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Fábio Mascarenhas e Silva 23novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.

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1 Fábio Mascarenhas e Silva 23novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Fontes de Informação Especializada

2 Correção da prova Aula 23nov2007

3 1) Com relação aos Arquivos Abertos, o que são os provedores de dados e os provedores de serviços? (3 pts) (Aula 17out) Aula 23nov2007 PROVEDOR DE DADOS (data provider) podem oferecer acesso aberto a textos completos e a outros recursos. Exemplos: Diálogo Científico, Opendoar, DOAJ, E-LIS Diálogo CientíficoOpendoarDOAJE-LIS Outro exemplo é o repositório Open Video, que contém imagens digitalizadas e expõe os metadados desses arquivos via protocolo OAI-PMH.Open Video Alguns dos maiores e mais importantes provedores de dados são o arXiv, Pubmed Central, CiteSeer e o CERN Document Server.Pubmed Central CiteSeerCERN Document Server PROVEDOR DE SERVIÇOS (service provider) Os provedores de serviços utilizam os metadados coletados pelos harvesters via protocolo OAI-PHM. Um exemplo interessante é o Citebase, uma ferramenta de bibliometria automática que demonstra o potencial dos metadados e do protocolo OAI-PMH. Apresenta uma medida de impacto de citação de artigos e serviços de busca para dados coletados de repositórios grandes de eprints.Citebase O OAIster é outro provedor de serviços bastante famoso – coleta e expõe, através do protocolo, mais de 13 milhões de registros de cerca de 900 repositórios de material relacionado a atividades acadêmicas.OAIster

4 2) Explique a diferença existente entre as bases de dados referenciais e as bases de dados fontes. (2 pts) (Aula 03 out) Aula 23nov2007 Bases de dados referenciais remetem às fontes primárias Bases de dados de fontes contém os dados originais e textos completos; constituem um tipo de documento eletrônico. REFERENCIAIS Bibliográficas Catalográficas Diretórios FONTES Numéricos Texto Completo Textuais e Numéricos Gráficos

5 3) Cite 2 exemplos (e comente cada um deles) da importância da informação contida na patente. (Aula 31out) Aula 23nov2007 A importância da informação da Patente 80% DA INFORMAÇÃO DE PATENTES NÃO EXISTE EM OUTRO TIPO DE DOCUMENTOS ANÁLISE DOS DIREITOS CONSTITUÍDOS Para conhecimento de novos domínios tecnológicos. INSPIRAÇÃO SOBRE O ESTADO DA TÉCNICA Evitando investimentos em invenções que já existem. Aperfeiçoando invenções já existentes. PROSPECTIVA TECNOLÓGICA Para vigilância tecnológica. Para prospecção de novas oportunidades de negócio.

6 4) Cite 3 critérios para avaliação de fontes de informação na Internet. (2 pts) (Aula 29set) Aula 23nov2007 INFORMAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES CONFIABILIDADE DAS FONTES ADEQUAÇÃO DA FONTE LINKS LAYOUT DA FONTE RESTRIÇÕES PERCEBIDAS SUPORTE AO USUÁRIO Critérios para avaliar fontes de informação na Internet (TOMAÉL) Outros critérios encontrados na literatura Relevância dos documentos e aspecto de cobertura; Aspectos gráficos: layouts, cores, fundos, fontes, textos e ícones ; Credibilidade, conteúdo, apresentação formal do site, links, design, interatividade e anúncios; Autoridade, escopo, cobertura/conteúdo, público alvo, proposta da informação, acesso/endereço do documento, corpo editorial, e atualidade.

7 ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A nota final do aluno será obtida através de uma avaliação processual, ou seja, acontecerá em partes durante o semestre. Assim a nota final será obtida da seguinte forma: Média final = (Nota 1+ Nota 2 + Nota 3) / 2 - NOTA 1 - Prova (vale até 10 pontos) - Individual - NOTA 2 - Exercício com apresentação (Vale até 10 pontos) - Individual - NOTA 3 - Dossiê (em grupos de no máximo 3 pessoas, vale até 10 pontos) Aula 23nov2007 ANTERIOR ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM A nota final do aluno será obtida através de uma avaliação processual, ou seja, acontecerá em partes durante o semestre. Assim a nota final será obtida da seguinte forma: Média final = (Nota 1+ Nota 2) / 2 - NOTA 1 - Prova (vale até 10 pontos) - dupla - NOTA 2 - Dossiê (em grupos - máximo 3 pessoas - vale até 10 pontos) PROPOSTA

8 Formar os trios Aula 23nov2007


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