A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula: 16set Efeito valor, efeito volume e a curva J Se o volume de importações e exportações for fixo no curto prazo, uma depreciação da moeda doméstica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula: 16set Efeito valor, efeito volume e a curva J Se o volume de importações e exportações for fixo no curto prazo, uma depreciação da moeda doméstica."— Transcrição da apresentação:

1 Aula: 16set Efeito valor, efeito volume e a curva J Se o volume de importações e exportações for fixo no curto prazo, uma depreciação da moeda doméstica –não afetará o volume (qtde) de importações ou exportações, –mas elevará o valor/preço das importações em moeda doméstica e reduzirá a BC (e pro extensão as transações correntes): BC= X- M TC X – M. –O valor das exportações em moeda doméstica não se alterará; –Os contratos estão com preços pré-fixados: X(P reais ) e M(P us ); A balança comercial – BC – (transações correntes) podem diminuir imediatamente após uma depreciação da moeda e depois aumentar gradualmente à medida que o efeito volume começar a dominar o efeito valor.

2

3 Repasse (pass-through) da taxa de câmbio para os preços das importações mede a porcentagem na qual os preços das importações variam, quando o valor da moeda doméstica varia em 1%. Afeta a velociadade (do ajuste) da curva J; No modelo estudado, o grau de repasse é 100%: os preços das importações em moeda doméstica equiparam-se exatamente a uma depreciação na moeda doméstica. Na realidade, o repasse pode ser inferior a 100% devido à discriminação de preços em diferentes países. –as empresas que estipulam preços podem decidir não equiparar as variações na taxa de câmbio àquelas nos preços de produtos estrangeiros denominados em moeda doméstica.

4 Se os preços dos produtos estrangeiros em moeda doméstica não variam muito devido a um grau de repasse inferior a 100%, então –o valor das importações não se elevará muito, após uma depreciação da moeda doméstica, nem as transações correntes cairão muito, minimizando o efeito da curva J. –O volume de importações e exportações não se ajustará muito no decorrer do tempo, uma vez que os preços da moeda doméstica não variam muito. O repasse inferior a 100% esvazia o efeito de depreciação ou apreciação sobre a BC ( e por extensão sobre as transações correntes).

5

6 Campa and Goldberg model:

7


Carregar ppt "Aula: 16set Efeito valor, efeito volume e a curva J Se o volume de importações e exportações for fixo no curto prazo, uma depreciação da moeda doméstica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google