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@lucasvgr Quarta Digital Tem gente por aí que acha que é só criar um usuário no Twitter e "metralhar" alguns posts, que está fazendo.

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Apresentação em tema: "@lucasvgr Quarta Digital Tem gente por aí que acha que é só criar um usuário no Twitter e "metralhar" alguns posts, que está fazendo."— Transcrição da apresentação:

1 @lucasvgr Quarta Digital Tem gente por aí que acha que é só criar um usuário no Twitter e "metralhar" alguns posts, que está fazendo marketing nas redes sociais. PLANEJAMENTO, AÇÃO E MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAISAção Interagindo nas mídias sociais, respeitando as premissas de cada rede, boas práticas…Planejamento Identificando as mídias sociais mais relevantes, os canais, o modo de ação… Monitoramento Variações dos termos, Tempo vs Valor, Ferramentas Pagas vs Ferramentas Gratuitas… Gustavo Loureiro – Revista Webdesign – Edição 79 Acesse:

2 SOBRE OS PALESTRANTES Lucas Ribeiro Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias 1 1 Consultor de Marketing Digital, especializado em SEO, Links Patrocinados, Web Analytics e Mídias Sociais. Analista de Mídias Sociais do Instituto Infnet (RJ). Palestrante do maior evento de internet do Brasil, o Encontro de Design e Tecnologia Digital - EDTED. twitter Gustavo Loureiro É Coordenador e professor da Pós-Graduação em Marketing Digital do Instituto Infnet, EMPRETECO e um dos autores do e-book "Web Analytics - Uma visão Brasileira I e II". Palestrante do maior evento de internet do Brasil, o Encontro de Design e Tecnologia Digital - EDTED. twitter

3 ANTES DE QUALQUER COISA: ESCUTE O QUE SEU PÚBLICO- ALVO FALA SOBRE SUA MARCA, PRODUTO OU SERVIÇO NAS MÍDIAS SOCIAIS = MONITORAMENTO 2 2 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias

4 PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS 3 3 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias

5 PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Público-Alvo 4 4 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Idade Linguagem Localização Cultura Regional Assuntos de Interesse X Posicionamento da Marca

6 PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Quais são seus objetivos? 5 5 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Branding Prospects Vendas Relacionamento com clientes SAC 2.0 SPAM de seus produtos/serviços Ou só porque seu concorrente está?

7 PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Definindo os tipos de redes sociais: O foco é a geração de conteúdo para ser utilizado e divulgado pelas Redes de Ativação e Relacionamento. CONTEÚDO 6 6 Responsáveis por incentivar os usuários a acessarem determinada indicação produzida pelas Redes de Conteúdo. ATIVAÇÃO Voltadas para a interação com os usuários visando o relacionamento para conquistar a confiança e branding. RELACIONAMENTO Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias

8 PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Defina quais mídias sociais são mais relevantes! 7 7 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias

9 PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Selecionando canais, comunidades ou grupos 8 8 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Acesse, escute e estude o que falam em cada uma Comunidades Ativas Que falem a língua de seu produto ou marca Fale o que eles querem escutar! EVITE SPAM! Cuidado com comunidades Bottom Não adianta participar de 500 se você só vai conseguir ser relacionar em 5

10 PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS O que vamos falar? 9 9 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias REDES SOCIAIS X CANAIS ESCOLHIDOS Seguir as premissas Entenda os propósitos da rede Participe, experimente, teste e conheça as particularidades Qual o assunto de cada canal? Como você vai agregar valor para os usuários? Qual seu ponto de vista sobre os assuntos?

11 #dicas PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS O que vamos falar? Como participar das conversas? 10 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Defina um ponto de destaque para atrair o público alvo Ajude os usuários das comunidades Troque ideias, converse Descubra qual o interesse do seu público Participe de discussões que você é fera no assunto Levante assuntos de sua especialidade Seja ativo nos canais

12 PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Quais serão suas metas? 11 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias E as métricas para mensurar? Qual seu cronograma? Como os colaboradores da empresa devem se portar? Guia de Orientação para as mídias sociais Quais informações principais serão divulgadas? E o plano para gerenciamento de crises?

