A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

À descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiaisFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Assinala, com um, as propriedades dos objectos. 2 – Relaciona.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "À descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiaisFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Assinala, com um, as propriedades dos objectos. 2 – Relaciona."— Transcrição da apresentação:

1 à descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiaisFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Assinala, com um, as propriedades dos objectos. 2 – Relaciona correctamente : misturam-se com a água dobram-se com facilidade são difíceis de riscar permitem ver através deles ardem com facilidade duros transparentes solúveis flexíveis combustíveis MATERIAIS

2 3 – Observa atentamente os seguintes materiais… 3.1. – Escreve o nome dos materiais representados. A : ______________________ C : ______________________ E : ______________________ G : ______________________ B : ______________________ D : ______________________ F : ______________________ H : ______________________ 3.2. – Dos materiais representados, indica os que são… flexíveis (que dobram) : ________________________________________ solúveis na água : ____________________________________________ mais duros (dois) : ____________________________________________ combustíveis : _______________________________________________ transparentes : _______________________________________________ 3.3. – Para cada caso, refere uma aplicação prática… vidro : ______________________________________________________ madeira : ____________________________________________________ papel : _______________________________________________________ ferro : _______________________________________________________ açucar : ______________________________________________________

3 à descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiaisFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Assinala os materiais que podes utilizar : Para fazer uma mesa borrachapapelmadeiraaçucar salcerapedravidro Para fazer uma janela Para fazer um automóvel madeiraferrocortiçapapel Para fazer um balão cortiçaborrachapapel

4 à descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiaisFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Observa os materiais : 2 – Preenche o quadro com os nomes dos materiais da gravura. Materiais origem naturalorigem artificial cortiçavidroaçucarborracha cimento barropapelferro areiaplásticomadeirasal ceracolaáguapano

5 à descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiais FICHA SUMATIVA NOMEDATA 1 – De que materiais são feitos estes objectos ? O barco ___________________________________________________________ A rolha ____________________________________________________________ O banco ___________________________________________________________ 2 – Compara, usando as palavras : duro; resistente; flexível. O papel é mais _____________________________________________________ O vidro ___________________________________________________________ O ferro ____________________________________________________________ PAPEL MADEIRA VIDRO BARRO FERRO PLÁSTICO 3 – Escreve o nome de materiais combustíveis. E de materiais não combustíveis.

6 4 – Quais são os materiais transparentes ? E não transparentes ? A lupa ______________ ____________________ O tijolo ______________ ____________________ O vidro _____________ ____________________ 5 – Pinta os materiais que são de origem natural. Dá exemplos de materiais que são de origem artificial. 6 – Escreve V nas afirmações verdadeiras e F nas falsas. combustíveltransparenteflexívelduro A madeira é um material…

7 à descoberta dos materiais e objectos Experiências com arFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Assinala, com um, os objectos que estão cheios de ar. 2 – Escreve o nome de outros objectos que possam levar ar.

8 à descoberta dos materiais e objectos Experiências com arFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Qual é o prato da balança que suporta mais peso ? Porquê ? 4 – Completa com as palavras ar e peso. O ____________ não se vê, mas tem ______________. 2 – Porque é que a balança está equilibrada ? 3 – O que fez com que a balança se desequilibrasse ?

9 à descoberta dos materiais e objectos Experiências com arFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Observa a experiência e escreve a conclusão. O balão sobe porque _____________________________________________ O balão não sobe ________________________________________________ 2 – Escolhe a legenda correcta e escreve-a debaixo da gravura. O ar quente é mais leve do que o ar frio. O ar não se vê mas existe em toda a parte. Mergulha a garrafa vazia na água. Aperta a garrafa entre os dedos. 3 – O que aconteceu à água do copo ? O que há agora dentro do copo ?

10 4 – Observa e responde. Qual pesa mais, a bola vazia ou a bola cheia de ar ? O que prova esta experiência ? 5 – Assinala, com um, o objecto que está sem ar. A bóiaO balãoO pneuO colchão Diz quais são os que pesam mais. 6 – Escreve V nas afirmações verdadeiras e F nas falsas. O ar existe à nossa volta. Podemos ver o ar que nos rodeia. Os seres vivos não podem viver sem ar.

11 à descoberta dos materiais e objectos Manusear objectos em situações concretas FICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Diz para que servem : Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________ Serve para _________________________________ _________________________________

12 2 – Assinala, com um, as afirmações verdadeiras. 3 – Indica que cuidados deves ter, quando usares objectos eléctricos ligados à corrente. Com estes objectos tens que ter muito cuidado porque eles cortam. Estes objectos são cortantes. Com estes objectos podes brincar à vontade, pois com eles nunca te magoas. Os choques eléctricos não existem. Se os utilizas mal, podes apanhar um choque eléctrico. Um choque eléctrico pode ser mortal. É um objecto ofensivo. Não é necessário ter cuidado na sua utilização. São objectos frágeis. Devem ser usados com cuidado para não se estragarem.

13 à descoberta dos materiais e objectos Manusear objectos em situações concretas FICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Completa a legenda de cada imagem. prega recorta agrafa escreve cava fura a tesourao agrafadoro martelo o furadoro sachoa máquina Dos objectos representados, escreve o nome dos que usas mais vezes. 2 – Quais são os cuidados que tens, quando te serves… da tesoura ? do furador ? do martelo ?

14 3 – Assinala, com um, os objectos que tens na escola. 4 – Liga cada imagem às instruções que lhe correspondem. 5 – Para que serve uma máquina fotográfica ? Será útil durante as férias ? Explica porquê. 1.º Meter a cassete 2.º Ligar o gravador 3.º Aproximá-lo da pessoa que fala


Carregar ppt "À descoberta dos materiais e objectos As propriedades dos materiaisFICHA FORMATIVA NOMEDATA 1 – Assinala, com um, as propriedades dos objectos. 2 – Relaciona."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google