A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anorexia Trabalho realizado por: Mónica Varela, nº17, 12CT1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anorexia Trabalho realizado por: Mónica Varela, nº17, 12CT1."— Transcrição da apresentação:

1 Anorexia Trabalho realizado por: Mónica Varela, nº17, 12CT1

2 Sumário O que é? O que é? Sintomas Sintomas Causas Causas Comportamentos Comportamentos Consequências Consequências

3 O que é? Anorexia é um distúrbio alimentar proveniente da preocupação excessiva com o peso, ocasionando problemas psiquiátricos.Na tentativa de perder peso a qualquer preço, a pessoa faz exercícios excessivamente, vomita e jejua e toma laxantes e diuréticos. Anorexia é um distúrbio alimentar proveniente da preocupação excessiva com o peso, ocasionando problemas psiquiátricos.Na tentativa de perder peso a qualquer preço, a pessoa faz exercícios excessivamente, vomita e jejua e toma laxantes e diuréticos.

4 Sintomas As sintomas da anorexia podem ser percebidos na perda exagerada de peso em curto espaço de tempo; As sintomas da anorexia podem ser percebidos na perda exagerada de peso em curto espaço de tempo; A preocupação excessiva com as calorias dos alimentos; A preocupação excessiva com as calorias dos alimentos; Depressão; Depressão; Síndrome do pânico; Síndrome do pânico; Comportamento obsessivo compulsivo; Comportamento obsessivo compulsivo; Amenorreia ( falta de menstruação); Amenorreia ( falta de menstruação); Irritabilidade Irritabilidade

5 Causas Grande desejo de atingir a forma física enquadrada na exigências actuais; Grande desejo de atingir a forma física enquadrada na exigências actuais; Pressão exagerada da própria pessoa, por falta de auto-estima; Pressão exagerada da própria pessoa, por falta de auto-estima; As críticas ao seu aspecto físico,por parte dos que rodeiam; As críticas ao seu aspecto físico,por parte dos que rodeiam; Influência por parte dos estilistas ( fazem tamanhos de roupa muito pequenos); Influência por parte dos estilistas ( fazem tamanhos de roupa muito pequenos); Pressão da publicidade alimentar-produtos que conduzem á silhueta desejada; Pressão da publicidade alimentar-produtos que conduzem á silhueta desejada; Valorização, por parte da sociedade actual, o modelo ideal de beleza, marcado pela extrema magreza. Valorização, por parte da sociedade actual, o modelo ideal de beleza, marcado pela extrema magreza.

6 Comportamentos Obsessão pela magreza; Obsessão pela magreza; Prática de dietas rigorosas; Prática de dietas rigorosas; Controlo obsessivo do peso; Controlo obsessivo do peso; Recusa da ingestão de alimentos; Recusa da ingestão de alimentos; Uso de laxantes e diuréticos; Uso de laxantes e diuréticos; Perda da noção da própria imagem. Perda da noção da própria imagem.

7 Consequências Perda excessiva de peso; Perda excessiva de peso; Afastamento dos amigos e da família; Afastamento dos amigos e da família; As mudanças repentinas de humor; As mudanças repentinas de humor; Diminuição da tensão arterial do ritmo respiratório e da temperatura corporal; Diminuição da tensão arterial do ritmo respiratório e da temperatura corporal; Fragilidade do cabelo, das unhas,dos dentes, a pele fica baça e seca; Fragilidade do cabelo, das unhas,dos dentes, a pele fica baça e seca; Perturbações no sono; Perturbações no sono; Perda natural do apetite, pois o organismo habitua-se a não ter fome. Perda natural do apetite, pois o organismo habitua-se a não ter fome.

8 Bulimia

9 O que é? A Bulimia é uma doença que consiste em episódios de indgestão compulsiva de alimentos muito calóricos seguidos de atitudes inadequadas que compensam essas calorias ingeridas. A população de risco são, nomeadamente, jovens entre 15 e os 20 anos do sexo feminino. A Bulimia é uma doença que consiste em episódios de indgestão compulsiva de alimentos muito calóricos seguidos de atitudes inadequadas que compensam essas calorias ingeridas. A população de risco são, nomeadamente, jovens entre 15 e os 20 anos do sexo feminino. Mas existe, alguns casos de rapazes que sofrem de bulimia ou já sofreram. Mas existe, alguns casos de rapazes que sofrem de bulimia ou já sofreram.

10 Sintomas Alterações cardiovasculares, gastrointestinais, metabólicas associadas a transtornos de humor e ansiedade; Alterações cardiovasculares, gastrointestinais, metabólicas associadas a transtornos de humor e ansiedade; Podem estar associadas á anorexia, como a depressão e características obesessivo compulsivas. Podem estar associadas á anorexia, como a depressão e características obesessivo compulsivas.

11 Causas Angústia e o stress; Angústia e o stress; Falta de auto-estima; Falta de auto-estima; Tentativa de neutralizar o sofrimento, causado pela doença; Tentativa de neutralizar o sofrimento, causado pela doença; Valorização do corpo elegante como ideal de beleza. Valorização do corpo elegante como ideal de beleza.

12 Comportamentos Ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos; Ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos; Prática de grandes jejuns; Prática de grandes jejuns; Uso de diuréticos e laxantes; Uso de diuréticos e laxantes; Indução do vómito; Indução do vómito; Prática exagerada de exercícios Prática exagerada de exercícios

13 Consequências Depresão; Depresão; Fadiga; Fadiga; Isolamento da pessoa em relação aos amigos e família; Isolamento da pessoa em relação aos amigos e família; Obessão pelo corpo elegante; Obessão pelo corpo elegante; Ansiedade Ansiedade


Carregar ppt "Anorexia Trabalho realizado por: Mónica Varela, nº17, 12CT1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google