13 PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS 12 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Gerenciamento de crises 1.Identifique o assunto central, os ativadores e os sites que estão promovendo o buzz negativo 2.Encontre pontos positivos que possam ser apresentados 3.Apresente esses pontos para os advogados da marca e influenciadores, visando adquirir um poder de conversa maior 4.Entre em contato com os ativadores do buzz negativo, apresente o ponto de vista da empresa e se estiver errado, se desculpe 5. Seja rápido nas respostas, direto e educado Antes de começar as ações, planeje medidas que possam gerir possíveis crises

14 PLANEJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS 13 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Guia de Orientação para os colaboradores Nunca se apresente ou apresente a empresa de maneira enganosa Obedeça a legislação, direitos autorais e privacidade dos usuários Evite falar sobre a concorrência As orientações deverão ser baseadas no conjunto de éticas da empresa Não trate ou comente assuntos internos da empresa Nunca utilize logotipos ou marcas da empresa Seja respeitoso, transparente e tenha bom senso

15 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS 14 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias

16 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS Boas Práticas 15 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Mostre sempre quem é você, seu próposito e sobre o que vai falar Deixe claro que pode haver um propósito de marketing agregado ao projeto Nunca use identidade falsa ou usuários FAKE Seja sempre verdadeiro Não faça propaganda direta Evite falar bem de você. Deixe que os outros falem! Respeite as regras dos canais Foco no conteúdo/usuários

17 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS Uso de Personagens – Perfis Corporativos 16 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Facilidade para interatividade Deve possuir personalidade própria Ótimos Ediouro Agência: Compra Fácil Agência: Simples As pessoas querem seguir pessoas, e não, perfis que se assemelham a robôs ou mensagens programadas (leia, compre, veja, Linguagem adequada ao seu público Transparência

18 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS Social Shopping: E-commerce 17 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Além dos produtos de um e-commerce, você encontra também uma rede social criada para compartilhar conhecimentos e experiências dos produtos. Dicas para implementação do Social Shopping: Comentários dos usuários Classificação dos produtos Listas de discussão sobre os itens Dicas pessoais de uso dos produtos Criação de listas de compras Links com tutoriais e manuais de uso dos produtos Lista com produtos mais comentados pelos usuários Produtos adicionais que complementem a compra, sendo estes indicados por usuários

19 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS Criando links mensuráveis no Google Analytics 18 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias +

20 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS Estratégia Básica: 19 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Redes de Conteúdo: Blogs da empresa, YouTube, Videolog, Vimeo, Flickr, Slideshare, Delicious Redes de Ativação: Dihitt, Twitter, Google Groups Redes de Relacionamento: LinkedIn, Orkut, Facebook, FormSpring, Yahoo Respostas, Ning, TWITTER

21 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas MeAdiciona 20 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Centralizador de perfis Criação de tags para encontrar usuários com as mesmas afinidades Inserção do Google Analytics para mensurar os acessos ao perfil Texto de apresentação curto e objetivo dizendo seu propósito, o que vai falar, o que vai indicar etc… Ótimo para SMO – Social Media Optimization

22 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Blogs 21 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de conteúdo Crie um blog da empresa e gere conteúdo relevante Crie posts interessantes para compartilhar em outras mídias Inclua vídeos do YouTube, fotos do Flickr, Botão de Curtir do Facebook Tenha metas de posts e comentários semanais

23 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Vídeos (YouTube | Videolog | Vimeo) 22 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usados como redes de conteúdo Publique materiais exclusivos em cada player Crie um canal para a empresa. Design = EMOÇÃO Favorite, vote e comente em vídeos relevantes postados por usuários Use legendas = ACESSIBILIDADE Quanto mais curto melhor (1~2 minutos) Em vídeos com conteúdo ou comentários negativos, apresente os pontos fortes da empresa Atenção ao título, descrição e tags Escolha a melhor imagem para seu vídeo

24 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Flickr 23 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de conteúdo NÃO poste qualquer foto! Use o canal para criar emoção! Faça bom uso das tags Crie um conteúdo especial para as legendas das fotos Estimule a curiosidade das pessoas Comente nas fotos que os usuários postaram sobre sua empresa Integre as fotos com seu Delicious e Facebook Utilize as URLs curtas do Flic.kr Infográficos são ótimas opções

