A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: FLG0591 – Estágio Supervisionado em Climatologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: FLG0591 – Estágio Supervisionado em Climatologia"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: FLG0591 – Estágio Supervisionado em Climatologia
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Geografia Disciplina: FLG0591 – Estágio Supervisionado em Climatologia Professor: Emerson Galvani Verão/outono de 2015

2 Sorteio dos alunos inscritos. Apresentação do Programa da disciplina
* Sorteio dos alunos inscritos * Apresentação do Programa da disciplina * Algumas referências * Um pouco do campo * Avaliação inicial

3 Semana de integração dos calouros. Não haverá aulas. 1 04 de março
Data Atividades Local -- 25 de fevereiro Semana de integração dos calouros. Não haverá aulas. 1 04 de março Apresentação do programa, informes gerais e Avaliação inicial. Sala de informática 2 11 de março Trabalhando com gráficos e tabelas no Excel. Definição dos grupos/temas. Exercício com dados de termógrafos. 3 18 de março Trabalhando com banco de dados com recursos de tabela dinâmica. Montando um pluviômetro convencional. 4 25 de março Elaborando mapa base com uso do programa R2V. Pesquisa bibliográfica. Como elaborar um Relatório Técnico-Científico. 01 de abril Recesso acadêmico Não haverá aulas 5 08 de abril Preparação para a instalação dos pluviômetros e termógrafos a campo. Instruções para Instalação dos Termógrafos 15 de abril Professor em campo com a turma do diurno. Início das medidas de chuva e temperatura do ar. Início das medições (o pluviômetro deverá ser instalado no dia 14 terça-feira as 08h) Trilha Caminhos do Mar (PESM) 6 22 de abril Montagem do banco de dados. Digitalização dos termogramas. Preenchimento das planilhas com dados dos pluviômetros. 7 29 de abril 8 06 de maio Representação espacial de dados I. Digitalização dos termogramas. Preenchimento das planilhas com dados dos pluviômetros. 13 de maio Laboratório de informática aberto para trabalho dos grupos. Término das medições de temperatura e precipitação. 9 20 de maio Montagem do banco de dados. Primeiras análises e espacialização dos dados. 10 27 de maio Elaboração do trabalho final – trabalho em grupo. 11 03 de junho 12 10 de junho Não haverá aulas – laboratório estará disponível para os grupos trabalharem com auxílio dos monitores. 13 17 de junho Apresentação dos trabalhos 24 de junho Entrega dos trabalhos 01 de julho Prazo final para cadastro das notas no sistema. Sistema júpiter

4 Sobre os Trabalhos de campo: Serão instalados em locais estratégicos da Região Metropolitana da Cidade de São Paulo (RMSP) um total de 32 ou mais pluviômetros (um para cada aluno) e 8 a 10 mini-abrigos meteorológicos. Cada abrigo terá em seu interior um termógrafo para avaliação da marcha horária da temperatura do ar. Lembrando que em um primeiro momento cada grupo receberá um abrigo meteorológico, um termógrafo, seis gráficos de rotação semanal, tinta, pena, um termômetro para aferição do termógrafo e demais materiais necessários. O trabalho de campo deverá ter início 15 de abril - quarta-feira as 08h – para os registros de temperatura do ar e no dia 14 de abril – terça-feira as 08h – para os registros de precipitação pluvial. O término será no dia 13 de maio (terça-feira às 8h). Dependendo de eventuais problemas as medidas poderão se estender por mais uma semana. A participação de alunos do noturno no trabalho de campo dependerá da disponibilidade de vagas e recursos financeiros.

5 Sobre os Grupos: A turma será dividida em oito grupos de quatro alunos
Sobre os Grupos: A turma será dividida em oito grupos de quatro alunos. Ao final do curso cada grupo deverá entregar um relatório final com tema a ser definido para cada grupo. Os trabalhos deverão ser entregues também em formato digital, contendo todas as figuras, gráficos e mapas da versão impressa. Para o conteúdo da versão impressa do relatório será atribuído até 70% da nota. Os grupos deverão sentar-se sempre nos mesmos computadores. Os arquivos deverão sempre ter uma cópia de segurança e recomenda-se a aquisição de um pen drive de no mínimo 8 GB para o transporte e segurança dos dados.

6 Sobre a Apresentação dos trabalhos:   Cada grupo terá até 30 minutos para fazer a apresentação dos principais resultados do seu trabalho. Contarão com projetor multimídia. A apresentação complementará os outros 30% da avaliação da disciplina. É imprescindível a participação ativa de todos os integrantes do grupo durante o dia da apresentação. Àqueles que faltarem na apresentação, automaticamente, não somam esses 30% a média final.   Obs: Para aqueles que cursaram Clima I há algum tempo e necessitem de uma atualização dos conceitos, os materiais de Clima I estão disponíveis na página de apoio docente do Departamento de Geografia.

7 PROPOSTA AVALIAR A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TEMPERATURA DO AR E DA PRECIPITAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO E ENTORNO. Tema: Distribuição espacial e temporal da temperatura do ar (máxima, mínima e média) e da precipitação na cidade de São Paulo e entorno.

