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Técnico de Informática SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL [MI] – Responsabilidade Socioambiental Rafael Folha

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Apresentação em tema: "Técnico de Informática SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL [MI] – Responsabilidade Socioambiental Rafael Folha"— Transcrição da apresentação:

1 Técnico de Informática SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL [MI] – Responsabilidade Socioambiental Rafael Folha rafaelnfolha@gmail.com

2 Ética, Sigilo e Privacidade na informática SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL2

3 Ética SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL3 Conceito Ética é um ramo da filosofia que estuda o comportamento moral do ser humano, classificando-o como bom ou ruim, correto ou errado.

4 Ética na Informática SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL4 Pontos a serem compreendidos : Tipos de Software Propriedade Intelectual Manipulação de Dados e Informação Desenvolvimento de Sistemas Sigilo de informações Privacidade de informações Conteúdo de Sites Comércio Eletrônico

5 Ética na Informática SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL5 Exemplo clássico de ética na informática Prestação de serviços de suporte técnico em informática  Assista a entrevista da EPTV: ht p://w.youtube.com/watch?v=_Re63wtipnI

6 Tipos de Softwares SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL6

7 Tipos de Software SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL7 Software livre Desenvolvidosde formacolaborativa,permitindoo uso, modificação e distribuição do software. Open Source (Código Aberto) Permite avisualizaçãodocódigofonteesua modificação e distribuição deve seguir as exigências da empresa ou equipe desenvolvedora. Software Proprietário Seu código não está disponível para visualização, bem como não permitem modificações e distribuição.

8 Exemplo de Tipos de Softwares SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL8 Software livre BR-Office Software Open Source Mozilla Software Proprietário Windows

9 Propriedade Intelectual SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL9

10 Propriedade Intelectual SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL10 Consiste nodireitodepossuir obras propriedade sobreinvenções,ideias,literáriase softwares / artísticas,desenhos, sistemas, etc. logos,

11 Exemplos de Propriedade Intelectual SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL11 Discussão em grupo Analise a afirmação a seguir, e discuta quais pontos éticos e antiéticos você encontra.  Ontem comprei um disco de um artista, muito conhecido atualmente, em uma loja especializada no ramo. Ao chegar em casa, copiei-o para meu notebook a fim de poder escutar as músicas onde quer que eu esteja. Ainda escutando as músicas comentei de minha aquisição a um amigo, que logo pediu-me que enviasse as músicas para ele, mas como se trata de um artista muito conhecido, resolvi disponibilizar diretamente em um site de downloads afim de que outras pessoas pudessem utilizar os arquivos para si mesmo.

12 Exemplos de Propriedade Intelectual Filme A Rede Social Aborda os aspectos éticos considerando princípios do Ser Humano e do Ser Profissional Visando o lado profissional, podemos visualizar a Cópia de Idéias SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL12

13 Exemplos de Propriedade Intelectual Proteção contra cópias de Propriedade Intelectual Recentemente a Apple patenteou a folha da maçã de seu logo, sendo atualmente proprietária da utilização da forma em computadores, serviços de filme por streaming e setores onde a empresa não trabalha, como joias, etc. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL13

14 Manipulação de Dados e Informação SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL14

15 Manipulação de Dados e Informação SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL15 Informação são os dados manipulados de maneira correta a fim de atender algum tipo de solicitação. Dentro de uma organização, o dinheiro não é o único aspecto importante. Focando na área de informática, os dados e informações são figuras tão importantes quanto o financeiro e outros, e ainda estes encontram-se interligados.

16 Manipulação de Dados e Informação SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL16 Importância dos dados e informações Caso Unimed  Em uma queda de energia, os servidores da Unimed entraram em curto e queimaram seus hard disk. Nesta ocasião perderam-se todas asinformações dos clientes, como dados cadastrais, registro de consultas.  Isso acarretou em grande gasto financeiro, porém necessário, pois cada servidor teve de ser enviado a Porto Alegre, onde encontrava-se a empresa mais próxima de recuperação de dados nestas circunstâncias.  Cada servidor recuperado teve um custo de aproximadamente R$ 4.000,00.  O que poderia ocorrer, caso desistissem devido ao valor de cada máquina servidora?

17 Manipulação de Dados e Informação SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL17 Simulação de Ética Profissional na Manipulação de Dados e Informação Ética na Informática 1 (Vídeo)  http://192.168.200.4/wsinotti/RS/Etica%20na%20Inform atica%201.mp4 ht p://192.168.200.4/wsinot i/RS/Etica%20na%20Inform atica%201.mp4

18 Exercício SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL18 Discussão em grupo Quais os pontos você destaca como ético apresentados no vídeo? Quais pontos antiéticos são apresentados? Como você procederia no lugar de José?

19 Privacidade e Sigilo de Informações SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL19

20 Privacidade e Sigilo de Informações SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL20 A privacidade é o direito regido por lei de uma pessoa em controlar sua exposição e disponibilidade de suas informações. O artigo 5º, inciso X da Constituição Federal dispõe sobre a inviolabilidade da privacidade e da intimidade: Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:  X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

21 Privacidade e Sigilo de Informações SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL21 Sigilo É o segredo de informações valiosas, cujo domínio de divulgação deve estar fechado, ou seja restrito a um cliente, uma organização, a um grupo de pessoas. Quando umprofissionalérequisitadopara manipulação destes dados, este passa a ter inteira responsabilidade sobre as informações, e cabe a ele agir de maneira ética na manipulação destas.

