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“A Fotografia e os sentidos”
ISMT – Multimédia – 1º ano Paper Sobre Paulo Abrantes História da Fotografia “A Fotografia e os sentidos” Por: Filipe Manuel Paulino Carvalho Aluno 7800
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Paulo Abrantes
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Nasceu em Luanda – Angola a 11 de Fevereiro de 1969.
Reside em Coimbra onde desenvolve a sua actividade profissional como fotógrafo. Iniciou a sua formação fotográfica em 1988, no Centro de Estudos de Fotografia da Associação Académica de Coimbra onde frequentou um curso de iniciação e diversos Workshops. Colaborador e assistente de produção em algumas edições dos Encontros de Fotografia de Coimbra. Trabalhou como repórter fotográfico no Jornal de Coimbra e assinou diversos trabalhos noutros órgãos de informação. Realizou diversas documentações fotográficas de eventos culturais, com destaque para Encontros de Teatro para a Infância, Caminhos do Cinema Português e Encontros Mágicos. Participou em diversas exposições colectivas e individuais. Desde 2001 tem vindo a desenvolver um novo processo fotográfico, imagens impressas em relevo passíveis de ser interpretadas por pessoas invisuais. É Coordenador Técnico e Artístico da Secção de Fotografia da AAC.
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Exposições individuais (selecção)
2008 ►OLHAR TÁCTIL ◄ Museu da Guarda 2008 ►CAMINHOS_15 Anos de Memorias◄ Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra ►MIRADA TÁCTIL ◄ Museu de Salamanca◄ Espanha 2006 ►MIRADA TÁCTIL ◄ Museu de Zamora◄ Espanha 2006 ►CINESHOT ◄ TAGV◄ Coimbra 2005 ►FOTOGRAFIA TACTIL ◄ Colégio Positivo ◄ Curitiba, Brasil 2005 ►LUZ TACTIL ◄ Museu municipal de Faro ◄ FARO, Capital Nacional da Cultura 2004 ►VISÃO TÁCTIL II ◄ INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT ◄ Rio de Janeiro / Brasil 2003 ►VISÃO TÁCTIL ◄ Centro de Congressos de Lisboa 2003 ►O MENINO com OLHOS de GIGANTE ◄ Escola Secundária Jaime Cortesão, Coimbra 2003 ►TÚNEL de LUZ ◄ Terraço / Edifício AAC, Coimbra 2002 ►115 Anos Associação Académica de Coimbra ◄ Nova Sala de Estudo / Edifício AAC 2002 ►PICTURE: SMPTE Universal Leader ◄ T.A.G.V., Coimbra 2002 ►MP3 Ξ 3 MÁQUINAS DE PROJECÇÃO 77 ◄ Cinemas Millénium / Coimbra 2001 ►RASGANÇO◄ 77 – Cinemas Millénium / Coimbra 2001 ►RETRATO(S) DO EDÌFICIO ◄ Associação Académica de Coimbra 2001 ►APONTAMENTOS FOTOGRÁFICOS◄ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra ►EU e o MUSEU◄ Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra 2000 ►SASUC-FOTOGRAFIAS◄ Lyon, França 2000 ►TERRAÇO AAC◄ Edifício AAC, Coimbra 1999 ►UM JARDIM◄ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra 1998 ►TEMPO TÁCTIL◄ Casa Museu Bissaya Barreto, Coimbra 1998 ►TÃO LONGE DE SITIO NENHUM◄ Instituto da Juventude, Coimbra 1998 ►CADA CIDADE É UMA VINGANÇA◄ Departamento de ARQ. / FCTUC, Coimbra 1997 ►VIAGENS NA MINHA TERRA◄ Casa da Cultura / Coimbra 1994 ►COIMBRA◄ Casa da Cultura / Cantanhede 1990 ►PRESENÇA◄ Bar Cais das Colunas, Coimbra
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Exposições colectivas (selecção)