25 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Slideshare 24 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de conteúdo Publique apresentações curtas ou muito relevantes Abuse das tags – Faça bom uso de caracteres especiais e acentuação As pessoas adoram imagens bonitas e impressionantes #ficadica Siga as pessoas relevantes a sua marca Preencha corretamente sua Bio Comente e favorite as apresentações Compartilhe e integre no LinkedIn, Facebook, Twitter… + de 60 opções

26 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Delicious 25 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de conteúdo Poste links dos blogs, de fotos, de slides, de posts = LINKS RELEVANTES Aproveite para indicar links de blogs que falaram sobre a marca Use as tags para descobrir quem favorita você Links de informações e artigos são sempre bem vindos Faça do Delicious uma central de informações sobre sua marca

27 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Dihitt 26 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de ativação Envie links dos posts dos blogs e também de posts que usuários falam de sua empresa Vote em notícias de outros usuários (Foque no seu target) Agradeça quem votou nos seus posts Não o utilize como rede de SPAM Integre com o Twitter

28 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Google Groups 27 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de ativação Filtre grupos com assuntos que tenham relação com sua empresa Participe das conversas ajudando os usuários Apresente seu ponto de vista somente quando o assunto for relevante Evite fazer propaganda da sua marca Exponha quem você é somente na assinatura de seu perfil

29 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas LinkedIn 28 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de relacionamento Foque em compartilhar conhecimento profissional Integre o Twitter e o Slideshare (Atenção ao conteúdo que será publicado) Integre com seu blog Cuidado com sua imagem e erros de português Recomende os contatos de seu perfil Participe de grupos relevantes. Faça eles crescerem! Tenha perfil nos 2 idiomas

30 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Orkut 29 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de relacionamento SPAM Participe de comunidades relacionadas a empresa. Seja ativo nelas! Use: Promova, Datas de Aniversário, Updates do perfil (Ações específicas) Ative o visualizador de visitas Crie Apps Pense em como gerar Buzz - Quais são os assuntos interessantes?

31 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Facebook 30 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de relacionamento Crie uma página para seu produto/empresa - Utilize os Social Plugins - Crie aplicativos - Integre com o Twitter Incentive debates nos Grupos Atualize sempre: Quadro de discussão, fotos, vídeos, eventos Promova a página de fãs no seu site Crie Grupos Aproveite o mercado Brasileiro!

32 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Formspring 31 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de relacionamento Deixe claro sobre o que vai responder! Não responda qualquer coisa… Estude – Pense – Responda (Analisem o case da FIAT) Aproveitem para postar as dúvidas e soluções mais relevantes de seus produtos Estimule perguntas em outras mídias sociais Ative a moderação Cuidado com a integração com o Twitter

33 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Yahoo Respostas 32 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de relacionamento Evite responder fazendo propaganda Só faça propaganda se perguntarem informações específicas sobre seu produto Filtre e responda perguntas afins aos seu negócio Ajude os usuários!

34 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Ning 33 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de relacionamento Incentive os usuários a participarem… Como??? – Utilize o blog interno para postar informações exclusivas – Cadastre vídeos postados por outros usuários do YouTube e Vimeo – Crie grupos alinhados às vertentes de seu negócio – Inicie discussões – Faça promoções exclusivas para os usuários desta rede

35 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dicas Twitter 34 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Usado como rede de ativação e relacionamento Foque seus tweets no nicho de sua empresa. RELEVÂNCIA Poste fotos, links interessantes, RT de usuários Design do Avatar e do plano de fundo, fazem a diferença sim! Crie hashtags para as campanhas Mostre o sucesso de seus clientes Não vire uma metralhadora Siga perfis de acordo com seu target Nunca compre seguidores Tweet conteúdo próprio = RT

36 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #dica PRINCIPAL 35 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Mais que o poder e uso das ferramentas, o importante é… COMUNICAR RELACIONAR AJUDAR COMPARTILHAR CONVERSAR

37 AÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS #resumindo 36 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Crie conteúdos específicos para cada mídia social pensando em integrar com todas que utilizar em seu planejamento! Espalhe seus conteúdos!

