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Gerenciamento de Projetos Prof. Roberto Petry, PMP Adaptação de Palestra do PMI.

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Projetos Prof. Roberto Petry, PMP Adaptação de Palestra do PMI."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Projetos Prof. Roberto Petry, PMP Adaptação de Palestra do PMI

2 In the organization of the future most of what gets done will be done in projects. Liberation Management, Tom Peters In todays organization, 70% of peoples time should be dedicated to work in projects. Fast Company, Tom Peters Project Management is the career path of choice. Fortune Magazine, 1999 Project management seems to be one of the fastest growing professions (Fortune, 2001 cover story) More and more of the work in America is project oriented with a beginning, a middle, and an end. The Wall Street Journal, 1999 Gerenciamento de Projetos

3 PMI Project Management Institute zO que é o PMI yO PMI - Project Management Institute, sediado na Pensilvânia, Estados Unidos, é uma associação sem fins lucrativos de profissionais da área de gerenciamento de projetos. yO PMI visa promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos, assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizações nesta área.

4 PMI Project Management Institute zO que é o PMI yDesde sua fundação em 1969, o PMI cresceu para ser a organização dos profissionais de gerência de projetos. yO PMI é hoje a organização mais importante da área de gerenciamento de projetos. yO PMI estabelece padrões, provê seminários, programas educacionais e certificação profissional que cada vez mais as organizações exigem dos seus lideres de projetos.

5 Certificação PMP ® zPrograma de certificação rigoroso zAvançar a profissão do Gerente de Projeto e reconhecer os profissionais qualificados na área de gerenciamento de projetos. zÉ a credencial profissional com maior reconhecimento para profissionais associados com Gerência de projetos

6 PMP - Benefícios Ampliação da empregabilidade Reconhecimento do grau de qualificação atestado internacionalmente Qualidade e efetividade do gerenciamento dos projetos

7 PMI Project Management Institute Metodologias e Práticas de Metodologias e Práticas de Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos

8 Visão Histórica zGerenciamento de Projetos não é uma disciplina nova. zAs pirâmides e os aquedutos da antiguidade certamente necessitaram das habilidades de planejamento e coordenação de um gerente de projetos. zEnquanto supervisionava a construção da Basílica de São Pedro em Roma, Michelângelo experimentou todos os tormentos de um gerente de projetos: yEspecificações incompletas yMão-de-obra insuficiente yOrçamento inadequado yCliente poderoso.

9 Gestão de Projetos no Mundo Contemporâneo zMuito das modernas técnicas de gestão de projetos: yForam definidas na décadas de 40 e 50 yMuitas delas aprendidas do governo americano em seus programas de defesa durante a guerra fria. yPorque eles se defrontaram com uma série de atividades que normalmente não seriam alcançáveis através do uso de técnicas tradicionais de gestão.

10 Projetos

11 O que é um Projeto zUm projeto é um empreendimento com características próprias, tendo princípio e fim, conduzido por pessoas, para atingir metas estabelecidas dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade

12 Objetivos de um Projeto Performance (qualidade) Custo Tempo (cronograma) data desejada orçamento performance desejada Expectativas dos clientes são consideradas como parte integrante das especificações do projeto. Escopo Satisfação do cliente

13 Projetos e Operações (tarefas rotineiras/comuns) zCaracterísticas comuns yRealizados por pessoas yLimitados pelos recursos yPlanejados, executados e controlados zDiferenças básicas yOperações são permanentes e repetitivas yProjetos são temporários e únicos

14 O que é um Projeto segundo o PMI zUm projeto é um empreendimento temporário cujo objetivo é criar um produto ou serviço distinto e único xTemporário – um projeto tem um ponto definido de início e de fim xÚnico – no sentido de que o produto do projeto pode ser diferenciado de outros

15 Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos

16 O que é Gerenciamento de Projetos zÉ a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto. [PMBOK] yProjetos envolvem decisões... xEscopo, Tempo, Custo e Qualidade xDiferentes necessidades e expectativas dos clientes e partes interessadas xRequisitos identificados (necessidades) e não identificados (expectativas)

17 Quando é importante gerenciar projetos zQuando temos que desenvolver um produto complexo zQuando é necessário controlar prazos e custos zQuando é necessário compartilhar recursos especiais

18 Problemas típicos de projetos zAtrasos no cronograma zCustos acima do previsto zFalta de recursos de pessoal zMudanças de requisitos e especificações zQualidade abaixo da esperada zComplexidade acima da capacidade zProdutos mal projetados zProdutos que não funcionam zProjetos que são cancelados

