinheiro, que representam uma parte dos lucros da empresa. c) As ações podem ser classificadas quanto a sua espécie, isto é, podem ser preferenciais ou ordinárias. d) O valor patrimonial de uma ação é obtido dividindo-se o patrimônio líquido de uma empresa pela quantidade total de dividendos distribuídos. Valor patrimonial = Patrimônio Líquido / Total de Ações Emitidas

15 Produtos Financeiros Qual das alternativas abaixo caracteriza um instrumento de renda fica prefixada a) O conhecimento do valor de resgate do ativo em qualquer data. b) O preço de resgate fixo, qualquer que seja o prazo de vencimento do ativo. c) A taxa de juros de remuneração do ativo, recebida no vencimento da aplicação. d) O conhecimento do valor do cupom de juros em qualquer data.

16 Produtos Financeiros Qual das alternativas abaixo caracteriza um instrumento de renda fica prefixada a) O conhecimento do valor de resgate do ativo em qualquer data. Pode variar., só se sabe quanto será o resgate no vencimento b) O preço de resgate fixo, qualquer que seja o prazo de vencimento do ativo. Pode variar, depende se tem algum indexador, como IPCA c) A taxa de juros de remuneração do ativo, recebida no vencimento da aplicação. d) O conhecimento do valor do cupom de juros em qualquer data. Pode variar, depende do indexador. Cupom de juros é o valor que será recebido, por exemplo R$ 100,00 todo em dezembro 2010

17 Produtos Financeiros Você está analisando junto com o um cliente duas opções de investimento: um CDB que rende 90% do CDI e um fundo DI cujo rendimento passado e o esperado é também de 90% de CDI. Baseado apenas na rentabilidade, qual deles deve ter a melhor rentabilidade acumulada, líquida de Imposto de Renda? a) As rentabilidades são iguais, pois a tabela de Imposto de Renda é a mesma. b) O CDB deve render mais, pois não tem come-cotas semestral. c) O fundo, pois tem gestão profissional e é mais diversificado. d) O CDB deve render mais, pois o risco é maior

18 Produtos Financeiros Você está analisando junto com o um cliente duas opções de investimento: um CDB que rende 90% do CDI e um fundo DI cujo rendimento passado e o esperado é também de 90% de CDI. Baseado apenas na rentabilidade, qual deles deve ter a melhor rentabilidade acumulada, líquida de Imposto de Renda? a) As rentabilidades são iguais, pois a tabela de Imposto de Renda é a mesma. b) O CDB deve render mais, pois não tem come-cotas semestral. c) O fundo, pois tem gestão profissional e é mais diversificado. d) O CDB deve render mais, pois o risco é maior O imposto pago antecipado deixa de render para o aplicador

19 Produtos Financeiros Assinale a alternativa correta: a) O Home Broker é um mecanismo que permite ao investidor negociar ações pela Internet diretamente com a empresa emissora. b) Ações são títulos de renda variável e representam a menor fração do capital de uma empresa de sociedade anônima de capital aberto. c) Ações são títulos de renda mista e representam a menor fração do capital de uma empresa de sociedade anônima de capital fechado. d) As sociedades anônimas podem ter o capital fechado ou aberto. Uma empresa é de capital fechado se suas ações são negociadas na Bolsa de Valores.

20 Produtos Financeiros Assinale a alternativa correta: a) O Home Broker é um mecanismo que permite ao investidor negociar ações pela Internet diretamente com a empresa emissora. b) Ações são títulos de renda variável e representam a menor fração do capital de uma empresa de sociedade anônima de capital aberto. c) Ações são títulos de renda mista e representam a menor fração do capital de uma empresa de sociedade anônima de capital fechado. d) As sociedades anônimas podem ter o capital fechado ou aberto. Uma empresa é de capital fechado se suas ações são negociadas na Bolsa de Valores.

21 Produtos Financeiros Indique a afirmação INCORRETA: a) As notas promissórias têm prazo máximo de 180 dias para as empresas de capital fechado. b) LTN são títulos prefixados zero cupom. c) Nos leilões formais de títulos públicos, somente os bancos dealers podem participar. d) Nas NTN-D há risco de variação cambial e de variação do cupom.