22 Privacidade e Sigilo de Informações SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL22 Sigilo Profissional (Conteúdo Interessante) http://www.youtube.com/watch?v=PLUfC0ZV1fw http:/ www.youtube.com/watch?v=PLUfC0ZV1fw O sigilo de informações está compreendido por lei dentro dos termos de direito a privacidade, mencionados no slide 39.

23 Privacidade e Sigilo de Informações SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL23 Invasão de Privacidade pela Internet Invasão de Privacidade (Vídeo)  http://192.168.200.4/wsinotti/RS/Invasao%20de%20Priv http://192.168.200.4/wsinot i/RS/Invasao%20de%20Priv acidade.mp4 Lei 12.735/12 E 12.737/12 (Carolina Dickmann) Lei Carolina Dickmann (Vídeo)  http://192.168.200.4/wsinotti/RS/Lei%20Carolina%20Di http://192.168.200.4/wsinot i/RS/Lei%20Carolina%20Di eckmann.mp4

24 Privacidade e Sigilo de Informações SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL24 Discussão em Grupo Com aspectoprofissional,existealguma circunstância que torne ético e justificável a quebra desigilo terceiros? eprivacidadedeinformaçõesde

25 Privacidade e Sigilo de Informações Em casos diferentes aos discutidos anteriormente, você como profissional, deve ter dados privados e sigilosos como SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL25

26 Deep Web SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL26

27 Deep Web SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL27 Também conhecida como Internet Invisível Onde há o maior número casos de crimes virtuais Estrutura da Web Surface: Onde costumamos navegar. Deep Web: Locais ocultos da web.

28 Deep Web SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL28

29 Desenvolvimento de Sistemas SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL29

30 Desenvolvimento de Sistemas SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL30 Desenvolver sistemas/softwares não é o simples fato de programar, e sim considerar diversos aspectos éticos envolvidos. Ao desenvolver qualquer tipo de sistema, o desenvolvedor de considerar os seguintes aspectos:

31 Desenvolvimento de Sistemas SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL31 Analisar qual a destinação do sistema, ou seja, para que serve e quem irá utilizá-lo. Utilizar regras de acessibilidade  http://www.acessibilidadelegal.com/13-guia.php http://www.acessibilidadelegal.com/13-guia.php Não invadir a privacidade e sigilo de dados dos usuários que utilizarão o sistema.

32 Desenvolvimento de Sistemas SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL32 Desenvolver o que o cliente quer, e não adicionar recursos que serão cobrados posteriormente. Buscar conhecer o que o cliente quer afim de se precaver de um desenvolvimento antiético.

33 Desenvolvimento de Sistemas SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL33 Exemplo de sistema mal desenvolvido, com intenções duvidosas: uma grande multinacional do ramo de música estaria incluindo um “rootkit” como parte de um pacote de proteção contra cópia. Rookit = spyreware -> destinado a coletar informações do usuário e enviá-las a alguém.

34 Conteúdo de Sites SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL34

35 Conteúdo de Sites SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL35 Atentar-se para o público alvo Agressão étnica, orientação sexual, religião, etc. Acessibilidade já comentada antes

36 Comércio Eletrônico SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL36

37 Comércio Eletrônico SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL37 Engloba todas as áreas estudadas Venda de propriedade intelectual Conteúdo do comércio Privacidade e sigilo de dados Manipulação de dados

38 Discussões em Grupo SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL38

39 Reflexão SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL39 Umatoantiéticorealizadonocomputadoré um ato antiético da informática?

40 Case 1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL40 Um caso ocorrido há alguns anos ilustra esse ponto: a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo, de Brasília. Nesse caso houve crime contra o sistema financeiro nacional e suas leis. O acesso ao sistema bancário foi feito de dentro da instituição, por um funcionário legalmente contratado e autorizado a usar o sistema. O extrato bancário foi então passado pelo funcionário ao seu superior e foi depois tornado público.

41 Reflexões do Case 1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL41 Quais aspectos antiéticos mostrados no case 1? Classifique os aspectos antiéticos demonstrados no texto de acordo com o conteúdo estudado. Existe ações antiéticas por parte da equipe de informática?

42 Case 2 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL42 Um cliente de um banco na Inglaterra estava insatisfeito com os serviços prestados pelo banco do qual era cliente e resolveu dar vazão à sua raiva colocando como sua senha no sistema de acesso a informaçõesbancáriasumapalavraquetraduzida livremente seria algo como “LloydsÉumaPorcaria”. Dias depois ao usar o sistema, percebeu que a senha havia sido mudada e ao ligar para o banco, descobriu que a nova senha, modificada por um funcionário do banco, era “NãoÉNão”. O cliente tentou então mudar a senha para outras palavras provocativas, como “BarclaysÉmelhor”, mas não teve sucesso.

43 Case 2 [Cont.] SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL43 O caso ganhou a mídia, correu o mundo e vários comentários foram publicados em blogs e jornais. Deixando de lado a excelente demonstração do fino humor inglês, o caso levanta questões éticas interessantes. Aparentemente, o funcionário que trocou a senha não era da área de TI. Logo depois do caso tornar-se público o banco emitiu um comunicado informando que o funcionário havia sido demitido

44 Reflexões do Case 2 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL44 Quais aspectos antiéticos mostrados no case 2? Classifique os aspectos antiéticos demonstrados no texto de acordo com o conteúdo estudado. Existe ações antiéticas por parte da equipe de informática?


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