19 Problemas típicos de projetos Gerenciamento de Projeto Gerenciamento de Projeto Falhas e Erros em Projetos Falhas e Erros em Projetos

20 PMBOK versão em Português

21 PMBOK Project Management Body of Knowledge O que é o PMBOK Guide yO Corpo de Conhecimento em Gerência de Projetos é um guia de conhecimento e de melhores práticas para a profissão de gerência de projetos. y Bíblia da metodologia PMI de gerenciamento de projetos yGuia básico para a certificação PMP yAprovado pela ANSI – American National Standard

22 PMBOK Project Management Body of Knowledge zConhecimento comprovado internacionalmente, indo deste as práticas tradicionais até as mais inovadoras e avançadas. zGenérico, serve para todas as áreas de projetos, seja uma obra da construção civil, um processo de fabricação industrial ou a produção de software. zVisa a padronização de termos utilizados na gerência de projetos.

23 Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Tempo Gerenciamento do Custo Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento dos Recursos Humanos Gerenciamento das Comunicações Gerenciamento do Risco Gerenciamento das Aquisições Ética e Responsabilidade Profissional* PMBOK Project Management Body of Knowledge

24 Processos da Gerência de Projetos Processos de I NICIALIZAÇÃO Reconhecer que um projeto ou fase deve começar e se comprometer com a sua execução. Processos de P LANEJAMENTO Planejar e manter um esquema de trabalho viável para atingir aqueles objetivos de negócio que determinaram a existência do projeto. Processos de E XECUÇÃO Coordenar pessoas e outros recursos para realizar o que foi planejado. Processos de C ONTROLE Assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e da avaliação do seu progresso, tomando ações corretivas quando necessárias. Processos de F INALIZAÇÃO Formalizar a aceitação do projeto ou fase e fazer o seu encerramento de forma organizada.

25 Relacionamentos entre Grupos de Processos Processos de Inicialização Processos de Inicialização Processos de Controle Processos de Controle Processos de Execução Processos de Execução Processos de Finalização Processos de Finalização Processos de Planejamento Processos de Planejamento As flechas representam os fluxos de entradas e saídas entre os grupos de processos. Relacionamento entre Grupos de Processos

26 Sobreposição dos Grupos de Processos Nível de Atividade Processo de Planejamento Processo de Execução Fase Inicial Tempo Fase Final Processos de Controle Processos de Finalização Processos de Inicialização Sobreposição dos Grupos de Processos

27 Interações entre as Fases do Projeto Fase de Implementação Inicialização Controle s s Planejamento Execução Finalização Fases Anteriores Fase de Projeto Inicialização Controle s s Planejamento Execução Finalização Interações entre as Fases do Projeto Fases Subseqüentes

28 Processos de Gerenciamento de Projetos Processos de Processos de Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos

29 Processos de Gerenciamento de Projetos O PMBOK é organizado em 9 áreas de conhecimento, onde cada uma destas áreas é descrita através de processos yCada área de conhecimento se refere a um aspecto a ser considerado dentro da gerência de projetos. yA não execução de processos de uma área afeta negativamente o projeto, pois o projeto é um esforço integrado.

30 O modelo do PMBOK Q UALIDADE Q UALIDADE E SCOPO E SCOPO C USTO C USTO T EMPO T EMPO Áreas essenciais do gerenciamento

31 Áreas de Conhecimento do PMBOK Processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso. G ERÊNCIA DO E SCOPO DO P ROJETO E SCOPO E SCOPO

32 G ERÊNCIA DO E SCOPO DO P ROJETO G ERÊNCIA DO E SCOPO DO P ROJETO Coletar Requisitos Coletar Requisitos Criar EAP Criar EAP Verificar Escopo Verificar Escopo Controlar Escopo Controlar Escopo Processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso. Desenvolver plano de gerenciamento do escopo. Subdividir os principais subprodutos do projeto em componentes menores e mais manejáveis. Formalização e aprovação do escopo do projeto. Controlar as mudanças de escopo, envolvendo escopo do produto e escopo do projeto. Definir Escopo Definir Escopo Desenvolver uma declaração escrita do escopo como base para decisões futuras do projeto.

