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EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS ALUNO: IGOR SULAIMAN.

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1 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS ALUNO: IGOR SULAIMAN SAID FELICIO BORCK BOLSA: PIBIC - UFPR/TN, FORNECIDA PELA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO (PRPPG) DA UFPR ORIENTADORA: KAREN FRANKLIN DA SILVA Buscamos nesse projeto entender a dinâmica sócio-histórica dos Direitos Humanos e sua fundamentação. Tais análises foram fundamentais para podermos verificar em campo, quais foram as ações promovidas pela ONU referentes à temática, uma vez que a Conferência Rio+20 se mostrou um espaço importante na construção de novas políticas internacionais que venham a garantir a efetivação dos Objetivos do Milênio e da construção de um mundo sustentável. Esse projeto de pesquisa buscou dar continuidade ao trabalho iniciado no ano de 2011, ou seja, buscou trabalhar em campo, para identificar os principais espaços onde a discussão de direitos humanos e educação estivessem presentes. O ano de 2012 se mostrou emblemático para o Brasil, pois recepcionamos uma das mais importantes conferências da ONU, a RIO+20, esta foi o foco de análise desta nova etapa do trabalho Este projeto de Iniciação Científica contou, no primeiro ano de seu desenvolvimento, com uma intensa revisão bibliográfica, que foi fundamental o conhecimento geral e a estruturação dos resultados; muitos destes materiais foram utilizados neste segundo ano de pesquisa, principalmente para fundamentar as discussões. RESULTADOS/DISCUSSÃO ARENDT, H. Lições sobre a filosofia política de Kant. Trad. de André Duarte de Macedo; Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993, 153 p. ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989; BOBBIO, Norberto (1909), A Era dos Direitos, 4 º Reimpressão, Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1992. FRANKLIN, Karen. ‘Educação: uma forma de promover os Direitos Humanos?’ In. AGUIAR, Odílio/ PINHEIRO, Celso de Moraes/ FRANKLIN, Karen Filosofia e Direitos Humanos, Fortaleza: Editora da UFC, 2006. KANT, Immanuel. À paz perpétua. Porto Alegre: L&PM, 1989.; LAFER, Celso. ‘A internacionalização dos Direitos Humanos: o Desafio do Direito a ter Direitos’. In. AGUIAR, Odílio/ PINHEIRO, Celso de Moraes/ FRANKLIN, Karen Filosofia e Direitos Humanos, Fortaleza: Editora da UFC, 2006. REFERÊNCIAS A partir da análise do Relatório final da Rio+20, buscamos estabelecer quais referenciais se alinham com as políticas que envolvem a promoção dos Direitos Humanos e Educação na agenda internacional sobre sustentabilidade. O que percebemos é que a Educação mais uma vez se mostra como um bom caminho para promoção do desenvolvimento sustentável, pois é através da formação de indivíduos conscientes em sustentabilidade que poderemos construir um futuro melhor para todos. Para isso se concretizar, é preciso aumentar os investimentos em educação, começando pela educação básica, que é sem dúvida o melhor caminho para a formação do cidadão. Se desde a educação infantil se priorizar o meio ambiente na concepção de felicidade humana, melhorará a convivência das pessoas no ambiente em que estão inseridas, pois a responsabilidade com o meio ambiente afetara a comunidade e não apenas os indivíduos. METODOLOGIA INTRODUÇÃO CONCLUSÕES


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