38 MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS 37 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias

39 MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Por que monitorar? 38 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Identificar falhas na comunicação da empresa Detectar novas oportunidades no mercado Analisar a qualidade sobre os comentários de sua marca Filtrar informações negativas Saber o que falam sobre sua marca Identificar melhorias nos produtos

40 MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Só isso? Não! 39 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Quais são os hábitos de consumo do seu cliente? Como ele se comporta online? Você sabe quem são os formadores de opinião? Quem são os advogados de sua marca? Você consegue prever uma crise? Com qual frequência falam de seu produto? Qual o engajamento de sua marca com seus consumidores? É essencial identificar os melhores KPIs para suas ações em mídias sociais

41 40 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Mídia Social 1. Mídia Social 2. Midia Social 3. Mídia Social 4. Midia Social 5. MídiaSocial 6. MidiaSocial Atenção a grafia errada Observe os termos que os usuários falam de sua marca Liste abreviações, sinônimos e palavras similares MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Definindo termos

42 MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Pagas X Gratuitas: 41 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias PAGASGRATUITAS Limitação de termos a serem pesquisados Valores altos a serem investidos Limite de resultados apresentados Análise Mecânica Monitoramento automático Envio de avisos por Integração da API com seu CMS Exportação CSV Facilidade na geração de Relatórios Termos ilimitados a serem pesquisados O valor é o do seu tempo Sem limite de resultados Monitoramento manual Análise pessoal dos resultados Grande trabalho para gerar relatórios

43 MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Mídias Monitoradas 42 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Quais mídias sociais foram definidas no planejamento? Vamos monitorar todas as mídias sociais possíveis? O que vale a pena?

44 Ferramenta base do monitoramento Funciona como um banco de dados Todos os resultados recebidos por RSS serão armazenados nele 43 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Google Reader (www.google.com/reader)

45 44 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Outros leitores de RSS rssLounge (free - open source) RSSOwl (free) FeedDemon (free) Feed Reader (free)

46 Disponibiliza os resultados por RSS Permite criar filtros por expressões 45 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Twitter Search (search.twitter.com)

47 46 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Informações Rápidas pelo Twitter backtweets (URLs) Topsy (RTs) tweetVolume (Concorrência) Twitter Counter (Followers) Trendistic (Gráficos de Tweets) buZZom (Segmentação)

48 Disponibiliza os resultados por RSS 47 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Samepoint (www.samepoint.com)

49 Mídias Sociais monitoradas 48 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Samepoint (www.samepoint.com) Social Mentions (Mídias Gerais) Web Real-Time Bookmarks Wikis Q&A Networks (Ning, Facebook) B2B Networks (LinkedIn) Groups (Grupos de Discussão) Life Casting (Justin.tv) MicroBlogs ( Twitter, Jaiku, FriendFeed) Reviews (cnet, Epinions) Podcasts Documents Video Images News

50 Disponibiliza os resultados por RSS Classificação por data 49 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Google Blog Search (blogsearch.google.com.br)

51 Não gera RSS Rede Social fechada Monitoramento manual Filtros por relevância 50 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Orkut (www.orkut.com)

52 51 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Monitorando comunidades - Orkut 1. Identifique comunidades relevantes aos termos pesquisados (planejamento) 2. Participe das comunidades 3. Utilize a busca interna 4. Usar cada termo identificado

53 52 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Slideshare Filtros por tempo, tipo de arquivo, relevância… Possibilidade de concatenar termos (www.slideshare.net)

54 53 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Flickr Filtro por data Boas opções de organização dos resultados (www.flickr.com)

55 54 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Gratuitas Keotag Opção de RSS Informações diretas das principais mídias sociais (www.keotag.com)

56 55 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Recebendo informações das APIs Delicious - Bookmarks Twitter - Microblog Google Blog Search - Blogs 8&num=10&output=rss

57 56 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Recebendo informações das APIs IceRocket - Blogs BlogDigger - Blogs Bloglines - Blogs Bing - Search