33 zMais que um elemento do plano do projeto, é a estrutura na qual o projeto é construído zÉ resultado de uma técnica para decompor um projeto em seus elementos componentes zTécnica da decomposição: Subdivide o projeto em partes menores, mais gerenciáveis Estrutura Analítica Projeto (EAP) Work Breakdown Structure

34 Áreas de Conhecimento do PMBOK Processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. G ERÊNCIA DO T EMPO DO P ROJETO E SCOPO E SCOPO T EMPO T EMPO

35 Por que os Projetos Atrasam? 1.Planejamento Insuficiente 2.Plano não realista 3.Escopo do projeto subestimado 4.Alterações dos requisitos pelos clientes 5.Incapacidade de acompanhar o progresso (revisões, etc) 6.Incapacidade de detectar problemas c/ antecedência 7.Número insuficiente de verificações Thambain e Wilemon – Criteria for controling projects according to plan

36 Definir Atividades Definir Atividades G ERÊNCIA DO T EMPO DO P ROJETO G ERÊNCIA DO T EMPO DO P ROJETO Seqüenciar Atividades Seqüenciar Atividades Estimar de Duração das Atividades Estimar de Duração das Atividades Desenvolver Cronograma Desenvolver Cronograma Controlar Cronograma Controlar Cronograma Processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. Identificar as atividades específicas que devem ser realizadas para produzir os diversos subprodutos do projeto. Identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades. Estimar recursos e quantidade de períodos de trabalho que serão necessários para a implementação De cada atividade. Analisar a seqüência e as durações das atividades, e os requisitos de recursos para criar o cronograma do projeto. Controlar as mudanças no cronograma do projeto. Estimar Recursos da Atividade Estimar Recursos da Atividade

37 Áreas de Conhecimento do PMBOK Processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. G ERÊNCIA DO C USTO DO P ROJETO E SCOPO E SCOPO C USTO C USTO T EMPO T EMPO

38 G ERÊNCIA DO C USTO DO P ROJETO G ERÊNCIA DO C USTO DO P ROJETO Estimar Custos Estimar Custos Determinar Orçamento Determinar Orçamento Controlar Custos Controlar Custos Processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários à implementação das atividades do projeto. Alocar as estimativas dos custos do projeto aos itens individuais de trabalho. Controlar as mudanças no orçamento do projeto.

39 Faça Rápido, Faça Bem, Faça Barato Escolha Dois Faça Barato e... Mais importante que reduzir o custo é aumentar o valor de um projeto

40 Earned Value Envolve o cálculo de 3 valores-chave para cada atividade Planned Value (PV) = Custo Planejado Custo Orçado para o Cronograma de Trabalho = Orçamento Actual Cost (AC) Custo Atual do Trabalho Realizado = Custo atual (real) Earned Value (EV) – Quanto vale o trabalho feito? Custo Orçado para o Trabalho Realizado = Earned Value

41 Áreas de Conhecimento do PMBOK Processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto sejam atendidas. G ERÊNCIA DA Q UALIDADE DO P ROJETO Q UALIDADE Q UALIDADE E SCOPO E SCOPO C USTO C USTO T EMPO T EMPO

42 Planejar Qualidade Planejar Qualidade G ERÊNCIA DA Q UALIDADE DO P ROJETO G ERÊNCIA DA Q UALIDADE DO P ROJETO Realizar Garantia da Qualidade Realizar Garantia da Qualidade Controlar Qualidade Controlar Qualidade Processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto sejam atendidas. Identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma como satisfazê-los. Avaliar periodicamente o desempenho geral do projeto buscando assegurar a satisfação dos padrões relevantes de qualidade. Monitorar os resultados do projeto para determinar se estão de acordo com os padrões de qualidade e eliminar causas de desempenhos insatisfatórios.

43 Áreas de Conhecimento do PMBOK R ECURSOS R ECURSOS H UMANOS H UMANOS A QUISIÇÕES A QUISIÇÕES C OMUNICAÇÕES C OMUNICAÇÕES Q UALIDADE Q UALIDADE E SCOPO E SCOPO C USTO C USTO T EMPO T EMPO R ISCOS R ISCOS

44 Áreas de Conhecimento do PMBOK R ECURSOS R ECURSOS H UMANOS H UMANOS Q UALIDADE Q UALIDADE E SCOPO E SCOPO C USTO C USTO T EMPO T EMPO Processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. G ERÊNCIA DOS R ECUSOS H UMANOS DO P ROJETO

45 Desenvolver Plano de Recursos Humanos Desenvolver Plano de Recursos Humanos G ERÊNCIA DOS R ECURSOS H UMANOS DO P ROJETO G ERÊNCIA DOS R ECURSOS H UMANOS DO P ROJETO Contratar ou Mobilizar Equipe do Projeto Contratar ou Mobilizar Equipe do Projeto Desenvolver Equipe do Projeto Desenvolver Equipe do Projeto Processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. Identificar, documentar e designar as funções, responsabilidades e relacionamentos do projeto. Conseguir que os recursos humanos necessários sejam designados e alocados ao projeto. Desenvolver habilidades individuais e do grupo para aumentar o desempenho do projeto. Gerenciar Equipe do Projeto Gerenciar Equipe do Projeto