2008 ►IMAGENS DA IMAGINAÇÃO◄X Semana Cultural da UC◄E. S. Jaime Cortesão 2007 ►Vamos falar sobre Habitação (em Coimbra)?◄TAGV, Coimbra ►SEM NÓS NEM ABRIGO◄ TAGV, Coimbra 2006 ►20 Anos Encontros da Imagem ◄ Braga 2004 ►FOTOGRAFIA DE CENA ◄ Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra ►OLHARES ◄ Casa Municipal da Cultura / Coimbra 2002 ►ALMA CIGANA ◄ Sala da Cidade / Coimbra 2000 ►MEMÓRIAS DA CIDADE◄ Encontros da Imagem / Braga 2000 ►HANDLE with CARE◄ Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra 2000 ►A BIBLIOTECA e a LEITURA◄ FIL / Lisboa 1995 ►ACTUS◄ Encontros de Teatro Universitário
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Bibliografia FRONTEIRAS IMAGINÁRIAS, MC / DRCC VIA LATINA – De Sol a Sol INFTUR SMS – A NOVA VISUALIDADE de COIMBRA OLHARES TÚNEL DE LUZ CH3 CH2 OH ROSTOS SUSPENSOS MEMÓRIAS da CIDADE - Braga REPÚBLICAS de COIMBRA QUEIMA das FITAS – fotografias PRECES À ETERNIDADE MANUCURE de Mário Sá Carneiro
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Colecções ■□ Centro Português de Fotografia ■□ Câmara Municipal de Coimbra ■□ Museu Nacional Machado de Castro ■□ Ministério da Cultura / Delegação Regional do Centro Documentação fotográfica de eventos culturais □■ Encontros de Teatro Universitário / II edição □■ Caminhos do Cinema Português / VI, IX,XI, XII e XIII ed □■ Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz / XXIX ed □■ Festival Internacional de Tunas / IX ed □■ Encontros Mágicos / II,III, IV, V , VI,VII, VIII e IX ed □■ Teatro Académico Gil Vicente / dez jun 2001 □■ Luís de Matos ao Vivo – Making off - RTP 2001 □■ Encontros de Teatro para a Infância / 2003 Filmografia □■ CIDADÂO INVISIVEL, Caminhos do Cinema Português 2005 □■ INTIMA FRACCÂO, Festival Black & White 2006 e ONE TAKE FESTIVAL 2006 _ Croácia
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Dos diversos trabalhos de Paulo Abrantes, escolhi dois:
Coimbra Sec.XXI Cry from the street. As fotos que seguidamente iremos ver não constituem a totalidade de cada colecção , nem tipificam a sua obra, servem apenas para vos apresentar Paulo Abrantes, como fotógrafo e a escolha das imagens foi minha.
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Coimbra Sec. XXI É uma compilação de fotos da Cidade de Coimbra com o tema Coimbra Sec. XXI Por: Paulo Abrantes
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Coimbra Sec.XXI
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Coimbra Sec.XXI
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Coimbra Sec.XXI
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Coimbra Sec.XXI
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Coimbra Sec.XXI
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Cry from the street É uma compilação de fotos a grafítis reunída por Paulo Abrantes, em lugares tão distintos como: Marrocos, Barcelona, Coimbra, Faro, Salamanca, Rio de Janeiro, Viseu e Zamora.
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Foi para todos nós fácil reconhecer o estímulo, a cada imagem, cada paisagem ou simples icone nesta breve visualização, mas Paulo Abrantes tenta ir mais longe, e vem já há algum tempo desenvolvendo e apresentando um conceito diferente de fotografia como a conhecemos. Estou a falar da fotografia táctil ou seja a fotografia com capacidade de ser “observada” por invisuais. O que Vos passo agora a apresentar, é precisamente o trabalho realizada por Paulo Abrantes sobre fotografia táctil. A maior parte das fotos e documentação é sobre a exposição em Espanha….
