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Projeto Ginga Hiper - Aplicação / Componentes Concepção / Plano / Cronograma / Conteúdo Curso Pipa - Carlos E. Machado / Natan V. Zeferino.

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1 Projeto Ginga Hiper - Aplicação / Componentes Concepção / Plano / Cronograma / Conteúdo Curso Pipa - Carlos E. Machado / Natan V. Zeferino

2 Concepção Estudar Tecnologia Definir Arquitetura do Software Estrutura da Interface Abrir e Salvar Projeto Exportar Abas Propriedades e Eventos Carregar os componentes Componentes

3 Plano Introdução Escopo Justificativa Exclusões Fatores críticos de sucesso Riscos Desenvolvimento – Identificação do projeto – Definição da equipe – Detalhamento das Tarefas

4 Plano - Desenvolvimento Identificação do Projeto – Nome : Ginga Hiper Definição de Equipe – só para ter um direcionamento de funções necessárias ao trabalho, para que caso estejamos saindo do foco possamos olhar para isso e retomar a linha correta – Gerente : Ambos – Analista : Ambos – Desenvolvedor : Ambos Detalhamento de Tarefa

5 Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Benchmark – Olhar os softwares indicados pelos orientadores, levantar características desejadas relacionadas ao nosso software – Produto : documento de texto Estudar Tecnologia – Ler tutoriais, hello world, dissertações.

6 Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Definir arquitetura do software – Pesquisar ( alguns frameworks, api de interface gráfica, swing, jgoodies, desenvolvimento web ) Listar possibilidades de framework – Implementar e testar Fazer o hello world Tentar fazer algumas funcionalidades básicas da nossa aplicação (tipo flexinha, arrastar...)

7 Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Estrutura da Interface – Definir (pensar na parte de design e usabilidade, ex: três painéis - top left, right -, paletas, maximixar, minimizar...) – Implementar (implementar telas, como uma foto, apenas o esqueleto, sem função)

8 Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Abrir e Salvar Projeto – Definir o Meta-Modelo (criar um documento de texto definindo a estrutura do meta-modelo, ex: se usarmos tags, definir quais existirão -,... - outra possibilidade, bastante interessante, é tentar serializar o painel central com todos os objetos filhos, dessa forma ao carregar seria apenas dar um cast desse painel e colocá-lo na posição) – Salvar (varrer a tela e salvar suas características em um xml, ou a cada alteração da tela ir salvando o xml em memória, e depois apenas gerar o arquivo - pensar no salvar do word, manual ou de tempos em tempos ou a idéia de serialização) – Abrir (ler arquivo xml e criar os objetos conforme suas definições contidas no arquivo ou idéia de serialização)

9 Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Exportar – Definir / mapear componentes java com o relativo componente da linguagem destino (ex: JPanel – Swing, para Panel - JavaDTV -/ NCL, de preferência javaDTV, acreditamos que aqui estaremos quase que implementando um GWT (java to javascript X java to javadtv), sabendo que a dificuldade disso é grande, a solução é reduzir ao máximo o escopo, ou seja, os componentes possíveis de serem usados, por exemplo nada de Thread, Maps, Componentes 3D...) – Implementar exportação - pegar o arquivo "traduzir" e gerar o arquivo final na linguagem destino, pronto para ser rodado no viewer (lembrar que podemos testar em algum viewer existente: composer, ginga-live, algum de javadtv, lua, ou no do browser-Aloysio)

10 Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Aba Propriedades e Eventos – Carregar as propriedades do componente selecionado (colocar os labels e os campos a serem setados conforme seus tipos - definidos em arquivo ou conforme classe, ex: list - combo, string - campo texto...) – Salvar mesmo que em memória os valores alterados / setados Carregar os componentes ( apenas na paleta ) – Ler o diretório de componentes, listar os arquivos pela extensão definida para o componente, verificar ou apenas tratar componentes que não estão no formato adequado ( provavelmente apenas um try catch vai solucionar) – Colocar os ícones dos componentes na paleta de componentes

