A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal SUPORTES PEDAGÓGICOS (Parceria portuguesa)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal SUPORTES PEDAGÓGICOS (Parceria portuguesa)"— Transcrição da apresentação:

1 SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal SUPORTES PEDAGÓGICOS (Parceria portuguesa)

2 SUPORTES PEDAGÓGICOS DESENVOLVIDOS PELA PARCERIA PORTUGUESA Um manual pedagógico sobreSHS no Manuseamento de Equipamentos Motoanuais e de Ferramentas Manuais Um CD-Rom complementar ao manual pedagógico (em elaboração) Site na Internet sobre o SILFORED (em elaboração) Módulos de Formação + Percursos formativos em 7 áreas-chave de formação => Guia do Formador Nas 3 línguas do projecto

3 GUIA DO FORMADOR Áreas de formação prioritárias F- Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Florestal A -Mecanização Florestal B -Gestão Florestal Sustentável D -Associativismo no Sector Florestal C - Planificação e Condução Florestal E -Tiragem de Cortiça

4 GUIA DO FORMADOR (cont.) Definição dos percursos formativos Objectivos Público-alvo: Produtores/Proprietários Florestais; Prestadores de serviços florestais; Trabalhadores por conta destes Organização da Formação Formação modular flexível Módulos comuns a vários percursos formativos Módulos facultativos e ou complementares

5 GUIA DO FORMADOR (cont.) Módulo Introdutório - para reconhecimento do grupo em formação (Habilitações literárias, experiência profissional, percurso de formação, expectativas) Ajuste dos conteúdos programáticos Adequação da componente prática Adequação das cargas horárias Apresentação dos módulos Apresentação de sub-módulos para cada módulo Definição de Objectivos gerais e específicos Indicação de conteúdos teórico-práticos mais relevantes Indicação de sugestões de carácter pedagógico Indicação de um mínimo para a duração do módulo

6 MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) Objectivos específicos: - Apresentação do grupo de formação e do formador. - Apresentação do percurso formativo. - Diagnóstico dos conhecimentos/necessidades de formação do grupo de formação e delineamento de estratégias de formação. Objectivo geral: Conhecer o grupo de formação e motivá-lo para a formação. NOTA:O Coordenador poderá/deverá, sempre que for considerado oportuno, intervir ao nível deste módulo Guia do Formador-Módulo I

7 MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) SUB-MÓDULOS 1.1. Apresentação 1.2. Expectativas 1.3. Avaliação diagnóstica de conhecimentos 1.4. Registo e entrega de documentação Guia do Formador-Módulo I (cont.)

8 . O formador (e o coordenador) deverão apresentar-se ao grupo e fornecer todas as informações de carácter logístico e organizativo do curso aos formandos.. O formador deverá encontrar estratégias de motivação do grupo, designadamente, informando-o sobre a importância das matérias a abordar.. O formador deverá empreender uma avaliação das potencialidades e limitações para a formação do grupo em causa, identificando interesses em comum; interesses especiais do grupo ou de formandos em particular; homogeneidade /heterogeneidade do grupo em termos de formação de base, etc. MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) CONTEÚDOS TEÓRICO/PRÁTICOS Cont.

9 . Aplicação de ficha de avaliação formativa.. Utilização do método interrogativo.. Realização de jogos pedagógicos. 3 horas MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS DURAÇÃO MÍNIMA Cont

10 Área de Formação:ASSOCIATIVISMO FLORESTAL Percursos formativos: 1. Sensibilização para o Associativismo Introdução + E1 + E2 + E4 2. Sensibilização e criação de formas de associativismo Introdução + E1 + E2 + E3 + E4 VANTAGENS DO ASSOCIATIVISMO PARA O SECTOR MÓDULO E1: MÓDULO E2: MÓDULO E3: MÓDULO E4 FORMAS E FIGURAS JURÍDICAS DO ASSOCIATIVISMO CARACTERIZAÇÃO DO ASSOCIATIVISMO NO SECTOR FLORESTAL IMPLEMENTAÇÃO DE FORMAS DE ASSOCIATIVISMO SENSIBILIZAÇÃO PARA O ASSOCIATIVISMO- Trabalhadores florestais SENSIBILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE FORMAS DE ASSOCIATIVISMO - Produtores e Prestadores de Serviços Guia do formador-Exemplo

11 Específico para o módulo A4 - SHS na Utilização da Motosserra, de Outros Equipamentos Motomanuais e de Ferramentas Manuais Público-alvo: Trabalhadores florestais. Com alguma experiência no trabalho com equipamentos motomanuais.. Nível escolar baixo Sub-módulos: - SHS na utilização da motosserra - SHS na utilização do motorrocadoura e motoguincho - Normas básicas de SHS no manuseamento de ferramentas manuais MANUAL PEDAGÓGICO

12 Em elaboração... -Site - CD-Rom OS OUTROS PRODUTOS


Carregar ppt "SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal SUPORTES PEDAGÓGICOS (Parceria portuguesa)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google