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Mas este é um trabalho já é desenvolvido e exposto desde 2001/2003
2008 ►OLHAR TÁCTIL ◄ Museu da Guarda 2006 ►MIRADA TÁCTIL ◄ Museu de Salamanca◄ Espanha 2006 ►MIRADA TÁCTIL ◄ Museu de Zamora◄ Espanha 2005 ►FOTOGRAFIA TACTIL ◄ Colégio Positivo ◄ Curitiba, Brasil 2005 ►LUZ TACTIL ◄ Museu municipal de Faro ◄ FARO, Capital Nacional da Cultura 2004 ►VISÃO TÁCTIL II ◄ INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT ◄ Rio de Janeiro / Brasil 2003 ►VISÃO TÁCTIL ◄ Centro de Congressos de Lisboa 2003 ►O MENINO com OLHOS de GIGANTE ◄ Escola Secundária Jaime Cortesão, Coimbra
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“Mirada Táctil” Exposição de fotografia que esteve patente nos Museus de Zamora e Salamanca no âmbito do projecto de cooperação cultural entre a DRCC (Direcção Regional da Cultura do Centro) e a Consejeria de Cultura y Turismo de Castilla y León, financiado pelo INTERREG IIIA e denominado “Fronteiras Imaginárias”, com o acrónimo FRONIMA em Dezembro de
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A fotografia inserida nos seus diversos conceitos; artístico, científico ou documental, tem assumido cada vez mais um papel preponderante nos nossos dias na medida que estimula as nossas sensações e memórias. A imagem fotográfica é um meio de comunicação por excelência que, dentro das diversas das formas de comunicação e expressão, mais tem evoluído tecnologicamente. A sua evolução, no domínio digital, tem sido tão galopante quanto a necessidade premente de estar actualizado às novas linguagens, concepções, teorias e utilizações. Este desígnio digital possibilita uma maior divulgação e utilização da fotografia, nomeadamente na impressão de novos suportes, criando assim novas linguagens e consequentemente nos públicos. É nesta perspectiva que a fotografia, impressa num suporte que adquira relevo, permite através do tacto uma nova interpretação da imagem enquanto manifestação artística, documental ou cientifica e introduz a pessoa cega no acesso à arte fotográfica. Através do tacto, sentido que adquire maior importância num invisual, a fotografia fica disponível a todos. A possibilidade de, lado a lado, todos terem acesso à interpretação (visual e táctil) da fotografia, remete-nos para um imprescindível meio de inclusão: a proximidade entre as “diferenças”. É através do contacto directo com as pessoas que as diferenças diminuem, que os preconceitos se esvaem e onde existe a oportunidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais. Paulo Abrantes
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Publicidade instituicional (Ext.)
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Publicidade instituicional (Int.)
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Museu de Salamanca (entrada)
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Equipa da TVE em reportagem
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Amplamente noticiado na imprensa
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Invisuais reportando opiniões para rádios
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Invisual tomando contacto com a “fotografia” Táctil
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Iremos ver de seguida pequenos vídeos que documentam melhor a fotografia Táctil
As peças que iremos visionar são : Spot Multimédia sobre a fotografia Táctil Entrevista por um canal de televisão Brasileiro (exposição no Brasil) Peça de reportagem TVI (exposição em Portugal) Peça de reportagem SIC (exposição em Portugal)
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Espero, com esta apresentação ter contribuído, para a divulgação da obra de Paulo Abrantes e o seu trabalho em fotografia táctil. Espero ter despertado em Vocês também a curiosidade sobre este tipo de fotografia.
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Este é um trabalho Académico, e foi obtida autorização expressa para a utilização de todo o material contido neste trabalho, para apresentação em contexto de aula. Preservando todos os direitos de Autor.
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Mensagem de Paulo Abrantes aos estudantes do 1º ano de multimédia – 2008, do ISMT
Há cerca de 20 anos atrás, quando iniciei a minha formação em fotografia, a primeira coisa que li no primeiro livro de fotografia que tive acesso dizia: “Se as tuas fotografias não são suficientemente boas, não estás suficientemente perto.” Estava longe de imaginar que aquelas sábias palavras, de Robert Capa, iriam influenciar-me toda a vida. O estar perto, na minha interpretação, significa tocar a autenticidade. Procurar intensamente pode não conduzir ao caminho certo, deixar-se levar pela autenticidade leva sempre a porto seguro. O processo da fotografia táctil não nasceu de uma procura. Foi apenas o resultado de experiencias autênticas com uma intenção premente; todos poderem ter acesso à livre interpretação de uma imagem fotográfica.
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