22 Produtos Financeiros Indique a afirmação INCORRETA: a) As notas promissórias têm prazo máximo de 180 dias para as empresas de capital fechado. b) LTN são títulos prefixados zero cupom. c) Nos leilões formais de títulos públicos, somente os bancos dealers podem participar. d) Nas NTN-D há risco de variação cambial e de variação do cupom. NTN-D visa justamente prevenir contra o risco de variação cambial.

23 Produtos Financeiros Você recebeu uma meta de captação de CDB e se banco está, inclusive, premiando os gerentes que mais captarem CDB. Seu cliente chega com novos recursos no banco e deseja diversificar sua carteira de investimentos que está, atualmente 100% posicionada em CDB. Você: a) aconselha-o a investir em Bolsa, que tem se mostrado um excelente investimento, atendendo o desejo do cliente de diversificar os investimentos; b) segue suas convicções pessoais sobre investimentos; c) segue a campanha do bando; d) analisa o perfil do cliente e suas necessidades de liquidez primeiro,

24 Produtos Financeiros Você recebeu uma meta de captação de CDB e se banco está, inclusive, premiando os gerentes que mais captarem CDB. Seu cliente chega com novos recursos no banco e deseja diversificar sua carteira de investimentos que está, atualmente 100% posicionada em CDB. Você: a) aconselha-o a investir em Bolsa, que tem se mostrado um excelente investimento, atendendo o desejo do cliente de diversificar os investimentos; b) segue suas convicções pessoais sobre investimentos; c) segue a campanha do bando; d) analisa o perfil do cliente e suas necessidades de liquidez primeiro,

25 Produtos Financeiros É baixo com relação a Letras Hipotecárias em função da garantia da carteira de créditos hipotecários, e ainda podem contar com a garantia fidejussória adicional da instituição financeira a) Risco de Crédito b) Risco de Mercado c) Risco de Liquidez d) Risco operacional

26 Produtos Financeiros É baixo com relação a Letras Hipotecárias em função da garantia da carteira de créditos hipotecários, e ainda podem contar com a garantia fidejussória adicional da instituição financeira a) Risco de Crédito b) Risco de Mercado c) Risco de Liquidez d) Risco operacional A garantia de imóvel e do banco reduzem o risco de não receber a dívida (risco de crédito) das LHs.

27 Produtos Financeiros Assinale a alternativa correta: a) Existem garantias de retorno no investimento em ações dadas pela bolsa de valores. b) )O retorno do investimento em ações depende de uma série de fatores, como o desempenho da empresa e da economia brasileira c) O investimento em ações é classificado como de risco em função da renda fixa, que proporciona um investimento mais seguro d) Bonificações correspondem a prêmios que a empresa distribui aos acionistas.

28 Produtos Financeiros Assinale a alternativa correta: a) Existem garantias de retorno no investimento em ações dadas pela bolsa de valores. – não existe garantia de retorno em nenhuma aplicação. b) O retorno do investimento em ações depende de uma série de fatores, como o desempenho da empresa e da economia brasileira c) O investimento em ações é classificado como de risco em função da renda fixa, que proporciona um investimento mais seguro – renda fixa também é considerado uma aplicação com elevado risco de mercado. d) Bonificações correspondem a prêmios que a empresa distribui aos acionistas. – bonificação é um pagamento que a empresa faz aos acionistas na forma de ações. O retorno do investimento em ações depende do resultado da empresa e crescimento da economia.

29 Produtos Financeiros O Sr João é acionista da empresa XPTO. Recebeu novas ações provenientes da capitalização de reservas provenientes de lucros dá-se a este processo o nome de: a) Bonificação b) Subscrição c) Nova emissão de ações d) Inplit

30 Produtos Financeiros O Sr João é acionista da empresa XPTO. Recebeu novas ações provenientes da capitalização de reservas provenientes de lucros dá-se a este processo o nome de: a) Bonificação b) Subscrição – dá ao acinista direito de comprar ações~a um preço pré determinado, não dá ações como diz o texto c) Nova emissão de ações – emissão de novas ações não é uma distribuição gratuita de ações, como no texto d) Inplit – trata-se de uma ação de unir ações. A empresa paga bonificações, ou seja, divisão de lucros na forma de ações, ao invés de entregar dinheiro.


Carregar ppt "Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google