46 Áreas de Conhecimento do PMBOK Q UALIDADE Q UALIDADE E SCOPO E SCOPO R ECURSOS R ECURSOS H UMANOS H UMANOS C OMUNICAÇÕES C OMUNICAÇÕES C USTO C USTO T EMPO T EMPO Processos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. G ERÊNCIA DAS C OMUNICAÇÕES DO P ROJETO

47 Planejar Comunicações Planejar Comunicações G ERÊNCIA DAS C OMUNICAÇÕES DO P ROJETO G ERÊNCIA DAS C OMUNICAÇÕES DO P ROJETO Distribuir Informações Distribuir Informações Relatar Desempenho Relatar Desempenho Gerenciar as Expectativas das Partes Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas Processos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. Determinar as informações e comunicações necessárias para as partes interessadas: quem, qual, quando e como ela será fornecida. Disponibilizar as informações necessárias para as partes interessadas de uma maneira conveniente. Coletar e disseminar as informações de desempenho, incluindo relatórios de situação, medição de progresso e previsões. Identificar as Partes Interessadas Identificar as Partes Interessadas

48 De acordo com o PMI, gerentes de projeto consomem 90% de seu tempo adquirindo e comunicando informação

49 Áreas de Conhecimento do PMBOK Q UALIDADE Q UALIDADE E SCOPO E SCOPO R ECURSOS R ECURSOS H UMANOS H UMANOS C OMUNICAÇÕES C OMUNICAÇÕES C USTO C USTO T EMPO T EMPO R ISCOS R ISCOS Processos necessários para a identificação, análise e resposta a riscos do projeto. G ERÊNCIA DOS R ISCOS DO P ROJETO

50 Planejar o Gerênciamento de Riscos Planejar o Gerênciamento de Riscos G ERÊNCIA DOS R ISCOS DO P ROJETO G ERÊNCIA DOS R ISCOS DO P ROJETO Realizar a Análise Quantitativa de Riscos Realizar a Análise Quantitativa de Riscos Planejar Respostas a Riscos Planejar Respostas a Riscos Monitorar e Controlar os Riscos Monitorar e Controlar os Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta a riscos do projeto. Determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar suas características. Analisar qualitativamente os riscos e as condições para priorizar seus efeitos nos objetivos do projeto. Monitorar riscos residuais, identificar novos, reduzir e avaliar a efetividade por todo o projeto. Decidir como abordar e planejar as atividades de gerência dos riscos do projeto. Identificar os Riscos Identificar os Riscos Realizar a Análise Qualitativa de Riscos Realizar a Análise Qualitativa de Riscos Medir a probabilidade e as conseqüências dos riscos e estimar as implicações nos objetivos do projeto. Desenvolver processos e técnicas para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças dos riscos. Diz respeito às ameaças, mas também às oportunidades.

51 Áreas de Conhecimento do PMBOK Q UALIDADE Q UALIDADE E SCOPO E SCOPO R ECURSOS R ECURSOS H UMANOS H UMANOS A QUISIÇÕES A QUISIÇÕES C OMUNICAÇÕES C OMUNICAÇÕES C USTO C USTO T EMPO T EMPO R ISCOS R ISCOS Processos necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto. G ERÊNCIA DAS A QUISIÇÕES DO P ROJETO

52 Planejar as Aquisições Planejar as Aquisições G ERÊNCIA DAS A QUISIÇÕES DO P ROJETO G ERÊNCIA DAS A QUISIÇÕES DO P ROJETO Realizar Aquisições Realizar Aquisições Encerrar as Aquisições Encerrar as Aquisições Processos necessários para a aquisição de bens e serviços fora da organização que desenvolve o projeto. Determinar o que contratar e quando. Documentar as necessidades de produtos ou serviços e identificar possíveis fornecedores. Obter propostas de fornecimento conforme apropriado a cada caso (cotações de preço, cartas-convite, licitação). Escolher entre os possíveis fornecedores. Gerenciar os relacionamentos com fornecedores. Completar e liquidar o contrato, incluindo a resolução de qualquer item pendente. Administrar as Aquisições Administrar as Aquisições