11 Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Definir e implementar interações do usuário com o componente na área de desenvolvimento – Carregar a estrutura do objeto ( suas propriedades, a serem carregadas para a paleta de propriedades e alteradas pelo usuário ) ao colocar ele na área – Arrastar componente pela tela ( salvando sua posição pela tela ) – Arrastar para fora e para dentro da área de desenvolvimento, tirando ou colocando o componente em desenvolvimento – Linkar componentes ( ao soltar o botão do mouse, terminando o link, irá abrir a paleta de eventos focando no evento de link editado ou novo ) - ao mover componentes o link (flecha) deve se mover. – Ao clicar no link fazer a mesma função anterior – O link deve ter uma representação de sentido ( daqui pra cá - flecha ) – Ao clicar ou outra ação em um componente na área central mostrar a paleta com suas propriedades

12 Plano – Desenvolvimento – Detalhamento das Tarefas Definir Tela de posição do componente na tela da TV – Mostrar como o componente ficaria na tv, derrepente não o componente final, mas um ícone representativo e seu tamanho – Essa é uma tarefa possível de ser cortada do escopo Componentes – Olhar softwares indicados pelos orientadores para entender funcionamento ou idéia de componentização, plugin, carregamento de componentes, integração com aplicação... produto : documento de texto – Definir Documento ( especificação ) – Definir Conjunto Modelo de Classes a serem utilizadas obrigatoriamente na implementação de um componente ( idéia de framework ) – Criação de um componente de validação do modelo

13 Cronograma Outubro/Novembro : 8 horas semanais Restante : – 20 horas semanais (Carlos) – 16 horas semanais (Natan) Agenda ( Dia - Tarefa - Status ) – 06/10 - Concepção/Plano/Cronograma - Concluído – 07/10 - Reunião 1 – Em andamento – 08/10 - Projetos 1 - Resumo TCC – Pendente –...

14 Conteúdo Curso Pipa 1) Telas onde tem um texto e imagem, como fazer proceder no NCL, melhor incluir dois componentes (texto e imagem), ou apenas um compenente que chame um arquivo HTML? – Para fazer um conteúdo digital idêntico ao ppt proposto, um único arquivo html, resolveria. Nessa idéia a questão de componentes não entraria. – Porém, se pensarmos em vídeo, seus devidos controles e componentes, só seria possível com ncl (ou demais):

15 Conteúdo Curso Pipa – (NCL) Poderia ter apenas um componente com opções de configuração de texto, imagem, vídeo, áudio, links, botões, como posição, início, término, ação ( do link )... – (JavaTV) Xlet (semelhante a applet). Programaria em java. Para fazer o ppt, poderia ser basicamente um xlet, porém não tem componentização nisso. Se pensarmos em componentização, já vemos a dificuldade de comunicação entre um xlet e outro. – (Lua) Não Pesquisado. Porém deve ter grande controle, assim como java.

16 Conteúdo Curso Pipa – Obs: Questão principal: como seria criado um componente e transformado em código final. Por exemplo o desenvolvedor de componentes, vai fazer o ppt proposto, como se fosse uma aplicação java swing, e depois como iremos gerar o código correspondente, ou ele vai ter que desenvolver em ncl, se for, como ele vai fazer uma interface gráfica legal.

17 Conteúdo Curso Pipa 2) Ao chamar um vídeo em uma janela, poderemos realizar controle sobre a programação corrente e sobre o vídeo em questão, ou seja, é possível realizar pausa, seguir, avançar, retroceder, etc, teremos que programar isso ou já existe em NCL? – Não sabemos a princípio se existe em NCL, nem em qualquer outra linguagem. No Xlet vimos alguns pacotes para controle de mídia. – Por fim, vamos pesquisar exemplos práticos, código...

18 FIM


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