Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTainá Candido Alterado mais de 10 anos atrás
1
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal
SUPORTES PEDAGÓGICOS (Parceria portuguesa)
2
SUPORTES PEDAGÓGICOS DESENVOLVIDOS PELA PARCERIA PORTUGUESA
Módulos de Formação + Percursos formativos em 7 áreas-chave de formação => “Guia do Formador” Um manual pedagógico sobre”SHS no Manuseamento de Equipamentos Motoanuais e de Ferramentas Manuais” Nas 3 línguas do projecto Um CD-Rom complementar ao manual pedagógico (em elaboração) Site na Internet sobre o SILFORED (em elaboração)
3
GUIA DO FORMADOR Áreas de formação prioritárias
A -Mecanização Florestal B -Gestão Florestal Sustentável C - Planificação e Condução Florestal D -Associativismo no Sector Florestal E -Tiragem de Cortiça F- Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Florestal
4
GUIA DO FORMADOR (cont.)
Definição dos percursos formativos Objectivos Público-alvo: Produtores/Proprietários Florestais; Prestadores de serviços florestais; Trabalhadores por conta destes Organização da Formação Formação modular flexível Módulos comuns a vários percursos formativos Módulos facultativos e ou complementares
5
GUIA DO FORMADOR (cont.)
Módulo Introdutório - para reconhecimento do grupo em formação (Habilitações literárias, experiência profissional, percurso de formação, expectativas) Ajuste dos conteúdos programáticos Adequação da componente prática Adequação das cargas horárias Apresentação dos módulos Apresentação de sub-módulos para cada módulo Definição de Objectivos gerais e específicos Indicação de conteúdos teórico-práticos mais relevantes Indicação de sugestões de carácter pedagógico Indicação de um mínimo para a duração do módulo
6
“Guia do Formador”-Módulo I
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) Objectivo geral: Conhecer o grupo de formação e motivá-lo para a formação. Objectivos específicos: - Apresentação do grupo de formação e do formador. - Apresentação do percurso formativo. - Diagnóstico dos conhecimentos/necessidades de formação do grupo de formação e delineamento de estratégias de formação. NOTA:O Coordenador poderá/deverá, sempre que for considerado oportuno, intervir ao nível deste módulo
7
“Guia do Formador”-Módulo I (cont.)
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) SUB-MÓDULOS 1.1. Apresentação 1.2. Expectativas 1.3. Avaliação diagnóstica de conhecimentos 1.4. Registo e entrega de documentação
8
CONTEÚDOS TEÓRICO/PRÁTICOS
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) CONTEÚDOS TEÓRICO/PRÁTICOS . O formador (e o coordenador) deverão apresentar-se ao grupo e fornecer todas as informações de carácter logístico e organizativo do curso aos formandos. . O formador deverá encontrar estratégias de motivação do grupo, designadamente, informando-o sobre a importância das matérias a abordar. . O formador deverá empreender uma avaliação das potencialidades e limitações para a formação do grupo em causa, identificando interesses em comum; interesses especiais do grupo ou de formandos em particular; homogeneidade /heterogeneidade do grupo em termos de formação de base, etc.
9
MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
Cont MÓDULO 1: INTRODUÇÃO (comum a todos os percursos formativos e a módulos ou conjunto de módulos isolados) MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS . Aplicação de ficha de avaliação formativa. . Utilização do método interrogativo. . Realização de jogos pedagógicos. DURAÇÃO MÍNIMA 3 horas
10
Guia do formador-Exemplo
Área de Formação:ASSOCIATIVISMO FLORESTAL Percursos formativos: 1. Sensibilização para o Associativismo Introdução + E1 + E2 + E4 2. Sensibilização e criação de formas de associativismo Introdução + E1 + E2 + E3 + E4 FORMAS E FIGURAS JURÍDICAS DO ASSOCIATIVISMO MÓDULO E1: CARACTERIZAÇÃO DO ASSOCIATIVISMO NO SECTOR FLORESTAL MÓDULO E2: MÓDULO E3: IMPLEMENTAÇÃO DE FORMAS DE ASSOCIATIVISMO VANTAGENS DO ASSOCIATIVISMO PARA O SECTOR MÓDULO E4 “SENSIBILIZAÇÃO PARA O ASSOCIATIVISMO”- Trabalhadores florestais “SENSIBILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE FORMAS DE ASSOCIATIVISMO” - Produtores e Prestadores de Serviços
11
MANUAL PEDAGÓGICO Específico para o módulo A4 - SHS na Utilização da Motosserra, de Outros Equipamentos Motomanuais e de Ferramentas Manuais Público-alvo: Trabalhadores florestais . Com alguma experiência no trabalho com equipamentos motomanuais. . Nível escolar baixo Sub-módulos: - SHS na utilização da motosserra - SHS na utilização do motorrocadoura e motoguincho - Normas básicas de SHS no manuseamento de ferramentas manuais
12
OS OUTROS PRODUTOS Em elaboração... -Site - CD-Rom
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.