53 Áreas de Conhecimento do PMBOK INTEGRAÇÃO Q UALIDADE Q UALIDADE E SCOPO E SCOPO C USTO C USTO T EMPO T EMPO R ECURSOS R ECURSOS H UMANOS H UMANOS A QUISIÇÕES A QUISIÇÕES C OMUNICAÇÕES C OMUNICAÇÕES R ISCOS R ISCOS

54 Áreas de Conhecimento do PMBOK Q UALIDADE Q UALIDADE E SCOPO E SCOPO R ECURSOS R ECURSOS H UMANOS H UMANOS INTEGRAÇÃO A QUISIÇÕES A QUISIÇÕES C OMUNICAÇÕES C OMUNICAÇÕES C USTO C USTO T EMPO T EMPO R ISCOS R ISCOS Processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projetos sejam adequadamente coordenados. G ERÊNCIA DA I NTEGRAÇÃO DO P ROJETO

55 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto G ERÊNCIA DA I NTEGRAÇÃO DO P ROJETO G ERÊNCIA DA I NTEGRAÇÃO DO P ROJETO Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Realizar o Controle Integrado de Mudanças Realizar o Controle Integrado de Mudanças Processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projetos sejam adequadamente coordenados. Construir um documento coerente e consistente. Levar a cabo o projeto através das atividades nele incluídas. Coordenar as mudanças através de todo o projeto. Desenvolver Termo de Abertura do Projeto Desenvolver Termo de Abertura do Projeto Autorizar o início do projeto ou de uma nova fase. Documenta as caracteristicas e limites do projeto. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Monitoração dos processos de controle do projeto. Encerrar o Projeto ou a Fase Encerrar o Projeto ou a Fase Processo que finalizar a etapa ou projeto.

56 Gerente de Projeto Responsabilidades do Responsabilidades do Gerente de Projeto Gerente de Projeto

57 Gerente de Projeto zPlanejar o trabalho a ser realizado para atender às necessidades do projeto. zCoordenar pessoas e recursos de acordo com os planos estabelecidos. zGarantir que os objetivos do projeto sejam atendidos, através do acompanhamento e medição do progresso do projeto, e da tomada de ações corretivas quando necessárias. zAssegurar que os requisitos do cliente estão sendo atendidos. zAssegurar que os prazos e custos estão sendo mantidos dentro do planejado. zAssegurar que os produtos do projeto atendam aos critérios de qualidade e que estejam de acordo com os padrões estabelecidos.

58 Gerente de Projeto zCoordenar o trabalho das equipes do projeto e avaliar as tarefas e atividades realizadas. zFormalizar a aceitação dos produtos de fases ou etapas do projeto. zRealizar a prospecção de tecnologias e avaliar a viabilidade de sua implementação. zFacilitar e coordenar o contato com clientes, fornecedores e pessoal do projeto. zElaborar relatórios de avaliação e de acompanhamento da situação do projeto. zParticipar de reuniões de acompanhamento e de revisão do projeto.

59 Gerenciar Projetos é... zGerenciar o ESCOPO do projeto para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que o projeto possa ser completado com sucesso. zGerenciar o TEMPO do projeto para garantir a conclusão do projeto dentro dos prazos estabelecidos. zGerenciar os CUSTOS do projeto para garantir a conclusão do projeto dentro do orçamento aprovado. zGerenciar a QUALIDADE do projeto para garantir que o projeto atenderá às necessidades para as quais foi empreendido.

60 Gerenciar Projetos é... zGerenciar os RECURSOS HUMANOS do projeto para fazer o uso mais efetivo das pessoas envolvidas com o projeto. zGerenciar as COMUNICAÇÕES do projeto para assegurar a coleta e disseminação apropriada de todas as informações do projeto. zGerenciar os RISCOS do projeto para garantir a identificação, análise e tomada de ações necessárias aos riscos do projeto, maximizando os resultados de eventos positivos e minimizando as conseqüências de eventos adversos. zGerenciar as AQUISIÇÕES de bens e serviços externos a organização necessários ao andamento do projeto.

61 Gerenciar Projetos é... zGerenciar a INTEGRAÇÃO do projeto para garantir que os vários elementos do projeto sejam coordenados de forma apropriada, realizando as negociações dos conflitos entre objetivos e alternativas do projeto com a finalidade de atingir ou mesmo exceder as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas.

62 Concluindo... z Não existe uma forma genérica de aplicar todos os conhecimentos e práticas de gerenciamento de maneira uniforme em todos os projetos de uma empresa ou departamento. z A equipe de gerenciamento do projeto é responsável pela determinação do que é aplicável a cada projeto em questão. z O gerenciamento no dia-a-dia das atividades do projeto é necessário para o seu sucesso, mas não o suficiente.


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