58 57 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Recebendo informações das APIs Faves - Crowdsourcing Newsvine - Crowdsourcing Blogpulse - Blogs Digg - Crowdsourcing Reddit - Crowdsourcing

59 58 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Recebendo informações das APIs Youtube - Vídeos Yahoo Respostas – Perguntas e Respostas

60 59 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Real Time Online Real Time Monitor Visibilidade da Marca nas Mídias Sociais Real Time Monitor Não fornecem RSS Opções alternativas

61 60 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Dicas de outras ferramentas gratuitas CUIDADO

62 61 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Pagas Valor X Tempo

63 62 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Pagas Mission Control Center Empresa: Gatorate Ferramenta: Radian 6

64 63 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Ferramentas Pagas (Ferramenta Brasileira) ATENÇÃO: Em algumas ferramentas você paga por resultados que não tem nenhuma relação com sua empresa / marca

65 KPIs Gerais para todas as mídias sociais Quais usuários mais citaram sua marca? Quantas citações nesta semana? E na semana anterior? E no mês anterior? Quais termos são mais relacionados com sua marca? Quantos comentários negativos, positivos e neutros? Qual o valor dos comentários para cada área de empresa? Quais foram os assuntos mais abordados? Quem mais interagiu com a empresa nas mídias sociais? Qual o indíce de novos usuários interagindo com a marca? Influenciadores por impacto X Influenciadores por volume de interações 64 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Relatórios

66 65 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Analisando informações - Twitter Negativo Neutro Positivo Legendas: Só isso?

67 KPIs Twitter Aumento de seguidores Quantidade de RTs Assuntos mais retuitados Valor sentimental dos assuntos mais retuitados Links retuitados Concorrência entre os termos Listas que o perfil é classificado Quantidade de comentários positivos/negativos/neutros #hashtags associadas a marca Total de impactados Hora mais ativa Dia mais ativo 66 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Relatórios

68 67 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Analisando informações - Orkut Negativo Neutro Positivo Legendas: Só isso?

69 KPIs Orkut | Facebook Aumento de participantes nas comunidades/grupos Quantidade de ações repassadas pelo Promova(Orkut) Aumento de visitantes no perfil Tópicos mais discutidos dentro das comunidades/grupos Comunidades relacionadas aos perfis que interagem com a marca Quantidade de comunidades e grupos sobre a marca criados Valor sentimental dos grupos e comunidades Fãs das páginas do Facebook 68 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Relatórios

70 69 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Analisando informações - Blogs Só isso? Analisar os textos e ver o que falam de sua marca é obrigatório! Aproveitem também para criar relacionamentos com os blogs que falam de sua empresa!

71 KPIs Blogs Assuntos mais postados Quantidade de comentários nos posts Valores dos comentários Total de posts relacionados à marca Cruzar dados com tweets do post Visibilidade dos posts no Google 70 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Relatórios

72 KPIs Vídeos Quantidade de exibições por período Quantidade de comentários Valores dos comentários Tags relacionadas Avaliação dos usuários Quantidade de inscritos no canal 71 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Relatórios

73 KPIs Yahoo Respostas Assuntos relacionados Associação com outras marcas Quantidade de respostas Valores das respostas Links de biografia relacionados Avaliação das respostas Tempo entre as respostas Valor da melhor resposta eleita 72 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Relatórios

74 KPIs Flickr Sentimento da foto Valores de sentimento das tags Quantidade de exibições de cada foto Quantidade de comentários Valores dos comentários 73 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Relatórios

75 Apresentando os dados Crie gráficos Compare os KPIs Cruze informações Compare com períodos anteriores Gere um PDF ou PPT com tudo 74 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Relatórios Um relatório impactante é aquele que apresenta as melhores informações para tomadas de decisões!

76 Utilize o monitoramento para observar a concorrência Compare as informações do seu concorrente com as suas Aproveite as ferramentas gratuitas para criar estudos de mercado 75 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias MONITORAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS Análise de concorrência e mercado

77 76 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Obrigado! #quartadigital Acesse:

78 Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Patrocinadores: Apoiadores: Acesse: 77


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