A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Aula 02 – Introdução Tipos de Redes

2 REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.

3 REDES DE COMPUTADORES Motivação
Facilitar o compartilhamento de informações Compartilhamento de recursos caros (discos/impressoras) Centralização Administração Redução de Custos Aumentar Eficiência

4 REDES LOCAIS As Redes Locais rapidamente se tornaram os métodos costumeiros de operação para os computadores pessoais. Muitas aplicações, que no passado eram executadas somente em computadores de grande porte, foram convertidas e agora estão rodando de forma bem sucedida em computadores pessoais interligados em Redes Locais.

5 O QUE É REDE LOCAL? É a interconexão das máquinas em uma área geograficamente limitada, como um prédio, um campus de uma universidade ou uma fábrica.

6 REDES CORPORATIVAS Muitas empresas têm um número significativo de computadores em operação, freqüentemente instalados em locais distantes entre si.

7 REDES CORPORATIVAS Uma empresa pode ter um computador em cada setor, um deles para monitorar estoques ou produtividade ou folha de pagamento. Inicialmente, esses computadores funcionavam de forma independente dos demais, mas hoje estão conectá-los para que possa extrair e correlacionar informações sobre toda a empresa.

8 REDES CORPORATIVAS A rede também aumenta a confiabilidade do sistema, pois tem fontes alternativas de fornecimento. Ajuda a economizar dinheiro. A relação preço/desempenho dos pequenos computadores é muito menor do que a dos computadores de grande porte.

9 REDES CORPORATIVAS Esse desequilíbrio levou muitos projetistas a criarem sistemas baseados em computadores pessoais, um por usuário, com os dados mantidos em um ou mais servidores de arquivos compartilhados, neste modelo os usuários são chamados de cliente, e a organização geral é chamada de modelo cliente/servidor.

10 MODELO CLIENTE/SERVIDOR
No modelo cliente/servidor, a comunicação costuma se dar através de uma mensagem de solicitação do cliente enviada para o servidor, pedindo para que alguma tarefa seja executada. Em seguida, o servidor executa a tarefa e envia a resposta. Geralmente, há muitos clientes usando um pequeno número de servidores

11 MODELO CLIENTE/SERVIDOR

12 COMPONENTES DE UMA REDE
Servidor: É um micro ou dispositivo capaz de oferecer um recurso para a rede. Em redes ponto-a-ponto não há a figura do servidor; nesse tipo de rede os micros ora funcionam como servidores, ora como clientes. Clientes: É um micro computador ou dispositivo que acessa os recursos oferecidos pela rede.

13 COMPONENTES DE UMA REDE
Recursos: Qualquer coisa que possa ser oferecida e usada pelos clientes da rede como impressoras, arquivos, unidades de disco, acesso a Internet, etc. Protocolo: Linguagem utilizada para que os computadores conversem entre si. Cabeamento: Os cabos de rede transmitem os dados que serão trocados entre os diversos dispositivos que compõem uma rede.

14 COMPONENTES DE UMA REDE
Placa de Rede: A placa de rede, também de NIC ( Network Interface Card), permite que PC’s consigam ser conectados em rede. Hardware de Rede: Poderá ser necessário o uso de periférico para efetuar ou melhorar a comunicação da rede. O uso de um Hub, Switches e roteadores são apenas outros periféricos que eventualmente poderá encontrar.

15 TRANSMISSÃO DE DADOS Full-duplex é o modo de transmissão onde o canal utilizado pode conduzir a informação em ambas as direções ao mesmo tempo

16 TRANSMISSÃO DE DADOS Half-duplex : a transmissão da informação pode ser nos dois sentidos, mas não de forma simultânea. Assim sendo, quando uma estação necessita transmitir, a outra deve concordar em receber

17 TRANSMISSÃO DE ARQUIVOS
A transmissão de arquivos é uma das aplicações mais comuns das redes locais. Sua função principal é prover mecanismos para acesso a arquivos para substituição ou adição de novos dados, implementando facilidades que permitam garantir a integridade dos dados e sua proteção contra o acesso não autorizado.

18 SERVIDORES A estação servidora é uma estação qualquer da rede, com habilidade para oferecer serviços às demais estações de trabalho.

19 SERVIDORES Vários são os serviços oferecidos pelas estações servidoras, dos quais posso selecionar: o armazenamento de arquivos, compartilhamento dos dispositivos periféricos, gerenciamento de banco de dados, gerenciamento das informações, suporte para impressão, correio eletrônico, interconexão de redes autônomas, suporte a comunicação remota etc.

20 SERVIDORES DE ARQUIVOS
O objetivo do servidor de arquivos é oferecer aos usuários o armazenamento e o acesso de informações, assim como compartilhar os dispositivos de armazenamento, geralmente discos rígidos. O servidor de arquivos deve implementar aspectos de segurança de dados e geralmente os servidores incorporam aspectos clássicos, como: gerenciar alocação de espaço, controlar arquivos abertos, controlar informações de acesso, etc.

21 SERVIDORES DE ARQUIVOS
Como servidor tem conhecimento das operações realizadas pelo usuário, este poderá analisar se tem autorização para acessar o arquivo. Diferentes tipos de acesso podem ser implementados, como execução, leitura, gravação etc.. Portanto, um usuário pode, por exemplo, executar determinado diretório sem poder gravar.

22 SERVIDORES DE ARQUIVOS
Como servidor tem conhecimento das operações realizadas pelo usuário, este poderá analisar se tem autorização para acessar o arquivo. Diferentes tipos de acesso podem ser implementados, como execução, leitura, gravação etc.. Portanto, um usuário pode, por exemplo, executar determinado diretório sem poder gravar.

23 CLASSIFICAÇÃO DE REDES
Atualmente existem 3 tipos mais comuns que são : Local Área Network(LAN),redes locais. Metropolitan Área Networks(MAN), cobrem distâncias maiores do que as LAN´s. Wide Área Network (WAN), redes que abregem grandes áreas.

24 REDE LAN Uma rede LAN é uma rede local normalmente montada em um prédio ou um escritório. A sua área fica restrita a poucos quilômetros. Tem como principal função a interconexão de computadores, estações de trabalho e periféricos e tem como objetivo compartilhar seus recursos como por exemplo uma impressora.

25 REDE MAN Uma rede MAN nada mais é do que uma grande rede LAN, ou uma rede WAN reduzida. Ela toda pode cobrir uma cidade inteira. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si.

26 REDE MAN Características de uma rede MAN
Interligação de LANs com uma distância que cobrem uma cidade ou campus; Utilizam tecnologias semelhantes as LANs.(Ethernet, Token Ring, etc.); Apresentam uma taxa de erro um pouco maior que a das LANs por causa do tamanho; Otimizam a relação custo/benefício devido a utilização de tecnologias semelhantes as das LANs.

27 REDE WAN Uma rede WAN cobre uma grande área geométrica, que pode ser um país ou um continente. As WANs geralmente utilizam linhas de transmissão de dados oferecidas por grandes empresas de telecomunicação.

28 REDE WAN  Uma rede geograficamente distribuída, ou WAN, abrange uma ampla área geográfica, com freqüência um estado, um país, um continente. A maior WAN que existe é a Internet.

29 REDE WAN         


Carregar ppt "CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google