8 Algumas imagens – Pluviômetro de baixo custo

9 Localização dos pluviômetros - 2009

10 Alguns Mapas da turma de 2011.

11 Alguns Mapas da turma de 2013.

12

13 Total de precipitação acumulado durante o período de medidas nos 32 pluviômetros.

14 Alguns Mapas da turma de 2011 – distribuição das chuvas.

15 Alguns Mapas da turma de 2013 – distribuição das temperaturas máximas

16 Imagem de satélite do dia 12 de abril de 2013 indicando passagem de um Sistema Frontal

17

18 Alguns Mapas da turma de 2011 – maior evento pluviométrico

19 Algumas fotos – mini-abrigo

20

21 Alguns Mapas da turma de 2009.

22 Algumas fotos

23 Algumas fotos

24 Localização dos termógrafos

25 Descrição da área de estudo – local de instalação do termógrafo do grupo 1

26 Algumas imagens - termograma.

27 Localização dos termógrafos

28

29

30

31

32

33 Algumas imagens – Termógrafo analógico.

34 As edições anteriores do curso:
As edições anteriores do curso: * Espacialização da temperatura e da precipitação na RMSP; * Relatórios que resultaram em artigos em eventos científicos; * Participação de todos os alunos é fundamental para o andamento do curso; * Muitas informações são compartilhadas.

35 Bibliografia inicial AZEVEDO, T. R
Bibliografia inicial AZEVEDO, T.R. Distribuição espacial da ocorrência dos maiores totais diários de precipitação na RMSP e arredores em função da intensidade relativa da atividade urbana. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 12, pp ,  BASCÓN, P. D., Clima, Medio Ambiente y Urbanismo en Córdoba. Colección Estudios e Cordobeses, LOMBARDO, M. A. Ilha de calor nas Metrópoles – O exemplo de São Paulo, Ed. Hucitec, São Paulo, MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia – Noções Básicas e Climas do Brasil. Oficina de Textos, MONTEIRO, C. A. de F. Artigos publicados na Revista Geosul, n° 9, ano 5, Florianópolis,   SANT’ANNA NETO, J. L. (org.). Os climas das cidades brasileiras. Presidente Prudente, ROETHIG, Camila; LIMA, Márcia Aparecida Leite; MASCARENHAS, Márcia; GALVANI, Emerson. ESTUDOS SOBRE A TEMPERATURA MÉDIA AR E CHUVAS NA R.M.S.P. E SUA RELAÇÃO COM OS SISTEMAS FRONTAIS. IN: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, XI, São Paulo. Anais TARIFA, J. R.; AZEVEDO, T. R. (Org.). Os climas na cidade de São Paulo – Teoria e Prática. Revista GEOUSP – Coleção Novos Caminhos, nº 4. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Departamento de Geografia – FFLCH/USP,  Os artigos estão disponíveis na pasta “Referências Bibliográficas” exceto o livro do professor Mendonça.

36 Avaliação Inicial (entregar hoje) 1) Qual sua expectativa em relação à disciplina em questão? 2) Quando cursou Climatologia I e II? Com quem cursou? 3) Tem disponibilidade para trabalho de campo durante a semana (um dia da semana)? 4) Você saberia fazer um gráfico de linhas ou barras no Excel com facilidade? Já trabalhou com o recurso tabela dinâmica no programa Você saberia construir um mapa de representação espacial de um elemento qualquer do clima com o uso de um software específico (SURFER ou ArcGis, por exemplo)? 5) Estaria apto (a) a fazer uma caminhada de oito horas de duração? 6) Como fazer para avaliar o total de chuva de um local que não tenha pluviômetros ou pluviógrafos contanto apenas com um recipiente de PVC (policloreto de vinila do inglês Polyvinyl chloride)?

37 7) Porque a cidade Santos apresenta média anual de 24,8 oC e São Paulo estando em latitude próxima apresenta média 20,0 oC? 8) Um estudo onde se avalia a temperatura e a umidade relativa do ar em diferentes pontos de uma cidade (Centro, periferia, parques, bairro industrial, etc) se enquadraria em um estudo em que escala climática? Comente? 9) Quando se avalia a temperatura do ar em pontos com altitudes diferentes (por exemplo, no perfil Paranapiacaba-Cubatão com desnível de 900 m) que controles climáticos influenciam na variação dos elementos do clima? Em que escala do clima se insere este estudo do perfil topoclimático? Comente. 10) Você sabe o que é um termógrafo? Para que serve e como funciona? (apenas alunos do noturno devem responder) 11) Saberia manusear um GPS em condição de campo? Sabe o que UTM? Converter UTM em Lat.Long (latitude e longitude)? OBS: essa avaliação serve apenas para que o professor conheça um pouco mais a turma e tente homogeneizar o caminhar da disciplina.

38 Bom semestre a todos e todas.


Carregar ppt "Disciplina: FLG0591 – Estágio Supervisionado em Climatologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google